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O POTENCIAL LOGÍSTICO DE PERNAMBUCO MARCILIO CUNHA.

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1 O POTENCIAL LOGÍSTICO DE PERNAMBUCO MARCILIO CUNHA

2 2 aeroportos internacionais 3 aeroportos regionais
a 300 km 4 capitais 2 aeroportos internacionais 3 aeroportos regionais 4 portos internacionais 12 milhões de pessoas mais de 35% do PIB do NE a 800 km 6 capitais 4 aeroportos internacionais 5 portos internacionais 1 porto fluvial 20 milhões de pessoas 90 % do PIB do NE Fonte: Secretaria de Planejamento do Estado de Pernambuco-2008 REGIÃO NORDESTE 300 Km 800 Km MARCILIO CUNHA

3 MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS
MARCILIO CUNHA

4 há cerca de 10 anos, com a retomada da economia.
O SETOR DE LOGÍSTICA EM PERNAMBUCO começou a crescer em Pernambuco há cerca de 10 anos, com a retomada da economia. o crescimento se deve aos novos empreendimentos e a necessidade de melhorar a distribuição de mercadorias. a tendência é aumentar o número de negócios. Fonte : Consultoria Econômica e Planejamento – CEPLAN -2008 MARCILIO CUNHA

5 os órgãos públicos devem melhorar
O SETOR DE LOGÍSTICA EM PERNAMBUCO as empresas devem se estruturar para competir. os órgãos públicos devem melhorar a infra-estrutura e políticas fiscais. o setor de logística é uma atividade - meio, penetrando no processo de quase todos os segmentos e depende no sucesso deles. Fonte : Consultoria Econômica e Planejamento – CEPLAN -2008 MARCILIO CUNHA

6 Pernambuco é o maior canteiro de obras do Norte e Nordeste.
INVESTIMENTOS EM PERNAMBUCO Pernambuco é o maior canteiro de obras do Norte e Nordeste. investimentos entre 1998 e 2030 de US$ 20 bilhões. maiores investimentos nas construções da refinaria Abreu Lima e do estaleiro Atlântico Sul. Fonte : JORNAL LOGWEB – maio 2006 MARCILIO CUNHA

7 Distribuição Territorial
Hemobrás Canal do Sertão Plataforma Logística Gesso alcooleiro Sucro- Álcool Gipsita Avicultura Fruticultura Perdigão Polo Textil Moda Estaleiro Refinaria Pólo de poliéster Terminais Termelétricas Unidade de regaseificação Sadia

8 42.365 quilômetros de rodovias 6.293 quilômetros de estradas
INVESTIMENTOS EM PERNAMBUCO quilômetros de rodovias 6.293 quilômetros de estradas pavimentadas . quilômetros de estradas não pavimentadas. Estado de conservação Ótimo/Bom 16,6% Regular 33,1% Ruim/Péssimo 49,6% FONTE: Anuário Exame-Infra-Estrutura ( ) MARCILIO CUNHA

9 BR – 101 BR - 232 Caminhões 55.466 Carros 653.585 Ônibus 10.360
FONTE: Anuário Exame-Infra-Estrutura ( ) MARCILIO CUNHA

10 normas de gerenciamento de riscos das
MALHA RODOVIÁRIA ENTRAVES : insegurança e má conservação em alguns trechos. normas de gerenciamento de riscos das seguradoras determinam que caminhões que não são rastreados não rodem depois das 19 horas na Br Sul na divisa Recife e Maceió longo tempo de espera nos postos fiscais. muitos veículos trafegam com excesso de carga não respeitando o limite de capacidade que a rodovia suporta. MARCILIO CUNHA

11 AEROPORTO DOS GUARARAPES
DISTÂNCIA DE SUAPE : 35 Km PISTA DE POUSO E DECOLAGEM : 3.305m ARMAZÉM : metros quadrados CAPACIDADE : toneladas / mês VÔOS : 23 cargueiros / semana PÁTEO PARA AERONAVES : 26 posições MARCILIO CUNHA

12 está saturado com a ocupação de 100%.
Aeroporto Internacional dos Guarapes – Gilberto Freyre ENTRAVES : nos vôos regulares a preferência é dada as bagagens dos passageiros, sobrando pouco espaço no porão para as cargas. não há aviões cargueiros suficientes que façam a rota do exterior para Recife. como não há vôos suficientes, as cargas vão para Guarulhos ou Galeão para depois vir para o Recife. a taxa de ocupação do Terminal de Cargas – Infraero está saturado com a ocupação de 100%. FONTE : JORNAL DO COMMERCIO – MAR 2008 MARCILIO CUNHA

13 AEROPORTO DOS GUARARAPES MARCILIO CUNHA

14 SUPERFÍCIE : 4,1 quilômetros quadrados PISTA : 3.250 metros
AEROPORTO DE PETROLINA SUPERFÍCIE : 4,1 quilômetros quadrados PISTA : metros PÁTEO DE ESTACIONAMENTO : 5 posições CÂMARAS FRIGORÍFICAS: 6 unidades CÂMARAS DE PRÉ-REFRIGERAÇÃO : 2 unidades MARCILIO CUNHA

15 AEROPORTO DE PETROLINA
pelo aeroporto escoa parte da produção de manga e mamão. habilitada a receber aeronaves com capacidade de deslocar 110 t de carga, sem escalas, para Europa e EUA. pode se transformar num polo de distribuição para o Nordeste. distribuir produtos eletroeletrônicos e da linha branca produzidos em Manaus. efetivar-se com aeroporto-industrial. MARCILIO CUNHA

16 Zona primária (aeroporto internacional)
TECA EXPORTAÇÃO Armazenagem Receita Federal Espera Despaletização TECA IMPORTAÇÃO

17 PETROLINA(PE) E IBOTIRAMA(BA): 704 km navegáveis
RIO SÃO FRANCISCO TRECHOS : PETROLINA(PE) E IBOTIRAMA(BA): 704 km navegáveis IBOTIRAMA(BA) E PIRAPORA(MG): 667 Km inoperantes MARCILIO CUNHA

18 PROFUNDIDADE : 80 centímetros 2 metros necessários LARGURA : 35 metros
RIO SÃO FRANCISCO PROFUNDIDADE : 80 centímetros 2 metros necessários LARGURA : 35 metros MARCILIO CUNHA

19 ASSORAMENTO : dragagem ao longo de toda a hidrovia.
RIO SÃO FRANCISCO SOLUÇÃO DO PROBLEMA : ASSORAMENTO : dragagem ao longo de toda a hidrovia. ( remoção dos bancos de areia) PEDRAS : remoção de pedras por explosões. ( descoramento) MARCILIO CUNHA

20 Possui 7 comboios com 40 anos de uso.
COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO (FRANAVE) : Possui 7 comboios com 40 anos de uso. Ideal é ter no mínimo 20 comboios com idade máxima de 20 anos . Capacidade de carga de até 14 toneladas por viagem. média atual de carga é de 2 toneladas por viagem. MARCILIO CUNHA

21 2 milhões de toneladas por ano. Uso anual : 150 mil de toneladas ano.
TRANSPORTE : Potencial estimado: 2 milhões de toneladas por ano. Uso anual : 150 mil de toneladas ano. FONTE : GAZETA MERCANTIL MARCILIO CUNHA

22 Distância do Recife: 40 km . No canal de acesso: 16,5 m (profundidade)
PORTO DE SUAPE Área total : 13,5 hectares . Distância do Recife: 40 km . No canal de acesso: 16,5 m (profundidade) Na beira do cais: ,5 m (profundidade) Supercargueiros: 170 mil toneladas de peso bruto contêineres de 20 pés MARCILIO CUNHA

23 Píer granéis líquidos : petróleo, álcool e
PORTO DE SUAPE Píer granéis líquidos : petróleo, álcool e produtos químicos. Cais de uso múltiplos : gás natural. Porto interno : terminal de contêineres. MARCILIO CUNHA

24 Píer de granéis líquidos :
PORTO DE SUAPE Píer de granéis líquidos : capacidade de tancagem de 75 mil metros cúbicos. Terminal de contêineres : capacidade de movimentar até 500 mil TEUs MARCILIO CUNHA

25

26 atual : 9 m ( profundidade ) futuro : 11,5 m ( profundidade )
Na beira do cais : atual : 9 m ( profundidade ) futuro : 11,5 m ( profundidade ) Berços operantes : 8 para cargas 3 para passageiros Capacidade : cargueiros de 50 toneladas de porte bruto - TPB Dragagem ( custo ) : R$ 24 milhões Caminhões no porto : cerca de 120 por dia MARCILIO CUNHA

27 TERMINAL DE PASSAGEIROS TRIGO AÇUCAR EM SACOS CLINQUER COMBÚSTIVEIS
CEVADA FERTILIZANTES BARRILHA ARROZ CARGA GERAL GRANITO E AÇO CEREAIS COQUE AÇUCAR A GRANEL

28 dificuldades no acesso aos portos próximos
ENTRAVES : dificuldades no acesso aos portos próximos das áreas centrais das cidades. na maioria dos portos nacionais, desorganização nas operações de atracação e na recepção das mercadorias. as plataformas marítimas ficam geralmente congestionadas por caminhões carregados. faltam navios para operar na cabotagem. nos portos do NE as saídas ( 1,2 navios por semana ) na Europa ( 4 navios por semana) MARCILIO CUNHA

29 CFN – COMPANHIA FERROVIÁRIA DO NORDESTE
FERROVIAS DO NORDESTE EXTENSÃO : Km CONCESSÕES : CFN – COMPANHIA FERROVIÁRIA DO NORDESTE AL , PE , PB , RN , CE , PI , MA ( km ) FCA – FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA BA e SE ( km ) TRANSNORDESTINA TOTAL : R$ 4,800 milhões CONSTRUÇÃO 880 Km REMODELAÇÃO 1180 Km MARCILIO CUNHA

30 FERROVIA TRANSNORDESTINA
MARCILIO CUNHA

31 TRANSNORDESTINA E INTEGRAÇÃO
FONTE: TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA-CFN

32 Nova Transnordestina Projeto Geoeconômico
Para o estudo foram selecionados fluxos correspondentes a 80% do volume total da CFN, mais alguns escolhidos pela Direção da Ferrovia. Quanto aos trechos, foram escolhidos "pontas de linha" que foram consideradas com baixo potencial de rentabilidade pela Direção da Ferrovia. Legenda Corredor Norte – Bitola Métrica Corredor Exportação – Bitola Larga/Mista Corredor Zona da Mata – Bitola Métrica PA SÃO LUÍS PA Porto do Pecém Sobral FORTALEZA MA TERESINA CRATEÚS Limoeiro do Norte CE PIQUET CARNEIRO Jucurutú NATAL RN Crato C.Grande Uruçuí PI MISSÃO VELHA JOÃO PESSOA ARARIPINA Balsas Ribeiro Gonçalves PARNAMIRIM PB SALGUEIRO Caruarú PE RECIFE Porto de Suape PETROLINA AL MACEIÓ BA Propriá SE Barreiras Fonte: CFN, análise da equipe FONTE: TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA-CFN-2005

33 TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA SA
A Companhia Ferroviária do Nordeste – CFN detém a malha da ferrovia Transnordestina. Possui como estrutura km de linhas férreas. Possui 93 locomotivas e vagões. Operação e Terminais em 22 pátios e funcionários. Presente em 127 municípios do Nordeste com PIB R$ 67 bilhões.

34 TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA SA
Será um dos eixos do desenvolvimento regional. A integração ferroviária vai permitir ligar o litoral ao interior. Pernambuco e Ceará serão beneficiados diretamente concentrando as exportações de grãos. Os grãos produzidos no Oeste da Bahia,Maranhão e Piauí serão escoados pelos trilhos até os portos de Percém e Suape.

35 Novas Opções Solução logística é o Nordeste
Maranhão Piauí Tocantins NE do Mato Grosso SE do Pará 12 milhões de t anuais de Soja São Luis Porto Franco (MA) Pecém Eliseu Martins (PI) Projeção conservadora: 50 milhões de t de grãos 30 milhões de t anuais de Soja, Milho e Algodão Bahia Suape Ilhéus/Aratu 10 milhões de t anuais de Soja FONTE: TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA-CFN-2005

36 Mercados em expansão Gipsita: Ferrovia alavanca o crescimento
Produção de Gipsita em Pernambuco Aumentou 3,5 vezes nos últimos 10 anos Potencial de 22 milhões de ton anuais Mil t Taxa de crescimento anual 10,8%a.a. FONTE: TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA-CFN-2005

37 Mercados em expansão Frutas: Alavanca-se a produção do Vale do SF
Produção de Frutas no Vale do São Francisco Potencial de 175 mil t anuais Taxa de crescimento anual 7,8% a.a. Mil t FONTE: TRANSNORDESTINA LOGÍSTICA-CFN-2005

38 Proposta do Governo de Pernambuco
Etapa 01 Pecém Etapa 02 Pecém Arrojado Arrojado Trindade Missão Velha Trindade Missão Velha Parnamirim Salgueiro Parnamirim Salgueiro Eliseu Martins Eliseu Martins Suape Suape Petrolina Petrolina > Divisão em duas etapas, com a inclusão do Ramal Petrolina-Parnamirim: Etapa / Etapa /2011 > Missão Velha – Salgueiro > Eliseu Martins - Trindade > Salgueiro – Trindade > Salgueiro - Suape > Petrolina – Parnamirim > Arrojado - Pecém > Missão Velha – Arrojado – Suape (recuperação) Fonte: Artur Maciel – Governo do Estado

39 máquinas de tração e vagões. é fundamental minimizar o problema da
ENTRAVES : são necessários investimentos na ferrovia, máquinas de tração e vagões. é fundamental minimizar o problema da baixa velocidade praticada ( 15,7 km/hora ) contra ( 25 km/hora ) . equalizar distâncias entre trilhos ( bitolas ) diferentes entre trechos da malha. o traçado da malha é de 30 % mais longo que as rodovias ( sinuosidades e fortes rampas) passagem no meio de cidades e por construções erguidas nas bordas da ferrovia ( invasões ). MARCILIO CUNHA

40 Projetos de investimento em Pernambuco
FONTE:PAC

41 LOGÍSTICA DE EXPORTAÇÃO
EUROPA E AMÉRICA DO NORTE: CONTÊINERES REFRIGERADOS NAVIOS CARGUEIROS PAÍSES ASIÁTICOS MODAL AÉREO

42 ROTAS INTERNACIONAIS DE COMÉRCIO E TRANSPORTE MARÍTIMO
HUBs Rota dos Hubs

43 São definidas, com uma concentração geográfica
PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL Conceito São definidas, com uma concentração geográfica de organismos e empresas independentes, relacionadas com : transporte de mercadorias. operadores logísticos. exportadores e importadores. despachantes de carga. serviço de aduana.

44 possibilitam redução de até 12% nos custos logísticos.
PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL Ganhos possibilitam redução de até 12% nos custos logísticos. acréscimo de produtividade ( t / m ) de 40% em relação a empresas que não realizam suas operações por plataformas logística.

45 Estruturação Geral da Plataforma.
PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL Estruturação Geral da Plataforma. TERMINAL RODOVIÁRIO TERMINAL FERROVIÁRIO TERMINAL AÉREO ESTAÇÃO ADUANEIRA AEROPORTO INDUSTRIAL DISTRITO INDUSTRIAL CENTRO ADMINISTRATIVO CENTRO COMERCIAL E DE SERVIÇOS

46 PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL
TCR TCA AI DI EA TCF BR-232 CCS CA BR-116

47 PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL
Sertão Central de Pernambuco Área territorial : 1.639 km População : habitantes Distância da Capital : 518 km

48 proximidade com as principais capitais nordestinas.
PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL sua localização no extremo oposto do Recife proximidade com as principais capitais nordestinas. é um ponto de entroncamento das BR’s 232 e 116. localização estratégica do ponto de vista logístico.

49 Distâncias de Salgueiro:
PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL Distâncias de Salgueiro: Aracajú : km Maceió : km Salvador : km Fortaleza : km Natal : km São Luis : km João Pessoa : 558 km Recife : km Teresina : km

50 PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL
Área total: 267,4 hectares Área ocupada: 106 hectares

51 Hidrovia do São Francisco
PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL Hidrovia do São Francisco distante 254 km da Plataforma, permitirá acesso aos km de hidrovia podendo atender Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

52 Aeroporto Civil PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL
espaço dedicado à estrutura aeroportuária para cargas. no futuro poderá se transformar num aeroporto-industrial. ampliação da atual pista de pouso e decolagem para m. adoção de serviços de apoio de aeronaves e armazenagem.

53 PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL
Soja , Fertilizantes ,5 Gipsita , Gesso ,5 Fertilizantes, Sal ,Farelo Cimento,Soja,Feijão, Oleo de Soja ,5 Frutas, Café, Fertilizantes ,4 Álcool,Fertilizantes, Açucar Algodão, Combustíveis, Contêineres ,3 Fertilizantes,Sal,Gesso, Cimento ,3 Frutas, Sal, Minério ,2 Frutas,Açucar,Álcool ,0 1 2 6 3 7 1 2 4 5 4 8 5 3 6 7 8 Fonte : IBGE,CFN,ACPE

54 PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL

55 PLATAFORMA LOGÍSTICA MULTIMODAL
Com influência em comercialização em um raio de 250 km na região, Salgueiro se destaca geograficamente. A maior parcela das cargas destinadas ao interior do Nordeste, passa pelo município.

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