A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Aula de hoje:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Aula de hoje:"— Transcrição da apresentação:

1 Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Aula de hoje:

2 “O estado feliz ou desgraçado de um Espírito é inerente ao seu grau de pureza ou impureza. A completa felicidade prende-se à perfeição. Toda imperfeição é causa de sofri- mento e toda virtude é fonte de prazer.” (Allan Kardec, sobre a Lei de Causa e Efeito) O único caminho que nos levará à felicidade completa é o do esforço constante no combate às más inclinações, atra - vés da reforma íntima.

3 Reforma íntima processo de autoconheci- mento. Conhecimento da intimi- dade espiritual. Modelagem dos sentidos da existência. Transformação de dentro para fora.

4 Porque é o meio de nos libertarmos das imperfei- ções e de fazermos objeti- vamente o trabalho de bu- rilamento dentro de nós, conduzindo-nos de forma compatível com as aspi- rações que nos levam ao aprimoramento do nosso

5 Para transformar o homem e, a partir de- le, toda a Humanida- de ainda tão distante das vivências evangé- licas. Urge enfileirarmo-nos ao lado dos batalhado- res das últimas horas, pelos nossos testemunhos, respondendo aos apelos do Plano Espiritual e integrando-nos na preparação cíclica do Tercei- ro Milênio.

6 Primeiramente den- tro de nós mesmos, cu- jas transformações se refletirão depois em to- dos os campos de nos- sa existência, no nosso relacionamento com familiares, colegas de tra- balho, amigos e inimigos e, ainda, nos meios em que colaboramos desinteressadamente com serviços ao próximo

7 O momento é agora e já; não há mais o que esperar. O tempo passa e todos os minutos são preciosos para as conquistas que precisamos fazer em nosso íntimo. “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.” (Chico Xavier)

8 229- Como entender o trabalho de purificac ̧ a ̃ o nos ambientes do mundo? – A purificação na Terra ainda e qual o lírio alvo, nascendo do lodo das amarguras e das pai - xões. Todos os Espíritos encarnados, devem consi- derar que se encontram no planeta como em poderoso cadinho de acrisolamento e regenera- c ̧ a ̃ o, sendo indispensavel cultivar a flor da ilu- minac ̧ a ̃ o íntima, na angustia da vida humana, no círculo da família, ou da comunidade social,

9 atraves da maior severidade para consigo mes- mo e da maior tolera ̂ ncia com os outros, fazen- do cada qual, da sua existe ̂ ncia, um apostolado de educac ̧ a ̃ o, onde o maior beneficiado seja o seu proprio espírito. Emmanuel - O Consolador – Q. 229

10  Vivemos em função dos impulsos inconsci- entes que se agitam no nosso mundo interior.  Manifestamos, sem controle e sem conhe- cimento próprio, nossos desejos mais ínti- mos, ignorando suas origens.  Somos vítimas dos nossos desejos mal conduzidos.

11  Se sentimos uma atração enorme por algo ou alguém nem sempre nos perguntamos se temos o direito ou se podemos ter aquilo ou aquele.  Sentimo - nos como se fôsse - mos donos do que queremos, e nem sempre respeitamos o di - reito do próximo.  Queremos! Contrariando ou não a liberdade do próximo.

12 Interferimos na vontade dos outros. Contrariamos os desejos da - queles que não se subordinam aos nossos caprichos. Provocamos reações, violên - cias, agressões, discussões, de- sajustes, conflitos, ansiedade, infelicidades. Temos observado como está o ambiente ao nosso redor?

13  As nossas faltas são sempre justificadas por nós mesmos.  Temos justificado e compre- endido a falta dos outros?  Estamos aplicando às nossas justificativas o mesmo peso que aplicamos às de nossos ir- mãos?  Quem são as vítimas? Nós? O outro?

14 O Perdão!..... Com tanta incompreen- são entre as pessoas, qual o melhor remédio? O Perdão!.....

15  A grande maioria dá vazão às suas paixões e não encontra motivos para abandoná-las em benefício do próximo.  Quais são as nossas necessidades? O quê, de fato, precisamos?  Predominância do com- portamento animal. (re- produção, conservação e defesa)

16  sensualidade  gula  agressividade  ciúme  Hábitos de natureza animal, orgânica ou cor- pórea  vingança  ódio  luxúria  violência

17 Comportamento: Necessidades: mais racional e menos impulsivo ligadas ao sentimento conquista de virtudes libertação dos defeitos derivados do egoísmo

18

19

20 919.a – Compreendemos toda a sabedoria de- ssa máxima, mas a dificuldade está precisa- mente em se conhecer a si próprio. Qual o me- io de chegar a isso? – Fazei o que eu fazia quando vivi na Terra: no fim de cada dia interrogava a minha cons- ciência, passava em revista o que havia feito e me perguntava a mim mesmo se não tinha fal- tado ao cumprimento de algum dever, se nin- guém teria tido motivo para se queixar de

21 mim. Foi assim que cheguei a me conhecer e ver o que em mim necessitava de reforma. Livro dos Espíritos - Q. 919.a

22 918. Por que sinais se pode reconhecer no ho- mem o progresso real que deve elevar o seu Es- pírito na hierarquia espírita? Livro dos Espíritos - Q. 918 – O Espírito prova a sua ele- vação quando todos os atos da sua vida corpórea constituem a prática da lei de Deus e quando compreende por ante- cipação a vida espiritual.

23 O conhecimento de si mesmo, é portanto a chave do progresso individual. Conhece-te a ti mesmo! Santo Agostinho – Livro dos Espíritos O conhecimento de si mesmo, é portanto a chave do progresso individual. Conhece-te a ti mesmo! Santo Agostinho – Livro dos Espíritos

24


Carregar ppt "Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Aula de hoje:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google