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MARCILIO CUNHA POTENCIAL POTENCIAL LOGÍSTICO LOGÍSTICO DE DE PERNAMBUCO PERNAMBUCO.

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Apresentação em tema: "MARCILIO CUNHA POTENCIAL POTENCIAL LOGÍSTICO LOGÍSTICO DE DE PERNAMBUCO PERNAMBUCO."— Transcrição da apresentação:

1 MARCILIO CUNHA POTENCIAL POTENCIAL LOGÍSTICO LOGÍSTICO DE DE PERNAMBUCO PERNAMBUCO

2 RN PB PERNAMBUCO AL SE CE PI MA BA 800 Km 300 Km a 300 km 4 capitais 2 aeroportos internacionais 3 aeroportos regionais 4 portos internacionais 12 milhões de pessoas mais de 35% do PIB do NE a 800 km 6 capitais 4 aeroportos internacionais 5 portos internacionais 1 porto fluvial 20 milhões de pessoas 90 % do PIB do NE Fonte: Secretaria de Planejamento do Estado de Pernambuco-2008 LOCALIZAÇÃO DE PERNAMBUCO MARCILIO CUNHA

3 MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS MARCILIO CUNHA

4 MARCÍLIO CUNHA O SETOR DE LOGÍSTICA EM PERNAMBUCO começou a crescer em Pernambuco começou a crescer em Pernambuco há cerca de 10 anos, com a retomada há cerca de 10 anos, com a retomada da economia. da economia. o crescimento se deve aos novos o crescimento se deve aos novos empreendimentos e a necessidade empreendimentos e a necessidade de melhorar a distribuição de de melhorar a distribuição de mercadorias. mercadorias. a tendência é aumentar o número a tendência é aumentar o número de negócios. de negócios. Fonte : Consultoria Econômica e Planejamento – CEPLAN -2008

5 MARCÍLIO CUNHA O SETOR DE LOGÍSTICA EM PERNAMBUCO as empresas devem se estruturar as empresas devem se estruturar para competir. para competir. os órgãos públicos devem melhorar os órgãos públicos devem melhorar a infra-estrutura e políticas fiscais. a infra-estrutura e políticas fiscais. o setor de logística é uma atividade - meio, o setor de logística é uma atividade - meio, penetrando no processo de quase todos penetrando no processo de quase todos os segmentos e depende no sucesso deles. os segmentos e depende no sucesso deles. Fonte : Consultoria Econômica e Planejamento – CEPLAN -2008

6 INVESTIMENTOS EM PERNAMBUCO MARCÍLIO CUNHA Pernambuco é o maior canteiro de obras do Pernambuco é o maior canteiro de obras do Norte e Nordeste. Norte e Nordeste. investimentos entre 1998 e 2030 de US$ 20 bilhões. investimentos entre 1998 e 2030 de US$ 20 bilhões. maiores investimentos nas construções da refinaria maiores investimentos nas construções da refinaria Abreu Lima e do estaleiro Atlântico Sul. Abreu Lima e do estaleiro Atlântico Sul. Fonte : JORNAL LOGWEB – maio 2006

7 PROJETOS ESTRUTURADORES GESSOGIPISITA PLATAFORMALOGÍSTICA POLOFRUTICULTURA POLOTEXTILMODA REFINARIA ABREU LIMA CIAPETROQUÍMICAPERNAMBUCO M&G POLOFARMACOQUÍMICO SIDERÚRGICAS CSN / GERDAU ESTALEIRO HEMISFÉRIO SUL SADIA PERDIGÃO Bom Conselho. MARCILIO CUNHA

8 MALHA RODOVIÁRIA EM PERNAMBUCO quilômetros de rodovias 6.293quilômetros de estradas quilômetros de estradas pavimentadas. pavimentadas quilômetros de estradas quilômetros de estradas não pavimentadas. não pavimentadas. MARCÍLIO CUNHA FONTE: Anuário Exame-Infra-Estrutura ( ) Ótimo/Bom 16,6% Regular 33,1% Ruim/Péssimo 49,6% Estado de conservação

9 BR – 101 BR MARCÍLIO CUNHA Caminhões Carros Ônibus Fonte:Anuário Exame-Infra-Estrutura ( )

10 MALHA RODOVIÁRIA ENTRAVES : insegurança e má conservação em alguns insegurança e má conservação em alguns trechos. trechos. normas de gerenciamento de riscos das normas de gerenciamento de riscos das seguradoras determinam que caminhões seguradoras determinam que caminhões que não são rastreados não rodem depois que não são rastreados não rodem depois das 19 horas na Br Sul na divisa das 19 horas na Br Sul na divisa Recife e Maceió Recife e Maceió longo tempo de espera nos postos fiscais. longo tempo de espera nos postos fiscais. muitos veículos trafegam com excesso muitos veículos trafegam com excesso de carga não respeitando o limite de de carga não respeitando o limite de capacidade que a rodovia suporta. capacidade que a rodovia suporta. MARCILIO CUNHA

11 AEROPORTO DOS GUARARAPES DISTÂNCIA DE SUAPE DISTÂNCIA DE SUAPE : 35 Km PISTA DE POUSO E DECOLAGEM PISTA DE POUSO E DECOLAGEM : 3.305m ARMAZÉM ARMAZÉM : metros quadrados CAPACIDADE CAPACIDADE : toneladas / mês VÔOS VÔOS : 23 cargueiros / semana PÁTEO PARA AERONAVES PÁTEO PARA AERONAVES : 26 posições MARCÍLIO CUNHA

12 Aeroporto Internacional dos Guarapes – Gilberto Freyre Aeroporto Internacional dos Guarapes – Gilberto Freyre FONTE : JORNAL DO COMMERCIO – MAR 2008 ENTRAVES : nos vôos regulares a preferência é dada as bagagens nos vôos regulares a preferência é dada as bagagens dos passageiros, sobrando pouco espaço no porão dos passageiros, sobrando pouco espaço no porão para as cargas. para as cargas. não há aviões cargueiros suficientes que façam a não há aviões cargueiros suficientes que façam a rota do exterior para Recife. rota do exterior para Recife. como não há vôos suficientes, as cargas vão para como não há vôos suficientes, as cargas vão para Guarulhos ou Galeão para depois vir para o Recife. Guarulhos ou Galeão para depois vir para o Recife. a taxa de ocupação do Terminal de Cargas – Infraero a taxa de ocupação do Terminal de Cargas – Infraero está saturado com a ocupação de 100%. está saturado com a ocupação de 100%.

13 AEROPORTO DOS DOSGUARARAPES MARCÍLIO CUNHA

14 AEROPORTO DE PETROLINA MARCÍLIO CUNHA SUPERFÍCIE4,1 quilômetros quadrados SUPERFÍCIE : 4,1 quilômetros quadrados PISTA3.250 metros PISTA : metros PÁTEO DE ESTACIONAMENTO5 posições PÁTEO DE ESTACIONAMENTO : 5 posições CÂMARAS FRIGORÍFICAS6 unidades CÂMARAS FRIGORÍFICAS: 6 unidades CÂMARAS DE PRÉ-REFRIGERAÇÃO CÂMARAS DE PRÉ-REFRIGERAÇÃO : 2 unidades

15 AEROPORTO DE PETROLINA MARCÍLIO CUNHA pelo aeroporto escoa parte da produção pelo aeroporto escoa parte da produção de manga e mamão. de manga e mamão. habilitada a receber aeronaves com habilitada a receber aeronaves com capacidade de deslocar 110 t de carga, capacidade de deslocar 110 t de carga, sem escalas, para Europa e EUA. sem escalas, para Europa e EUA. pode se transformar num polo pode se transformar num polo de distribuição para o Nordeste. de distribuição para o Nordeste. distribuir produtos eletroeletrônicos distribuir produtos eletroeletrônicos e da linha branca produzidos e da linha branca produzidos em Manaus. em Manaus. efetivar-se com aeroporto-industrial. efetivar-se com aeroporto-industrial.

16 Armazenagem Espera Despaletização Receita Federal TECA EXPORTAÇÃO TECA IMPORTAÇÃO Zona primária (aeroporto internacional) MARCÍLIO CUNHA

17 HIDROVIA DO SÃO FRANCISCO TRECHOS TRECHOS : PETROLINA(PE) E IBOTIRAMA(BA): 704km navegáveis 704 km navegáveis IBOTIRAMA(BA) E PIRAPORA(MG): IBOTIRAMA(BA) E PIRAPORA(MG): 667Km inoperantes 667 Km inoperantes MARCÍLIO CUNHA

18 HIDROVIA DO SÃO FRANCISCO PROFUNDIDADE : 80centímetros 80 centímetros 2metros necessários 2 metros necessários LARGURA : 35metros 35 metros MARCÍLIO CUNHA

19 HIDROVIA DO SÃO FRANCISCO SOLUÇÃO DO PROBLEMA : ASSORAMENTO : dragagem ao longo de ASSORAMENTO : dragagem ao longo de toda a hidrovia. toda a hidrovia. ( remoção dos bancos de areia) ( remoção dos bancos de areia) PEDRAS : remoção de pedras por explosões. ( descoramento) ( descoramento) MARCÍLIO CUNHA

20 HIDROVIA DO RIO SÃO FRANCISCO COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO (FRANAVE) : COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO (FRANAVE) : Possui7 comboioscom40 anosde uso Possui 7 comboios com 40 anos de uso. Ideal é ter no mínimo20 comboioscom Ideal é ter no mínimo 20 comboios com idade máxima de 20 anos. idade máxima de 20 anos. Capacidade de carga de até14 toneladas Capacidade de carga de até 14 toneladas por viagem por viagem. média atual de carga é de2 toneladas média atual de carga é de 2 toneladas por viagem. MARCÍLIO CUNHA

21 HIDROVIA DO RIO SÃO FRANCISCO TRANSPORTE : Potencial estimado: Potencial estimado: 2 milhões de toneladas por ano. 2 milhões de toneladas por ano. Uso anual : Uso anual : 150 mil de toneladas ano. 150 mil de toneladas ano. FONTE : GAZETA MERCANTIL FONTE : GAZETA MERCANTIL MARCÍLIO CUNHA

22 PORTO DE SUAPE Área total : 13,5 hectares. Distância do Recife: 40 km. Distância do Recife: 40 km. No canal de acesso: 16,5 m (profundidade) No canal de acesso: 16,5 m (profundidade) Na beira do cais: 15,5 m (profundidade) Na beira do cais: 15,5 m (profundidade) Supercargueiros: 170 mil toneladas de peso bruto Supercargueiros: 170 mil toneladas de peso bruto contêineres de 20 pés contêineres de 20 pés MARCÍLIO CUNHA

23 PORTO DE SUAPE Píer granéis líquidos : petróleo, álcool e produtos químicos. produtos químicos. Cais de uso múltiplos : gás natural. Cais de uso múltiplos : gás natural. Porto interno : terminal de contêineres. Porto interno : terminal de contêineres. MARCÍLIO CUNHA

24 PORTO DE SUAPE Píer de granéis líquidos : Píer de granéis líquidos : capacidade de tancagem de 75 mil metros capacidade de tancagem de 75 mil metros cúbicos. cúbicos. Terminal de contêineres : Terminal de contêineres : capacidade de movimentar até 400 mil TEUs capacidade de movimentar até 400 mil TEUs MARCÍLIO CUNHA

25

26 Na beira do cais : Na beira do cais : atual : 9 m ( profundidade ) atual : 9 m ( profundidade ) futuro : 11,5 m ( profundidade ) futuro : 11,5 m ( profundidade ) Berços operantes : Berços operantes : 8 para cargas 8 para cargas 3 para passageiros 3 para passageiros Capacidade : Capacidade : cargueiros de 50 toneladas de porte bruto - TPB cargueiros de 50 toneladas de porte bruto - TPB Dragagem ( custo ) : R$ 24 milhões Dragagem ( custo ) : R$ 24 milhões Caminhões no porto : cerca de 120 por dia Caminhões no porto : cerca de 120 por dia Fonte : JORNAL DO COMMERCIO – MAR 2008 MARCILIO CUNHA

27 TERMINAL DE PASSAGEIROS TRIGO AÇUCAR EM SACOS CLINQUER CEVADA BARRILHA CARGA GERAL GRANITO E AÇO CEREAIS AÇUCAR A GRANEL COMBÚSTIVEIS FERTILIZANTES ARROZ COQUE MARCILIO CUNHA

28 ENTRAVES : dificuldades no acesso aos portos próximos dificuldades no acesso aos portos próximos das áreas centrais das cidades. das áreas centrais das cidades. na maioria dos portos nacionais, desorganização na maioria dos portos nacionais, desorganização nas operações de atracação e na recepção das nas operações de atracação e na recepção das mercadorias. mercadorias. as plataformas marítimas ficam geralmente as plataformas marítimas ficam geralmente congestionadas por caminhões carregados. congestionadas por caminhões carregados. faltam navios para operar na cabotagem. faltam navios para operar na cabotagem. nos portos do NE as saídas ( 1,2 navios por nos portos do NE as saídas ( 1,2 navios por semana ) na Europa ( 4 navios por semana) semana ) na Europa ( 4 navios por semana) MARCILIO CUNHA

29 FERROVIAS DO NORDESTE MARCÍLIO CUNHA EXTENSÃO : Km CONCESSÕES : CFN – COMPANHIA FERROVIÁRIA DO NORDESTE CFN – COMPANHIA FERROVIÁRIA DO NORDESTE AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA ( km ) AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA ( km ) FCA – FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA FCA – FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA BA e SE ( km ) BA e SE ( km ) TRANSNORDESTINA TRANSNORDESTINA TOTAL : R$ 4,800 milhões TOTAL : R$ 4,800 milhões CONSTRUÇÃO 880 Km CONSTRUÇÃO 880 Km REMODELAÇÃO 1180 Km REMODELAÇÃO 1180 Km

30 FERROVIA TRANSNORDESTINA FONTE : COMPANHIA FERROVIÁRIA DO NORDESTE – CFN 2008 MARCILIO CUNHA

31 ENTRAVES : são necessários investimentos na ferrovia, são necessários investimentos na ferrovia, máquinas de tração e vagões. máquinas de tração e vagões. é fundamental minimizar o problema da é fundamental minimizar o problema da baixa velocidade praticada ( 15,7 km/hora ) baixa velocidade praticada ( 15,7 km/hora ) contra ( 25 km/hora ). contra ( 25 km/hora ). equalizar distâncias entre trilhos ( bitolas ) equalizar distâncias entre trilhos ( bitolas ) diferentes entre trechos da malha. diferentes entre trechos da malha. o traçado da malha é de 30 % mais longo o traçado da malha é de 30 % mais longo que as rodovias ( sinuosidades e fortes rampas) que as rodovias ( sinuosidades e fortes rampas) passagem no meio de cidades e por construções passagem no meio de cidades e por construções erguidas nas bordas da ferrovia ( invasões ). erguidas nas bordas da ferrovia ( invasões ). MARCILIO CUNHA

32 LOGÍSTICA DE EXPORTAÇÃO EUROPA E AMÉRICA DO NORTE: CONTÊINERES REFRIGERADOS CONTÊINERES REFRIGERADOS NAVIOS CARGUEIROS NAVIOS CARGUEIROS PAÍSES ASIÁTICOS MODAL AÉREO MODAL AÉREO MARCÍLIO CUNHA

33 Conceito São definidas, com uma concentração geográfica São definidas, com uma concentração geográfica de organismos e empresas independentes, de organismos e empresas independentes, relacionadas com : relacionadas com : transporte de mercadorias. transporte de mercadorias. operadores logísticos. operadores logísticos. exportadores e importadores. exportadores e importadores. despachantes de carga. despachantes de carga. serviço de aduana. serviço de aduana. PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL

34 Ganhos possibilitam redução de até 12% possibilitam redução de até 12% nos custos logísticos. nos custos logísticos. acréscimo de produtividade ( t / m ) acréscimo de produtividade ( t / m ) de 40% em relação a empresas que de 40% em relação a empresas que não realizam suas operações por não realizam suas operações por plataformas logística. plataformas logística. PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL ²

35 Sertão Central de Pernambuco Área territorial : km km População : habitantes habitantes Distância da Capital : 518 km 518 km PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DE SALGUEIRO

36 sua localização no extremo oposto do Recife sua localização no extremo oposto do Recife proximidade com as principais capitais nordestinas. proximidade com as principais capitais nordestinas. é um ponto de entroncamento das BRs 232 e 116. é um ponto de entroncamento das BRs 232 e 116. localização estratégica do ponto de vista logístico. localização estratégica do ponto de vista logístico. PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DE SALGUEIRO

37 Aracajú : 541 km Maceió : 514 km Salvador : 739 km Fortaleza : 642 km Natal : 607 km São Luis : km João Pessoa : 558 km Recife : 518 km Teresina : 636 km PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DE SALGUEIRO Distâncias de Salgueiro: Distâncias de Salgueiro:

38 Área total: 267,4 hectares Área ocupada: 106 hectares PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DE SALGUEIRO

39 A Companhia Ferroviária do Nordeste – CFN detém A Companhia Ferroviária do Nordeste – CFN detém a malha da ferrovia Transnordestina. a malha da ferrovia Transnordestina. Possui como estrutura km de linhas férreas. Possui como estrutura km de linhas férreas. Possui 93 locomotivas e vagões. Possui 93 locomotivas e vagões. Operação e Terminais em 22 pátios e funcionários. Operação e Terminais em 22 pátios e funcionários. Presente em 127 municípios do Nordeste com PIB R$ 67 bilhões. Presente em 127 municípios do Nordeste com PIB R$ 67 bilhões. PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DE SALGUEIRO

40 Será um dos eixos do desenvolvimento regional. Será um dos eixos do desenvolvimento regional. A integração ferroviária vai permitir ligar o litoral ao interior. A integração ferroviária vai permitir ligar o litoral ao interior. Pernambuco e Ceará serão beneficiados diretamente Pernambuco e Ceará serão beneficiados diretamente concentrando as exportações de grãos. concentrando as exportações de grãos. Os grãos produzidos no Oeste da Bahia,Maranhão e Piauí Os grãos produzidos no Oeste da Bahia,Maranhão e Piauí serão escoados pelos trilhos até os portos de Percém e Suape. serão escoados pelos trilhos até os portos de Percém e Suape. PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DE SALGUEIRO

41 distante 254 km da Plataforma, distante 254 km da Plataforma, permitirá acesso aos km permitirá acesso aos km de hidrovia podendo atender de hidrovia podendo atender Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Hidrovia do São Francisco PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DE SALGUEIRO

42 espaço dedicado à estrutura aeroportuária para cargas. espaço dedicado à estrutura aeroportuária para cargas. no futuro poderá se transformar num aeroporto-industrial. no futuro poderá se transformar num aeroporto-industrial. ampliação da atual pista de pouso e decolagem para m. ampliação da atual pista de pouso e decolagem para m. adoção de serviços de apoio de aeronaves e armazenagem. adoção de serviços de apoio de aeronaves e armazenagem. Aeroporto Civil PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DE SALGUEIRO

43 POTENCIAL DE CARGAS ( em toneladas milhão ) ( em toneladas milhão ) Soja, Fertilizantes 5,5 Soja, Fertilizantes 5,5 Gipsita, Gesso 3,5 Gipsita, Gesso 3,5 Fertilizantes, Sal,Farelo Fertilizantes, Sal,Farelo Cimento,Soja,Feijão, Cimento,Soja,Feijão, Oleo de Soja 3,5 Oleo de Soja 3,5 Frutas, Café, Fertilizantes 1,4 Frutas, Café, Fertilizantes 1,4 Álcool,Fertilizantes, Açucar Álcool,Fertilizantes, Açucar Algodão, Combustíveis, Algodão, Combustíveis, Contêineres 1,3 Contêineres 1,3 Fertilizantes,Sal,Gesso, Fertilizantes,Sal,Gesso, Cimento 1,3 Cimento 1,3 Frutas, Sal, Minério 1,2 Frutas, Sal, Minério 1,2 Frutas,Açucar,Álcool 1,0 Frutas,Açucar,Álcool 1, Fonte : IBGE,CFN,ACPE MARCILIO CUNHA

44 PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DE SALGUEIRO

45 Com influência em comercialização Com influência em comercialização em um raio de 250 km na região, em um raio de 250 km na região, Salgueiro se destaca geograficamente. Salgueiro se destaca geograficamente. A maior parcela das cargas destinadas A maior parcela das cargas destinadas ao interior do Nordeste, passa pelo ao interior do Nordeste, passa pelo município. município. PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DE SALGUEIRO

46 Proposta da Plataforma Redução de custos logísticos. Redução de custos logísticos. Otimização de tráfego e cargas. Otimização de tráfego e cargas. Promoção da multimodalidade. Promoção da multimodalidade. Diversificação de serviços. Diversificação de serviços. Acesso a tecnologia da informação. Acesso a tecnologia da informação. PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DE SALGUEIRO

47 Estruturação Geral da Plataforma. PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DE SALGUEIRO TERMINAL AÉREO AÉREO TERMINAL RODOVIÁRIO FERROVIÁRIO ESTAÇÃO ADUANEIRA CENTRO COMERCIAL E DE SERVIÇOS E DE SERVIÇOS CENTRO CENTROADMINISTRATIVO DISTRITO INDUSTRIAL AEROPORTO INDUSTRIAL INDUSTRIAL

48 Benefícios aos Usuários Benefícios aos Usuários Competitividade: Competitividade: funcionalidade e redução dos custos operacionais funcionalidade e redução dos custos operacionais Flexibilidade: Flexibilidade: logística integrada para atender as exigências logística integrada para atender as exigências dos clientes dos clientes Confiabilidade: Confiabilidade: serviços diversificados e tecnologia da informação serviços diversificados e tecnologia da informação Mão-de-obra especializada: Mão-de-obra especializada: empregabilidade e formação empregabilidade e formação PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DE SALGUEIRO

49 VISITE OS SITES : PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL DE SALGUEIRO


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