A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 2 Ciclo evolutivo da Log í stica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 2 Ciclo evolutivo da Log í stica."— Transcrição da apresentação:

1 LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 2 Ciclo evolutivo da Log í stica

2 EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE LOGÍSTICA DÉCADAS DE 90 / 00 SERVIÇO AO CLIENTE DÉCADA DE 80 SISTEMA INTEGRADO DÉCADA DE 70 TRANSPORTE, ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO

3 CICLO EVOLUTIVO DA LOGÍSTICA ATÉ OS ANOS DÉCADA DE DÉCADA DE DÉCADA DE ATÉ OS ANOS DÉCADA DE DÉCADA DE DÉCADA DE ERA DE ESPECIALIZAÇÃO BUSCA POR EFICIÊNCIA EFICÁCIA VANTAGEMCOMPETITIVASISTEMASDESINTEGRADOS INTEGRAÇÃOINTERNA SERVIÇOAOCLIENTE INTEGRAÇÃOEXTERNA ( SUPPLY CHAIN )

4 EVOLUÇÃO DA VISÃO LOGÍSTICA REQUERIMENTOS GESTÃO DA DA CADEIA CADEIA DE DEPRODUÇÃO SERVIÇOS SERVIÇOSLOGÍSTICOS TRANSPORTE E ARMAZÉM ARMAZÉM GESTÃO DA CADEIA DE PRODUÇÃO GESTÃO DA CADEIA DE PRODUÇÃO LOCALIZAÇÃO DE FÁBRICAS LOCALIZAÇÃO DE FÁBRICAS ALOCAÇÃO DE PRODUTOS DAS FÁBRICAS ALOCAÇÃO DE PRODUTOS DAS FÁBRICAS PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NÍVEL DE SERVIÇO NÍVEL DE SERVIÇO GERENCIAMENTO DA DISTRIBUIÇÃO GERENCIAMENTO DA DISTRIBUIÇÃO REDE DE DISTRIBUIÇÃO E CANAIS REDE DE DISTRIBUIÇÃO E CANAIS GESTÃO DE ESTOQUES GESTÃO DE ESTOQUES PREVISÃO DE DEMANDA PREVISÃO DE DEMANDA PROCESSAMENTO DE ORDEM DE PRODUÇÃO PROCESSAMENTO DE ORDEM DE PRODUÇÃO RELATÓRIOS DE GESTÃO RELATÓRIOS DE GESTÃO GERENCIAMENTO DE RISCO GERENCIAMENTO DE RISCO SEPARAÇÃO, MONTAGEM E TESTES SEPARAÇÃO, MONTAGEM E TESTES EMBALAGENS, ENDEREÇAMENTO EMBALAGENS, ENDEREÇAMENTO FOLLOW-UP DA ORDEM DE PEDIDOS FOLLOW-UP DA ORDEM DE PEDIDOS MONTAGEM DE CARGAS MONTAGEM DE CARGAS DESEMBARAÇO DA CARGA DESEMBARAÇO DA CARGA CONSOLIDAÇÃO E UNITIZAÇÃO DE CARGAS CONSOLIDAÇÃO E UNITIZAÇÃO DE CARGAS ARMAZENAGEM ARMAZENAGEM TRANSPORTE TRANSPORTE

5 PRINCIPAIS MACROPROCESSOS LOGÍSTICOS FORNECEDOR TRANSPORTADOR FÁBRICA DISTRIBUIDOR VAREJO CONSUMIDOR LOGÍSTICA REVERSA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA OPERAÇÕES SUPRIMENTOS

6 Fases na mudança de natureza da relação entre produtores e varejistas Fase I Fase II Fase IIIFase I Fase II Fase III Integração Integração relação associativa relação associativa Racionalização caracterizado pela Racionalização caracterizado pela Relação negocial procura conjunta de Relação negocial procura conjunta de caracterizado soluções. caracterizado soluções. poder de barganha poder de barganha das empresas. das empresas. Pioneiro Pioneiro Relação de compra e Relação de compra e pela persuassão pessoal pela persuassão pessoal dos compradores e dos compradores e vendedores. vendedores.

7 Atividades logísticas primárias transportes. transportes. manutenção de estoques. manutenção de estoques. processamento de pedidos. processamento de pedidos.

8 Atividades logísticas secundárias ( de apoio ) obtenção de insumos. obtenção de insumos. programação de produção. programação de produção. manuseio de materiais. manuseio de materiais. embalagem. embalagem. armazenagem. armazenagem. manutenção de informação. manutenção de informação.

9 CICLO CRÍTICO RELAÇÃO ENTRE AS TRÊS ATIVIDADES PRIMÁRIAS PARA ATENDER CLIENTES: PROCESSAMENTO DOS PEDIDOS DOS CLIENTES MANUTENÇÃO DE ESTOQUE TRANSPORTES CLIENTES

10 HÁBITOS DOS CLIENTES Querem ter à disposição produtos que proporcionam comodidade.Querem ter à disposição produtos que proporcionam comodidade. Com pouco tempo disponível, procuram cada vez mais produtos prontos para consumo.Com pouco tempo disponível, procuram cada vez mais produtos prontos para consumo. Procuram preço baixo, conforto e serviços rápidos dentro das lojas.Procuram preço baixo, conforto e serviços rápidos dentro das lojas. A tendência é que o auto-atendimento passe a predominar no varejo.A tendência é que o auto-atendimento passe a predominar no varejo. O cliente não tem tempo de ficar perdido dentro da loja.O cliente não tem tempo de ficar perdido dentro da loja. O cliente precisa encontrar o que procura o mais rápido possível, caso contrário não volta mais.O cliente precisa encontrar o que procura o mais rápido possível, caso contrário não volta mais.

11 Como encantar o cliente Os principais executivos devem se empenhar no corpo à corpo com os clientes.Os principais executivos devem se empenhar no corpo à corpo com os clientes. Visitá-los regularmente, respondendo a seus telefonemas e cartas.Visitá-los regularmente, respondendo a seus telefonemas e cartas. Todos os funcionários precisam ser envolvidos na prestação do melhor serviço ao cliente.Todos os funcionários precisam ser envolvidos na prestação do melhor serviço ao cliente. Na hora da verdade, o cliente as decisões devem ser tomadas no ato pelo funcionário que estiver na linha de frente.Na hora da verdade, o cliente as decisões devem ser tomadas no ato pelo funcionário que estiver na linha de frente.

12 Como encantar o cliente As necessidades e desejos dos clientes estão em constantes mudanças.As necessidades e desejos dos clientes estão em constantes mudanças. Ouvir sempre o cliente para ajustes necessários nos produtos e serviços.Ouvir sempre o cliente para ajustes necessários nos produtos e serviços. Trabalhar em parceria com o cliente auxiliando quanto à melhor forma de utilizar o produto ou serviço.Trabalhar em parceria com o cliente auxiliando quanto à melhor forma de utilizar o produto ou serviço. A satisfação do cliente deve ser importante na análise de desempenho.A satisfação do cliente deve ser importante na análise de desempenho. Investir em treinamento dos funcionários em conceitos de qualidade total e técnicas de relações humanas.Investir em treinamento dos funcionários em conceitos de qualidade total e técnicas de relações humanas.

13 Conhecer as necessidades dos clientes O que se torna mais importante para o clienteO que se torna mais importante para o cliente Entregas rapidíssimas no mesmo dia, ou no tempo total do ciclo do pedido?Entregas rapidíssimas no mesmo dia, ou no tempo total do ciclo do pedido? Entregas relâmpagos, no mesmo dia da nota fiscal, ou a confiabilidade da entrega em uma data e horário previamente estipulada?Entregas relâmpagos, no mesmo dia da nota fiscal, ou a confiabilidade da entrega em uma data e horário previamente estipulada?

14 Rota de Entregas Fatores que afetam o estabelecimento de uma rota de entregas: Limites de atendimento.Limites de atendimento. Previsão de itinerários.Previsão de itinerários. Estabelecimentos de itinerários.Estabelecimentos de itinerários. Restrições de tráfego.Restrições de tráfego. Tipos de rotas.Tipos de rotas. Cálculo de quilômetragem do itinerário.Cálculo de quilômetragem do itinerário. Necessidades de veículos.Necessidades de veículos.

15 Tipos de Rotas Itinerário Homogêneo ou por Bloco:grupo de clientes com visitas similares. Itinerário Seletivo: clientes mais importantes em termos de potencial de compra. Itinerário Circular: clientes colocados em uma lista sequenciada de atendimento em rota de forma circular. Entrega de Emergência: clientes fora dos dias fixados de visitas. Entrega Particular: atendimento através de itinerário especial.

16 Itinerário de entregas

17 Elementos do Sistema Logístico Localização das fontes de suprimentos.Localização das fontes de suprimentos. Aquisição e controle de insumos.Aquisição e controle de insumos. Meios de transportes.Meios de transportes. Armazenagem de matérias-primas e materiais auxiliares.Armazenagem de matérias-primas e materiais auxiliares. Capacidade de máquinas e equipamentos de produção.Capacidade de máquinas e equipamentos de produção. Armazenagem de produtos acabados.Armazenagem de produtos acabados. Movimentação interna de insumos e produtos acabados.Movimentação interna de insumos e produtos acabados. Comunicações e controles.Comunicações e controles.

18 Fatores na Distribuição de Produtos número, tamanho a localização das unidades fábris. número, tamanho a localização das unidades fábris. número e localização de depósitos e armazens. número e localização de depósitos e armazens. a localização geográfica dos mercados. a localização geográfica dos mercados. quantidade e tipos de produtos em linha de quantidade e tipos de produtos em linha de comercialização. comercialização. disponibilidade do produto. disponibilidade do produto. a frequência de compra dos clientes. a frequência de compra dos clientes.

19 Abastecimento do Varejo SISTEMA COMUMSISTEMA COMUM INDÚSTRIA DEPÓSITO REGIONAL DISTRIBUIDOR VAREJO DO FABRICANTE ATACADISTA DO FABRICANTE ATACADISTA SISTEMA IDEAL SISTEMA IDEAL INDÚSTRIA VAREJO

20 Parceria Fornecedor / Varejo ( aspecto comercial ) De :De : ComercializaçãoComercialização PreçoPreço CondiçãoCondição PromoçãoPromoção Para : Para : 1. Comercialização 1. Comercialização 2. Marketing e Promoção 2. Marketing e Promoção 3. Tecnologia 3. Tecnologia 4. Logística 4. Logística 5. Nível de Atendimento 5. Nível de Atendimento 6. Recursos Humanos 6. Recursos Humanos

21 EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA COMERCIAL PRODUTOR VAREJO PRODUTOR VAREJOEFICIÊNCIA DO DOFABRICANTEEFICIÊNCIA COMERCIANTEEFICIÊNCIA SISTEMA CONCEPÇÃODOPRODUTOLOGÍSTICADAEMPRESAPREÇODEVENDA PREÇODECOMPRALOGÍSTICADAEMPRESA PREÇOCOMPETITIVOAOCONSUMIDOR CONCEPÇÃODOPRODUTOLOGÍSTICADOPRODUTORLOGÍSTICADOCOMÉRCIOPREÇOCOMPETITIVO E LUCRATIVO NO MERCADO +

22 Abastecimento do Varejo 1.Sistema de ressuprimento contínuo: adequar o ritmo de abastecimento com a demanda. adequar o ritmo de abastecimento com a demanda. 2. Sistema de distribuição fluída: eliminar custo, tempo, espaço e manuseio. eliminar custo, tempo, espaço e manuseio. 3. Organização logística integrada: operações e funções coordenadas do fornecedor ao operações e funções coordenadas do fornecedor ao ponto de venda. ponto de venda. 4. Indicadores de performance logística: medir para melhorar. medir para melhorar.

23 EDI-ELETRONIC DATA INTERCHANGE ( INTERCÂMBIO ELETRÔNICO DE DADOS) Troca eletrônica de documentos, como ordem de compra, autorização, faturas e notas fiscais em formatos padronizados, de computador entre empresas.Troca eletrônica de documentos, como ordem de compra, autorização, faturas e notas fiscais em formatos padronizados, de computador entre empresas.

24 EDI- ELECTRONIC DATA INTERCHANGE ( INTERCÂMBIO ELETRÔNICO DE DADOS ) Existe um padrão ou linguagem internacional, que permite troca eletrônica de dados entre fornecedores, varejistas e transportadores.Existe um padrão ou linguagem internacional, que permite troca eletrônica de dados entre fornecedores, varejistas e transportadores.

25 Códigos de Barras Simbolo representado por uma série de barras que contém informações codificadas que podem ser reconhecidas por leitores eletrônicos usados para facilitar a introdução de dados nos computadores.Simbolo representado por uma série de barras que contém informações codificadas que podem ser reconhecidas por leitores eletrônicos usados para facilitar a introdução de dados nos computadores.

26 Códigos de Barras Tem de ser padrão de início ao fim da cadeia logística para propiciar uma linguagem comum entre os parceiros comerciais.Tem de ser padrão de início ao fim da cadeia logística para propiciar uma linguagem comum entre os parceiros comerciais. Existem dois padrões de codificação reconhecidos oficialmente.Existem dois padrões de codificação reconhecidos oficialmente.

27 Códigos de Barras Sistema UPC ( Universal Product Code) adotados nos EUA e CANADÁ e administrado pela UCC-Uniform Code Concil.Sistema UPC ( Universal Product Code) adotados nos EUA e CANADÁ e administrado pela UCC-Uniform Code Concil. Sistema EAN ( International Article Numbering Assotiation) utilizado pelo resto do mundo e administrado pela EAN. Sistema EAN ( International Article Numbering Assotiation) utilizado pelo resto do mundo e administrado pela EAN.

28 Códigos de Barras Afim de que a existência de dois sistemas internacionais não atrapalhasse o comércio entre os países, nos meados da década de 80 houve um acordo entre a UCC e a EAN.Afim de que a existência de dois sistemas internacionais não atrapalhasse o comércio entre os países, nos meados da década de 80 houve um acordo entre a UCC e a EAN. Surgiu um código padrão UCC/EAN, compatibilizando as estruturas dos dois códigos.Surgiu um código padrão UCC/EAN, compatibilizando as estruturas dos dois códigos.

29 Códigos de Barras APLICAÇÃO DO SISTEMA:APLICAÇÃO DO SISTEMA: Torna possível o acompanhamento de toda a movimentação de cargas.Torna possível o acompanhamento de toda a movimentação de cargas. Acompanha desde a saída da linha de produção até a chegada ao consumidor final.Acompanha desde a saída da linha de produção até a chegada ao consumidor final. Permite a individualização de pedidos,controle de estocagem e separação de mercadorias.Permite a individualização de pedidos,controle de estocagem e separação de mercadorias. Torna ágil as operações logísticas.Torna ágil as operações logísticas. Permite o rastreamento das mercadorias.Permite o rastreamento das mercadorias. Contabilização das movimentações.Contabilização das movimentações.

30 Unitização de Cargas Significa organizar cargas e uni-las de forma a facilitar seu transporte e manuseio. A principal ferramenta é o palete.

31 Uso do Palete Aumento da capacidade de estocagem. Redução de largura dos corredores. Economia de mão de obra. Redução de custos.

32 Equipamentos de Movimentação

33 Armazenagem

34 Recepção e Expedição Minimizar as operações logísticas:Minimizar as operações logísticas: Entrega paletizada reduzindo custos e tempo.Entrega paletizada reduzindo custos e tempo. Otimização pelo uso do palete na movimentação e armazenamento de mercadorias.Otimização pelo uso do palete na movimentação e armazenamento de mercadorias. Utilização de código de barras e a tecnologia de radiofrequência.Utilização de código de barras e a tecnologia de radiofrequência. Melhoria do fluxo da qualidade do fluxo de informações.Melhoria do fluxo da qualidade do fluxo de informações.

35 Separação de Pedidos Retirada de qualquer item do estoque para atender aos pedidos dos clientes internos e/ou externos. Um dos mais importantes do cíclo logístico, por consumir cerca de 60% dos custos operacionais de armazenagem.

36 Manuseio Há excessos de manuseio das mercadorias.Há excessos de manuseio das mercadorias. Vulneráveis a danos e perdas.Vulneráveis a danos e perdas. Na cadeia de distribuição física, até chegar ao ponto de venda, um produto pode passar por cerca de 15 manuseios.Na cadeia de distribuição física, até chegar ao ponto de venda, um produto pode passar por cerca de 15 manuseios. Os excessos de manuseio das mercadorias,são decorrentes da falta de equipamentos de movimentação.Os excessos de manuseio das mercadorias,são decorrentes da falta de equipamentos de movimentação. Pequena escala de distribuição paletizada no Brasil.Pequena escala de distribuição paletizada no Brasil.

37 Carga ou Descarga DOCAS: Interface entre a expedição e os transportes com a finalidade de facilitar o carregamento e descarregamento de mercadorias.

38 Carga ou Descarga As operações junto aos veículos, feitas manualmente são lentas.As operações junto aos veículos, feitas manualmente são lentas. Pelo sistema manual, uma carreta pode demandar um tempo de até 2 horas para cada operação.Pelo sistema manual, uma carreta pode demandar um tempo de até 2 horas para cada operação. Normalmente mobiliza de 3 a 4 pessoas.Normalmente mobiliza de 3 a 4 pessoas. Numa situação de operação paletizada, pode ser reduzido até 15 minutos.Numa situação de operação paletizada, pode ser reduzido até 15 minutos.

39 Filas de Caminhões Em momentos de pico, um veículo pode aguardar até 6 horas para iniciar uma operação de carga ou descarga.Em momentos de pico, um veículo pode aguardar até 6 horas para iniciar uma operação de carga ou descarga.

40 Cross - Docking Frete que é descarregado de um caminhão, passa pela plataforma de carregamento e é carregado em umFrete que é descarregado de um caminhão, passa pela plataforma de carregamento e é carregado em um ou mais caminhões sem permanecer em estoque. ou mais caminhões sem permanecer em estoque.

41 LOGÍSTICA EMPRESARIAL CONCEITO : Estuda como administrar de maneira rentável, os serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através do planejamento, organização e controles efetivos para as atividades de manuseio, movimentação interna, armazenagem e transportes que visam facilitar o fluxo de insumos e produtos MARCÍLIO CUNHA

42 Cadeia de Suprimentos – Supply Chain

43 CADEIA DE SUPRIMENTOS Trata de todas as atividades de movimentaçãoTrata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição de insumos até o ponto de cosumo final, acompanhados dos fluxos de informações, e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição de insumos até o ponto de cosumo final, acompanhados dos fluxos de informações, com o propósito de providenciar níveis de com o propósito de providenciar níveis de serviços adequados aos clientes a um custo serviços adequados aos clientes a um custo razoável. razoável.

44 A CADEIA DE SUPRIMENTO As empresas estão obtendo vantagens competitivas por meio : do aumento dos níveis de serviços ao cliente. do aumento dos níveis de serviços ao cliente. da redução de estoques em todas as etapas da redução de estoques em todas as etapas da cadeia. da cadeia. da redução dos custos de movimentação e da redução dos custos de movimentação e armazenagem de mercadorias. armazenagem de mercadorias.

45 O VAREJO ATUAL É constituído na combinação de dois fatores chave desse setor : LOCALIZAÇÃO LOCALIZAÇÃO MERCADORIAS MERCADORIAS

46 VALOR PARA O CLIENTE Equivale a todos os benefícios que ele recebe em troca do esforço representado pelo ato de compra. Benefícios : Benefícios : Qualidade da mercadoria. Qualidade da mercadoria. Atenção dos funcionários. Atenção dos funcionários. Ambiente da loja. Ambiente da loja. Comodidade na compra. Comodidade na compra.

47 PRODUÇÃO X LOGÍSTICA X MARKETING Atividades típicas Controle de qualidade Planejamento detalhado Manuseio interno Manutenção de máquinas e equipamentos Fabricação de produtos e serviços Atividades de interfaces Programação da produção Localização industrial Compras de matérias-primas Transportes de fornecedores Estocagem de materiais Atividades típicas Manutenção de estoque Processamento de pedidos Preparação de pedidos Armazenagem Manuseio de materiais Roteirização de entregas Atividades de interfaces Padrões de níveis de serviço Localização de depósitos Formação de preço Embalagem Distribuição física de produtos Atividades típicas Promoção, propaganda e merchandising Pesquisa de mercado Mix de vendas Administração da força de vendas PRODUÇÃO LOGÍSTICA MARKETING EMPRESA

48 VISITE O SITE :


Carregar ppt "LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 2 Ciclo evolutivo da Log í stica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google