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Gestão das Cidades Charles McNeely Gestor da Cidade

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Apresentação em tema: "Gestão das Cidades Charles McNeely Gestor da Cidade"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão das Cidades Charles McNeely Gestor da Cidade
Reno, Nevada, Estados Unidos 20 de Novembro, 2008

2 Cidade de Reno em contexto
Las Vegas

3 Cidade de Reno em contexto

4 Estrutura do governo Fundamentos do sistema de governo federal
Responsabilidades do governo municipal nos Estados Unidos Providenciar serviços indispensáveis Proteger os cidadãos Encorajar melhoras na comunidade

5 Forma de governo “Conselho-Gerente”

6 Função dos funcionários eleitos
Determinar as prioridades para a organização Determinar a política a ser seguida Prestar contas aos cidadãos Providenciar liderança geral

7 Função do Gerente da Cidade
Agir como o “CEO” da prefeitura Servir e aconselhar o Prefeito e Vereadores Escolher os diretores dos vários departamentos Fazer cumprir as leis e ordens municipais Coordenar esforços e programas de acordo com a direção dos vereadores e o prefeito

8 Relações com outras agencias governamentais
Governo Federal Pouco controle direto Providenciar Verbas Verbas diretas Subvenções Empréstimos

9 Relações com outras agencias governamentais
Estado of Nevada Autoridade sobre as cidades Legislatura estadual se encontra bienalmente Controle da política e impacto econômico nos governos municipais Necessidade de comunicação constante

10 Relações com outras agencias governamentais
Condado de Washoe e outras agencias Fortes laços financeiros Serviços regionais para os residentes da cidade Cooperação intergovernamental Encontros trimestrais Encontro dos gerentes Colaboração entre funcionários Esforços compartilhados

11 Instrumentos administrativos
Plano estratégico Avaliação e medidas de resultados Auditoria interna Desenvolvimento e treinamento de empregados Participação pública

12 Instrumentos administrativos
Planejamento estratégico

13 Instrumentos administrativos
Avaliação e medidas de desempenho Medidas de desempenho Avaliação individual dos funcionários = “Pay for Performance”

14 Instrumentos administrativos
Auditoria Interna Melhorar prestação de contas Promover melhorias na qualidade de serviços Identificar areas onde a receita pode ser melhorada ou custos reduzidos ou evitados

15 Instrumentos administrativos
Desenvolvimento contínuo dos funcionários Permitir que os empregados trabalhem mais eficientemente e mais inteligentemente Manter empregados atualizados nas suas áreas de especialização Inculcar valores organizacionais e disseminar informação

16 Instrumentos administrativos
Participação pública Participação e envolvimento público Cultura organizacional Programas da Cidade de Reno = expressão de opiniões • Reno Direto • Conselhos consultivos de bairros • Conselhos e comissões • Comentário Público • Pesquisa de opinião dos cidadãos • Acessibilidade aos funcionários eleitos e gerencia de alto escalão

17 Instrumentos Administrativos
Participação Pública Programas da Cidade de Reno = Aprendendo o que está acontecendo • “Reno Connect” • Calendario Anual • Palestrantes (Speakers Bureau) • Instituto dos Cidadãos de Reno

18 Crise Financeira nos Estados Unidos - resumo dos problemas

19 Crise Financeira nos Estados Unidos - resumo dos problemas

20 Crise Financeira nos Estados Unidos - resumo dos problemas

21 Crise Financeira nos Estados Unidos - resumo dos problemas

22 Crise Financeira nos Estados Unidos – Impacto nas municipalidades
Declínio na receita Abilidade de refinanciar ou emitir novas obrigações Solvência

23 Crise financeira nos Estados Unidos – Plano pré-crise em Reno
Orçamento de funcionários para cada residentes

24 Crise financeira nos Estados Unidos – Plano pré-crise em Reno
Gastos Conservadores 4% de saldo Retenção de 2% por ano Comitê de treinamento e viagens Orçamento Conservador Receitas mais altas do que orçamento

25 Crise financeira nos Estados Unidos – Situação atual em Reno
Continuar com retenção de 2% Congelamento no contrato de novos funcionários Manter 130 cargos vasios Deferir a compra de veículos Deferir riscos e “Workers Comp” Reduzir hora extra Limitar aumentos de salários Aposentadoria adiantada Procurar novas formas de receitas Solicitar idéias dos funcionários

26 Crise Financeira nos Estados Unidos – Situação atual em Reno
Medidas mais dramáticas sendo consideradas: Suspensão no uso de caminhões de bombeiros Fechamento temporário de estações de bombeiros Programa de licença e redução de horas Corte de funcionários

27 Lições em gerenciamento
Planejamento Financeiro Liderança de grupo Planejamento estratégico Construir alianças Criar uma cultura de serviço ao consumidor Incentivar a participação pública

28 Lições em gerenciamento
Planejamento financeiro Ser conservador tanto nos gastos como nas projeções Instituir revisões críticas de todos os gastos Alvo de 4% + no balanço de fim de ano Procura contínua de oportunidades para economizar

29 Lições em gerenciamento
Liderança de grupo Construir uma cultura orientada para o grupo Contratar as pessoas certas Communicação com os funcionários Reconhecer e remunerar contribuições Reconhecer desempenho de grupo Capacitar os empregados a participar no processo de decisões

30 Lições em gerenciamento
Planejamento estratégico Definir a visão de longo prazo para a comunidade Estabelecer as prioridades Alinhar os recursos com as prioridades, programas and projetos Permitir a medida de desempenho para alcançar as metas Permitir mudanças anuais baseado no meio ambiente Clarificar aos empregados a direção da prefeitura e o papel individual para alcançar a visão

31 Lições em gerenciamento
Construir alianças Alianças ajudam a resolver problemas comunitários Melhorar a qualidade de vida na comunidade Exemplos Parque “Whitewater” no centro da cidade Centro de assistencia comunitário Centro de eventos de Reno

32 Lições em gerenciamento
Criar uma culture de serviço ao consumidor Respeito Responsabilidade Resultados Receptividade Estabelecer serviço ao consumidor como um dos valores basicos da organização Providenciar treinamento constante aos funcionários na área de serviço ao consumidor Contruir um sistema de remuneração para empregados com exelente prestação de serviços Involver os consumidores no estabelecimento da avaliação das metas de serviço ao consumidor Estabelecer expectativas de desempenho e prestação de contas por parte dos empregados e gerentes no alcanço das metas e cumprimento dos valores basicos

33 Lições em gerenciamento
Encorajar participação pública Demonstrar o valor das preocupações dos residentes Encorajar um sentimento de pertencer à comunidade Permitir que mais projetos sejam comletados

34 Obama entra para a história
A escolha do primeiro negro para concorrer à Presidência dos Estados Unidos por um dos dois grandes partidos quebra um tabu de séculos e manda ao mundo uma mensagem de tolerância. Em cinco meses se saberá se o país lhe dará a chave da Casa Branca. “A escolha do primeiro negro para concorrer à Presidência dos Estados Unidos por um dos dois grandes partidos quebra um tabu de séculos e manda ao mundo uma mensagem de tolerância. Em cinco meses se saberá se o país lhe dará a chave da Casa Branca.”

35 cmcneely@ci.reno.nv.us ou edwardcem@aol.com
Perguntas? Perguntas? Charles McNeely (w) or ou


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