A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR – ROSIVAL CARVALHO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR – ROSIVAL CARVALHO"— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR – ROSIVAL CARVALHO
COLÉGIO OFICINA DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR – ROSIVAL CARVALHO

2 MENSAGEM AOS ESTUDANTES:
“SE VOCÊ TIVESSE ACREDITADO NA MINHA BRINCADEIRA DE DIZER VERDADES, TERIA OUVIDO VERDADES QUE TEIMO EM DIZER BRINCANDO. FALEI MUITAS VEZES COMO O PALHAÇO; MAS NUNCA DESACREDITEI DA SERIEDADE DA PLATÉIA QUE SORRIA” CHAPLIN

3

4

5 DESCARTES – . FUNDADOR DO RACIONALISMO MODERNO E DA MODERNA FILOSOFIA. .INICIA A SUA FILOSOFIA COM UMA INVESTIGAÇÃO GNOSIOLÓGICA METODOLÓGICA

6 RESUMO DO MÉTODO CARTESIANO:
. INTUIÇÃO; . ANÁLISE; . SÍNTESE; .ENUMERAÇÃO COMPLETA

7 O CARTESIANISMO . INFLUENCIOU PROFUNDAMENTE O MUNDO CULTURAL FRANCÊS E EUROPEU; . PRINCIPAIS SEGUIDORES: SPINOZA, MALEMBRANCHE, LEIBNIZ

8 PRINCIPAIS OBRAS: . DISCOURS DE LA MÉTODE;
. MEDITATIONES DE PRIMA PHILOSOPHIA.

9 O EMPIRISMO PRINCIPAIS REPRESENTANTES:
. BACON, HOBBES, LOCKE, BERKELEY, HUME

10 O EMPIRISMO . CONTRARIAMENTE AOS DEFENSORES DO INATISMO, OS DEFENSORES DO EMPIRISMO AFIRMAM QUE A RAZÃO, A VERDADE E AS IDEIAS RACIONAIS SÃO ADQUIRIDAS POR NÓS PELA EXPERIÊNCIA

11 THOMAS HOBBES – . NA DEFINIÇÃO DE HOBBES, FILOSOFIA É A CIÊNCIA DOS CORPOS, QUE SE DIVIDEM EM CORPOS NATURAIS (FILOSOFIA DA NATUREZA) E CORPO ARTIFICIAL OU ESTADO (FILOSOFIA POLÍTICA)

12

13

14 JOHN LOCKE – . “QUEM NÃO QUISER SE EQUIVOCAR DEVE CONSTRUIR SUA HIPÓTESE, DERIVADA DA EXPERIÊNCIA SENSÍVEL, SOBRE UM FATO, E NÃO SUPOR UM FATO DEVIDO A ESSA HIPÓTESE

15 JOHN LOCKE . UM DOS MAIORES REPRESENTANTES DO EMPIRISMO, LOCKE AFIRMAVA QUE NÃO HAVIA NADA EM NOSSA MENTE QUE NÃO TIVESSE PASSADO ANTES PELOS NOSSOS SENTIDOS.

16 GEORGE BERKELEY . A EXISTÊNCIA DAS COISAS NADA MAIS É DO QUE A PERCEPÇÃO QUE TEMOS DESSA EXISTÊNCIA. OU, EM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS: “SER É PERCEBER E SER PERCEBIDO”.

17 GEORGE BERKELEY . COMO HOMEM RELIGIOSO QUE ERA, DEFENDEU A “IMATERIALIDADE DO MUNDO”. . PARA EVITAR CAIR NO SOLIPSISMO (TEORIA SEGUNDO A QUAL TUDO QUE EXISTE NO MUNDO RESUME-SE AO EU E SUA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA) E NO TOTAL SUBJETIVISMO, BERKELEY DEFENDEU A EXISTÊNCIA DE UMA MENTE CÓSMICA, REPRESENTADA POR DEUS

18 DAVID HUME 1711 - 1776 . A FORÇA DO HÁBITO NA FORMAÇÃO DAS IDEIAS;
. O COSTUME É, POIS, O GRANDE GUIA DA VIDA HUMANA. É O ÚNICO PRINCÍPIO QUE TORNA ÚTIL NOSSA EXPERIÊNCIA E NOS FAZ ESPERAR, NO FUTURO, UMA SÉRIE DE EVENTOS SEMELHANTES ÀQUELES QUE APAREÇERAM NO PASSADO

19 DAVID HUME NA OBRA INVESTIGAÇÃO ACERCA DO CONHECIMENTO HUMANO, HUME FORMULOU A SUA TEORIA DO CONHECIMENTO. DIVIDIU, PRIMEIRAMENTE, TUDO AQUILO QUE PERCEBEMOS EM IMPRESSÕES E IDEIAS. AS IMPRESSÕES REFEREM-SE AOS DADOS FORNECIDOS PELOS SENTIDOS (IMPRESSÕES VISUAIS, AUDITIVAS, TÁTEIS), AS IDEIAS REFEREM-SE ÀS REPRESENTAÇÕES MENTAIS (MEMÓRIA, IMAGINAÇÃO) DERIVADAS DAS IMPRESSÕES

20 O MOVIMENTO ILUMINISTA DO SÉCULO XVIII
O DESENVOLVIMENTO DO CAPITALISMO NOS SÉCULOS XVII E XVIII FOI ACOMPANHADO PELA CRESCENTE ASCENSÃO SOCIAL DA BURGUESIA E SUA TOMADA DE CONSCIÊNCIA COMO CLASSE SOCIAL. PARALELAMENTE, O RACIONALISMO IMPERAVA NA EUROPA, TRANSMITINDO A CONFIANÇA DE QUE A RAZÃO ERA O PRINCIPAL INSTRUMENTO DO HOMEM PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DA VIDA E EQUACIONAR OS PROBLEMAS QUE O RODEAVAM.

21 O MOVIMENTO ILUMINISTA DO SÉCULO XVIII
O DESPERTAR DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O SUCESSO DA CIÊNCIA EM CAMPOS COMO A QUÍMICA, A FÍSICA E A MATEMÁTICA INSPIRAVAM FILÓSOFOS DE TODAS AS PARTES. SURGE, ENTÃO, UM NOVO MITO, A IDEIA DE PROGRESSO.

22 O ILUMINISMO

23 O ILUMINISMO

24 O ILUMINISMO

25 ILUMINISMO

26 A BURGUESIA E O ILUMINISMO
CONFORME ANÁLISE DE LUCIEN GOLDMANN (FILÓSOFO E SOCIÓLOGO FRANCÊS), OS VALORES FUNDAMENTAIS (IGUALDADE, TOLERÂNCIA, LIBERDADE E PROPRIEDADE PRIVADA) DEFENDIDOS POR PENSADORES ILUMINISTAS, PODEM SER RELACIONADOS COM A ATIVIDADE COMERCIAL DA BURGUESIA. VEJAMOS A SEGUINTE INTERPRETAÇÃO:

27 A BURGUESIA E O ILUMINISMO
IGUALDADE JURÍDICA – O ILUMINISMO DEFENDIA A IGUALDADE JURÍDICA DE TODOS PERANTE A LEI. TODOS SERIAM CIDADÃOS COM DIREITOS BÁSICOS, EMBORA COM DIFERENTES SITUAÇÕES SOCIOECONÔMICAS.

28 A BURGUESIA E O ILUMINISMO
TOLERÂNCIA RELIGIOSA OU FILOSÓFICA – PARA A REALIZAÇÃO DO ATO COMERCIAL, NÃO TEM A MENOR IMPORTÂNCIA AS CONVICÇÕES RELIGIOSAS OU FILOSÓFICAS DAS PESSOAS. DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO, SERIA IRRACIONAL, ABSURDO, O PROCESSO DE COMPRA E VENDA SOMENTE ENTRE PESSOAS DA MESMA RELIGIÃO OU FILOSOFIA

29 A FILOSOFIA NA RUA E NOS SALÕES
MONTESQUIEU ( ) JURISTA FRANCÊS QUE ESCREVEU O ESPÍRITO DAS LEIS. NESSA OBRA, DEFENDE A SEPARAÇÃO DOS PODERES DO ESTADO EM LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO COMO FORMA DE EVITAR ABUSOS DOS GOVERNANTES E DE PROTEGER AS LIBERDADES INDIVIDUAIS. DIZIA QUE: “A LEI É UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA QUE DECORRE DA NATUREZA DAS COISAS”.

30 A FILOSOFIA NA RUA E NOS SALÕES
VOLTAIRE (1694 – 1778) UM DOS MAIS FAMOSOS PENSADORES DO ILUMINISMO, COM SEU ESTILO LITERÁRIO IRÔNICO E VIBRANTE, O FILÓSOFO FRANCÊS DESTACOU-SE PELAS CRÍTICAS QUE FEZ AO CLERO CATÓLICO, À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E À PREPOTÊNCIA DOS PODEROSOS.

31 VOLTAIRE EM TERMOS POLÍTICOS, NÃO ERA PROPRIAMENTE UM DEMOCRATA, MAS DEFENSOR DE UMA MONARQUIA RESPEITADORA DAS LIBERDADES INDIVIDUAIS, GOVERNADA POR UM SOBERANO ESCLARECIDO.

32 VOLTAIRE TORNOU-SE MARCANTE SUA POSIÇÃO EM DEFESA DA LIBERDADE DE PENSAMENTO, ATRAVÉS DA SEGUINTE CITAÇÃO: “POSSO NÃO CONCORDAR COM NENHUMA DAS PALAVRAS QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O DIREITO DE VOCÊ DIZÊ-LAS”.

33 ROUSSEAU ROUSSEAU ( ) FEZ A CRÍTICA DA DESIGUALDADE, DA FALTA DE LIBERDADE E DOS VÍCIOS SOCIAIS. FOI UMA FIGURA DE TRANSIÇÃO DENTRO DO ILUMINISMO: DE UM LADO, ACENTUOU AS EXIGÊNCIAS DE LIBERDADE PRESENTES NO MOVIMENTO; DE OUTRO, ABRIU O CAMINHO PARA O ROMANTISMO, CRITICANDO OS EXCESSOS RACIONALISTAS.

34 ROUSSEAU ESCREVEU O CONTRATO SOCIAL, ONDE EXPÕE A TESE DE QUE O SOBERANO DEVE CONDUZIR O ESTADO SEGUNDO A VONTADE GERAL DE SEU POVO, SEMPRE TENDO EM VISTA O ATENDIMENTO DO BEM COMUM.

35 ROUSSEAU SOMENTE O ESTADO DE BASES DEMOCRÁTICAS TERIA CONDIÇÕES DE OFERECER A TODOS OS CIDADÃOS UM REGIME DE IGUALDADE JURÍDICA.

36 ROUSSEAU EM OUTRA DE SUAS IMPORTANTES OBRAS, DISCURSO SOBRE A ORIGEM DA DESIGUALDADE ENTRE OS HOMENS, ROUSSEAU GLORIFICA OS VALORES DA VIDA NATURAL E ATACA A CORRUPÇÃO, A AVAREZA E OS VÍCIOS DA SOCIEDADE CIVILIZADA.

37 ROUSSEAU FAZ INÚMEROS ELOGIOS À LIBERDADE DE QUE DESFRUTAVA O SELVAGEM, NA PUREZA DO SEU ESTADO NATURAL, CONTRAPONDO-O À FALSIDADE E AO ARTIFICIALISMO DO HOMEM CIVILIZADO. FOI DESSAS IDEIAS QUE NASCEU O MITO DO BOM SELVAGEM.

38 ADAM SMITH ADAM SMITH (1723 – 1790)
FOI O PRINCIPAL REPRESENTANTE DO LIBERALISMO ECONÔMICO E AUTOR DO ENSAIO SOBRE A RIQUEZA DAS NAÇÕES. CRITICOU A POLÍTICA MERCANTILISTA, BASEADA NA INTERVENÇÃO DO ESTADO NA VIDA ECONÔMICA.

39 ADAM SMITH PARA ELE, A ECONOMIA DEVERIA SER DIRIGIDA PELO JOGO LIVRE DA OFERTA E DA PROCURA DE MERCADO. SEGUNDO ELE, O TRABALHO EM GERAL REPRESENTA A VERDADEIRA FONTE DE RIQUEZA PARA AS NAÇÕES, DEVENDO SER CONDUZIDO PELA LIVRE INICIATIVA DOS PARTICULARES.

40 PRÓXIMO ENCONTRO: VAMOS ENCARAR O DESAFIO DE SAIR DO PENSAMENTO DE KANT, ATÉ O PENSAMENTO DE FOUCAULT. E AÍ, VAI ENCARAR??? SAUDAÇÕES FILOSÓFICAS!!!


Carregar ppt "DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR – ROSIVAL CARVALHO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google