A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GENÉTICA E EVOLUÇÃO A primeira Lei de Mendel

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GENÉTICA E EVOLUÇÃO A primeira Lei de Mendel"— Transcrição da apresentação:

1 GENÉTICA E EVOLUÇÃO A primeira Lei de Mendel
BIOLOGIA 2012

2 GREGOR MENDEL Gregor Mendel, um monge austríaco (séc. XIX)
conduziu brilhantes experiências de cruzamento entre plantas que o levaram à descoberta das regras das quais nasceu a genética.

3 GENÉTICA CIÊNCIA QUE ESTUDA O MATERIAL HEREDITÁRIO E OS MECANISMOS DE TRANSMISSÃO AO LONGO DAS GERAÇÕES

4 Primeira Lei de Mendel:
“Cada caráter é condicionado por dois genes, um deles proveniente do pai e o outro da mãe. Apenas um dos dois genes é fornecido a cada gameta produzido.”

5 AS ERVILHAS… Mendel iniciava o cruzamento com variedades diferentes entre si mas sempre puras. • Na primeira geração de filhos, todos apresentavam sementes lisas; • Cruzando essa primeira geração entre si, obteve-se plantas com sementes lisas o outras com rugosas; • O caráter liso foi dito dominante, e o rugoso recessivo. • Chamou-se de L o fator para liso e de R o fator para rugoso.

6 Cromossomos homólogos são idênticos quanto a forma, mas não necessariamente iguais quanto a constituição gênica.

7

8 VOCABULÁRIO GENE: é um “pedaço” de DNA que contem a informação para a produção de uma proteÍna. Dois genes que se localizam na mesma região de um par de homólogos (locus) e que se comportam de acordo com a primeira lei são ditos alelos; GENÓTIPO: trata-se da composição genética do indivíduo; FENÓTIPO: trata-se da variedade de cada característica, não é determinado apenas pelos genes;

9 HOMOZIGOTO E HETEROZIGOTO: homozigoto é o mesmo que “puro”; heterozigoto é sinônimo de “híbrido”. Os indivíduos portadores do fenótipo recessivo são sempre homozigotos; DOMINANTE E RECESSIVO: diz-se que um gene é dominante quando ele em dose simples, condiciona seu fenótipo, o gene recessivo é aquele que para fazer o seu fenótipo prevalecer, tem que estar em dose dupla.

10 Dominante ou recessivo: Como descobrir?
Imagine que cruzando-se duas cobaias de pêlo ondulado tenham nascido vários filhotes de pêlo ondulado e alguns poucos de pêlo liso a) Qual dos fenótipos é condicionado por um gene dominante? b) Qual é o genótipo dos pais?

11 Em casos de Primeira Lei de Mendel, quando diante de um casal de igual fenótipo, que tenha tido um descendente de fenótipo diferente, não hesite em considerar que o fenótipo do filho é condicionado por gene recessivo, sendo os pais forçosamente heterozigotos.

12 Genealogias

13 TIPOS DE DOMINÂNCIAS DOMINÂNCIA COMPLETA Cruzamento entre homozigotos
Descendentes apresentam apenas uma característica Descendentes heterozigotos – alelo dominante codifica muita enzima mesmo em dose simples

14 DOMINÂNCIA INCOMPLETA
Apresenta característica intermediária em descendentes heterozigotos CO – DOMINÂNCIA Apresenta ambas características em descendentes heterozigoto - Cada alelo produz uma enzima funcional

15 ALELOS LETAIS Os genes letais são aqueles que promovem a morte de um ser vivo durante o período de pré-natal ou pós-natal. Exemplo – Nos ratos, o gene A é letal em homozigose (AA), provocando a morte do embrião, enquanto em heterozigose (Aa) condiciona amarelo. O alelo a condiciona preto. O cruzamento de híbridos produz uma geração com 2/3 amarelos e 1/3 preto.

16

17 Em drosófila, o gene A mata os indivíduos homozigotos ainda na fase embrionária. Sabendo-se que do cruzamento entre indivíduos heterozigotos nasceram 600 descendentes, teoricamente, quantos deveram ser heterozigotos ?


Carregar ppt "GENÉTICA E EVOLUÇÃO A primeira Lei de Mendel"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google