A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Visual C# Express Edition. 2 Sumário Introdução Aplicações Console e Windows.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Visual C# Express Edition. 2 Sumário Introdução Aplicações Console e Windows."— Transcrição da apresentação:

1 Visual C# Express Edition

2 2 Sumário Introdução Aplicações Console e Windows

3 3 Ferramentas Compiladores Debuggers Linguagens de programação Motor (Engine) de execução

4 4 Microsoft Visual Studio O Microsoft Visual Studio não é explicitamente necessário para o desenvolvimento de aplicações.NET porém ele fornece várias vantagens É possível desenvolver aplicações usando Notepad + o compilador via linha de comando

5 5 Versões do Visual Studio Visual Studio 2008 Standard Edition Visual Studio 2008 Professional Edition Visual Studio 2008 Enterprise Edition Visual C# 2008 Express Edition

6 6 Microsoft Visual C# 2008 Express Edition É uma ferramenta de desenvolvimento voltada a produtividade É uma ferramenta RAD (Rapid Application Development) Permite desenvolver aplicações Windows É voltada para programadores iniciantes

7 7 C# C# é uma das linguagens de programação disponível para o.NET Framework (outros exemplos de linguagens são: VB, C++, JScript, J#) C# é uma linguagem Orientada a Objetos (ela permite que sejam desenvolvidas aplicações procedurais, aplicações puramente OO ou uma mistura das duas)

8 8 Tipos de Aplicações Windows Applications (com GUI) Console Applications (usa modo texto) Componentes Reutilizáveis (Reusable Components) ou Biblioteca de Classes ( Class Libraries)

9 9 Diferença entre Console Applications e Windows Applications Aplicações de Console não possuem interface gráfica e simplesmente usa o modo texto para comunicar com o usuário Aplicações Windows são aplicações que possuem interface gráfica com o usuário (GUI), com menus, botões, janelas, barra de ferramentas, etc

10 10 IDE (Integrated Development Environment) Ambiente de Desenvolvimento Integrado É a aplicação que prove todas as ferramentas necessárias para projetar, planejar, desenvolver e distribuir suas aplicações

11 11 Iniciando o Visual C# Express Edition Clique em Iniciar Programas Microsoft Visual C# 2008 Express Edition

12 12 Visual C# 2008 Express Edition barra de menus barra de ferramentas

13 13 Página de Início (Start Page) Projetos Recentes (Recent projects) –Exibe a lista de projetos ou soluções que foram recentemente abertos Iniciando (Getting Started) –Essa seção permite a busca de ajuda quando necessário Visual C# Express Headlines –Onde encontramos notícias específicas sobre o Visual C# MSDN Visual C# RSS Feed

14 14 Componentes do IDE Barra de Menus (Menu bar) –É onde podemos selecionar e executar quase todas as ações relacionadas ao projeto, arquivos e Help (ajuda) Barra de Ferramentas Principal (Main Toolbar) –Contem icons que são atalhos para opções também presentes na barra de menu Caixa de Ferramentas (Toolbox) –Contem os controles que podem ser usados pela aplicação Solution Explorer (Explorador da Solução) –Lista os arquivos e componentes no projeto Barra de Status (Status Bar) –Exibe informações correspondentes ao estado de certas operações ativas

15 15 Criando uma aplicação console Selecione File / New Project na Barra de Menu Selecione Console Application na caixa de diálogos New Project e digite PrimeiraAplicacaoConsole e clique no botão OK

16 16 Aplicação Console

17 17 Aplicação Console - Exemplo

18 18 Construindo e Executando a Aplicação Para fazer o build da aplicação, selecione Build / Build Solution a partir da barra de menu ou pressione F6 Para executar a aplicação, pressione Ctrl+F5 (quando usamos o Start Without Debug, as aplicações console exibem uma mensagem para pressionar uma tecla)

19 19 Aplicação Console gerada pelo Visual C# Express Edition using System; using System.Collections.Generic; using System.Linq; using System.Text; namespace ConsoleApplication1 { class Program { static void Main(string[] args) { }

20 20 Aplicação válida mais simples em C# class Programa { static void Main() { }

21 21 Criação de um Programa Problema Algoritmo implementação em uma linguagem de programação (C#, C, etc)

22 22 Classe System.Math Provê constantes e métodos estáticos para trigonometria, logaritmos e outras funções matemáticas comuns

23 23 Math.Sqrt() O método Math.Sqrt() recebe como argumento um número formato double e retorna um número também no formato double: double Math.Sqrt(double valor); Observe que não podemos atribuir uma variável double em uma variável float Exemplo: double raiz = Math.Sqrt(25);

24 24 Math.Pow() O método Math.Pow() recebe como argumento uma base e um expoente no formato double e retorna a potência também no formato double: double Math.Pow(double b, double e); Exemplo: double valor = Math.Pow(5,2);

25 25 Exemplo: Calculo da Área de um Retângulo Entre o valor da base Entre o valor da altura Calcule a area = base * altura Exiba a base, altura e a area

26 26 Código para Cálculo da Área de um Retâgulo // obtém a altura do retângulo int altura; // obtém a largura do retângulo int largura; string strAltura; string strLargura; System.Console.Write("Entre com a altura: "); strAltura=System.Console.ReadLine(); altura = int.Parse(strAltura); System.Console.Write("Entre com a largura: "); strLargura = System.Console.ReadLine(); largura = int.Parse(strLargura); //área do retângulo int area; area = altura * largura; System.Console.WriteLine("Area = " + area.ToString());

27 27 Cálculo de Média Entre com a primeira nota (n1) Entre com a segunda nota (n2) Calcule a média (m), onde m = (n1+n2)/2 Exibe as notas e a média final

28 28 Cálculo de Média using System; class Program { static void Main(string[] args) { String notaDigitada; Console.WriteLine("Entre com a primeira nota (N1): "); // Le a primeira nota digitada notaDigitada = Console.ReadLine(); float n1 = float.Parse(notaDigitada); Console.WriteLine("Entre com a segunda nota (N2): "); // Le a segunda nota digitada notaDigitada = Console.ReadLine(); float n2 = float.Parse(notaDigitada); // Calcula a média entre n1 e n2 float media = (n1 + n2) / 2; // Exibe a média calculada Console.WriteLine("A média entre {0} e {1} eh {2}", n1, n2, media); }

29 29 Saudação Entre com o nome Entre com a idade Exibe o nome e a idade

30 30 Saudação using System; using System.Collections.Generic; using System.Linq; using System.Text; namespace Hello { class Saudacao { static void Main(string[] args) { String nome; String idade; System.Console.Write("Qual e seu nome: "); nome = System.Console.ReadLine(); System.Console.Write("Qual e sua idade: "); idade = System.Console.ReadLine(); System.Console.WriteLine("Ola " + nome + ". Voce tem " + idade + " anos."); } namespace

31 31 Construindo uma Aplicação Windows Selecione File / New Project na Barra de Menu Selecione Windows Form Application na caixa de diálogos New Project e digite PrimeiraAplicacaoWindows e clique no botão OK

32 32 Projeto Um projeto é um container para todos os itens da aplicação, tais como: formulários, código fonte e recursos Ele também guarda informações sobre as configurações

33 33 Namespace (Espaço de Nomes) Os namespaces permitem que identificadores sejam nomeados de forma que não haja colisão entre seus nomes, isto é, dois identificadores iguais no mesmo código Uma instrução using adiciona um namespace a um escopo

34 34 Name collision (Colisão de Nomes) Ocorre quando dois identificadores possuem o mesmo nome dentro de um namespace A colisão de nomes deve ser evitada

35 35 Fully Qualified Name O nome totalmente qualificado (fully qualified name) é formado pelo mais o –. Exemplo: System.Console, onde System representa o Namespace e Console é a classe

36 36 Design Layout Form designer (projeto do formulário) Basic layout (layout básico) Advanced layout (layout avançado)

37 37 Janela de Propriedades (Properties Window) Selecione View / Properties Window

38 38 Property Windows

39 39 Properties Window (janela de propriedades) As propriedades influenciam como o controle se comporta ou qual a sua aparência quando executamos a aplicação Exemplo de propriedades de um formulário: –Text: texto exibido na janela –Size:Width: largura da janela –Size:Height: altura da janela

40 40 Window Form Controls (Controles dos Formulários Windows) Textbox Button Web browser

41 41 Controles Comuns de Aplicação no Windows Button TextBox Label RadioButton CheckBox ComboBox ListBox ToolTip NumericUpDown

42 42 Controles Comuns Pointer Button CheckBox CheckedListBox ComboBox DateTimePicker Label LinkLabel ListBox ListView MarkedTextBox MonthCalendar Notification NumericUpDown PictureBox ProgressBar RadioButton RichTextEditor TextBox ToolTip TreeView WebBrowser

43 43 Controles mais comuns Button CheckBox CheckedListBox ComboBox Label ListBox RadioButton TextBox

44 44 Algumas propriedades Text - texto associado com o controle Name - indica o nome usado no código para identificar o objeto BackColor - a cor de fundo do componente Enabled - indica se o controle está habilitado ou não ForeColor - a cor de frente do componente, que é usado para exibir o texto ReadyOnly - controla se o texto no controle poderá ser editado ou não Visible - determina se o controle é visível ou escondido

45 45 Exemplo de Formulário textBox1 button1 button textBox1 button1.Text = Preenche button2.Text = Limpa form1.Text = Formulário de Teste

46 46 Exemplo using System; using System.Collections.Generic; using System.ComponentModel; using System.Data; using System.Drawing; using System.Linq; using System.Text; using System.Windows.Forms; namespace WindowsFormsApplication1 { public partial class Form1 : Form { public Form1() { InitializeComponent(); button2.Enabled = false; } private void button1_Click(object sender, EventArgs e) { textBox1.Text = "nome"; button2.Enabled = true; } private void button2_Click(object sender, EventArgs e) { textBox1.Text = ""; button2.Enabled = false; }

47 47 Namespaces using System; using System.Collections.Generic; using System.ComponentModel; using System.Data; using System.Drawing; using System.Linq; using System.Text; using System.Windows.Forms;

48 48 public partial class Form1 : Form { public partial class Form1 : Form { public Form1() { InitializeComponent(); button2.Enabled = false; } private void button1_Click(object sender, EventArgs e) { textBox1.Text = "nome"; button2.Enabled = true; } private void button2_Click(object sender, EventArgs e) { textBox1.Text = ""; button2.Enabled = false; }

49 49 Button Indica que o usuário fez uma decisão e quer comunicar sua ação. Em sua aplicação, o botão clicado pelo usuário dispara um evento que o código precisa lidar

50 50 TextBox A caixa de texto é usada para obter uma entrada do usuário É boa para entrada de nomes, endereços, telefones, URLs, etc

51 51 Label É usual para textos simples que descrevem outros controles

52 52 RadioButton O RadioButton é usado quando várias escolhas são oferecidas porém o usuário pode escolher apenas uma (elas são excludentes)

53 53 CheckBox Checkbox são uma boa opção quando queremos fazer escolhas booleanas (verdadeiro/falso, ligado/desligado, sim/não, etc)

54 54 ComboBox Um ComboBox é uma combinação de uma caixa de textos (TextBox) e uma lista suspensa de opções (drop-down list). É uma boa opção quando queremos uma caixa de textos editável porém com uma lista de valores permitidos

55 55 ListBox Uma ListBox é uma lista reduzida de valores válidos que esse componente representa. Ela não permite que os usuários editem textos, mas permitem a escolha de mais de um item mantendo a tecla CTRL pressionada

56 56 ToolTip É útil para exibir uma mensagem ao usuário quando ele mantém o mouse posicionado sob o controle

57 57 NumericUpDown Útil quando queremos trabalhar com valores numéricos de um conjunto predefinido de números

58 58 O que acontece quando um evento é disparado ? Todas aplicações Windows são event- driven, ou melhor, orientadas a eventos. Isso significa que toda vez que clicamos em um botão ou mesmo movemos entre caixas de textos estamos gerando eventos. Blocos de códigos conectados a cada uma de suas ações executam à medida que você trabalha na aplicação

59 59 Eventos Eventos são gerados não somente pelas ações internas a aplicação mas também pelo ambiente em sua volta, pelo Windows ou por outras fontes externas

60 60 Método Um método é uma seqüência de instruções Um método possui um nome e um corpo Nome do método deve ser um identificador significativo que indique sua finalidade geral Corpo do método contém as instruções gerais a serem executadas quando o método é chamado Métodos podem receber alguns dados para serem processados e retornar informações

61 61 Sintaxe de um método em C# tipoDeRetorno nomeDoMétodo ( listaDeParâmetros ) { // instruções do corpo do método }

62 62 Sintaxe de um método em C# tipoDeRetornotipoDeRetorno: é o nome de um tipo e especifica o tipo de informação que o método retorna como resultado de seu processamento –Caso o método não retorne nenhum valor, devemos usar o tipo void (sem valor) nomeDoMétodonomeDoMétodo: é o nome utilizado para chamar o método listaDeParâmetroslistaDeParâmetros: é opcional e descreve os tipos das informações que você pode passar para o método processar As instruções do corpo do método são as linhas de código que são executadas quando o método é chamado

63 63 Exemplo int adicionaValores( int a, int b ) { int c; c = a + b; return c; }

64 64 Exemplo void exibeResultados(int resposta) { //... }

65 65 Sintaxe de chamada de método Resultado = nomeDoMétodo ( listaDeArgumentos ); Onde: Resultado: é uma variável compatível com o tipo de retorno do método (se houver) Observação: listaDeArgumentos: a lista de argumentos é separada por vírgulas caso haja mais de um argumento Os parênteses devem ser incluídos na chamada de cada método, mesmo quando estivermos chamando o método sem argumentos

66 66 Exemplo de Chamada de Método // chamada do método adicionaValores passando como parâmetros os literais 1 e 2 int soma = adicionaValores(1,2); Ou int a=1; int b=2; Int soma = adicionaValores(a,b); exibeResultado(adicionaValores(1,3));

67 67 Extensão dos Arquivos.sln arquivo de solução.csproj arquivo de projeto.cs arquivo fonte C#.xaml Extensible Application Markup Text

68 68 Métodos Todos os métodos devem ser definidos dentro da classe O método Main é especial: ele define o ponto de entrada do programa e deve ser definido como estático

69 69 Controle Argumento ou parâmetro Método Atributo Instância Propriedade

70 70 TextBox Multiline controla se o texto de um controle de edição pode se espalhar por mais de uma linha ScrollBars AcceptTab indica se o caracter TAB é aceito AcceptReturn indica se o caracter Return (CR) é aceito Size indica o tamanho do controle

71 71 ListBox ListBox lb; lb.Items.Add(); // adiciona lb.Items.Clear(); // remove todos os itens da coleção lb.Items.Remove();// exclui o objeto especificado da coleção lb.Items.Count; // obtém o número de items da coleção lb.Items.RemoveAt(); // remove o elemento na posição especificada

72 72 ListBox lb.Sorted = os elementos passam a ser classificados (em ordem ascendente)

73 73 ComboBox ComboBox lb; lb.Items.Add(); // adiciona lb.Items.Clear(); // remove todos os itens da coleção lb.Items.Remove();// exclui o objeto especificado da coleção lb.Items.Count; // obtém o número de items da coleção lb.Items.RemoveAt(); // remove o elemento na posição especificada

74 74 ComboBox (continuação) lb.SelectedIndex; // índice to item lb.Text; // texto do item

75 75 RadioButton radioButton1.checked

76 76 MessageBox MessageBox.Show(msg); exibe uma caixa de mensagem

77 77 MessageBox String msg = Os cálculos estão completos; String titulo = Minha Aplicação; MessageBox.Show( msg, titulo, MessageBoxButtons, MessageBoxIcon);

78 78 MessageBoxButtons OKbotão OK OKCancelBotão OK e Cancel (Cancelar) AbortRetryIgnoreBotões Abort, Retry e Ignore YesNoCancelBotões Yes, No, Cancel YesNoBotões Yes e No RetryCancelBotões Retry e Cancel

79 79 MessageBoxIcon None nenhum símbolo Hand mão Question sinal de interrogação Exclamation sinal de exclamação Asterisk asterisco Stop Pare Error Erro Warning Aviso Information Informação

80 80 MessageBox - Exemplo public void ExitApplication() { // Exibe uma mensagem perguntando se o //usuário deseja sair da aplicação if (MessageBox.Show ( Deseja sair da Aplicação?", Minha Aplicação", MessageBoxButtons.YesNo, MessageBoxIcon.Question) == DialogResult.Yes) { Application.Exit(); } }

81 81 Classe DateTime Label1.Text = DateTime.Now.ToShortTimeString();

82 82 Tipos de Erros de Programação Erros de Sintaxe Erros de Semântica Erros de Lógica

83 83 Bugs O bug é um tipo específico de erro causado pelo programador –erros de sintaxe –erros de semântica –erros de lógica

84 84 Debug (Depurar) O processo de Debug (depuração) consiste em acompanhar a execução de um programa em busca de entender seu comportamento e buscar possíveis bugs É muito útil na solução de problemas (bugs) em tempo de execução, isto é, quando o software já está em execução

85 85 Debug O processo de debug consiste em executar o programa passo a passo, inspecionando variáveis e analisando seus valores em busca de comportamentos diferentes do esperado

86 86 Quatro passos para debugging Detecção Estabilização Isolamento Correção

87 87 Debug Para marcar/desmarcar breakpoint (ponto de parada) F9 Step Into (F11) = entrar no método Step Over (F10) Step Out (Shift+F11) = sair do método Continuar (F5)

88 88 Debug O menu Debug aparece quando estamos executando um código em modo debug Barra de Ferramentas de Debug (View Toolbars Debug)

89 89 Examinando Variáveis Locais Abra a janela Local Windows (CTRL+D,L) ou abra o menu Debug Windows Locals

90 90 A janela Immediate Window É acessível através do comando (CTRL+D,I) ou abra o menu Debug Windows Immediate Permite que se altere qualquer valor de variável

91 91 A janela Watch Window É acessível através do comando (CTRL+D,W) ou abra o menu Debug Windows Watch Permite que se altere qualquer valor de variável, mesmo fora de escopo

92 92 Refatorando Código Menu Refactor –Rename permite que façamos alterações no nome de identificadores –Extract Method... permite que um código seja transformado em um método

93 93 Backup

94 94 Organização da Solução e Projeto arquivo de solução.sln arquivo de projeto.csproj arquivo(s).cs

95 95 Teclas de Atalho do Menu View Class View (Vizualização das Classes) CTRL+W,C Error List (lista de erros) CTRL+W,E Output (Saída) CTRL+W,O Proprerties Window (Janela de Propriedades) CTRL+W,P Solution Explorer (Explorador d solução) CTRL+W,S Task List (lista de tarefas) CTRL+W,T Toolbox (Caixa de Ferramentas) CTRL+W,X


Carregar ppt "Visual C# Express Edition. 2 Sumário Introdução Aplicações Console e Windows."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google