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O PAPEL DOS SERVIÇOS NA ECONOMIA Aula 01. O PAPEL DOS SERVIÇOS NA ECONOMIA O porquê do aumento da demanda por serviços Alguns fatores: Desejo de maior.

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1 O PAPEL DOS SERVIÇOS NA ECONOMIA Aula 01

2 O PAPEL DOS SERVIÇOS NA ECONOMIA O porquê do aumento da demanda por serviços Alguns fatores: Desejo de maior qualidade de vida Mais tempo de lazer Urbanização Mudanças demográficas Mudanças sócio-econômicas Maior sofisticação dos consumidores Mudanças tecnológicas

3 O PAPEL DOS SERVIÇOS NA ECONOMIA O porquê do aumento da demanda por serviços Importância em outros setores da economia, como o industrial: Como diferencial competitivo Como suporte às atividades de manufatura Como geradores de lucro

4 As modernas economias industriais estão sob o domínio dos empregos, no setor de serviços (FITZSIMMONS e FITZSIMMONS, 2000). Mais e mais pessoas vêm trabalhando em operações de serviços e muito do que acontece no setor industrial também está relacionado com serviços (SCHMENNER, 1999).

5 O PAPEL DOS SERVIÇOS NA ECONOMIA Setor Extrativista CLIENTE Setor manufatureiro Serviços empresariais Serviços de infra-estrutura Serviços comerciais Serviços sociais/pessoais Administração pública

6 Sociedade industrializada Terceirização PublicidadeConsultoria Busca de financiamento Testes de produtos Partes de processo O PAPEL DOS SERVIÇOS NA ECONOMIA

7 Os serviços são parte integrante da sociedade. Os serviços são a força vital para a atual mudança rumo à economia globalizada. O PAPEL DOS SERVIÇOS NA ECONOMIA

8 Os cinco estágios da atividade econômica de acordo com Nelson F. Foote e Paul Hatt: Primário:AgriculturaMineraçãoPescaSilvicultura Secundário (produção de bens): ManufaturaBeneficiamento Terciário ou de serviços EVOLUÇÃO ECONÔMICA

9 Os cinco estágios da atividade econômica: Terciário (serviços domésticos): Restaurante e hotéis Salões de beleza e barbearias Lavanderias Manutenção e consertos Quaternário (serviços de comércio e intercâmbio): TransporteVarejoComunicações Finanças e seguros ImóveisGoverno Quinário (aperfeiçoando e ampliando as habilidades humanas): SaúdeEducaçãoPesquisaLazerArtes EVOLUÇÃO ECONÔMICA

10 A evolução natural das economias é: Conforme a produtividade aumenta em um setor, a força de trabalho se desloca para outro Hipótese de Clark-Fisher Sociedade Pré-Industrial Sociedade Industrial Sociedade Pós - Industrial

11 Economia da Experiência Além das Commododities, dos Bens e dos Serviços, a Experiência representa a quarta oferta econômica - a da sociedade do conhecimento. Mudança (Shifting Up) na Progressão do Valor Econômico Extração de Commodities Fabricação de Bens Prestação de Serviços Propiciar Experiências MercadoPremium Pricing Diferenciada Indiferenciada Relevante para Irrelevante para Posição Competitiva Customização Comoditização Fonte: The Experience Economy. Desejo do Consumidor

12 Geração de empregos Centrais de Atendimento

13 OS SERVIÇOS NA ECONOMIA BRASILEIRA Em todos os países desenvolvidos os serviços alcançam posição de destaque na economia. O setor de serviços no Brasil - 55% do PNB e 60% do PIB. Cerca de 60% da força de trabalho alocada neste setor.

14 Porcentagem de emprego no setor de serviços em nações industrializadas : País Canadá67,270,874,8 Estados Unidos67,171,074,3 Austrália64,769,771,8 Bélgica64,370,170,7 Israel63,366,068,0 França56,963,666,4 Finlândia52,260,165,9 Itália48,757,760,2 Japão54,558,159,9 Reino Unido60,467,7ND EVOLUÇÃO ECONÔMICA

15 Tamanho do setor de serviços em países da América Latina e Caribe: EVOLUÇÃO ECONÔMICA País% do PNBAgriculturaIndústriaServiços Argentina Brasil Costa Rica Equador El Salvador Guatemala Honduras México Panamá Porto Rico Uruguai Venezuela Fonte: Banco Mundial, 1995

16 Tendências de emprego por setor nos EUA: 10% 20% 30% 40% 50% 60% Serviços Agricultura Indústria 80% 70% 90% Proporção do total de empregos % EVOLUÇÃO ECONÔMICA

17 Evolução da população em idade ativa por ramo de atividade no Brasil: % 10% 20% 30% 40% 50% 60% Agricultura Serviços Indústria Outros 24% 50% 23% EVOLUÇÃO ECONÔMICA

18 Evolução da população em idade ativa por ramo de atividade no Brasil: Mantendo-se a atual tendência de crescimento do setor de serviços no Brasil, possivelmente mais de 60% da população em idade ativa está alocada no setor de serviços, no atual momento. EVOLUÇÃO ECONÔMICA

19 Evolução do PIB (Brasil) a custo de fatores por ramo de atividade econômica: 70 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60%Serviços Agricultura Indústria EVOLUÇÃO ECONÔMICA

20 Participação no PNB (Brasil) dos serviços : 15% 16% 7%55% 7% Comércio Indústria de transformação Construção civil Serviços Outras atividades Fonte: IPEA, IBGE e Banco Central do Brasil, 2001

21 EVOLUÇÃO ECONÔMICA Participação percentual do PIB (Brasil) segundo os setores: SETORES TOTAL Primário26,622,610,213,09,89,18,8 Secundário23,625,236,334,033,534,338,3 Terciário49,852,253,553,056,756,659,2

22 EVOLUÇÃO ECONÔMICA Participação da população ocupada no Brasil segundo os setores:

23 EVOLUÇÃO ECONÔMICA QUADRO GERAL DA IMPORTÂNCIA DOS SERVIÇOS: O serviço já é + importante do que o produto – sua qualidade faz diferença entre êxito e fracasso; O serviço já é + importante do que o produto – sua qualidade faz diferença entre êxito e fracasso; O mercado de trabalho hoje, de pessoas trabalhando na área, se constitui: 55% no Brasil, 60% na Alemanha e 73% nos EUA; O mercado de trabalho hoje, de pessoas trabalhando na área, se constitui: 55% no Brasil, 60% na Alemanha e 73% nos EUA; A idéia de que é melhor encomendar SERVIÇOS do que contratar gerentes multiplica-se nas empresas modernas; A idéia de que é melhor encomendar SERVIÇOS do que contratar gerentes multiplica-se nas empresas modernas; O conceito de emprego será substituído pela idéia de tarefas, missões a cumprir e atividades a desempenhar; O conceito de emprego será substituído pela idéia de tarefas, missões a cumprir e atividades a desempenhar; A terceirização continuará deslocando o trabalhador do setor industrial para o setor de serviços. A terceirização continuará deslocando o trabalhador do setor industrial para o setor de serviços.

24 Economia da Experiência Além das Commododities, dos Bens e dos Serviços, a Experiência representa a quarta oferta econômica - a da sociedade do conhecimento. Desejo do Consumidor Mudança (Shifting Up) na Progressão do Valor Econômico Extração de Commodities Fabricação de Bens Prestação de Serviços Propiciar Experiências MercadoPremium Pricing Diferenciada Indiferenciada Relevante para Irrelevante para Posição Competitiva Customização Comoditização Fonte: The Experience Economy. CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO e MUDANÇA

25 Fonte: The Experience Economy. Transformação Determina e Guia Experiências Retrata e Encena Serviços Planeja e Entrega Produtos Desenvolve e Faz Commodities Descobre e Extrai Experiências memoráveis (que pegam) Experiências memoráveis (que pegam) Sabedoria Conhecimento Informação Dados Ruído A Nova Onda CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO e MUDANÇA

26 GERAL As mudanças globais na ciência, tecnologia e economia estão cada vez mais aceleradas e exigindo novos comportamentos e conhecimentos para os cidadãos manterem-se no mercado PARADOXO : Deve haver um maciço investimento em EDUCAÇÃO para a competitividade das nações, mas ao mesmo tempo deve-se restringir e limitar os gastos públicos para o equilíbrio econômico ESPECÍFICO As técnicas educacionais devem se renovar ao conjunto de tecnologias e experiências em que o estudante terá que enfrentar no futuro Os conhecimentos devem ser trabalhados de uma nova forma, mais lúdica, interativa e dinâmica, para poderem ser melhor absorvidos e acompanharem o estudante no seu dia-dia e futuro profissional Sociedade do Conhecimento Sociedade do Conhecimento é um paradigma criado pelo desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, onde a geração de riqueza está baseada na velocidade das informações e no domínio do conhecimento.

27 A educação superior passa a ser a condição de entrada em uma sociedade pós- industrial. Como estamos ? Educação Superior

28 Estágios do Desenvolvimento Econômico A evolução natural das economias é: Sociedade Pré-Industrial Sociedade Industrial Sociedade Pós - Industrial O PAPEL DOS SERVIÇOS NA ECONOMIA

29 Transformação de industrial para pós-industrial 1°. Desenvolvimento natural dos serviços (transporte, empresas de utilidade pública) para sustentar o desenvolvimento industrial. Com a introdução da automação mais trabalhadores concentram-se em atividades não-industriais, como manutenção e consertos. 2°. Crescimento populacional e consumo em massa de mercadorias incrementam o comércio atacadista e varejista (bancos, imóveis, seguros). 3°. Com uma renda maior, diminui a proporção gasta com alimentos e habitação, cria-se uma demanda por bens duráveis e em seguida por serviços. Sociedade Industrial Sociedade Pós - Industrial O PAPEL DOS SERVIÇOS NA ECONOMIA

30 Comparação das Sociedades Pré-IndustrialIndustrialPós-Industrial Contra a natureza Contra a natureza elaborada Entre pessoas Agricultura, mineração Produção de mercadorias Serviços SociedadeDisputaAtividade predominante O PAPEL DOS SERVIÇOS NA ECONOMIA

31 Comparação das Sociedades Pré-IndustrialIndustrialPós-Industrial Força muscular Cuidar das máquinas Artístico, criativo, intelectual Doméstica Individual Comunidade Uso do trabalho humano SociedadeUnidade de vida social O PAPEL DOS SERVIÇOS NA ECONOMIA

32 Comparação das Sociedades Pré-IndustrialIndustrialPós-Industrial Subsistência Quantidade de mercadorias Qualidade de vida em termos de saúde, educação e lazer Rotineira, tradicional, autoritária Burocrática, hierárquica Interdependente, global Medição do padrão de vida Sociedade Estrutura O PAPEL DOS SERVIÇOS NA ECONOMIA

33 Comparação das Sociedades Pré-IndustrialIndustrialPós-Industrial Ferramentas simples e manuais Máquinas Informação TecnologiaSociedade O PAPEL DOS SERVIÇOS NA ECONOMIA

34 Conceitos do dia: Hipótese de Clark-Fisher: uma classificação das economias de acordo com a atividade da maior parte da sua força de trabalho. Conforme a produtividade aumenta em um setor, a força de trabalho se desloca para outro Sociedade Industrial: uma sociedade dominada por trabalho fabril em indústrias de produção em massa. Sociedade Pré-Industrial: uma sociedade agrária estruturada em torno da vida agrícola e de subsistência. Sociedade Pós-Industrial: uma sociedade de serviços em que as pessoas estão engajadas em atividades intensivamente baseadas em informações, intelecto e criatividade. O PAPEL DOS SERVIÇOS NA ECONOMIA


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