A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Roberto Landell de Moura Pioneiro das Telecomunicações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Roberto Landell de Moura Pioneiro das Telecomunicações"— Transcrição da apresentação:

1 Roberto Landell de Moura Pioneiro das Telecomunicações

2 As primeiras experiências de Landell de Moura
1889. Proclamação da República altera profundamente as relações Igreja-Estado. Ciência x religião 1893. Solicita subsídios à Igreja para desenvolver aparelhos de comunicação sem fio. Negado Realiza primeiras experiências, antes de Marconi: radiotelegrafia e radiotelefonia. Faz tudo sozinho. É o sábio que inventa, o engenheiro que projeta e o operário que fabrica as peças. O Estado de S.Paulo noticia, em 16 de julho, experiências no bairro de Santana, zona norte da capital paulista 1900. Jornal do Commercio (RJ) relata experiência, em 3 de junho, entre a avenida Paulista e o alto de Santana: 8 km em linha reta

3 Locais das experiências pioneiras
Entre a Avenida Paulista e o alto de Santana: 8 km. Landell convida autoridades, imprensa e cientistas. Buscava patrocínio para desenvolver as suas invenções. Não recebeu nenhum apoio e destruíram os seus aparelhos.

4 Quem inventou o rádio... Landell ou Marconi ?

5 Se rádio é voz humana... Para o Canadá, o físico Reginald Aubrey Fessenden é o verdadeiro inventor do rádio e não Marconi. “A primeira transmissão da palavra sem fio foi conseguida em dezembro de 1900”, declarou o cientista, em 1915 No dia 23 de dezembro de 1900, Fessenden enviou uma mensagem de som para Mr. Thiessen. Em 1906, ele transmitiu a voz e o som de um fonógrafo Padre Landell enviou mensagens de voz sem fio em julho de 1899 e em junho de 1900, com registros da imprensa Outros pioneiros na radiotelefonia: Valdemar Poulsen (1902) e Quirino Majorana (1903) Marconi transmitiu a voz pela primeira vez em 1914 Who Invented Radio? A Canadian? Radio's First Voice...Canadian! Reginald Aubrey Fessenden: Over a Century of Radio Dec. 24, 1906: The Day Radio as We Now Know It was Created Welcome to the World's Most Viewed Fessenden Website

6 Patentes no Brasil e nos EUA
Patente brasileira: patentes nos EUA: 1904

7 Landell e os outros cientistas 1904
Landell já recomendava, nas cartas patentes, o uso de ondas curtas para aumentar a distância das transmissões Também transmitia mensagens através da luz, o mesmo princípio das fibras ópticas Desenvolveu o projeto da Televisão – The Telephotorama ou A Visão à distância Precursor do teletipo e um dos pioneiros do controle remoto pelo rádio. The Patent Office at Washington Marconi só reconheceu o valor da utilização das ondas curtas em 1916 As fibras ópticas foram desenvolvidas a partir dos anos 1980 Primeira demonstração prática da TV: 1926 O Teletipo é de Tesla criou o controle remoto pelo rádio no final do século XIX.

8 Outras invenções: Televisão Projeto: 1904 Oficial: 1926

9 Outras invenções: Teletipo Projeto: 1904 Oficial: 1928

10 A contribuição de Landell nas telecomunicações
Transmissão de sons - Rádio e Telégrafo imagens - TV e textos – Telex ou Teletipo

11 Outra descoberta: efeito Kirlian Experiência: 1907 Oficial: 1939

12 De volta ao Brasil I No final de 1904, com 3 patentes norte-americanas e 1 brasileira nas mãos - já sonhando em patentear a transmissão de imagens e textos - Padre Landell solicitou 2 navios da Marinha ao governo do presidente Rodrigues Alves para fazer experiências de comunicação sem fio - rádio e telegrafia. A que distância? A maior possível... Com tecnologia importada da Alemanha (Telefunken), o Brasil entrou na era da telegrafia sem fio, em 28 de fevereiro de O encouraçado Aquidaban transmitiu a primeira mensagem oficial de código Morse. Logo, o país iria adquirir novas estações telegráficas, importando tecnologia também das companhias Marconi, CGR e Poulsen-Lourenz.

13 De volta ao Brasil... II Padre Landell solicitou recursos ao Governo
de São Paulo para colocar no mercado o rádio e o telégrafo sem fio A Petição do padre-cientista foi lida no plenário da Assembléia Legislativa em 16 de dezembro de 1905 Em 30 de julho de 1906, o pedido foi arquivado!

14 A República reconheceu Landell ou ele ajudou a valorizar a República?
De 1909 até 1922, o irlandês J.C. Oakenfull escreveu, em inglês, diversos livros do tipo retratos do Brasil, sob os auspícios da Comissão Governamental Brasileira de Propaganda e Expansão Econômica Objetivo: promover o país - uma nascente República - no exterior No capítulo dedicado à ciência, Oswaldo Cruz, Santos Dumont, Vital Brasil, Landell...

15 Réplicas do rádio de Landell
Em 7 de Setembro de 1984, o então governador do RS, Jair Soares, falou através da réplica do rádio construída pela equipe da Cientec Em 2004, o funcionário público Marco Aurélio Moura construiu em Porto Alegre uma nova réplica do Transmissor de Ondas, patenteado nos EUA em 1904 As duas réplicas do rádio funcionam!

16 Um homem à frente do seu tempo
: “Dai-me um movimento vibratório tão extenso quanto a distância que nos separa dessas terras que rolam sobre as nossas cabeças ou nossos pés, e eu farei chegar a minha voz até lá” – Roberto Landell de Moura 1969: “Este é um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade” – Neil Armstrong. As imagens e sons do homem na Lua foram transmitidas pela TV e pelo rádio para todo o planeta

17 É hora de mudar a história oficial e reparar uma injustiça
Selo dos Correios – 21/1/2011 Inscrição no Livro dos Heróis da Pátria Cidadão Paulistano - 17/5/2011

18 Conexão MiniCom A revista eletrônica do Ministério das Comunicações www.conexaominicom.mc.gov.br
Quarta, 16 de Março de 2011 Santo de casa não faz milagre Para o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, as criações e o trabalho do padre devem ser reconhecidos no Brasil. “Tivemos um grande inventor em nosso país, mas infelizmente ele não foi valorizado como deveria em sua época, pela falta de interesse do próprio governo e também pela ignorância da população, que não via com bons olhos as experiências do padre Landell de Moura”, avalia o ministro. Paulo Bernardo reforça que o Ministério das Comunicações apoia o reconhecimento do padre como inventor do rádio e acredita que o Movimento Landell de Moura é uma iniciativa importante na divulgação dos trabalhos e da história do inventor: “Precisamos trabalhar para que o padre Landell seja verdadeiramente reconhecido pelos brasileiros como o pai do rádio e pelas contribuições científicas que deu ao mundo moderno. Acredito que a atuação do movimento é importante para alcançar esse objetivo”.


Carregar ppt "Roberto Landell de Moura Pioneiro das Telecomunicações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google