A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIOCENTRISMO. Biocentrismo Definição: Teoria que considera que todo o organismo vivente no ecossistema do planeta (biosfera) tem a mesma significância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIOCENTRISMO. Biocentrismo Definição: Teoria que considera que todo o organismo vivente no ecossistema do planeta (biosfera) tem a mesma significância."— Transcrição da apresentação:

1 BIOCENTRISMO

2 Biocentrismo Definição: Teoria que considera que todo o organismo vivente no ecossistema do planeta (biosfera) tem a mesma significância moral. (Robin Attfield)

3 Temos deveres diante da natureza. A natureza é titular de direitos. A natureza tem valor intrínseco. Não há diferença de tratamento entre seres humanos e não-humanos.

4 Biocentrismo – Tendências [1] Biocentrismo Mitigado Privilegia entidades individuais. [2] Biocentrismo Global (Ecocentrismo) Privilegia as totalidades e processos naturais irredutíveis aos seus componentes.

5 Biocentrismo Mitigado Sustenta que entidades individuais detentoras de vida e de sensações merecem a tutela moral, porque são titulares de direitos

6 MODELO 1 Tom Regan (1983 / 1992) Princípio: Todo sujeito de vida merece considerabilidade moral.

7 Sujeito de Vida: Ser que possui um ponto de vista sobre a sua própria vida, à base da qual a vida por suas sensações pode aparecer melhor ou pior para quem a vive, independentemente dos significados de utilidade para os outros.

8 Todo aquele que possui esse ponto de vista é depositário de valor inerente, sendo titular de direitos inalienáveis e não sofrendo alterações ou interferências em seu curso vital.

9 Ter um ponto de vista significa possuir identidade psicofísica, ter capacidade de desejos e atuar com objetivos. Exemplo: Mamíferos de um ano de vida.

10 MODELO 2 Peter Singer Considerabilidade Moral: Seres com capacidade de sentir dor e prazer. SERES SENCIENTES

11 Libertação Animal Tom Regan: Teoria dos Direitos Peter Singer: Utilitarismo

12 MODELO 3 Paul W. Taylor (1996) Considerabilidade Moral: Seres biologicamente organizados e não apenas os que têm sensações e preferências de bem-estar.

13 Biocentrismo Global [Ecocentrismo] Antiantropocêntrica Holística Radical

14 Pontos de partida: Conhecimentos científicos da ecologia; Reconhecimento da natureza como um conjunto interdependente; Do lugar do ser humano neste conjunto.

15 Considerabilidade Moral: Os conjuntos sistêmicos: Ecossistemas; Biosfera; Cadeias alimentares; Fluxos energéticos.

16 MODELO 1 Valoriza a vida enquanto totalidades complexas e estruturais e processos bióticos. A vida é um processo de tipo global não redutível ao valor dos organismos singulares.

17 Albert Schweitzer Noção: Vontade de viver Princípio de Respeito à Vida Eu sou a vida que quer viver em meio à vida que quer viver.

18 K. Goodpaster / L. E. Jonhson Versão secularizada da ética da sacralidade da vida. Noção: Interesse de bem-estar

19 MODELO 2 Aldo Leopoldo Ética da Terra Considerabilidade Moral: A Terra coletivamente

20 O indivíduo é um membro de uma comunidade de partes interdependentes. Terra é uma comunidade biótica. Desperta sentimentos de amor e respeito.

21 MODELO 3 H. Rolston III Ética Ecológica Natureza inter-relações

22 MODELO 4 Biard Callicott Ética Bioempática Sentimentos de simpatia radicados no ser humano.

23 FONTES: Junges, José R.Ética ambiental. São Leopoldo: Unisinos, Elliot, Robert. Environmenal Ethics. Oxford: New York, Attfield, Robin. Ética Ambiental.


Carregar ppt "BIOCENTRISMO. Biocentrismo Definição: Teoria que considera que todo o organismo vivente no ecossistema do planeta (biosfera) tem a mesma significância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google