A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEGUNDO RETIRO DIOCESANO DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEGUNDO RETIRO DIOCESANO DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS."— Transcrição da apresentação:

1 SEGUNDO RETIRO DIOCESANO DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS

2 Importância da Samaria. O percurso do caminho que Jesus fez entre a Galiléia, no norte, e Jerusalém, no sul, se compõem de dez capítulos: Lucas 9, ,28.

3 Raramente Lucas diz por onde Jesus passa. Ele só diz que Jesus ao iniciar a sua viagem, tomou a firme decisão de partir para Jerusalém (Lc 9,51), no meio Lc 17,11: Samaria e Galiléia) e no fim da viagem (Lc 18,35: Jericó). Essa viagem não é tranqüila. No meio do percurso da caminhada está a Samaria, que é uma terra de gente desprezada pelos judeus (Lc 9, 52-53). É neste ambiente de gente desprezada, considerada impura que Jesus vai desenvolver grande parte de sua prática e pregação do anúncio do Reino aos pobres e marginalizados. Importância da Samaria

4 Nesta terra Jesus vai levar a fundo o seu programa iniciado na Sinagoga de Nazaré. Ela será o ponto de partida para a Missão entre os pagãos. Na Galiléia Jesus chamou três pessoas para segui-lo: Pedro, Tiago e João (Lc 5,8-11). Da mesma forma, agora na Samaria, outras três pessoas novas são chamadas ou se apresentam para seguir Jesus como discípulo/a.

5 I. Quais são as condições necessárias para ser discípulo/a de Jesus (Lucas 9,57-62). Três cenas de seguimento ilustram o começo da caminhada de Jesus. A primeira e a terceira pessoa tomam a iniciativa sem serem chamadas A segunda pessoa é Jesus quem chama.

6 Pelas respostas que Jesus dá a essas pessoas, ele traça o perfil do verdadeiro discípulo/a: À primeira pessoa pede o despojamento total: não ter onde reclinar a cabeça, nem ter falsa segurança onde reclinar o pensamento da cabeça. * segunda pessoa, ele diz: deixe que os mortos enterrem seus mortos. Mortos espiritualmente, são todos os que não encontraram ou recusaram a Vida Nova, que surgiu com Jesus Cristo. * À terceira pessoa, pede para romper com os laços familiares: Aqui significam laços nacionalistas e culturais da raça que indicam posição social, status, etc. Condições necessárias para ser discípulo/a de Jesus

7 Seguir Jesus é caminhar sem pátria nem lar. (cf Pr. 27,8). * Os primeiros passos para os que seguem Jesus em seu caminho são: disponibilidade contínua, capacidade de renunciar a seguranças desprendimento de outros vínculos a disposição de enfrentar o desconforto e, iniciado o caminho, não voltar para trás, por motivo nenhum. * É preciso coragem de viver como pobre e livre de amarras. *Tudo isto se realizará se houver um grande desejo de seguir em companhia do Senhor. Podemos ainda perguntar: Quais as exigências que Jesus faz às pessoas que desejam segui-lo e quais as reações de cada uma?

8 II. As exigências da Missão: (Lucas 10,1-16). A Missão não e privilégio dos Doze, pelo contrário todos são enviados entre os pagãos. O numero 72 representa as nações pagãs e todos

9 As exigências da Missão A missão na Palestina prefigura a missão entre os pagãos, que será inaugurada após a Páscoa em Jerusalém (Lucas 24, 47; At. 1,8). A missão tem as suas exigências e provoca um novo estilo de vida. * È preciso estar prontos para enfrentar as dificuldades (v.3). * A vida na pobreza manifesta a dedicação total à urgência do trabalho (v.4). * Os missionários/as levam a paz que transforma o mundo, que é a paz de Cristo (Lc 2,14).

10 * A salvação do mundo, está na paz que os andarilhos missionários/as proclamam de casa em casa (vv.6-9). * Os misssionários/as devem anunciar a Boa Nova do Reino, mesmo em lugares que ela é recusada (vv 10-11). O anúncio do Reino é um apelo que não admite desculpas. * A missão exige um novo estilo de vida. Ela é um caminhar, fiel e perseverante, para Jerusalém, que é o lugar não só do conflito, mas também da Vitória. As exigências da Missão

11 III – O Resultado da Missão (Lc 10,17,20) A Missão de Jesus e dos seus missionários produzirá muitos efeitos benéficos:

12 O Resultado da Missão (Lc 10,17,20) *. Julgamento sobre todas as cidades (vv.12-26). Julgar é dizer a verdade. Isso exige do misssionário/a fidelidade a Jesus Cristo. *. Escutar quem anuncia o Evangelho é ouvir o próprio Jesus. Isso mostra a grandeza da tarefa missionária como participação na missão de Jesus. * A Vitória do Messias contra o poder e o mundo do mal (vv ).

13 * Jesus comunica a sua força transformadora aos seus discípulos missionários. * A missão deverá incrementar no mundo a força transformadora do Evangelho (v. 19). * Jesus lhes diz que acima de tudo, a coisa mais importante é ter o nome inscrito no céu, isto é, ter a certeza de ser conhecido e amado pelo Pai (v. 20). O Resultado da Missão (Lc 10,17,20)


Carregar ppt "SEGUNDO RETIRO DIOCESANO DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google