A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO OFICINA DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR – ROSIVAL CARVALHO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO OFICINA DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR – ROSIVAL CARVALHO."— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO OFICINA DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR – ROSIVAL CARVALHO

2 MENSAGEM AOS ESTUDANTES: SE VOCÊ TIVESSE ACREDITADO NA MINHA BRINCADEIRA DE DIZER VERDADES, TERIA OUVIDO VERDADES QUE TEIMO EM DIZER BRINCANDO. FALEI MUITAS VEZES COMO O PALHAÇO; MAS NUNCA DESACREDITEI DA SERIEDADE DA PLATÉIA QUE SORRIA SE VOCÊ TIVESSE ACREDITADO NA MINHA BRINCADEIRA DE DIZER VERDADES, TERIA OUVIDO VERDADES QUE TEIMO EM DIZER BRINCANDO. FALEI MUITAS VEZES COMO O PALHAÇO; MAS NUNCA DESACREDITEI DA SERIEDADE DA PLATÉIA QUE SORRIA CHAPLIN CHAPLIN

3

4

5 DESCARTES – FUNDADOR DO RACIONALISMO MODERNO E DA MODERNA FILOSOFIA.. FUNDADOR DO RACIONALISMO MODERNO E DA MODERNA FILOSOFIA..INICIA A SUA FILOSOFIA COM UMA INVESTIGAÇÃO GNOSIOLÓGICA METODOLÓGICA.INICIA A SUA FILOSOFIA COM UMA INVESTIGAÇÃO GNOSIOLÓGICA METODOLÓGICA

6 RESUMO DO MÉTODO CARTESIANO:. INTUIÇÃO;. ANÁLISE;. SÍNTESE;.ENUMERAÇÃO COMPLETA

7 O CARTESIANISMO. INFLUENCIOU PROFUNDAMENTE O MUNDO CULTURAL FRANCÊS E EUROPEU;. PRINCIPAIS SEGUIDORES: SPINOZA, MALEMBRANCHE, LEIBNIZ

8 PRINCIPAIS OBRAS:. DISCOURS DE LA MÉTODE;. DISCOURS DE LA MÉTODE;. MEDITATIONES DE PRIMA PHILOSOPHIA.. MEDITATIONES DE PRIMA PHILOSOPHIA.

9 O EMPIRISMO PRINCIPAIS REPRESENTANTES: PRINCIPAIS REPRESENTANTES:. BACON, HOBBES, LOCKE, BERKELEY, HUME

10 O EMPIRISMO. CONTRARIAMENTE AOS DEFENSORES DO INATISMO, OS DEFENSORES DO EMPIRISMO AFIRMAM QUE A RAZÃO, A VERDADE E AS IDEIAS RACIONAIS SÃO ADQUIRIDAS POR NÓS PELA EXPERIÊNCIA. CONTRARIAMENTE AOS DEFENSORES DO INATISMO, OS DEFENSORES DO EMPIRISMO AFIRMAM QUE A RAZÃO, A VERDADE E AS IDEIAS RACIONAIS SÃO ADQUIRIDAS POR NÓS PELA EXPERIÊNCIA

11 THOMAS HOBBES – NA DEFINIÇÃO DE HOBBES, FILOSOFIA É A CIÊNCIA DOS CORPOS, QUE SE DIVIDEM EM CORPOS NATURAIS (FILOSOFIA DA NATUREZA) E CORPO ARTIFICIAL OU ESTADO (FILOSOFIA POLÍTICA). NA DEFINIÇÃO DE HOBBES, FILOSOFIA É A CIÊNCIA DOS CORPOS, QUE SE DIVIDEM EM CORPOS NATURAIS (FILOSOFIA DA NATUREZA) E CORPO ARTIFICIAL OU ESTADO (FILOSOFIA POLÍTICA)

12

13

14 JOHN LOCKE – QUEM NÃO QUISER SE EQUIVOCAR DEVE CONSTRUIR SUA HIPÓTESE, DERIVADA DA EXPERIÊNCIA SENSÍVEL, SOBRE UM FATO, E NÃO SUPOR UM FATO DEVIDO A ESSA HIPÓTESE

15 JOHN LOCKE. UM DOS MAIORES REPRESENTANTES DO EMPIRISMO, LOCKE AFIRMAVA QUE NÃO HAVIA NADA EM NOSSA MENTE QUE NÃO TIVESSE PASSADO ANTES PELOS NOSSOS SENTIDOS.

16 GEORGE BERKELEY A EXISTÊNCIA DAS COISAS NADA MAIS É DO QUE A PERCEPÇÃO QUE TEMOS DESSA EXISTÊNCIA. OU, EM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS: SER É PERCEBER E SER PERCEBIDO.

17 GEORGE BERKELEY. COMO HOMEM RELIGIOSO QUE ERA, DEFENDEU A IMATERIALIDADE DO MUNDO.. PARA EVITAR CAIR NO SOLIPSISMO (TEORIA SEGUNDO A QUAL TUDO QUE EXISTE NO MUNDO RESUME-SE AO EU E SUA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA) E NO TOTAL SUBJETIVISMO, BERKELEY DEFENDEU A EXISTÊNCIA DE UMA MENTE CÓSMICA, REPRESENTADA POR DEUS

18 DAVID HUME A FORÇA DO HÁBITO NA FORMAÇÃO DAS IDEIAS;. O COSTUME É, POIS, O GRANDE GUIA DA VIDA HUMANA. É O ÚNICO PRINCÍPIO QUE TORNA ÚTIL NOSSA EXPERIÊNCIA E NOS FAZ ESPERAR, NO FUTURO, UMA SÉRIE DE EVENTOS SEMELHANTES ÀQUELES QUE APAREÇERAM NO PASSADO

19 DAVID HUME NA OBRA INVESTIGAÇÃO ACERCA DO CONHECIMENTO HUMANO, HUME FORMULOU A SUA TEORIA DO CONHECIMENTO. DIVIDIU, PRIMEIRAMENTE, TUDO AQUILO QUE PERCEBEMOS EM IMPRESSÕES E IDEIAS. AS IMPRESSÕES REFEREM-SE AOS DADOS FORNECIDOS PELOS SENTIDOS (IMPRESSÕES VISUAIS, AUDITIVAS, TÁTEIS), AS IDEIAS REFEREM-SE ÀS REPRESENTAÇÕES MENTAIS (MEMÓRIA, IMAGINAÇÃO) DERIVADAS DAS IMPRESSÕES NA OBRA INVESTIGAÇÃO ACERCA DO CONHECIMENTO HUMANO, HUME FORMULOU A SUA TEORIA DO CONHECIMENTO. DIVIDIU, PRIMEIRAMENTE, TUDO AQUILO QUE PERCEBEMOS EM IMPRESSÕES E IDEIAS. AS IMPRESSÕES REFEREM-SE AOS DADOS FORNECIDOS PELOS SENTIDOS (IMPRESSÕES VISUAIS, AUDITIVAS, TÁTEIS), AS IDEIAS REFEREM-SE ÀS REPRESENTAÇÕES MENTAIS (MEMÓRIA, IMAGINAÇÃO) DERIVADAS DAS IMPRESSÕES

20 O MOVIMENTO ILUMINISTA DO SÉCULO XVIII O DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO NOS SÉCULOS XVII E XVIII FOI ACOMPANHADO PELA CRESCENTE ASCENSÃO SOCIAL DA BURGUESIA E SUA TOMADA DE CONSCIÊNCIA COMO CLASSE SOCIAL. O DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO NOS SÉCULOS XVII E XVIII FOI ACOMPANHADO PELA CRESCENTE ASCENSÃO SOCIAL DA BURGUESIA E SUA TOMADA DE CONSCIÊNCIA COMO CLASSE SOCIAL. PARALELAMENTE, O RACIONALISMO IMPERAVA NA EUROPA, TRANSMITINDO A CONFIANÇA DE QUE A RAZÃO ERA O PRINCIPAL INSTRUMENTO DO HOMEM PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DA VIDA E EQUACIONAR OS PROBLEMAS QUE O RODEAVAM. PARALELAMENTE, O RACIONALISMO IMPERAVA NA EUROPA, TRANSMITINDO A CONFIANÇA DE QUE A RAZÃO ERA O PRINCIPAL INSTRUMENTO DO HOMEM PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DA VIDA E EQUACIONAR OS PROBLEMAS QUE O RODEAVAM.

21 O MOVIMENTO ILUMINISTA DO SÉCULO XVIII O DESPERTAR DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O SUCESSO DA CIÊNCIA EM CAMPOS COMO A QUÍMICA, A FÍSICA E A MATEMÁTICA INSPIRAVAM FILÓSOFOS DE TODAS AS PARTES. SURGE, ENTÃO, UM NOVO MITO, A IDEIA DE PROGRESSO. O DESPERTAR DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O SUCESSO DA CIÊNCIA EM CAMPOS COMO A QUÍMICA, A FÍSICA E A MATEMÁTICA INSPIRAVAM FILÓSOFOS DE TODAS AS PARTES. SURGE, ENTÃO, UM NOVO MITO, A IDEIA DE PROGRESSO.

22 O ILUMINISMO

23

24

25 ILUMINISMO

26 A BURGUESIA E O ILUMINISMO CONFORME ANÁLISE DE LUCIEN GOLDMANN (FILÓSOFO E SOCIÓLOGO FRANCÊS), OS VALORES FUNDAMENTAIS (IGUALDADE, TOLERÂNCIA, LIBERDADE E PROPRIEDADE PRIVADA) DEFENDIDOS POR PENSADORES ILUMINISTAS, PODEM SER RELACIONADOS COM A ATIVIDADE COMERCIAL DA BURGUESIA. VEJAMOS A SEGUINTE INTERPRETAÇÃO: CONFORME ANÁLISE DE LUCIEN GOLDMANN (FILÓSOFO E SOCIÓLOGO FRANCÊS), OS VALORES FUNDAMENTAIS (IGUALDADE, TOLERÂNCIA, LIBERDADE E PROPRIEDADE PRIVADA) DEFENDIDOS POR PENSADORES ILUMINISTAS, PODEM SER RELACIONADOS COM A ATIVIDADE COMERCIAL DA BURGUESIA. VEJAMOS A SEGUINTE INTERPRETAÇÃO:

27 A BURGUESIA E O ILUMINISMO IGUALDADE JURÍDICA – O ILUMINISMO DEFENDIA A IGUALDADE JURÍDICA DE TODOS PERANTE A LEI. TODOS SERIAM CIDADÃOS COM DIREITOS BÁSICOS, EMBORA COM DIFERENTES SITUAÇÕES SOCIOECONÔMICAS. IGUALDADE JURÍDICA – O ILUMINISMO DEFENDIA A IGUALDADE JURÍDICA DE TODOS PERANTE A LEI. TODOS SERIAM CIDADÃOS COM DIREITOS BÁSICOS, EMBORA COM DIFERENTES SITUAÇÕES SOCIOECONÔMICAS.

28 A BURGUESIA E O ILUMINISMO TOLERÂNCIA RELIGIOSA OU FILOSÓFICA – PARA A REALIZAÇÃO DO ATO COMERCIAL, NÃO TEM A MENOR IMPORTÂNCIA AS CONVICÇÕES RELIGIOSAS OU FILOSÓFICAS DAS PESSOAS. DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO, SERIA IRRACIONAL, ABSURDO, O PROCESSO DE COMPRA E VENDA SOMENTE ENTRE PESSOAS DA MESMA RELIGIÃO OU FILOSOFIA TOLERÂNCIA RELIGIOSA OU FILOSÓFICA – PARA A REALIZAÇÃO DO ATO COMERCIAL, NÃO TEM A MENOR IMPORTÂNCIA AS CONVICÇÕES RELIGIOSAS OU FILOSÓFICAS DAS PESSOAS. DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO, SERIA IRRACIONAL, ABSURDO, O PROCESSO DE COMPRA E VENDA SOMENTE ENTRE PESSOAS DA MESMA RELIGIÃO OU FILOSOFIA

29 A FILOSOFIA NA RUA E NOS SALÕES MONTESQUIEU ( ) MONTESQUIEU ( ) JURISTA FRANCÊS QUE ESCREVEU O ESPÍRITO DAS LEIS. NESSA OBRA, DEFENDE A SEPARAÇÃO DOS PODERES DO ESTADO EM LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO COMO FORMA DE EVITAR ABUSOS DOS GOVERNANTES E DE PROTEGER AS LIBERDADES INDIVIDUAIS. DIZIA QUE: A LEI É UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA QUE DECORRE DA NATUREZA DAS COISAS. JURISTA FRANCÊS QUE ESCREVEU O ESPÍRITO DAS LEIS. NESSA OBRA, DEFENDE A SEPARAÇÃO DOS PODERES DO ESTADO EM LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO COMO FORMA DE EVITAR ABUSOS DOS GOVERNANTES E DE PROTEGER AS LIBERDADES INDIVIDUAIS. DIZIA QUE: A LEI É UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA QUE DECORRE DA NATUREZA DAS COISAS.

30 A FILOSOFIA NA RUA E NOS SALÕES VOLTAIRE (1694 – 1778) VOLTAIRE (1694 – 1778) UM DOS MAIS FAMOSOS PENSADORES DO ILUMINISMO, COM SEU ESTILO LITERÁRIO IRÔNICO E VIBRANTE, O FILÓSOFO FRANCÊS DESTACOU-SE PELAS CRÍTICAS QUE FEZ AO CLERO CATÓLICO, À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E À PREPOTÊNCIA DOS PODEROSOS. UM DOS MAIS FAMOSOS PENSADORES DO ILUMINISMO, COM SEU ESTILO LITERÁRIO IRÔNICO E VIBRANTE, O FILÓSOFO FRANCÊS DESTACOU-SE PELAS CRÍTICAS QUE FEZ AO CLERO CATÓLICO, À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E À PREPOTÊNCIA DOS PODEROSOS.

31 VOLTAIRE EM TERMOS POLÍTICOS, NÃO ERA PROPRIAMENTE UM DEMOCRATA, MAS DEFENSOR DE UMA MONARQUIA RESPEITADORA DAS LIBERDADES INDIVIDUAIS, GOVERNADA POR UM SOBERANO ESCLARECIDO. EM TERMOS POLÍTICOS, NÃO ERA PROPRIAMENTE UM DEMOCRATA, MAS DEFENSOR DE UMA MONARQUIA RESPEITADORA DAS LIBERDADES INDIVIDUAIS, GOVERNADA POR UM SOBERANO ESCLARECIDO.

32 VOLTAIRE TORNOU-SE MARCANTE SUA POSIÇÃO EM DEFESA DA LIBERDADE DE PENSAMENTO, ATRAVÉS DA SEGUINTE CITAÇÃO: POSSO NÃO CONCORDAR COM NENHUMA DAS PALAVRAS QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O DIREITO DE VOCÊ DIZÊ- LAS. TORNOU-SE MARCANTE SUA POSIÇÃO EM DEFESA DA LIBERDADE DE PENSAMENTO, ATRAVÉS DA SEGUINTE CITAÇÃO: POSSO NÃO CONCORDAR COM NENHUMA DAS PALAVRAS QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O DIREITO DE VOCÊ DIZÊ- LAS.

33 ROUSSEAU ROUSSEAU ( ) ROUSSEAU ( ) FEZ A CRÍTICA DA DESIGUALDADE, DA FALTA DE LIBERDADE E DOS VÍCIOS SOCIAIS. FEZ A CRÍTICA DA DESIGUALDADE, DA FALTA DE LIBERDADE E DOS VÍCIOS SOCIAIS. FOI UMA FIGURA DE TRANSIÇÃO DENTRO DO ILUMINISMO: DE UM LADO, ACENTUOU AS EXIGÊNCIAS DE LIBERDADE PRESENTES NO MOVIMENTO; DE OUTRO, ABRIU O CAMINHO PARA O ROMANTISMO, CRITICANDO OS EXCESSOS RACIONALISTAS. FOI UMA FIGURA DE TRANSIÇÃO DENTRO DO ILUMINISMO: DE UM LADO, ACENTUOU AS EXIGÊNCIAS DE LIBERDADE PRESENTES NO MOVIMENTO; DE OUTRO, ABRIU O CAMINHO PARA O ROMANTISMO, CRITICANDO OS EXCESSOS RACIONALISTAS.

34 ROUSSEAU ESCREVEU O CONTRATO SOCIAL, ONDE EXPÕE A TESE DE QUE O SOBERANO DEVE CONDUZIR O ESTADO SEGUNDO A VONTADE GERAL DE SEU POVO, SEMPRE TENDO EM VISTA O ATENDIMENTO DO BEM COMUM. ESCREVEU O CONTRATO SOCIAL, ONDE EXPÕE A TESE DE QUE O SOBERANO DEVE CONDUZIR O ESTADO SEGUNDO A VONTADE GERAL DE SEU POVO, SEMPRE TENDO EM VISTA O ATENDIMENTO DO BEM COMUM.

35 ROUSSEAU SOMENTE O ESTADO DE BASES DEMOCRÁTICAS TERIA CONDIÇÕES DE OFERECER A TODOS OS CIDADÃOS UM REGIME DE IGUALDADE JURÍDICA. SOMENTE O ESTADO DE BASES DEMOCRÁTICAS TERIA CONDIÇÕES DE OFERECER A TODOS OS CIDADÃOS UM REGIME DE IGUALDADE JURÍDICA.

36 ROUSSEAU EM OUTRA DE SUAS IMPORTANTES OBRAS, DISCURSO SOBRE A ORIGEM DA DESIGUALDADE ENTRE OS HOMENS, ROUSSEAU GLORIFICA OS VALORES DA VIDA NATURAL E ATACA A CORRUPÇÃO, A AVAREZA E OS VÍCIOS DA SOCIEDADE CIVILIZADA. EM OUTRA DE SUAS IMPORTANTES OBRAS, DISCURSO SOBRE A ORIGEM DA DESIGUALDADE ENTRE OS HOMENS, ROUSSEAU GLORIFICA OS VALORES DA VIDA NATURAL E ATACA A CORRUPÇÃO, A AVAREZA E OS VÍCIOS DA SOCIEDADE CIVILIZADA.

37 ROUSSEAU FAZ INÚMEROS ELOGIOS À LIBERDADE DE QUE DESFRUTAVA O SELVAGEM, NA PUREZA DO SEU ESTADO NATURAL, CONTRAPONDO-O À FALSIDADE E AO ARTIFICIALISMO DO HOMEM CIVILIZADO. FOI DESSAS IDEIAS QUE NASCEU O MITO DO BOM SELVAGEM. FAZ INÚMEROS ELOGIOS À LIBERDADE DE QUE DESFRUTAVA O SELVAGEM, NA PUREZA DO SEU ESTADO NATURAL, CONTRAPONDO-O À FALSIDADE E AO ARTIFICIALISMO DO HOMEM CIVILIZADO. FOI DESSAS IDEIAS QUE NASCEU O MITO DO BOM SELVAGEM.

38 ADAM SMITH ADAM SMITH (1723 – 1790) ADAM SMITH (1723 – 1790) FOI O PRINCIPAL REPRESENTANTE DO LIBERALISMO ECONÔMICO E AUTOR DO ENSAIO SOBRE A RIQUEZA DAS NAÇÕES. CRITICOU A POLÍTICA MERCANTILISTA, BASEADA NA INTERVENÇÃO DO ESTADO NA VIDA ECONÔMICA. FOI O PRINCIPAL REPRESENTANTE DO LIBERALISMO ECONÔMICO E AUTOR DO ENSAIO SOBRE A RIQUEZA DAS NAÇÕES. CRITICOU A POLÍTICA MERCANTILISTA, BASEADA NA INTERVENÇÃO DO ESTADO NA VIDA ECONÔMICA.

39 ADAM SMITH PARA ELE, A ECONOMIA DEVERIA SER DIRIGIDA PELO JOGO LIVRE DA OFERTA E DA PROCURA DE MERCADO. PARA ELE, A ECONOMIA DEVERIA SER DIRIGIDA PELO JOGO LIVRE DA OFERTA E DA PROCURA DE MERCADO. SEGUNDO ELE, O TRABALHO EM GERAL REPRESENTA A VERDADEIRA FONTE DE RIQUEZA PARA AS NAÇÕES, DEVENDO SER CONDUZIDO PELA LIVRE INICIATIVA DOS PARTICULARES. SEGUNDO ELE, O TRABALHO EM GERAL REPRESENTA A VERDADEIRA FONTE DE RIQUEZA PARA AS NAÇÕES, DEVENDO SER CONDUZIDO PELA LIVRE INICIATIVA DOS PARTICULARES.

40 PRÓXIMO ENCONTRO: VAMOS ENCARAR O DESAFIO DE SAIR DO PENSAMENTO DE KANT, ATÉ O PENSAMENTO DE FOUCAULT. VAMOS ENCARAR O DESAFIO DE SAIR DO PENSAMENTO DE KANT, ATÉ O PENSAMENTO DE FOUCAULT. E AÍ, VAI ENCARAR??? E AÍ, VAI ENCARAR??? SAUDAÇÕES FILOSÓFICAS!!! SAUDAÇÕES FILOSÓFICAS!!!


Carregar ppt "COLÉGIO OFICINA DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR – ROSIVAL CARVALHO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google