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Viagens Corporativas Agente de Viagens: Exercício Profissional, Mercado e Perspectivas de Futuro. Mauro Schwartzmann – Presidente do FAVECC.

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1 Viagens Corporativas Agente de Viagens: Exercício Profissional, Mercado e Perspectivas de Futuro. Mauro Schwartzmann – Presidente do FAVECC

2 Comparativo de vendas FAVECC

3 Segmentação FAVECC 2007

4 Vendas FAVECC - Nacional
2005 2006 2007 Aéreo ,05 ,93 ( 45,265% ) ,04 ( 39,778% ) Hospedagem ,17 ,11 ( 8,842%) ,52 ( 9,636%) Locação ,56 ,41 ( 0,902 % ,19 ( 1,107 % ) Incents/events ,47 ,33 ( 2,168% ) ,87 ( 2,624% ) Pacotes/Excursões ,48 ,41 ( 1,645% ) ,90 ( 1,677% ) Cruzeiros ,07 ,79 ( 0,204% ) ,70 ( 0,418 ) Cartões assist. viagem ,40 ,06 ( 0,108 ) ,22 ( 0,184% ) Outros ,84 ,34 ( 1,812% ) ,00 ( 2,778%) ,04 ,38 ,44 A queda da receita no aéreo doméstico ( - 5,487% ) em 2007 ocasionada pelo caos aéreo, abriu espaço para o crescimento de outros segmentos cruzeiros, locação, cartões assistência..

5 Vendas FAVECC – INTL 2005 2006 2007 Aéreo ,24 ,38 ,00 Hospedagem ,54 ,01 ,59 Pacotes/Excursões ,48 ,01 ,87 Locação ,37 ,99 ,69 Incents/events/Conv - ,27 ,98 ,59 Cruzeiros ,79 ,87 ,06 Cartões assist. viagem ,72 ,25 ,06 Outros ,88 ,59 ,81 ,29 ,08 ,67 . As vendas Internacionais do FAVECC cresceram no comparativo do ano anterior em 11,707% e o aéreo em 9,909%.

6 Domestico x INTL

7 Mão de obra 2005 2006 2007 Colaboradores 3591 3,888 3,699
O aumento na demanda, constata-se o aumento da produtividade das agências do FAVECC, em consonância com investimento tecnológico e capacitação dos colaboradores das associadas.

8 Bilhetes emitidos Nacionais
2005 2006 2007 Tarifa média 2007 x 2006 Bilhetes emitidos R$ 382,16 x R$ 503 -24,02% Aumento de 17,41% do numero de emissões de bilhetes e redução 24,02% na tarifa.

9 Bilhetes emitidos INTL
2005 2006 2007 Media 2007x 2006 Bilhetes emitidos R$2.270,25 x R$ 2.558,46 -11,26% Crescimento em 20,05% no volume de emissão de bilhetes e diminuição 11,26% no valor da tarifa aérea.

10 Paradoxo A atividade profissional dos agentes de viagens apresenta cenários paradoxais: Crescente aumento da demanda, de custos operacionais e investimentos em tecnologia X Crescente diminuição de rentabilidade, com perdas cambiais e de comissão devida pela aviação comercial

11 O outro lado da moeda A crise aérea, que provocou retração da demanda, no final de 2006 e início deste ano, evidencia a importância dos serviços prestados pelas agências de viagens para atendimento às pessoas físicas e jurídicas: apoio logístico nos aeroportos, em salas vip; remarcação de vôos e obtenção de reembolsos; edição de relatórios gerenciais por centros de custo; negociação com fornecedores (transporte, hospedagem etc.) identificação de meios, de destinos e de rotas alternativas; serviços de call center, 24 horas por dia, sete dias por semana; entre outros

12 Tendências de mercado No mercado de viagens corporativas, cada vez mais as agências de viagens, que são especializadas em gerenciar contas comerciais, assumem um papel de consultoria A difusão de portais e inúmeros sites, com diferentes recursos de e-commerce e de navegação, faz ampliar a percepção da importância do serviço prestado pelas agências de viagens Sistemas tecnológicos favorecem a interatividade dos fornecedores com os consumidores, mas fomentam a necessidade da intermediação profissional Migração para o sistema de fee's é fortalecida com a valorização do trabalho do consultor, alicerçado pela conduta ética como fator determinante para o sucesso

13 Obrigado!


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