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PROFESSOR ROSIVAL CARVALHO

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Apresentação em tema: "PROFESSOR ROSIVAL CARVALHO"— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSOR ROSIVAL CARVALHO
AULA DE FILOSOFIA PROFESSOR ROSIVAL CARVALHO

2 ORAÇÃO AO TEMPO – CAETANO VELOSO
“ÉS UM SENHOR TÃO BONITO, QUANTO A CARA DO MEU FILHO, TEMPO, TEMPO, TEMPO, TEMPO, VOU TE FAZER UM PEDIDO, TEMPO, TEMPO, TEMPO, TEMPO”...

3 IMMANUEL KANT: (1724 – 1804) O TRIBUNAL DA RAZÃO
O MAIOR REPRESENTANTE DO ILUMINISMO ALEMÃO, KANT REALIZOU EM SUAS OBRAS O EXAME DAS POSSIBILIDADES DE CONHECIMENTO DA RAZÃO HUMANA, ESTABELECENDO OS LIMITES E AS CONDIÇÕES NAS QUAIS A RAZÃO PODE CONHECER O MUNDO.

4 IMMANUEL KANT É O MAIOR FILÓSOFO DO ILUMINISMO ALEMÃO. EM SEU TEXTO O QUE É A ILUSTRAÇÃO, O FILÓSOFO SINTETIZA O OTIMISMO ILUMINISTA EM RELAÇÃO À POSSIBILIDADE DE O HOMEM SE GUIAR POR SUA PRÓPRIA RAZÃO, SEM SE DEIXAR ENGANAR PELAS CRENÇAS, TRADIÇÕES E OPINIÕES ALHEIAS.

5 IMMANUEL KANT APRESENTA O PROCESSO DE ILUSTRAÇÃOCOMO SENDO “A SAÍDA DO HOMEM DE MENORIDADE” E A TOMADA DE CONSCIÊNCIA POR ELE DA AUTONOMIA DA RAZÃO DO AGIR HUMANO.

6 IMMANUEL KANT AFIRMA QUE A FILOSOFIA DEVE RESPONDER A QUATRO QUESTÕES FUNDAMENTAIS: O QUE POSSO SABER? COMO DEVO AGIR? O QUE POSSO ESPERAR? O QUE É O SER HUMANO?

7 IMMANUEL KANT O IMPERATIVO CATEGÓRICO: “AGE APENAS SEGUNDO AQUELAS MÁXIMAS POR MEIO DAS QUAIS POSSAS, AO MESMO TEMPO, QUERER QUE ELAS SE TRANSFORMEM EM UMA LEI GERAL”.

8 IDADE CONTEMPORÂNEA AVANÇOS TÉCNICOS, INDUSTRIALIZAÇÃO E CONFLITOS SOCIAIS.

9 IDADE CONTEMPORÂNEA NA PERIODIZAÇÃO TRADICIONAL, CONSIDERA-SE A REVOLUÇÃO FRANCESA ( ), COMO MARCO INICIAL DA CONTEMPORANEIDADE.

10 IDADE CONTEMPORÂNEA O POSITIVISMO DE AUGUSTO COMTE ( ) – O AMOR POR PRINCÍPIO, A ORDEM POR BASE E O PROGRESSO POR FIM. PROPUNHA UMA REFORMA DA SOCIEDADE BASEADA NO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E NA ORGANIZAÇÃO RACIONAL DA VIDA SOCIAL.

11 IDADE CONTEMPORÂNEA DA OBRA DE COMTE DESTACAM-SE TRÊS PARTES FUNDAMENTAIS: A LEI DOS TRÊS ESTADOS, A CLASSIFICAÇÃO DAS CIÊNCIAS E A REFORMA INTELECTUAL DA SOCIEDADE.

12 IDADE CONTEMPORÂNEA HEGEL (1770-1831)
PRINCIPAIS OBRAS – FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO, PRINCÍPIOS DA FILOSOFIA DO DIREITO, LIÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DA FILOSOFIA.

13 IDADE CONTEMPORÂNEA HEGEL QUER CAPTAR EM SUA FILOSOFIA O MOVIMENTO DIALÉTICO DA REALIDADE. ASSIM COMO UM BOTÃO PRECISA DESAPARECER PARA QUE A FLOR SURJA, E A FLOR DESAPARECE PARA QUE SURJA O FRUTO, DA MESMA FORMA, TODAS AS COISAS PASSAM POR UM PROCESSO DINÂMICO DE TRANSFORMAÇÕES QUE LEVA A UMA SÍNTESE SUPERIOR.

14 IDADE CONTEMPORÂNEA FEUERBACH (1804-1872); SCHOPENHAUER (1788-1860);
KIERKEGAARD ( )

15 IDADE CONTEMPORÂNEA KARL MARX (1818-1883) – O INDIVÍDUO É O SER SOCIAL
“NÃO É A CONSCIÊNCIA DOS HOMENS QUE DETERMINA O SEU SER SOCIAL, MAS, AO CONTRÁRIO, É O SEU SER SOCIAL QUE DETERMINA SUA CONSCIÊNCIA”.

16 IDADE CONTEMPORÂNEA MARX FAZ UMA CRÍTICA RADICAL DO IDEALISMO HEGELIANO, NA QUAL AFIRMA QUE HEGEL INVERTE A RELAÇÃO ENTRE O QUE É DETERMINANTE – A REALIDADE MATERIAL – E O QUE É DETERMINADO – AS REPRESENTAÇÕES E CONCEITOS ACERCA DESSA REALIDADE.

17 IDADE CONTEMPORÂNEA PARA MARX, NÃO EXISTE O INDIVÍDUO FORMADO FORA DAS RELAÇÕES SOCIAIS. ELE ENFATIZA ESSE PONTO AO AFIRMAR: “A ESSÊNCIA HUMANA (...) É O CONJUNTO DAS RELAÇÕES SOCIAIS”.

18 IDADE CONTEMPORÂNEA O CAPITAL, UMA DAS OBRAS MAIS IMPORTANTES DE MARX, EXPÕE A LÓGICA DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA, NO QUAL A FORÇA DE TRABALHO É TRANSFORMADA EM UMA MERCADORIA COM DUPLA FACE:

19 IDADE CONTEMPORÂNEA POR UM LADO, É UMA MERCADORIA COMO OUTRA QUALQUER, PAGA PELO SALÁRIO; POR OUTRO LADO, É A ÚNICA MERCADORIA QUE PRODUZ VALOR, OU SEJA QUE REPRODUZ O CAPITAL.

20 IDADE CONTEMPORÂNEA

21 IDADE CONTEMPORÂNEA COMPANHEIROS INSEPARÁVEIS, MARX E ENGELS TRABALHARAM JUNTOS NA REDAÇÃO DE VÁRIOS LIVROS E ARTIGOS, INCLUSIVE O MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA (1848), DOCUMENTO QUE TRAZ UMA COMPREENSÃO MATERIALISTA DA HISTÓRIA E SINTETIZA OS PRINCÍPIOS DO COMUNISMO.

22 IDADE CONTEMPORÂNEA II
NIETZSCHE ( ) – DO JULGAMENTO DA CIVILIZAÇÃO À QUESTÃO DA EXISTÊNCIA HUMANA.

23 IDADE CONTEMPORÂNEA II

24 IDADE CONTEMPORÂNEA II
EM SUA OBRA, NIETZSCHE CRITICA A TRADIÇÃO DA FILOSOFIA OCIDENTAL A PARTIR DE SÓCRATES, A QUEM ACUSA DE TER NEGADO A INTUIÇÃO CRIADORA DA FILOSOFIA ANTERIOR, PRÉ-SOCRÁTICA.

25 IDADE CONTEMPORÂNEA II
NESSA ANÁLISE, ESTABELECE A DISTINÇÃO ENTRE DOIS PRINCÍPIOS: O APOLÍNEO E O DIONISÍACO – A PARTIR, RESPECTIVAMENTE DE APOLO (DEUS DA RAZÃO, DA CLAREZA, DA ORDEM) E DIONÍSIO (DEUS DA AVENTURA, DA MÚSICA, DA FANTASIA,DA DESORDEM).

26 IDADE CONTEMPORÂNEA II
PARA NIETZSCHE, ESSES DOIS PRINCÍPIOS OU DIMENSÕES COMPLEMENTARES DA REALIDADE, O APOLÍNEO E O DIONISÍACO, FORAM SEPARADOS NA GRÉCIA SOCRÁTICA, QUE, OPTANDO PELO CULTO À RAZÃO, SECOU A SEIVA CRIADORA DA FILOSOFIA, CONTIDA NA DIMENSÃO DIONISÍACA.

27 IDADE CONTEMPORÂNEA II
NIETZSCHE DESENVOLVEU UMA CRÍTICA INTENSA DOS VALORES MORAIS, PROPONDO UMA NOVA ABORDAGEM: A GENEALOGIA DA MORAL.

28 IDADE CONTEMPORÂNEA II
SER NIILISTA SIGNIFICA NÃO CRER EM NENHUMA VERDADE MORAL OU HIERARQUIA DE VALORES PRÉ-ESTABELECIDOS. O NIILISMO DE NIETZSCHE BASEAVA-SE NA AFIRMAÇÃO DA “MORTE DE DEUS”, ISTO É, NA REJEIÇÃO À CRENÇA DE UM SER ABSOLUTO, TRANSCENDENTAL, CAPAZ DE TRAÇAR “O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA” PARA O SER HUMANO.

29 IDADE CONTEMPORÂNEA II
EDMUND HUSSERL ( ). FORMULOU UM MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA CONHECIDO COMO FENOMENOLOGIA.

30 IDADE CONTEMPORÂNEA II
O MÉTODO FENOMENOLÓGICO CONSISTE, BASICAMENTE, NA OBSERVAÇÃO E DESCRIÇÃO RIGOROSA DO FENÔMENO, ISTO É, DAQUILO QUE SE MANIFESTA, APARECE OU SE OFERECE AOS SENTIDOS OU À CONSCIÊNCIA.

31 IDADE CONTEMPORÂNEA II
MARTIN HEIDEGGER ( ) ANALISANDO A VIDA HUMANA, O FILÓSOFO DESCREVEU TRÊS ETAPAS BÁSICAS QUE MARCAM A EXISTÊNCIA E QUE, PARA A MAIORIA DOS HOMENS, CULMINAM NUMA EXISTÊNCIA INAUTÊNTICA:

32 IDADE CONTEMPORÂNEA II
O FATO DA EXISTÊNCIA – O homem lançado ao mundo sem saber por quê. O DESENVOLVIMENTO DA EXISTÊNCIA – Para existir, o homem projeta a sua vida e procura agir no campo das suas possibilidades.

33 IDADE CONTEMPORÂNEA II
A DESTRUIÇÃO DO EU – tentando realizar o seu projeto, o homem sofre a interferência de uma série de fatores adversos que o desviam do seu caminho existencial. Heidegger denominou o modo de ser do homem, nossa existência, com a palavra Dasein, cujo sentido é ser aí, estar aí.

34 IDADE CONTEMPORÂNEA II
JEAN PAUL SARTRE ( ) FILÓSOFO MAIS CONHECIDO DA CORRENTE EXISTENCIALISTA. GRANDE PARTE DE SUA FAMA DEVE-SE NÃO PROPRIAMENTE À SUA OBRA FILOSÓFICA, MAS ÀS SUAS PEÇAS DE TEATRO E ROMANCES.

35 IDADE CONTEMPORÂNEA II
A NAÚSEA, O MURO, A IDADE DA RAZÃO, O DIABO E O BOM DEUS. OBRA MAIS CONHECIDA: O SER E O NADA, PUBLICADA EM 1939.

36 IDADE CONTEMPORÂNEA II
UM DOS VALORES FUNDAMENTAIS DA CONDIÇÃO HUMANA É, SEGUNDO SARTRE, A LIBERDADE. É O EXERCÍCIO DA LIBERDADE, EM SITUAÇÕES CONCRETAS, QUE IMPULSIONA A CONDUTA HUMANA, QUE GERA A INCERTEZA, QUE LEVA À PROCURA DE SENTIDOS, QUE PRODUZ A ULTRAPASSAGEM DE CERTOS LIMITES.

37 A ESCOLA DE FRANKFURT UMA TEORIA CRÍTICA CONTRA A SITUAÇÃO SOCIAL EXISTENTE. ESCOLA DE FRANKFURT É O NOME DADO AO GRUPO DE PENSADORES ALEMÃES DO INSTITUTO DE PESQUISAS SOCIAIS DE FRANKFURT, FUNDADO NA DÉCADA DE 1920.

38 ESCOLA DE FRANKFURT SUA PRODUÇÃO FICOU CONHECIDA COMO TEORIA CRÍTICA.
DESTAQUES: THEODOR ADORNO, MAX HORKHEIMER, WALTER BENJAMIM, HEBERT MARCUSE, ERICH FROM E JURGEN HABERMAS

39 ESCOLA DE FRANKFURT A ESCOLA DE FRANKFURT CONCENTROU SEU INTERESSE NA ANÁLISE DA SOCIEDADE DE MASSA, TERMO QUE BUSCA CARACTERIZAR A SOCIEDADE ATUAL, NA QUAL O AVANÇO TECNOLÓGICO É COLOCADO A SERVIÇO DA REPRODUÇÃO DA LÓGICA CAPITALISTA, ENFATIZANDO O CONSUMO E A DIVERSÃO COMO (...)

40 ESCOLA DE FRANKFURT (...) FORMAS DE GARANTIR O APAZIGUAMENTO E A DILUIÇÃO DOS PROBLEMAS SOCIAIS.

41 ESCOLA DE FRANKFURT DE ACORDO COM ADORNO E HORKHEIMER, A RAZÃO ILUMINISTA, QUE VISAVA A EMANCIPAÇÃO DOS INDIVÍDUOS E O PROGRESSO SOCIAL, TERMINOU POR LEVAR A UMA MAIOR DOMINAÇÃO DAS PESSOAS EM VIRTUDE DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO-INDUSTRIAL.

42 ESCOLA DE FRANKFURT DENUNCIAM TAMBÉM O DESENCANTAMENTO DO MUNDO, A DETURPAÇÃO DAS CONSCIÊNCIAS INDIVIDUAIS AO SISTEMA SOCIAL DOMINANTE.

43 ESCOLA DE FRANKFURT O QUE HÁ DE CARACTERÍSTICO NOS FILÓSOFOS DA ESCOLA DE FRANKFURT É A DESESPERANÇA EM RELAÇÃO À POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAÇÃO DESSA REALIDADE SOCIAL. ISSO SE DEVERIA A UMA AUSÊNCIA (...)

44 ESCOLA DE FRANKFURT (...) DE CONSCIÊNCIA REVOLUCIONÁRIA NO PROLETARIADO, QUE TERIA SIDO ASSIMILADO, ABSORVIDO PELO SISTEMA CAPITALISTA.

45 ESCOLA DE FRANKFURT INDÚSTRIA CULTURAL, É UM TERMO DIFUNDIDO POR ADORNO E HORKHEIMER PARA DESIGNAR A INDÚSTRIA DA DIVERSÃO VULGAR, VEICULADA PELA TV, RÁDIO, REVISTAS, JORNAIS, MÚSICAS, PROPAGANDAS ETC. (...)

46 ESCOLA DE FRANKFURT ATRAVÉS DA INDÚSTRIA CULTURAL E DA DIVERSÃO SE OBTERIA A HOMOGENEIZAÇÃO DOS COMPORTAMENTOS, A MASSIFICAÇÃO DAS PESSOAS.

47 ESCOLA DE FRANKFURT

48 ESCOLA DE FRANKFURT

49 ESCOLA DE FRANKFURT HABERMAS – UM DOS TEÓRICOS MAIS INFLUENTES DA ESCOLA DE FRANKFURT. DISCORDA DAS POSIÇÕES DE ADORNO E HORKHEIMER

50 ESCOLA DE FRANKFURT PROPÕE COMO NOVA PERSPECTIVA, OUTRO CONCEITO DE RAZÃO: A RAZÃO DIALÓGICA, QUE BROTA DO DIÁLOGO E DA ARGUMENTAÇÃO ENTRE OS AGENTES INTERESSADOS NUMA DETERMINADA SITUAÇÃO.

51 ESCOLA DE FRANKFURT PROPÔE O ENTENDIMENTO DA VERDADE NÃO MAIS COMO UMA ADEQUAÇÃO DO PENSAMENTO À REALIDADE, MAS COMO FRUTO DA AÇÃO COMUNICATIVA; NÃO COMO VERDADE SUBJETIVA, MAS COMO VERDADE INTERSUBJETIVA

52 ESCOLA DE FRANKFURT RAZÃO E VERDADE DEIXAM DE SER, ASSIM, CONTEÚDOS OU VALORES ABSOLUTOS E PASSAM A SER DEFINIDOS CONSENSUALMENTE. E NA SUA VALIDADE SERÁ TANTO MAIOR QUANTO MELHORES FOREM (...)

53 ESCOLA DE FRANKFURT (...) AS CONDIÇÕES DE DIÁLOGO, O QUE SE CONSEGUE COM O APERFEIÇOAMENTO DA DEMOCRACIA.

54 ESCOLA DE FRANKFURT O PENSAMENTO DE HABERMAS INCORPORA E DESENVOLVE REFLEXÕES PROPOSTAS PELA FILOSOFIA DA LINGUAGEM. ASSIM, SE O MUNDO CONTEMPORÂNEO É REGIDO PELA RAZÃO INSTRUMENTAL, CONFORME DENUNCIARAM OS (...)

55 ESCOLA DE FRANKFURT (...) FILÓSOFOS QUE O ANTECEDERAM NA ESCOLA DE FRANKFURT; PARA HABERMAS CABERIA À RAZÃO COMUNICATIVA, EMFIM, O PAPEL DE RESISTIR E REORIENTAR ESSA RAZÃO INSTRUMENTAL.

56 FILOSOFIA PÓS-MODERNA
O TERMO PÓS-MODERNO SE APLICA A UM GRUPO DE INTELECTUAIS, ENTRE ELES ALGUNS FILÓSOFOS, QUE TEM COMO PONTO COMUM A CRÍTICA AO PROJETO DA MODERNIDADE.

57 FILOSOFIA PÓS-MODERNA
ENTRE OS PENSADORES PÓS-MODERNOS MAIS SIGNIFICATIVOS ESTÃO OS FRANCESES MICHEL FOUCAULT, JEAN BAUDRILLARD, JACQUES DERRIDA E JEAN FRANÇOIS LYOTARD

58 FILOSOFIA PÓS-MODERNA
MICHEL FOUCAULT ( ) – TRABALHA EM SUA OBRA ASPECTOS DA DOMINAÇÃO SOCIAL PRESENTES NAS DIVERSAS INSTITUIÇÕES, TAIS COMO ESCOLAS, PRESÍDIOS, HOSPÍCIOS E HOSPITAIS. (...)

59 FILOSOFIA PÓS-MODERNA
(...) DESENVOLVE NESSA ANÁLISE, A IDEIA DOS MICROPODERES, ESPALHADOS EM TODA A ESTRUTURA SOCIAL.

60 FILOSOFIA PÓS-MODERNA
O OBJETIVO DE FOUCAULT, COMO FILÓSOFO, FOI O DE COLOCAR À MOSTRA ESTRUTURAS VELADAS DE PODER, TENDO COMO INSPIRAÇÃO NIETZSCHE.

61 MENSAGEM FINAL!!! UFA!!!

62 E NÃO TEM MAIS NADA??? COMEÇAMOS REFLETINDO SOBRE O TEMPO E CONCLUIMOS NOS REPORTANDO AO TEMPO. ESPERO QUE NO PRÓXIMO ANO VOCÊ POSSA DIVIDIR CONHECIMENTOS COM OUTRAS PESSOAS, NA SALA DE AULA DA UNIVERSIDADE QUE VOCÊ ESCOLHEU PARA ESTUDAR (...)

63 TEM SIM!!! (...) AFINAL DE CONTAS, CADA UM DE NÓS É DO TAMANHO DO PRÓPRIO SONHO. E QUANTO AO TEMPO? FIQUE TRANQUILO, POIS ESSE DECIDIDAMENTE NÃO PARA... SAUDAÇÕES FILOSÓFICAS!!!

64 PROFESSOR ROSIVAL CARVALHO
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