A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O solo como fornecedor de nutrientes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O solo como fornecedor de nutrientes"— Transcrição da apresentação:

1 O solo como fornecedor de nutrientes

2

3

4

5

6 Fase sólida: não adsorvido
M W Fase sólida: não adsorvido Fase sólida (adsorção) Solução do solo Parte aérea Vasos Figura 1 -Vista geral do reino da Nutrição Mineral de Plantas.

7 Composição do solo. Os solos possuem quatro componentes principais: matéria mineral, matéria orgânica, água e ar. Da proporção entre eles, extremamente variável, depende a produtividade do solo. A figura 2 ilustra a composição em volume de um solo que apresenta boas condições para o crescimento das plantas. 17% 33% Figura 2- Composição volumétrica da camada arável de um solo que apresenta boas condições para o crescimento das plantas.

8 Figura 3 - Perfil de solo completo.

9 Tabela 1- Composição elementar dos principais minerais primários (%).

10 Tabela 2 - Composição elementar aproximada dos principais minerais secundários (%).

11 Figura 4 – Estrutura da montmorilonita

12 Figure 6 - Structures of a 1:1 mineral, kaolinite, and a 2:1 mineral, pyrophyllite. No isomorphic substituition occurs in the tetrahedral or octahedral layers. F.E. BEAR, Ed., Chemistry of the soil, ASC Monograf series No. 160, 1964.

13 Figure 5 - The pH-dependent change associated with broken edges of kaolinite. R. Schofield and H. Samson, Clay Miner. Bull. 2:45, 1953.

14 Figure 7 - Suggested structure for humic acid in soil
Figure 7 - Suggested structure for humic acid in soil. The COOH and groups are the pH-dependent sites. J. Mortvedt, P. Giordano, and W. Lindsay. Eds. Micronutrients in Agric., ASA (1972).

15 Figura 8 - Capacidade de troca catiônica de um solo arenoso e um argiloso.

16

17 Tabela 3 - Capacidade de troca catiônica das argilas (e.mg/100g).

18 Figure 9 - Diagram of the mineral and organic exchange surfaces in soils.

19 Figura 9 - Argila 1:1 rodeada pela solução do solo e controlando a concentração de íons na mesma.

20 Figura A troca de cátions é provocada pela lavagem e pela absorção que perturbam o equilíbrio entre íons adsorvidos aos colóides.

21 C um reservatório relativamente maior (Q) um reservatório menor (I)
uma torneira que regula a passagem do elemento de Q para I e de I para Q (C) I C Figura 11- Analogia dos fatores quantidades (Q), capacidade (C) e intensidade (I).

22 Tabela 4 - Composição da solução do solo (em milimoles/l).

23 Figura 12 - Efeito do pH na disponibilidade dos nutrientes e na solubilidade do alumínio no solo (MALAVOLTA, 1979).

24 Tabela 5 - Estimativa de variação porcentual na assimilação dos principais nutrientes pelas plantas, em função do pH do solo (PNFCA, 1974; EMBRAPA, 1980).

25

26

27

28

29

30

31

32 Qual é a importância da CTC? Que representa a solução do solo?
QUESTÕES Definir o solo como um sistema de 3 fases. Qual o papel dos minerais primários e secundários na nutrição das plantas? Qual é a importância da CTC? Que representa a solução do solo? Que fatores governam a [M – solução]? Porque a matéria orgânica é tão importante para a nutrição das plantas? Como o pH afeta a vida das plantas? Qual a origem da acidez do solo? Que efeitos tem as propriedade físicas do solo no crescimento das plantas? Como a fase gasosa influencia a nutrição das plantas? Como os fertilizantes afetam a solução do solo? Qual a reação do calcário no solo? O que significa a fórmula 04 – ? Dê exemplo de uma análise de solo.


Carregar ppt "O solo como fornecedor de nutrientes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google