A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes"— Transcrição da apresentação:

1 INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PROFESSORA: PAULA SOBRINHO

2 REDES ASSISTENCIAIS São componentes da rede de assistência às urgências: • Pré-hospitalar fixo: Unidades Básicas de Saúde (UBSs); Estratégia de Saúde da Família (ESF); ambulatórios especializados, Unidade de Pronto Atendimento (UPA); serviços de apoio, diagnóstico e tratamento. • Pré-hospitalar móvel: Rede Samu 192, Sistema Resgate e ambulâncias da iniciativa privada, entre outros. • Rede hospitalar: Média e alta complexidade. • Pós-hospitalar: Reabilitação e serviço de atenção domiciliar.

3 Humanização no atendimento dos pacientes
A Política Nacional de Humanização (PNH) foi concebida para toda a rede SUS, visando, sobretudo, a qualidade do atendimento. Aspectos relevantes da humanização: Valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde - usuários, trabalhadores e gestores; Aumento do grau de corresponsabilidade na produção de saúde e de sujeitos;

4 Estabelecimento de vínculos solidários e de participação coletiva no processo de gestão;
Identificação das necessidades sociais de saúde; Mudança nos modelos de atenção e gestão dos processos de trabalho, tendo como foco as necessidades dos cidadãos e a produção de saúde; e compromisso com a ambiência, melhoria das condições de trabalho e de atendimento (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2004).

5 Qualificação e educação permanente dos profissionais de saúde
No serviço de atenção às urgências, como em qualquer outra área de saúde, atuam profissionais com diversas formações, experiências e tempo de exercício na área. Especificamente em relação a recursos humanos, alguns fatores repercutem negativamente no trabalho, como a informalidade na contratação e a organização vertical do trabalho, habilitação inadequada para atuação em urgências, despreparo profissional, baixo investimento na qualificação e educação permanente, a não implementação do plano de cargos, carreiras e salários do SUS.


Carregar ppt "INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google