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STEMA ACIONAL VALIAÇÃO DUCAÇÃO S UPERIOR DE DA A E

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Apresentação em tema: "STEMA ACIONAL VALIAÇÃO DUCAÇÃO S UPERIOR DE DA A E"— Transcrição da apresentação:

1 STEMA ACIONAL VALIAÇÃO DUCAÇÃO S UPERIOR DE DA A E
SI N A E STEMA ACIONAL VALIAÇÃO DUCAÇÃO S UPERIOR DE DA Lei nº de 14 de abril de 2004

2 ARTICULAÇÃO COM A REGULAÇÃO
N A E S ARTICULAÇÃO COM A REGULAÇÃO Etapas incluídas: Autorização Reconhecimento de curso Renovação de reconhecimento de curso Credenciamento de instituição Re-credenciamento de instituição

3 RESPONSABILIDADES INSTITUCIONAIS
1. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Interna e Externa 3. CADASTRO E CENSO EDUCAÇÃO SUPERIOR CONAES INEP 4. ENADE 2.AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ENSINO – CURSOS DE GRADUAÇÃO

4 MEC / INEP / DEAES

5 ENADE Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes
DEAES – INEP - MEC

6 Critérios de Composição
Titulação: Doutorado Docência no Ensino Superior: Mínimo 5 anos Experiência Administrativa: Coordenação Pedagógica de Curso de Graduação / Pós-Graduação Produção Científica: Regularidade últimos 5 anos Experiência na Avaliação: Processos avaliativos institucionais (SESU, INEP,...)

7 Comissão da Área de Educação Física
Amauri A. B. Oliveira – UEM / CESUMAR Constantino R. Oliveira Jr – UEPG João B. A. G. Tojal – UNICAMP Juarez V. do Nascimento – UFSC Maria T. Cauduro – FEEVALE / LASALLE Pablo J. Greco – UFMG Valter Bracht - UFES

8 Atribuições da Comissão
Propor diretrizes necessárias à elaboração dos instrumentos de avaliação do ENADE dos Cursos de Graduação em EF Propor diretrizes necessárias à elaboração dos instrumentos de avaliação in loco das condições de ensino dos Cursos de Graduação em EF Elaborar os produtos resultantes dos processos de construção do ENADE e Avaliação das Condições de Oferta de Ensino dos Cursos de Graduação em EF

9 Objetivos do ENADE avaliar o desenvolvimento de competências dos estudantes oportunizar maior amplitude quanto aos objetivos educacionais articular-se aos demais instrumentos que compõem o SINAES

10 Concepções ênfase nas expectativas em relação ao perfil profissional que se deseja formar em cada curso foco de avaliação no desenvolvimento de competências, para além dos conteúdos programáticos previstos

11 Concepções Competência é entendida como uma capacidade de agir reflexiva e eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em um conjunto articulado e dinâmico de conhecimentos, saberes, habilidades e posturas

12 Características Gerais
►aplicação anual (a um conjunto de cursos pré-selecionados) ►utilização de procedimentos amostrais ►aplicação de dois instrumentos: uma prova e um questionário

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15 Amostra ►Mínimo:15 a 20 estudantes
►Percentuais: 45 a 50 % dos cadastrados

16 Sobre a Prova ►a mesma prova é aplicada aos estudantes do final do primeiro e do último ano ►a comparação dos resultados permite analisar o valor agregado adquirido durante a formação

17 Sobre a Prova investiga habilidades, saberes e competências fundamentais da área profissional considera as Diretrizes Curriculares evidencia conhecimentos que compõem o perfil profissional, articulação teórica e prática, desenvolvimento do processo pedagógico

18 Sobre a Prova ►Composta de duas partes:
Primeira parte (componente comum): aplica-se a todos os cursos avalia aquisição de competências gerais Segunda parte (componente específico): contempla a especificidade de cada curso no domínio das competências

19 ENADE: Desenho Operacional
Final do do Curso ENADE 1o Ano do Curso Mensuração do Valor Agregado: 1ª Parte 1ª Parte Comparabilidade Inter-Cursos Comparabilidade Inter-Cursos Valor Agregado VA1 2ª. Parte 2ª. Parte: Valor Agregado VA2 Subsídios para a Avaliação dos Cursos de Graduação e Avaliação Institucional SINAES Subsídios Educação Continuada Subsídios para o Ensino Médio

20 Sobre o Questionário ►expressa a reflexão dos estudantes frente a sua trajetória no curso e na IES ►contempla função social da profissão e aspectos fundamentais da formação profissional

21 Princípios do ENADE EF Articular-se aos demais instrumentos que compõem o SINAES contribuindo para a avaliação das condições de oferta de ensino dos cursos de Licenciatura e Graduação/Bacharelado em Educação Física Considerar a avaliação em uma visão sistêmica, favorecendo a elaboração de políticas públicas para o ensino médio bem como do repensar da educação superior na área Identificar as necessidades, demandas e potencialidades do processo de formação do profissional de Educação Física  

22 Princípios do ENADE EF Identificar os níveis de aproximação e diferenciação das modalidades de formação inicial em Educação Física e do respectivo valor agregado adquirido durante o processo formativo Construir um banco de informações quantitativas e qualitativas para elaboração de diagnóstico e prognóstico do processo de ensino-aprendizagem da formação superior em Educação Física Consolidar a cultura de avaliação para identificação de indicadores de qualidade da formação do profissional de Educação Física 

23 Perfil do Profissional de EF
Profissional de formação generalista, humanista e crítica, cuja intervenção fundamenta-se no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta eticamente responsável Profissional qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável

24 Perfil do Licenciado em EF
Profissional capacitado para atuar no componente curricular Educação Física na Educação Básica e Profissional em suas exigências gerais, tais como inserção social da escola, domínio das teorias e processos pedagógicos e das teorias do desenvolvimento dos indivíduos em idade escolar

25 Perfil do Graduado/Bacharel em EF
Profissional capacitado para o pleno exercício nos campos de intervenção em diferentes instâncias sociais onde as múltiplas manifestações do movimento humano se fazem presentes, tais como treinamento desportivo, preparação e avaliação física, recreação e lazer, orientação e gestão em atividade física e desporto

26 Legislação Básica Resolução 03/CNE/87 (Parecer 215/CNE/87)
Resoluções 01 e 02/CNE/CP/2002 (Pareceres 09, 027 e 028/CNE/CP/2001) Resolução 07/CNE/CES/ (Parecer 058/CNE/CES/2004) Resolução 046/C0NFEF/2002

27 Competências e Habilidades Gerais
Dominar conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências e áreas afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática

28 Competências e Habilidades Gerais
Utilizar as diferentes fontes e veículos de informação, adotando uma atitude de disponibilidade e flexibilidade para mudanças, gosto pela leitura e empenho no uso da escrita como instrumento de desenvolvimento profissional contínuo

29 Competências e Habilidades Gerais
Apresentar condições básicas necessárias para acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional

30 Competências e Habilidades Gerais
Ser capaz de demonstrar capacidade para compreender a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural da sociedade para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável

31 Competências e Habilidades Gerais
Demonstrar estar habilitado para utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional

32 Competências e Habilidades Gerais
Situar criticamente a intervenção como profissional da Educação Física no contexto societário, tanto numa perspectiva histórica quanto em relação à dinâmica da sociedade atual

33 Competências Específicas do Licenciado em EF
Apresentar postura profissional que reflita o comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática, que implica em respeitar a diversidade cultural na tomada de decisões metodológicas e didáticas Gerir a classe e utilizar estratégias diversificadas de avaliação da aprendizagem

34 Competências Específicas do Licenciado em EF
Dominar os métodos de ensino de Educação Física, bem como analisar e produzir materiais e recursos didáticos Criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos

35 Competências Específicas do Licenciado em EF
Ser capaz de relacionar os conteúdos do componente Educação Física com os fatos, tendências, fenômenos da atualidade e aqueles dos participantes no processo Conhecer e dominar os conteúdos da Educação Física que serão objeto da intervenção docente, adequando-os ao espaço e tempo escolares, compartilhando saberes de diferentes áreas do conhecimento

36 Competências Específicas do Licenciado em EF
Ser capaz de sistematizar e socializar a reflexão sobre a prática docente, investigando o contexto educativo e analisando a própria prática profissional Ser capaz de discutir, fundamentar e justificar a presença da Educação Física como componente curricular na escola

37 Competências Específicas do Licenciado em EF
Ser capaz de compreender o papel social da escola no que diz respeito ao processo de sociabilização e de ensino-aprendizagem nas suas relações com o contexto da prática educativa, participando coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola

38 Competências Específicas do Graduado/Bacharel em EF
Demonstrar o entendimento sobre as possibilidades e necessidades para intervir acadêmica e profissionalmente nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas

39 Competências Específicas do Graduado/Bacharel em EF
Demonstrar conhecimentos para participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais

40 Competências Específicas do Graduado/Bacharel em EF
Apresentar capacitação para diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas portadoras de deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas

41 Competências Específicas do Graduado/Bacharel em EF
Demonstrar capacidade de conhecer, dominar, produzir, selecionar e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos campos acima descritos

42 Conteúdos Dimensões sócio-antropológicas do movimento humano:
Conhecimentos filosóficos, antropológicos, sociológicos e históricos que enfocam aspectos éticos, culturais, estéticos e epistemológicos. Dimensões biodinâmicas do movimento humano: Conhecimentos sobre o ser humano nos aspectos morfológicos, fisiológicos e biomecânicos. Dimensões comportamentais do movimento humano: Conhecimentos sobre mecanismos e processos do desenvolvimento humano, contemplando, entre outros, aspectos motores, aquisição de habilidades e fatores psicológicos intervenientes.

43 Conteúdos Manifestações da cultura do movimento humano:
Conhecimentos das diferentes manifestações e expressões da cultura do movimento humano nas suas formas de jogos, esportes, ginásticas, danças, lutas, lazer, recreação e outros. Pedagogia do movimento humano: Conhecimentos dos princípios gerais e específicos de gestão e organização das diversas possibilidades de intervenção do profissional no campo de trabalho e de formação.     

44 Conteúdos Dimensões científico-tecnológicas do movimento humano:
Conhecimentos sobre técnicas de estudo e pesquisa. Dimensões técnico-funcionais aplicadas ao movimento humano: Conhecimentos articuladores dos fundamentos teórico-metodológicos e a intervenção profissional no âmbito das diferentes manifestações e expressões do movimento humano.         

45 Formato da Prova Duração de 4 horas Específica para cada curso
Duas partes: Componente de Formação Geral (Avaliação das competências e conteúdos gerais do ensino superior) Componente Específico da Área (Avaliação das competências e conteúdos formação profissional em Educação Física )

46 Formato da Prova Avaliação do Componente de Formação Geral comum a todas áreas (10 questões) questões discursivas e de múltipla escolha que abordam situações-problema, estudos de caso, simulações e interpretação de textos e imagens Temas: sociodiversidade, biodiversidade, globalização, novos mapas sociais, econômicos e geopolíticos, políticas públicas, redes sociais, relações interpessoais, inclusão e exclusão digital, cidadania e problemáticas contemporâneas

47 Formato da Prova Avaliação do Componente Específico da Área (30 questões) 20 questões para formação geral da área 10 questões específicas para cada curso Conteúdos equitativamente distribuídos (Evitar terminologias regionais, termos técnicos polêmicos e o privilégio de vertentes teórico-metodológicas)

48 Formato da Prova Composição das questões: Formação Geral da área de EF
Múltipla escolha: 18 questões Discursivas: 2 questões Formação Específica (Licenciatura e Bacharelado) Múltipla escolha: 9 questões Discursivas: 1 questão

49 Formato da Prova Composição das questões:
Múltipla Escolha de Complementação Simples ou Resposta Única: 5 questões Múltipla Escolha de Interpretação: 7 questões Múltipla Escolha de Resposta Múltipla: 3 questões Múltipla Escolha de Asserção-Razão: 4 questões Estudos de caso: 6 questões (5 ME e 1 D) Situações Problemas: 5 questões ( 3 ME e 2 D)

50 Nível de Dificuldade da Prova
Questões Difíceis: 6 questões Questões de Dificuldade Média: 18 questões Questões Fáceis: 6 questões

51 Formato das Questões Estudo de Caso
questões que abordam situações da intervenção profissional da área, exigindo a compreensão do significado social da profissão e a capacidade de demonstrar a correção ou adequação de uma idéia bem como apresentar sugestões de aprimoramento ou razões para o seu abandono

52 Formato das Questões Falso e Verdadeiro
Questões que exigem a identificação de semelhanças e diferenças, vantagens e desvantagens de uma idéia, objeto, fato, processo ou fenômeno Múltipla Escolha Questões com escala de respostas e alternativas problematizadoras

53 Formato das Questões Dissertativas
Questões que exigem o desenvolvimento de idéias, a apresentação de argumentos a favor e contra, o estabelecimento de relação entre fatos e idéias, a apresentação de modo breve de pontos essenciais de determinado assunto

54 Formato das Questões Situações Problemas
questões que exigem a planificação e organização de idéias para estabelecer diagnósticos e procedimentos de gestão e avaliação

55 Estudantes Dispensados
Colação de grau até 19 de setembro de 2004 Cursando atividades curriculares fora do Brasil em IES conveniadas

56 Cronograma do ENADE 06/08 – Definição das diretrizes do ENADE
16/08 – Instruções para cadastramento dos estudantes habilitados ao ENADE/2004 19/09 – Cadastramento dos estudantes habilitados ao ENADE/2004 11/10 – Lista dos estudantes selecionados 18/10 – Locais das provas (01/11 consulta pessoal) 07/11 – Realização da prova 08 a 22/11- Questionário dos Coordenadores

57 Banca de Elaboração e Correção das Provas
Presidente: Docente com graduação e doutorado em EF Docente de IES em exercício na graduação em EF há pelo menos 10 anos Membros: Docentes com graduação e mestrado em EF Docentes de IES em exercício na graduação em EF há pelo menos 05 anos


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