A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GERENCIAMENTO DE IMAGEM : como gerenciar a imagem do seu governo e a sua imagem pessoal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GERENCIAMENTO DE IMAGEM : como gerenciar a imagem do seu governo e a sua imagem pessoal."— Transcrição da apresentação:

1 GERENCIAMENTO DE IMAGEM : como gerenciar a imagem do seu governo e a sua imagem pessoal

2 [ 2 ] Os vários gerenciamentos Gerenciamento das finanças públicas Gerenciamento de pessoal Gerenciamento da saúde Gerenciamento da educação Gerenciamento do orçamento ETC

3 [ 3 ] A imagem é fundamental A IMAGEM DO GOVERNOA IMAGEM DO PREFEITO A IMAGEM DA EQUIPE DE GOVERNO SECRETÁRIOS MUNICIPAIS UMA BOA IMAGEM É UM GRANDE FACILITADOR A IMAGEM DAS AÇÕES DO GOVERNO

4 [ 4 ] O que uma boa imagem facilita Governar fica mais fácil A Câmara de Vereadores facilita a vida de um governo e um prefeito com uma boa imagem A imprensa local fica mais amigável Jornais, rádios e TVs pensam duas vezes antes de criticar e atacar um governo e um prefeito com uma boa imagem Os empresários e formadores de opinião locais ficam mais amigáveis A oposição dos grupos sociais mais influentes diminui

5 [ 5 ] O que uma boa imagem facilita OBTER RECURSOS FICA MAIS FÁCIL MANTER-SE NO PODER FICA MAIS FÁCIL

6 [ 6 ] Eleições de 2008

7 [ 7 ] Eleições de 2008

8 [ 8 ] Chance de vitória em função da imagem

9 [ 9 ] O aumento da arrecadação entre 2004 e 2007

10 Portanto, é preciso GERENCIAR A IMAGEM

11 [ 11 ] O que é muito comum O meu governo é muito bom, mas a população não tem uma boa imagem dele (a avaliação dele não é boa)

12 [ 12 ] O que é muito comum Resultados concretos para a população Gerenciamento da Imagem Muitos Médios Poucos Bom Médio Ruim O sucesso é auto-explicativo O sucesso político depende da imagem Multiplicador ou divisor

13 [ 13 ] Uma boa gestão de imagem resulta em uma imagem positiva e sólida ao longo de muito tempo Ações, decisões e políticas públicas Comunicação + Gestão de imagem

14 [ 14 ] O que é muito comum Fazer um bom governo não basta É preciso que a população ache que você faz um bom governo

15 [ 15 ] SER - Decisões tomadas pelo governo, aparições públicas do prefeito, políticas públicas adotadas, etc PARECER - Percepção dos eleitores; da imprensa; dos empresários, dos formadores de opinião Construção da Imagem Equalizar informações, detectar pontos vulneráveis, estratégias de comunicação Ser e parecer – a imagem

16 [ 16 ] Eleitores Grupo político Vereadores Mídia local Decisores em Brasília Opositores Interesses organizados Formadores de opinião Funcionários públicos A prefeitura e o prefeito Empresários O que importa

17 [ 17 ] Imprensa, mídia, comunicação, propaganda Cenários e agentes A prefeitura e o prefeito Vereadores Formadores de opinião Eleitor

18 [ 18 ] A imagem é um ativo e como tal precisa ser gerenciado - Objetivos - Metas mensuráveis - Monitoramento Gestão de imagem

19 [ 19 ] Ações, decisões e políticas públicas Comunicação Pesquisa, Avaliação Acompanhamento constante deste ciclo Gestão de imagem

20 GERENCIAMENTO DE IMAGEM EXEMPLOS

21 Diagnóstico da imagem do governo e da imagem pessoal

22 [ 22 ] Rumo do país: Na sua opinião, de um modo geral, o(a) Sr(a) acha que o Brasil está no rumo certo ou errado?

23 [ 23 ] Notas para os resultados que o Presidente Lula vem mostrando: Por favor, dê agora uma nota, também entre 0 e 10 pelos resultados que o Presidente Lula vem mostrando nessa área até o momento.

24 [ 24 ] Problemas do Brasil que deveriam ser resolvidos primeiro (Todas as Menções)

25 [ 25 ] Avaliação da Administração do Presidente: O(a) Sr(a) acha que a administração do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima?

26 [ 26 ] Avaliação do Presidente (média de nota): Agora gostaria que o Sr me desse uma nota entre 0 e 10 para o Luiz Inácio Lula da Silva como pessoa / para a administração

27 [ 27 ] Atributos Pessoais de Presidente Lula: atributos naturais ou intrínsecos (% que tem)

28 [ 28 ] Atributos Pessoais do Presidente Lula: Atributos de Bom Gestor (% que tem)

29 Monitoramento das notícias (imprensa, mídia, propaganda e comunicação)

30 [ 30 ] Notícias que mais lhe chamaram a atenção 12/jan/2007 – Desabamento nas obras da linha amarela do metrô de SP 07/fev/2007 – Morte do menino João Hélio no RJ 20/fev/2007 – Carnaval 8-9/mar/2007 – visita do presidente Bush ao Brasil 9-13/mai/2007 – visita do papa ao Brasil 26/mai/2007 - Caso Renan Calheiros: denúncia da revista Veja 17/jul/2007 – acidente com o avião da TAM 13-29/jul/2007 – Jogos Pan-Americanos 20/jul/2007 – Morte de ACM 22/10/2007 – prisão de 27 acusados por adulteração do leite nas cooperativas CASMIL e COOPERVALE 23/10/2007 - Desabamento do túnel Rebouças no RJ

31 [ 31 ] O pior da crise: agosto de 2005

32 O que melhorou, o que piorou e quem foi o responsável

33 [ 33 ] O que melhorou e o que piorou

34 O que você fala faz muita diferença

35 [ 35 ] Como você se comunicaria? Programa de desestatização versus programa de privatização Mais concorrência versus mais capitalismo Aparelhamento do estado versus estado mínimo Até nos Estados Unidos: rescue versus bailout

36 [ 36 ] Como você se comunicaria?

37 [ 37 ] Desenvolvimento versus emprego

38 [ 38 ] Redução de impostos e eficiência administrativa

39 [ 39 ] Redução de impostos e eficiência administrativa

40 O posicionamento da imagem do seu governo

41 [ 41 ] Geração de empregos e área social BASE: ÓTIMA/ BOA Abr 05 Mai 05 Jun 05 Jul 05 Ago 05 Set 05 Out 05 Nov 05 Dec 05 PROJETOS SOCIAIS47504743 42625449 Bolsa Escola172027202120282124 Fome Zero2026181314102215 Bolsa Família / Renda família131520152114242215 EMPREGOS43 39354834283328 Criação e manutenção de empregos232023 2714152416 ÁREA SOCIAL211425202415121116 Apoio à população mais pobre8712 137367 CUSTO DE VIDA1412491914211721 Combate à inflação1311491913211620 ECONOMIA1791211 14 813 CORRUPÇÃO2618241110776 Combate à corrupção e desvio de verbas261823810776 EDUCAÇÃO1093838694 SAÚDE995465666 ADMINISTRAÇÃO3412968124 ASPECTOS PESSOAIS429956026

42 [ 42 ] Geração de empregos e inoperância administrativa BASE: RUIM / PÉSSIMA Abr 05 Mai 05 Jun 05 Jul 05 Ago 05 Set 05 Out 05 Nov 05 Dec 05 EMPREGOS 717063535453615860 Não gera empregos, manutenção de empregos 55605245414353 Não aumentou os salários/ Do funcionalismo / Salário mínimo 2314 111614119 CORRUPÇÃO 1818433929283329 Não combateu a corrupção e o desvio de verbas 1816383026222926 Envolvimento no caso Mensalão 17102763 ASPECTOS PESSOAIS 16253217313692216 Não está cumprindo o que prometeu / Não cumpre o que promete 1223291427165139 É desonesto 209130 ADMINISTRAÇÃO 251921262821 139 Vive viajando para todos os lugares/ Não resolve os problemas/ Muita mordomia 12 79461554 Não fez nada pelo país / Não é bom presidente 11596146223 Mau uso do dinheiro público, gastos desnecessários/ Compra de avião 432154120 SAÚDE 221912181418192521 Saúde/ Mau atendimento público de Saúde 13 41089111512 ÁREA SOCIAL 201215171112141311 Não dá apoio à população mais pobre 969455834 Não acabou com a fome 6521044545 CUSTO DE VIDA 121613695846 Não combate à inflação 121613695846

43 [ 43 ] Pontos Fracos e Fortes da Imagem Administrativa do Governo Lula (maio de 2005)

44 [ 44 ] Pontos Fracos e Fortes da Imagem Administrativa do Governo Lula (outubro de 2005) O sumiço dos Pilares Centrais: Apoio à população mais pobre e combate à inflação PILAR CENTRAL PILAR SECUNDÁRIO PROBLEMAS LATENTES PONTOS FRACOS

45 Imagem do governo é uma coisa, imagem pessoal é outra

46 [ 46 ] Pontos Fracos e Fortes da Imagem Pessoal do Lula (maio de 2005) PILAR CENTRAL PILAR SECUNDÁRIOPROBLEMAS LATENTES PONTOS FRACOS

47 [ 47 ] (1) O sumiço do Pilar CentraL de Atributos Naturais: É gente como a gente (2) E a enfraquecimento do Atributo Tem Passado Limpo Pontos Fracos e Fortes da Imagem Pessoal do Lula (outubro de 2005) PILAR CENTRAL PILAR SECUNDÁRIOPROBLEMAS LATENTES PONTOS FRACOS

48 A sua imagem pessoal

49 [ 49 ] A imagem de Lula, Serra, Alckmin e Garotinho

50 [ 50 ] Lula: característica e voto PILAR CENTRAL PILAR SECUNDÁRIO PONTOS FRACOS PROBLEMAS LATENTES

51 [ 51 ] Serra: característica e voto PILAR CENTRAL PILAR SECUNDÁRIO PONTOS FRACOS PROBLEMAS LATENTES

52 [ 52 ] Alckmin: característica e voto PILAR CENTRAL PILAR SECUNDÁRIO PONTOS FRACOS PROBLEMAS LATENTES

53 [ 53 ] Garotinho: característica e voto PILAR CENTRAL PILAR SECUNDÁRIO PONTOS FRACOS PROBLEMAS LATENTES

54 Ajustes importantes na comunicação

55 [ 55 ] Quatro principais medidas que tomaria para combater a violência se fosse o Secretário da Segurança - ESTIMULADA

56 [ 56 ] Conhecimento e percepção de grau de implementação das medidas já tomadas, em implementação ou a serem testadas

57 [ 57 ] Importância das medidas e grau de implementação (já tomadas, em implementação ou a serem testadas)

58 [ 58 ] Três medidas que tomaria primeiro se fosse o Secretário da Segurança - MEDIDAS QUE DEMANDAM INVESTIMENTO

59 [ 59 ] Importância das medidas e grau de implementação - MEDIDAS QUE DEMANDAM INVESTIMENTO

60 [ 60 ] Alocação de recursos – Azevedo Lima Pontos fracos Redirecionar recursos

61 [ 61 ] Alocação de recursos – Getúlio Vargas Pontos fracos Redirecionar recursos

62 Qual o impacto de denúncias e escândalos

63 [ 63 ] Problemas do Brasil por Classe Social

64 [ 64 ] Com qual frase o(a) sr(a) concorda mais:

65 [ 65 ] Agora eu vou ler algumas opiniões que as pessoas têm sobre o presidente e o governo, por favor, diga-me se o(a) Sr(a) concorda ou discorda de cada uma dessas opiniões

66 [ 66 ] Agora eu vou ler algumas opiniões que as pessoas têm sobre o governo. Por favor, diga-me se o(a) sr(a) concorda ou discorda de cada uma dessas opiniões

67 Segmentação: a sua agenda e a agenda da oposição

68 [ 68 ] Segmentação Alckmistas 25% Imagem Lula Imagem Alckmin Recall baixo (vácuo) Com inimigos Recall alto (imagem) Com inimigos Pró-alcklula 26% anti-alcklula 19% Negativa - Negativa Positiva - Negativa Lulistas 32% Negativa Positiva Negativa

69 [ 69 ] Os quatro segmentos e suas agendas Anti-alcklula = imagem negativa de Alckmin e de Lula Pró-alcklula = imagem positiva de Alckmin e de Lula

70 Políticas sociais e voto

71 [ 71 ] Políticas Sociais – Conhecimento X Importância CONHECIMENTO IMPORTÂNCIA

72 [ 72 ] Você ou alguém da família já foi beneficiada pelo programa? (% SIM)

73 [ 73 ] Conhece alguém que já foi beneficiado pelo programa (além de você ou sua família)?

74 Como avaliar se uma imagem está colada (ou não) em outra imagem

75 [ 75 ] PB10. Percentual que concorda com cada frase – Frases Lula

76 Quando algum secretário municipal ajuda na imagem do governo

77 [ 77 ] O(a) Sr(a) acha que o desempenho do Ministro Fazenda Antônio Palocci está sendo ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo? (SE RESPONDER REGULAR, PERGUNTE) Este regular é mais para positivo ou mais para o negativo?

78 [ 78 ] Qualidades de Antonio Palocci A mão e a luva: Palocci complementava Lula

79 Obrigado Endereço: Av Brigadeiro Faria Lima, 2355 cj 410/415 CEP: 01452-000 São Paulo – SP BRASIL Tel.: +55 (11) 3097-0129 / 3034-6235 / 3473-9615 Cel: +55 (11) 9615-4696 www.institutoanalise.com


Carregar ppt "GERENCIAMENTO DE IMAGEM : como gerenciar a imagem do seu governo e a sua imagem pessoal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google