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Gestão de conflitos no ambiente de trabalho.

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Apresentação em tema: "Gestão de conflitos no ambiente de trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de conflitos no ambiente de trabalho.
Prof. Ms. Pedro Carlos F. Santos.

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3 Introdução Os conflitos existem desde o inicio da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional. È possível pensar inúmeras alternativas para indivíduos e grupos lidarem com os conflitos. Estes podem ser ignorados ou abafados, ou sanados e transformados num elemento auxiliar na evolução de uma sociedade ou organização.

4 Conflito: Do latim conflictu, embate dos que lutam; discussão acompanhada de injúrias e ameaças, desavença; guerra, luta, combate; colisão, choque; o elemento básico determinante da ação dramática, a qual se desenvolve em função da oposição e luta entre diferentes forças”. (Ferreira, 1986: 363)

5 Definição de conflito:
“Divergência entre duas ou mais partes, ou entre duas ou mais posições, sobre como melhor alcançar as metas da organização”. Definição de conflito: “Processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente, alguma coisa que a primeira considera importante ”. “É um processo de oposição e confronto que pode ocorrer entre indivíduos ou grupos nas organizações, geralmente decorrente de relações de poder e competição ”.

6 Segundo Maquiavel: [O surgimento de dissensões dentro de uma organização] revela uma fraqueza do príncipe, pois sob uma administração forte as divisões nunca seriam permitidas. Elas só são benéficas em tempos de paz como um instrumento para facilitar o controle dos súditos; a guerra, porém, põe em evidência sua falácia...(O príncipe. P.157)

7 POSSÍVEIS CAUSAS DO CONFLITO
Para a correta administração do conflito é importante que sejam conhecidas as possíveis causas (surgimento) Dentre elas, é possível citar: Experiência de frustração de uma ou ambas as partes: Diferenças de personalidade: Metas diferentes: Diferenças em termos de informações e percepções;

8 Diferenças de personalidade:
São sempre invocadas como explicação para as desavenças entre pessoas e trabalho. O diagnóstico preliminar ajuda a antecipar o conflito e auxilia no controle de desavenças, pois conhecendo a personalidade do oponente é possível saber como lidar com ele.

9 Vocês não me conhecem...

10 Interdependência das tarefas no trabalho
Existem vários estudos sobre fluxos de trabalho e padrões de interação e relacionamentos, mostrando que as atividades exercidas e os sentimentos pessoais geram uma interdepedência das tarefas, e são apontados como uma das causas do conflito organizacional.

11 Fontes de conflitos no ambiente de trabalho
medo Inveja Fontes de conflitos no ambiente de trabalho Competencia fofoca poder comunicação interesses Incompetencia

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13 A lenda da intriga... Ou como as fofocas podem gerar conflitos...

14 Metas diferentes As metas implantadas por um departamento podem entrar em conflito com as metas de outro departamento. Isso significa dizer que existe tensão e diferença entre os objetivos e metas das diversas unidades.

15 Recursos Compartilhados
Esta causa de conflito é muito comum nas organizações em virtude dos seguintes fatores: Tempo do uso do computador; Utilização de verbas para aquisição de equipamentos; Espaço físico limitado.

16 (des)Organização

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18 Outro fator que gera conflitos...
inveja!!!

19 AGIR SENTIR REAGIR APRENDER
No ambiente de trabalho convivemos com pessoas diferentes. PENSAR SER HUMANO AGIR ESTRANHO ÍMPAR SENTIR REAGIR APRENDER

20 “todo conflito é ruim e que, portanto, deve ser evitado”
VISÃO SOBRE CONFLITOS DÉCADAS 40 ATÉ 70 DÉCADA 70 EM DIANTE DÉCADAS 30 E 40 VISÃO INTERACIONISTA VISÃO DAS RELAÇÕES HUMANAS VISÃO TRADICIONAL “algum conflito é absolutamente necessário para o desempenho eficaz de um grupo ” DÉCADA 70 EM DIANTE “é uma conseqüência natural e inevitável em qualquer grupo, não sendo necessariamente ruim, podendo ter o potencial de ser uma força positiva na determinação do desempenho do grupo ” “todo conflito é ruim e que, portanto, deve ser evitado”

21 Duas maneiras de encarar o conflito:
*Negativista: Encara o conflito como algo prejudicial, devendo ser evitado a todo custo. * Visão positiva: verificar o que o conflito pode trazer de benéfico. Diferenças de opiniões e visões, bem como de possibilidades de aprendizagem e enriquecimento em termos pessoais e culturais.

22 CONFLITOS INTERPESSOAIS
PESSOAL HIERÁRQUICO DIFERENÇAS Quando gestor tem autoridade, mas não tem o apoio dos seus subordinados De idade; Formas de pensar; Formas de agir; Formas de falar. Rixas pessoais. Diferenças de personalidade

23 Como administrar um conflito
Para uma eficaz resolução dos conflitos é preciso compatibilizar passos a serem seguidos, conhecer e aplicar alguns saberes e, também, definir o estilo a ser adotado. Os seguintes passos são considerados de suma importância: a) criar uma atmosfera afetiva; b) esclarecer as percepções; c) focalizar em necessidades individuais e compartilhadas;

24 Como gerenciar conflitos:
Há diversas formas de solucionar conflitos: a primeira é.....

25 Uma maneira de resolver conflito.....

26 d) construir um poder positivo e compartilhado;
e) olhar para o futuro e, em seguida, aprender com o passado; f) gerar opções de ganhos mútuos; g) desenvolver passos para a ação a ser efetivada; h) estabelecer acordos de benefícios mútuos.

27 CONFLITOS INTERNOS Conhecer o ambiente Comunicação Dar Feedback

28 Como diz Maquiavel.... Se as desordens de uma organização são descobertas enquanto ainda estão no começo, o que só um executivo competente consegue, é possível remediá-las; quando, porém, por não serem observadas, elas se desenvolvem até se tornarem óbvias para todo mundo, então não há mais remédio... (O príncipe, p )

29 Se precisar não hesite.... Se existir uma constante atmosfera de força entre um entre um executivo e um funcionário, isto acabará envolvendo outros empregados e prejudicando a organização toda. Portanto, quando for necessária a eliminação, não hesite; se você hesitar, será derrotado. (Gerard Griffin. P. 131) (Maquiavel na administração)

30 Parte II – de quem é a culpa?
Eu você Você Nós

31 E COMO RESOLVER OS PROBLEMAS NA EQUIPE
METAS NOMEAR IDENTIFICAR ATRIBUIR RESPONSABILIDADES SOLUÇÃO

32 PROBLEMAS PROBLEMAS PROBLEMAS PROBLEMAS PROBLEMAS PROBLEMAS PROBLEMAS

33 Analogia do aquário...

34 Portanto, O ambiente fica ruím... Estamos dentro do mesmo aquário.....
Uns peixinhos pequenos... Outros maiores...com hábitos diferentes... Cores diferentes. Mas estamos no mesmo espaço...existe ali algo que é vital para cada um... Se eu morder... Agredir o meu colega a sua ferida suja a água...atrapalha a oxigenação... O ambiente fica ruím...

35 Conclusão Os conflitos são inerentes aos grupos humanos;
Não devemos fugir dos conflitos, mas enfrentá-los com serenidade e maturidade; Quando superamos um conflito de forma madura toda a equipe vence; Quando não há conflito dificilmente há crescimento.

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37 Provérbio chines...reescrito
Há QUATRO coisas [QUE JAMAIS VOLTAM] difíceis de remediar... A palavra mal dita, a flecha lançada, a morte consumada....e depois que você clika ENVIAR...


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