A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Sistema de Banco de Dados Um BD (Banco de Dados) pode ser definido como sendo: "Uma coleção de dados operacionais inter- relacionados. Estes dados são.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Sistema de Banco de Dados Um BD (Banco de Dados) pode ser definido como sendo: "Uma coleção de dados operacionais inter- relacionados. Estes dados são."— Transcrição da apresentação:

1 1 Sistema de Banco de Dados Um BD (Banco de Dados) pode ser definido como sendo: "Uma coleção de dados operacionais inter- relacionados. Estes dados são armazenados de forma independente dos programas que os utilizam, servindo assim a múltiplas aplicações de uma organização." Algumas partes desta definição são fundamentais para a compreensão do conceito de BD: Coleção: agrupamento com repetição; Operacionais: vitais; estratégicos para a tomada de decisões; permanentes;

2 2 Inter-relacionados: um BD mantém um agrupamento de entidades (fatos da realidade em questão) e de relacionamentos entre estas entidades; Independentes dos programas: dados são mantidos em um meio de armazenamento destinado aos dados da organização e não necessariamente no espaço local do programa de aplicação; Serve à múltiplas aplicações: dados em um BD podem ser compartilhados por várias aplicações da organização. Cada uma delas define exatamente os dados que deseja manipular. Sistema de Banco de Dados

3 3 Banco de Dados usuários aplicações

4 4 Sistema de Banco de Dados Um sistema de BD envolve 4 componentes: Dados: informações registradas no BD; Hardware: discos rígidos onde fica armazenado o BD; Software: é o responsável buscar os dados para aos usuários. São os SGBD (Sistema de Gerência de Banco de Dados; Usuário: 1.Programador de aplicações; 2.Consultatador de informações; 3.Administrador do BD.

5 5 Sistema de Banco de Dados Vantagens Dados armazenados em um único local: Com isto, reduz-se drasticamente a redundância, e eliminam-se redefinições de dados semelhantes, que antes estavam replicadas nas várias aplicações; Dados compartilhados pelas aplicações: O compartilhamento facilita a integração de novas aplicações à organização, uma vez que não é necessário redefinir o que já existe, nem incluir dados já presentes no BD (melhor reusabilidade)

6 6 Sistema de Banco de Dados Vantagens Flexibilidade de acesso: O acesso ao Banco de Dados é realizado através de programas de alto nível para manipulação de dados; Aplicações não se preocupam com a gerência dos dados: Todo o gerenciamento de dados, no que diz respeito ao acesso, integridade, segurança, concorrência, autorização, etc, é incumbência de um software denominado sistema de gerência de BD (SGBD).

7 7 Sistema de Banco de Dados Evolução nos Sistemas de Informação: Programas com dados armazenados Programa Arquivo SGBD Arquivo Programa Aumento da Independência dos dados Prograrmas e dados na mesma memória Sistema de Arquivos Sistema de BD

8 8 Sistema de Banco de Dados Modelagem de Dados Um Modelo de Dados é um conjunto de conceitos usados para descrever os dados. O Modelo Entidade-Relacionamento é o mais utilizado. Ele é composto pelos seguintes elementos: Entidades: É a representação de um objeto do mundo real, sobre os quais se armazenam dados; Atributos: Representam as características de uma Entidade; Relacionamentos:Vínculos ou associações entre Entidades.

9 9 Sistema de Banco de Dados Modelo E-R Entidade conjunto de objetos sobre os quais é preciso armazenar informações úteis. conjunto de vários elementos (mais que 1). conjuntos de elementos distinguíveis que aceitam um código para diferencia-los. seus atributos NÃO dependem de outras entidades. conjuntos qualificativos (ex. grau de instrução). Ex de possíveis Entidades: pessoas, locais, fornecedores, etc.

10 10 Funcionários Produtos matriculanomeendereço códigodescriçãounidade Sistema de Banco de Dados Modelo E-R Entidade - Representação

11 11 Sistema de Banco de Dados Modelo E-R Atributos informações úteis a respeito de uma entidade ou relacionamento. os atributos de uma entidade permanecem constantes para todos os seus relacionamentos. os atributos de uma entidade são independentes de todas as demais entidades.

12 12 Sistema de Banco de Dados Modelo E-R Relacionamentos associação entre entidades. representam os vínculos que existem entre as entidades no mundo real. são representados por losangos. Classe: identifica a quantas vezes cada instância de uma entidade pode participar do relacionamento. Para relacionamentos temos classes: 1:1, 1:N ou N:N

13 13 Sistema de Banco de Dados Modelo E-R Relacionamentos - Representação Func Projeto Participa 11 Cada FUNC participa de quantos PROJETOS? Cada PROJETO tem a participação de quantos FUNC?

14 14 Sistema de Banco de Dados Modelo E-R Exemplo Situação1: O BD de uma empresa contém informações sobre as divisões, departamentos e empregados desta empresa. Cada empregado trabalha em um departamento; cada departamento é parte de uma divisão. Faça o modelo E-R para esta situação, destacando alguns atributos de cada entidade e a classe.

15 15 Sistema de Banco de Dados Modelo E-R Graficamente Situação1 Empregado Divisão Trabalha Departamento É parte NomeLocalização CPFNome Sigla Descrição 1 1 N N

16 16 Sistema de Banco de Dados Modelo E-R Exercício O BD de uma empresa contém informações sobre fornecedores, notas fiscais de compra, produtos comprados e em que almoxarifado estão armazenados. Faça o modelo E-R para esta situação, destacando alguns atributos de cada entidade e a classe.

17 17 Sistema de Banco de Dados Modelo E-R Resolução do Exercício Fornecedor Produto Emite Nota Fiscal possui CNPJNome NúmeroVencimento N 1 N N Almoxarifado Está armazenado SiglaLocalização N N CódigoDescrição


Carregar ppt "1 Sistema de Banco de Dados Um BD (Banco de Dados) pode ser definido como sendo: "Uma coleção de dados operacionais inter- relacionados. Estes dados são."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google