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VRML. Roteiro  Introdução  A história de VRML  Visão geral  Potencial  Fundamentos  Ferramentas de software  Vantagens e Desvantagens  Conclusões.

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1 VRML

2 Roteiro  Introdução  A história de VRML  Visão geral  Potencial  Fundamentos  Ferramentas de software  Vantagens e Desvantagens  Conclusões  Referências 2

3 Introdução  Simplicidade  Elegância  Facilidade

4 História  A história de VRML inicia-se antes de sua primeira especificação.  Década de 80: desejo de desenvolver um ambiente simulado convincente WEB. Embora seja uma interface gráfica para a Internet, envolve apenas gráficos 2D.

5 História  Década de 90: desenvolvimentos de tecnologias que tinham o usuário como centro do processo de design.

6 História  Inventor  Desenvolvido pela Silicon Graphics  Estruturação da cena  Descrição de Objetos  Desenvolvimento de aplicações 3D interativas rápidas e eficientes.

7 História  VRML 1.0  Inventor como base de desenvolvimento  Primeira versão da linguagem desenvolvida em 5 meses  Subconjunto de instruções do inventor  Adição de funcionalidades  Domínio público

8 Visão Geral  VRML 1.0  Descrição objetos e mundos 3D  Combinação de objetos e mundos  Links de um mundo para o outro  Interação por meio de clicks  Objetos estáticos

9 Visão Geral  VRML 2.0  Objetos animados  Objetos respondem a eventos  Incorporação de objetos multimídia

10 Potencial  Possibilidade de construir websites como espaço 3d  Objetos tridimensionais definidos por cor, transparência, brilho e textura

11 Potencial  Os objetos podem ter formas básicas  Esferas  Cubos  Ovóides  Hexaedros  Cilindros  Cones  Combinação de formas básicas para construir objetos mais complexos

12 Potencial  Sensores podem ser utilizados para interagir com os objetos  Deslocamento  Acréscimo de iluminação  Produção de Som quando acionado

13 Fundamentos  Geometria  Grande parte da elegância de VRML se deve aos componentes matemáticos envolvidos.  Elementos geométricos fundamentam a linguagem.

14 Fundamentos  Realidade Virtual  VRML descreve ambientes simulados.

15 Fundamentos  Conectividade  A simplicidade se deve ao seu direcionamento à Web.  Hoje em dia Plugins VRML são componentes básicos dos Browsers.

16 Fundamentos  X3D  Padrão de divulgação de conteúdos de realidade virtual em 3D.  A nova versão de VRML segue esse padrão.

17 Ferramentas  Não é necessário um software específico para a criação de arquivos VRML, porém eles existem e são utilizados para aumentar a produtividade do desenvolvedor.

18 Ferramentas  Algumas Ferramentas:  VRMLPad  GLView 3.1  RenderSoft VRML Editor v1.6  HomeSpace Designer  SDSC

19 Vantagens  Elegância no tratamento de nós  Formalismo matemático  Possibilidade de acesso multiplayer  Acessível pelo Browser

20 Desvantagens  Falta de reconhecimento.  Estudos recentes e pouco material no Brasil.  Pesado para a maioria dos computadores.  Não é muito utilizado na área comercial.

21 Conclusões  É uma linguagem extremamente poderosa que pode representar ambientes virtuais a partir de objetos multimídia.  VRML tem um grande potencial que no futuro pode ser devidamente aproveitados pelos meios comerciais.  Hoje é voltado ao meio acadêmico.

22 Referencias  http://www-usr.inf.ufsm.br/~pollo/TG http://www-usr.inf.ufsm.br/~pollo/TG  http://www.alexandre.eletrica.ufu.br/vr.htm http://www.alexandre.eletrica.ufu.br/vr.htm  http://www.pgie.ufrgs.br/siterv/vrml.htm http://www.pgie.ufrgs.br/siterv/vrml.htm


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