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POTENCIAL DA LOGÍSTICA NO NORDESTE MARCILIO CUNHA I SEMINÁRIO ANELOGNE - 2013 I SEMINÁRIO ANELOGNE - 2013.

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1 POTENCIAL DA LOGÍSTICA NO NORDESTE MARCILIO CUNHA I SEMINÁRIO ANELOGNE I SEMINÁRIO ANELOGNE

2 Fonte : IBGE MARCILIO CUNHA * estimado -2012

3 NORDESTE COMPETITIVO NORDESTE COMPETITIVO MARCILIO CUNHA

4 NORDESTE BENEFICIADO O Nordeste foi beneficiado pela opção estratégica da política econômica do país. A opção de apostar no mercado interno, aliada a uma política de transferência de renda e de aumento da renda e do emprego beneficiou sobremaneira a região Nordeste. O Nordeste foi beneficiado pela opção estratégica da política econômica do país. A opção de apostar no mercado interno, aliada a uma política de transferência de renda e de aumento da renda e do emprego beneficiou sobremaneira a região Nordeste. Tânia Bacelar economista pernambucana

5 GRANDES REDES Lojas Americanas, Pão de Açucar, Carrefour e Lojas Americanas, Pão de Açucar, Carrefour e Walmart estão descobrindo o interior do Nordeste. Walmart estão descobrindo o interior do Nordeste. Atraídas pelo aumento de renda da Classe C, Atraídas pelo aumento de renda da Classe C, estão investindo em formatos menores, se estão investindo em formatos menores, se instalando em municípios de 200 mil a 400 mil instalando em municípios de 200 mil a 400 mil habitantes. habitantes. Investimentos de mais de R$11 bilhões até 2013, Investimentos de mais de R$11 bilhões até 2013, com abertura de mais de lojas. com abertura de mais de lojas. FONTE:Folha de São Paulo MARCILIO CUNHA

6 País Consumo ( em reais ) Estados Unidos 20,4 trilhões 20,4 trilhões China 10,9 trilhões 10,9 trilhões Japão 7,0 trilhões 7,0 trilhões Alemanha 4,4 trilhões 4,4 trilhões Brasil 3,5 trilhões 3,5 trilhões França 3,2 trilhões 3,2 trilhões Inglaterra 3,0 trilhões 3,0 trilhões Itália 2,8 trilhões 2,8 trilhões MERCADO CONSUMIDOR DO MUNDO EM 2020 Fontes : McKinsey e Fecomércio MARCILIO CUNHA

7 ESTADOS NORDESTINOS QUE MAIS CRESCEM EM VENDAS ( em bilhões de reais ) ( em bilhões de reais ) Estado Crescimento Pernambuco 20,1 20,1 58,9 58,9 193 % 193 % Alagoas 5,6 5,6 16,0 16,0 186 % 186 % Piauí 5,6 5,6 16,0 16,0 186 % 186 % Paraíba 7,1 7,1 19,8 19,8 179 % 179 % Maranhão 9,2 9,2 24,9 24,9 171 % 171 % Ceará 16,9 16,9 45,4 45,4 169 % 169 % Sergipe 3,7 3,7 8,4 8,4 127 % 127 % Bahia 29,1 29,1 64,8 64,8 123 % 123 % Rio Grande do Norte 6,1 6,1 13,3 13,3 118 % 118 % Fontes : McKinsey e Fecomércio MARCILIO CUNHA

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9 Industrias da Região Nordeste: R$ 29,2 Bilhões produzem o equivalente a R$ 29,2 Bilhões por ano. 81% 81% de sua produção estão concentrados no setor: Bebidas, Papel e Celulose, Açucar, Alcool, Combustíveis, Bolachas, Biscoitos, Autopeças, Farinha de Trigo e Petroquímicos. MARCILIO CUNHA

10 As principais Cadeias Agropecuárias do Nordeste: 93 % 93 % da produção agropecuária respondem por seis produtos: Cana de Açucar, Bovinos, Fruticultura, Mandioca, Soja e Milho. MARCILIO CUNHA

11 A produção Extrativista Mineral e Florestal 92% 92% dos produtos relacionados correspondem do que é extraído na Região Nordeste. Petróleo, Gás Natural, Madeira, Calcário, Sal e Potássio. MARCILIO CUNHA

12 EVOLUÇÃO DO MERCADO em milhões de toneladas FONTE: TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA S.A. – 2011

13 Produção de Frutas no Vale do São Francisco – Potencial de 175 mil t anuais FONTE: TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA SA Mil t Taxa de crescimento anual 7,8% a.a. MARCILIO CUNHA Mercados em expansão Frutas: Alavanca-se a produção do Vale do SF

14 Produção de Gipsita em Pernambuco Produção de Gipsita em Pernambuco –Aumentou 3,5 vezes nos últimos 10 anos –Potencial de 22 milhões de ton anuais Taxa de crescimento anual 10,8% a.a. Milhões de Toneladas Fonte : Transnordestina Logística SA MARCILIO CUNHA Mercados em expansão Gipsita: Ferrovia alavanca o crescimento

15 MARCILIO CUNHA Oeste da Bahia, SE do Maranhão e Piauí Oeste da Bahia, SE do Maranhão e Piauí – Aumentou 5 vezes em 10 anos Milhão t Taxa de crescimento anual 17,3% aa Potencial do Agronegócio no Nordeste Grãos: Ferrovia alavanca o crescimento FONTE: TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA S.A

16 CARGAS MOVIMENTADAS EM TODA REGIÃO NORDESTE 278,4 milhões de toneladas por ano Região NE 278,4 milhões de toneladas por ano produzidas na Região NE tem um pouco mais da metade transportado por longas distâncias saindo das fronteiras das mesoregiões. Fonte: Confederação Nacional da Indústria CNI (ESTUDO) MARCILIO CUNHA

17 CARGAS MOVIMENTADAS EM TODA REGIÃO NORDESTE 73,5 milhões de toneladas 73,5 milhões de toneladas de produtos de outros países ou de outras regiões brasileiras que são consumidas nos nove Estados Fonte: Confederação Nacional da Indústria CNI (ESTUDO) MARCILIO CUNHA

18 CARGAS MOVIMENTADAS EM TODA REGIÃO NORDESTE 99,7 milhões de toneladas 99,7 milhões de toneladas são fluxos de passagem, utilizando-se da infraestrutura de transportes da Região NE sem ser produzidas ou consumidas por ela. Fonte: Confederação Nacional da Indústria CNI (ESTUDO) MARCILIO CUNHA

19 CARGAS MOVIMENTADAS EM TODA REGIÃO NORDESTE No ano de 2020 serão produzidas 526,5 milhões de toneladas por ano 526,5 milhões de toneladas por ano Região NE na Região NE (89% a mais). Fonte: Confederação Nacional da Indústria CNI (ESTUDO) MARCILIO CUNHA

20 CARGAS MOVIMENTADAS EM TODA REGIÃO NORDESTE ,0 milhões de toneladas por ano de fluxo de consumo. Fonte: Confederação Nacional da Indústria CNI (ESTUDO) MARCILIO CUNHA

21 CARGAS MOVIMENTADAS EM TODA REGIÃO NORDESTE ,3 milhões de toneladas ano 309,3 milhões de toneladas ano de fluxo de de passagem ( 310% a mais ) a um custo de R$ 33,0 bilhões R$ 33,0 bilhões. Fonte: Confederação Nacional da Indústria CNI (ESTUDO) MARCILIO CUNHA

22 O NORDESTE E A INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA Algumas das principais rodovias que fazem NordesteSudeste a interligação Nordeste – Sudeste já estão trabalhando acima de sua capacidade. Fonte: Confederação Nacional da Indústria CNI (ESTUDO) MARCILIO CUNHA

23 O NORDESTE E A INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA R$ 25,8 bilhões O Nordeste precisa receber R$ 25,8 bilhões infraestrutura em infraestrutura para chegar competitivo e com capacidade de escoar a sua produção 2020 em Fonte: Confederação Nacional da Indústria CNI (ESTUDO) MARCILIO CUNHA

24 Fonte: Confederação Nacional da Indústria CNI (ESTUDO)

25 A MALHA LOGISTICA NO NORDESTE: A MALHA LOGISTICA NO NORDESTE: é composta por mais de rotas de ligação. é composta por mais de rotas de ligação. o estudo identificou 196 nós que representam as o estudo identificou 196 nós que representam as principais origens e destinos de cargas da região. principais origens e destinos de cargas da região. o estudo sinaliza dificuldades que enfrentam os o estudo sinaliza dificuldades que enfrentam os modais ao passar por esses locais para chegar modais ao passar por esses locais para chegar ao seu local de consumo. ao seu local de consumo. Fonte: Confederação Nacional da Indústria CNI e Federações das Indústrias dos Estados da Região MARCILIO CUNHA Fonte: Confederação Nacional da Indústria CNI (ESTUDO)

26 O NORDESTE E A INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA AÇÕES AÇÕES VALOR VALOR Implantação de ferrovias R$ 12 bilhões R$ 12 bilhões Melhorias nos portos R$ 11 bilhões R$ 11 bilhões Hidrovias R$ 272,8 milhões R$ 272,8 milhões Rodovias R$ 2,3 bilhões R$ 2,3 bilhões Total Total R$ 25,8 bilhões Fonte: Confederação Nacional da Indústria CNI e Federações das Indústrias dos Estados da Região MARCILIO CUNHA

27 NORDESTE DESIGUAL opera próximo do limite de capacidade chega em 2020 a um estado crítico t/dia capacidade de transporte t/dia t/dia atualmente transporta t/dia t/dia. expectativa em 2020, t/dia. PA Fonte: Revista FIEC MARCILIO CUNHA

28 CUSTO LOGÍSTICO DE TRANSPORTE CUSTO LOGÍSTICO DE TRANSPORTE NO NORDESTE : NO NORDESTE : significou 6% do Produto Interno Bruto (PIB) significou 6% do Produto Interno Bruto (PIB) da Região. da Região. atingiu o valor de R$ 30,2 bilhões. atingiu o valor de R$ 30,2 bilhões. foram contabilizados nesses custos foram contabilizados nesses custos ( frete interno, pedágios, transbordo, tarifas ( frete interno, pedágios, transbordo, tarifas portuárias e fretes em todos os modais de portuárias e fretes em todos os modais de transporte – aéreo, aquaviário e rodoviário ). transporte – aéreo, aquaviário e rodoviário ). Fonte: Confederação Nacional da Indústria CNI e Federações das Indústrias dos Estados da Região MARCILIO CUNHA

29 PERNAMBUCO POLO DE CONFECÇÕES CANAL DO SERTÃO EIXO NORTE EIXO LESTE BACIA LEITEIRA BR- 408 BR- 232 BR- 101 BR- 104 BR- 116 BR- 316 REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANSCISCO INTERLIGAÇÃO DE BACIAS, CANAIS E ADUTORAS POLO GESSEIRO VINIFRUTICULTURA BR- 101 ADUTORA DO OESTE ADUTORA DO PAJEÚ ADUTORA DE AGRESTINA ADUTORA DO AGRESTE POLO FARMACOQUÍMICO COMPLEXO INDUSTRIAL PORTUÁRIO DE SUAPE BR- 423 Ações estruturadoras presentes em todas as Regiões de Desenvolvimento, relacionando-se com as cidades polo e com os principais arranjos produtivos PONTE DO IBÓ PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL TRANSORDESTINA GASODUTO EIXOS DE INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO Secretaria dos Transportes MARCILIO CUNHA

30 PE 126 BR 101 BR 232 BR 423 BR 316 PE 604 BR 428 PE 555 BR 116 PE 177 PE 360 PE 390 PE 320 PE 292 PE 280 PE 265 BR 110 CARUARU GARANHUNS VITÓRIA DE SANTO ANTÃO PALMARES ARCOVERDE FLORESTA SERRA TALHADA AFOGADOS DA INGAZEIRA SALGUEIRO PETROLINA OURICURI RECIFE Requalificação das rodovias PE 090, PE 120, PE 126, PE 127, PE 177, PE 275, PE 292, PE 360 E PE 390. PERNAMBUCO VIAS ESTRATÉGICAS Secretaria dos Transportes MARCILIO CUNHA

31 FERROVIAS DO NORDESTE EXTENSÃO : Km CONCESSÕES : TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA SA - CFN TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA SA - CFN AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA ( km ) AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA ( km ) FCA – FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA – VALE FCA – FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA – VALE BA e SE ( km ) BA e SE ( km ) TRANSNORDESTINA TRANSNORDESTINA CONSTRUÇÃO 880 Km CONSTRUÇÃO 880 Km REMODELAÇÃO 1180 Km REMODELAÇÃO 1180 Km MARCILIO CUNHA

32 Será um dos eixos do desenvolvimento regional. Será um dos eixos do desenvolvimento regional. A integração ferroviária vai permitir ligar o litoral A integração ferroviária vai permitir ligar o litoral ao interior. ao interior. Pernambuco e Ceará serão beneficiados diretamente Pernambuco e Ceará serão beneficiados diretamente concentrando as exportações de grãos. concentrando as exportações de grãos. TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA SA FONTE: TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA SA MARCILIO CUNHA

33 TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA SA Possui 93 locomotivas e vagões. Possui 93 locomotivas e vagões. Operação e Terminais em 22 pátios e funcionários. Operação e Terminais em 22 pátios e funcionários. Presente em 127 municípios do Nordeste Presente em 127 municípios do Nordeste com PIB R$ 67 bilhões. com PIB R$ 67 bilhões. FONTE: TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA SA MARCILIO CUNHA

34 FERROVIA TRANSNORDESTINA INFRAESTRUTURA FERROVIARIA EXISTENTE Malha atual CFN Malha atual FCA Trecho complementar Ferrovia Norte-Sul Ferrovia dos Carajás Semiárido Eixo Costeiro Soja Irrigação Gesso Nova Transordestina Hidrovia São Francisco Hidrovia Araguaiá - Tocantins Belém São Luis Fortaleza Barcarena Marabá Açailândia Codó Itapipoca Crateús Pecém Teresina Imperatriz Serra dos Carajás Palmas Eliseu Martins Estreito Macau Natal João Pessoa Recife SUAPE Maceió Aracajú Salvador Propriá Arcoverde Missão Velha Coqueiral Itabaiana Sousa P. Carneiro Palmeiras Dos Indios Arrojado Crato Araripina Petrolina Juazeiro Senhor do Bom Fim BRASILIA Goiânia Salgueiro MARCILIO CUNHA

35 FERROVIA TRANSNORDESTINA MARCILIO CUNHA

36 FERROVIA TRANSNORDESTINA EliseuMartins Divisa PE / PI Trindade Missão Velha Pecém Suape Km 165 Km 96 Km 527 Km 310,63 Km226,79 Km Pesqueira Salgueiro Petrolina Parnamirim MARCILIO CUNHA

37 Pátio de Arapiraca – Al DEPOIS DEPOIS Pátio de Arapiraca – Al ANTES ANTES FONTE : TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA SA FONTE : TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA SA MARCILIO CUNHA

38 Projeção conservadora: 50 milhões de t de grãos 30 milhões de t anuais de Soja, Milho e Algodão Eliseu Martins (PI) Maranhão Piauí Tocantins Mato Grosso Pará 10 milhões de t anuais de Soja Porto Franco (MA) Ilhéus/Aratu (BA) São Luis (MA) Pecém(CE) Suape(PE) FONTE : TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA SA Novas Opções Solução logística é o Nordeste MARCILIO CUNHA

39 Fonte : PROJETEC Áreas de influência do Complexo Áreas de influência do Complexo MARCILIO CUNHA

40 até Natal (RN) até Aracajú (SE) Duplicação BR-101 Até Natal (RN) e Aracajú (SE) Duplicação BR-104 de Caruaru até Toritama Duplicação BR-408 da BR-232 até Timbaúba Duplicação PE-60 de Suape até PE-38 Requalificação PEs-09/38 Transnordestina Implantada Restauração Ferrovia Sul de Cabo até Propriá (SE) Duplicação BR-232 De São Caetano até Arcoverde Duplicação BR-104 até divisória PE | PB Anel viário RMR 1º trecho – até Moreno Anel viário RMR Completo Reforço da Malha Viária Reforço da Malha Viária Fonte : PROJETEC-2012 MARCILIO CUNHA

41 COMPLEXO INDUSTRIAL PORTUÁRIO DE SUAPE COMPLEXO INDUSTRIAL PORTUÁRIO DE SUAPE INVESTIMENTOS PÚBLICOS Nos últimos 4 anos R$ 1,1 bilhão R$ 1,1 bilhão Nos próximos 4 anos R$ 4 bilhões R$ 4 bilhões ANO MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS CONTÊINERS (TEU) toneladas toneladas toneladas toneladas toneladas toneladas toneladas * * toneladas * * Fontes: Complexo Industrial Portuário de Suape * estimado

42 FONTE :: COMPLEXO PORTUÁRIO INDUSTRIAL DE SUAPE FONTE :: COMPLEXO PORTUÁRIO INDUSTRIAL DE SUAPE ROTAS INTERNACIONAIS DE COMÉRCIO E TRANSPORTE MARÍTIMO MARCILIO CUNHA

43

44 PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL MIGUEL ARRAES EA DI TCR TCA BR-116 BR-232 AI TCF CCS CA MARCILIO CUNHA Fonte: Marcilio Cunha -2008

45 ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO JABOATÃO DOS GUARARAPES JABOATÃO DOS GUARARAPES LOCALIZAÇÃO : BR – 101 ÁREA : 198 hectares EMPREGOS GERADOS : SEGURANÇA JURÍDICA : tratamento fiscal,cambial e administrativa (20 anos) (20 anos) DESTINO DA PRODUÇÃO : ELETRÔNICOS,FARMACÊUTICOS E TI EXPORTAÇÃO : 80 % EXPORTAÇÃO : 80 % NACIONALIZAÇÃO : 20 % NACIONALIZAÇÃO : 20 % Fonte: Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes MARCILIO CUNHA

46 Fonte: Marcilio Cunha TRANSFORMAR O NORDESTE COMPETITIVO TRANSFORMAR O NORDESTE COMPETITIVO adequar a padrões competitivos mundiais, com inovação tecnológica e qualidade em serviços. formar parcerias criando oportunidades e responsabilidades compartilhadas. estimular a ação de capacitar e treinar funcionários, aumentando a produtividade e a eficiência. conscientizar o profissional de logística a estar sintonizado com as mudanças do mercado.

47 determinar a estratégia da empresa definindo o conjunto de necessidades do consumidor que ela pretende satisfazer através de seus produtos e serviços. adequar os esforços na gestão de logística de distribuição, no cumprimento dos prazos de entrega. identificar e selecionar os sistemas de logística, com aplicativos de menor custo,voltados para os mercados interno e externo. TRANSFORMAR O NORDESTE COMPETITIVO TRANSFORMAR O NORDESTE COMPETITIVO Fonte: Marcilio Cunha

48 TRANSFORMAR O NORDESTE COMPETITIVO TRANSFORMAR O NORDESTE COMPETITIVO adequar o ritmo de abastecimento do mercado com a demanda. otimizar os processos de compra, produção e distribuição física de mercadorias. identificar todas as atividades necessárias para conquistar, atender e manter um cliente. monitorar o fluxo de informações com os seus parceiros da cadeia de suprimentos. Fonte: Marcilio Cunha

49 TRANSFORMAR O NORDESTE COMPETITIVO TRANSFORMAR O NORDESTE COMPETITIVO NE reduzir a dependência do NE no uso de insumos e do consumo de muitos produtos adquiridos em outras regiões do país. intensificar a comercialização de insumos, Estados de produtos e de serviços entre Estados nordestinos. nordestinos. aproveitar e estimular as tendências naturais Estados nordestinos da economia dos Estados nordestinos em prol do desenvolvimento regional. Fonte: Marcilio Cunha

50 Mercados em expansão no Nordeste Mercados em expansão no Nordeste Polo Gesseiro Avicultura Refinaria IndústriaSucro-Alcooleira Fruticultura Fertilizantes Construção Civil Manufaturados Siderurgia MARCILIO CUNHA

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