A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCORDÂNCIA DO VERBO SER

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCORDÂNCIA DO VERBO SER"— Transcrição da apresentação:

1 CONCORDÂNCIA DO VERBO SER

2 O verbo de ligação [ser] apresenta uma concordância particularíssima, já que, em vez de concordar normalmente com o sujeito, oscila entre o sujeito e o predicativo do sujeito. Veja:

3 Tua vida são => essas ilusões (predicativo do sujeito).
A menina (Sujeito) <= é os encantos dos mestres.

4 CASOS ESPECIAIS DE CONCORDÂNCIA DO VERBO SER
1º. Quando o sujeito for um dos pronomes tudo, o (seguido de "que"), isto, isso ou aquilo, o verbo [ser] concordará com o predicativo do sujeito, se este estiver no plural: O que eu queria eram provas. Exemplos: Aquilo eram fantasias da infância. Nem tudo eram flores. / Isso são ilusões, Marina! Mas Atenção: O verbo [ser] fica no singular quando o predicativo é formado de dois núcleos singular: Tudo o mais é saudade e tristeza.

5 2º. Quando o sujeito é nome de coisa ou objeto (no singular) e o predicativo do sujeito um substantivo no plural, o verbo [ser] concorda, de preferência, com o predicativo: Exemplos: A vida (coisa) não são rosas. A cama (coisa) são umas palhas. O seu segredo são essas vaidades.

6 Mas Atenção! O sujeito ou predicativo sendo nome próprio, nome de pessoa ou pessoa, a concordância se faz com a pessoa: O homem é cinzas. / Paulo era só problemas. Seu orgulho eram os velhinhos. A menina é os encantos dos mestres.

7 3º. Na indicação de horas, datas e distâncias o verbo ser é impessoal (sem sujeito) e concordará com a expressão numérica (predicativo). Se ela for igual ou maior do que dois, usamos o plural: Exemplos: Da estação à fazenda são três léguas a cavalo. Hoje são vinte e um do mês, não é? Seriam seis e meia da tarde? É uma hora e meia. Hoje são 31 de março. Aqui está a conta: são dois mil reais.

8 Mas Atenção! Se aparecer à palavra dia antes da expressão numérica, o verbo com ela concorda. Assim diremos: Hoje é dia 31 de outubro, neste caso, o predicativo é a palavra dia. ► No caso de locução verbal, é o verbo auxiliar do verbo ser que concorda com o predicativo: Devem ser dez horas. ► Estando à expressão que designa hora precedida da locução perto de, hesitam os escritores entre o plural e o singular: Eram perto de oito horas. / Era perto de duas horas. Em caso de dúvida, num concurso ou vestibular, faça a concordância no plural.

9 4º. Quando acompanhado de muito, pouco, bastante, suficiente etc
4º. Quando acompanhado de muito, pouco, bastante, suficiente etc., usa-se apenas [é], independentemente do número em que estiver o sujeito: Exemplos: Dois dias é pouco tempo para aprender tudo. Três mil reais é bastante por esta casa. Vinte quilos é muito para uma criança carregar. Dois metros de tecido é suficiente para fazer o seu terno.

10 deveria ser: Três mil reais [são] bastante... A concordância
► Há quem ache estranho essa concordância e que deveria ser: Três mil reais [são] bastante... A concordância no singular, embora estranha, acontece normalmente com as expressões que denotam "excesso, suficiência ou insuficiência". É mais um caso de concordância ideológica, o sujeito, embora no plural, guarda a ideia coletiva e o verbo no singular sintoniza com essa ideia.

11 5º. Quando um dos dois "sujeito ou
predicativo" for "pronome pessoal", a concordância é feita com este pronome: Vocês são atrevidos. O Brasil, senhores, sois vós. Todo eu era olhos e coração. Os interessados somos nós.

12 6º. Quando o predicativo é o pronome demonstrativo [o] ou a palavra "coisa", o verbo ser concordará com o "predicativo" Exemplos: Divertimento é coisa que não lhe falta. Os bastidores é o que me toca. Mentiras era o que me pediam.


Carregar ppt "CONCORDÂNCIA DO VERBO SER"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google