A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MATURIDADE DO LÍDER.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MATURIDADE DO LÍDER."— Transcrição da apresentação:

1 MATURIDADE DO LÍDER

2 Paulo havia deixado Timóteo em Éfeso para implantar a Igreja
Paulo havia deixado Timóteo em Éfeso para implantar a Igreja. Embora a comunidade cristã estivesse indo bem como uma comunidade crescente e influente na parte maior da Ásia, "certos homens" haviam surgido e conquistado posições de liderança proeminente. Infelizmente estes homens eram qualquer coisa, menos qualificados para liderar, tanto em termos do que criam e ensinavam como do que viviam em suas vidas. Não só estavam ensinando doutrina falsa, como também demonstravam atitudes e atos arrogantes (veja 1 Tm 3.1-7). Tito teve um desafio semelhante na ilha de Creta. Era também jovem, e Paulo o havia deixado nesse campo missionário pagão, mas promissor, para firmar os novos crentes que tinham vindo a Cristo como resultado de seus esforços de implantação de igrejas e para designar líderes piedosos que pudessem dirigir estas novas congregações (veja Tt 1.5-9). Antes de sua exortação, Paulo havia elaborado uma lista de qualificações para guiar Tito na indicação de líderes nas igrejas de Creta, lista esta que, na essência, era muito semelhante à lista da sua primeira carta a Timóteo (comparar Tm com Tt 1.5-9).

3 PARA TORNAR-SE UM LÍDER CRISTÃO
Paulo queria que tanto Timóteo como Tito soubessem sem vacilação o que buscar em um líder potencial. Enquanto esquematizamos e estudamos estes requisitos, notemos que Paulo disse muito pouco sobre as habilidades ou capacidades ou mesmo dons. Todas estas características estão relacionadas a qualidades de vida: moral elevada, comportamento ético, atitudes corretas, motivos puros, alvos apropriados, hábitos positivos, relacionamentos de qualidade e boa reputação. Mesmo o conhecimento não se destaca na lista de prioridades de Paulo, embora ele esteja certamente pressuposto, particularmente em sua carta a Tito, quando diz que estes líderes deviam "exortar pelo reto ensino" e "convencer os que contradizem" (Tt 1.9).

4 Aqueles que têm conhecimento, habilidades e capacidades, sem as qualidades indicadas por Paulo podem guiar pessoas na direção errada eficiente e rapidamente. Isto estava acontecendo tanto em Éfeso como em Creta. Isto não significa que conhecimento, habilidades e capacidades não sejam importantes, mesmo quando procuramos líderes espirituais qualificados. A Escritura adverte contra o "proceder sem refletir" (Pv 19.2). Uma pessoa desprovida de conhecimento, habilidades e capacidades vacilará como líder. Ser bem qualificado e não ter caráter, no entanto, é fatal. Ao nomear líderes, se pusermos o "carro à frente dos bois" - capacidades antes do caráter - poderemos literalmente destruir uma igreja, ou qualquer outra organização cristã. Basta uma pessoa com ego inflamado para destruir a unidade e criar uma divisão quase intolerável.

5 Primeiro Princípio de Liderança:
Um líder deve estar vivendo uma vida exemplar que seja óbvia tanto para cristãos como para não-cristãos. Um líder precisa estar acima de reprovação. O caráter de Timóteo era talvez sua maior força como líder. Quando ele e Silas chegaram a Listra em sua segunda viagem missionária, Lucas registra que Timóteo tinha "bom testemunho" em sua cidade natal (At 16.2). As pessoas estavam falando a respeito deste jovem e de sua dedicação a Jesus Cristo, não só onde vivia, mas também em Icônio, uma Cidade vizinha. Sua reputação tinha-se espalhado além de sua comunidade local. Com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo (1 Pe 3.16).

6 Segundo Princípio de Liderança:
Um líder deve ser moralmente puro, mantendo o padrão de justiça de Deus. Um líder deve ser marido de uma só esposa. A pureza moral é a qualidade mais importante para se construir uma boa reputação. Quando você não pode confiar que um homem seja leal à sua esposa, você não pode confiar que ele seja leal à sua organização, seja ela cristã ou não. O mesmo se aplica a qualquer mulher numa posição de liderança. Uma mulher que engane seu marido tem grande possibilidade de enganar a sua companhia ou a sua igreja.

7 Terceiro Princípio de Liderança:
Um líder deve andar pela fé, demonstrar esperança e manifestar verdadeiro amor bíblico em todos os relacionamentos. Um líder deve ser um cristão temperante Como reconhecemos um cristão "temperante"? A fé é refletida nos cristãos que estão dispostos a dar um passo à frente e crer nas promessas de Deus. Eles não temem o desconhecido, porque sabem que Deus está no controle. Ao mesmo tempo, gente de fé não se arrisca tolamente, ignorando os fatores humanos na tomada de decisões. Em essência, eles praticam o seguinte provérbio: Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas (Pv 3.5-6). A esperança é refletida nos cristãos que estão seguros daquilo em que crêem.

8 Quarto Princípio de Liderança:
Um líder deve ser sábio, perspicaz e experiente, o tipo de cristão que reflete verdadeira humildade e a disciplina da graça de Deus para viver uma vida piedosa e ser uma pessoa de oração. O líder cristão é uma pessoa prudente A palavra grega traduzida como "prudente" é sophron, que literal­mente significa "saudável na mente". Paulo sublinhou esta realidade quando escreveu aos Romanos que ninguém "pensasse de si mesmo, além do que convém, antes, pense com moderação [isto é, pense sobriamente, ajuizadamente ou prudentemente], segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um" (Rm 12.3, ênfase do autor). Um líder prudente é alguém que tem uma visão apropriada da graça de Deus. Um líder “prudente" dobrará seus joelhos em adoração humilde e sincera, e então se levantará em um novo nível de vida reta e santa.

9 Quinto Princípio de Liderança:
Um líder deve levar uma vida bem ordenada que torne o evangelho atraente para os não crentes. Um líder deve ser um cristão respeitável Se um cristão temperante reflete "uma bem ordenada filosofia de vida", um cristão respeitável vive uma vida bem ordenada. O primeiro envolve a capacidade de alguém de pensar claramente; o segundo reflete a capacidade de traduzir "bom pensamento" em "ações apropriadas”.

10 Um líder cristão deve ser hospitaleiro.
Sexto Princípio de Liderança: Um líder deve ser desprendido e generoso, disposto a abrir seu lar ao ministério e partilhar suas bênçãos terrenas com cristãos e não cristãos. Um líder cristão deve ser hospitaleiro. "Mostrar amor" e "demonstrar hospitalidade" são conceitos inseparáveis. Amor é a qualidade básica que reflete o modo desprendido como Jesus Cristo deu sua vida para nos salvar. Hospitalidade é um modo específico em que podemos imitar Jesus Cristo e demonstrar seu amor por outros. Deixar de mostrar hospitalidade é deixar de amar como Jesus mandou.

11 Sétimo Princípio de Liderança:
Um líder deve ser capaz de comunicar-se de um modo não contencioso, não defensivo e não desafiador - demonstrando gentileza, paciência, capacidade de aprender, sem comprometer a mensagem da Palavra de Deus. Um líder deve ser capaz de ensinar "Paulo exortava Timóteo a ser "não contencioso" ou questionador. Ele deveria ser "brando com todos", referindo-se especificamente a quantos estivesse ensinando. Ao ensinar, ele deveria ser "paciente quando ofendido". Quando qualquer um se opusesse à mensagem da Palavra de Deus, ele deveria "disciplinar com mansidão”. No grego clássico, a palavra didaktikos significava "ensinável". Em suma uma pessoa "apta para ensinar" demonstra um senso de segurança, prontidão para aprender e uma reação não desafiadora para com aqueles que discordam.

12 Oitavo Princípio de Liderança:
Um líder não deve estar preso a qualquer anseio pecaminoso da carne; mais que isto, ele deve considerar cuidadosamente o modo pelo qual suas liberdades em Cristo possam levar outros ao pecado. Um líder cristão não deve ser viciado em vinho. Em 1 Coríntios 6.12 Paulo escreve: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas." "É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão venha a tropeçar ou se ofender, ou enfraquecer" (Rm 14.21).

13 Quando é que a ira se torna pecaminosa?
Nono Princípio de Liderança: Um líder deve ser capaz de controlar sentimentos de ira, nunca expressando os mesmos de modo a ferir alguém, nem permitir que eles durem indefinidamente. Um líder não deve ser violento. O mais fundamental do que ser violento é o evitar ser “temperamental". Paulo se referiu a esta característica em sua carta a Tito (1.7). "Ser temperamental" é ter ira. Quando é que a ira se torna pecaminosa? - Quando resulta em comportamento “temperamental”. Uma pessoa temperamental “sai dos trilhos”, “perde o controle” e geralmente diz coisas que ferem e ofendem os outros. - Quando fere fisicamente as pessoas. - Quando persiste e resulta em amargura - Quando ferimos emocionalmente e espiritualmente as pessoas. Alguns cristãos nunca agrediriam fisicamente os outros, mas usam sua língua para derrubar os outros, controlá-los, confundi-los e deslocar sua própria hostilidade. - Quando nos tornamos vingativos.

14 Décimo Princípio de Liderança:
Um líder deve ser capaz de demonstrar convicções firmes e objetividade ao tomar posição pela retidão, mas também de equilibrar estas atitudes e ações com um espírito amoroso. Seja cordato. Paula contrasta "violento" com "cordato". Interessante é que várias palavras gregas são traduzidas como "cordato". Paulo, entretanto, escolheu esta (epiikees) para identificar um tipo particular de espírito cordato: "um espírito de tolerância." Thayer define a palavra como sendo "equânime", e poderíamos acrescentar "razoável”

15 Décimo Primeiro Princípio de Liderança:
Um líder deve relacionar-se com os outros usando um estilo de comunicação que não os faça sentir-se controlados, manipulados e defensivos. Não seja contencioso.

16 Décimo Segundo Princípio de Liderança
Um líder deve ser um cristão generoso, contribuindo regularmente, sistematicamente, proporcionalmente e alegremente para a obra do Senhor Um líder deve livrar-se do amor ao dinheiro. As Escrituras não ensinam que "dinheiro", em si, é um mal. Nem ensinam que está errado ter bastante dinheiro. O que elas ensinam é que é uma séria violação da vontade de Deus quando amamos o dinheiro.

17 Décimo Terceiro Princípio de Liderança:
Um líder que seja também pai, ou mãe, deve ter um bom relacionamento com seus filhos, dando direção apropriada à unidade familiar. Um líder deve dirigir bem a sua própria família. Os critérios básicos para se determinar se um homem está ou não preparado para um papel de liderança proeminente na igreja é quão bem ele está funcionando como líder espiritual em seu lar. Seus filhos particularmente refletirão quão bem ele está desempenhando esta função ordenada por Deus. Se ele é maduro, um homem será capaz de "criar seus filhos sob disciplina, com todo respeito" (l Tm 3.4).


Carregar ppt "MATURIDADE DO LÍDER."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google