A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados."— Transcrição da apresentação:

1 Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados na internet Módulo 2 - Análise de Ambientes e Ferramentas de EaD Análise da Disciplina Seminário de Educação a Distância Com base no texto:

2 Referência Revista Electrônica de Enseñanza de las Ciências Vol.9 Nº 3, 530-548 (2010) Autores: Taís Rabetti Giannella e Miriam Struchiner

3 1)Endereço eletrônico do AVA selecionado http://ltc.nutes.ufrj.br/constructore http://ltc.nutes.ufrj.br/constructore

4 2) Título e Natureza do AVA (plataforma de EaD, curso etc) Disciplina: Seminário de Educação a

5 3) Descrição geral (p.ex. se é um curso, indicar nível de ensino, público alvo etc) É uma disciplina de pós-graduação que utiliza o sistema semi- presencial (presencial e a distância) de ensino para possibilitar a vivência dos alunos em situações de aprendizagem online. É oferecida através da plataforma Constructore. É destinada à alunos de pós-graduação interessados em aprofundar conhecimentos sobre as possibilidades educativas e os desafios teórico-práticos colocados pela integração das Tecnologias de Informação e Comunicação nos processos educacionais. Componente a Distância (online): Forum de discussão de temas ligados às leituras e análises; base de textos e informações; prática de desenvolvimento de materiais e ambientes online com a Constructore.

6 4) Fontes consultadas para selecionar os aspectos/elementos a serem analisados Texto: Integração de tecnologias de informação e de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados na Internet para o ensino de ciências e saúde. Autoras: Taís Giannella e Miriam Struchiner

7 5) Aspectos analisados (indicar quais foram os aspectos analisados no AVA; p.ex.: interface visual, desenho e estrutura pedagógica, forma de utilização dos recursos de conteúdo e de comunicação etc) Categorias de Análise Indicadores Abordagem Pedagógica Abordagem centrada na aprendizagem/aluno Estratégias de ensino- aprendizagem oferta de recursos de informação (disponíveis em "objetos de aprendizagem"). oferta de atividades que envolvem a participação ativa do aluno: aprender explorando (atividades que enfocam a busca de novas informações e conteúdos por parte do aluno) - Formulário 1 (busca e seleção de um artigo sobre o tema do módulo para ser apresentado no encontro presencial), aprender fazendo (atividades que dão a oportunidade de aprender na ação ou na experimentação de um determinado processo) - Atividade - Módulo 4 (construção de um material, atividade ou curso na ferramenta Constructore). oferta de atividades que ressaltam o compartilhamento das experiências e dos resultados das tarefas realizadas, promovendo a colaboração de todos os participantes envolvidos: aprender refletindo - Fórum. Modalidades de uso de TICs Papel das TICs no processo educativo: atividades autênticas (utiliza as estratégias "aprender explorando" e "aprender fazendo") e aprendizagem colaborativa ("aprender refletindo").

8 Figura 1.- Esquema do modelo construído para analisar materiais educativos baseados na Internet, voltados para o ensino de ciências e saúde.

9 6) Resultados da análise A disciplina Seminário de Educação a Distância apresenta uma abordagem pedagógica centrada na aprendizagem/no aluno. Oferece atividades que envolvem a participação ativa do aluno através de estratégias como "aprender explorando" e "aprender fazendo" e atividades que ressaltam o compartilhamento de experiências e promovem a colaboração dos alunos através da estratégia "aprender refletindo".

10 7) Comentários adicionais O ambiente virtual de aprendizagem, desenvolvido pela disciplina, tem como objetivo estimular indagações e motivar buscas para que o ensino seja verdadeiramente independente e autônomo, as tecnologias de comunicação são utilizadas para viabilizar a aprendizagem significativa, e há promoção do diálogo, da participação e da interação.


Carregar ppt "Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google