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Intervenção psicomotora em alunos da educação infantil da rede pública

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Apresentação em tema: "Intervenção psicomotora em alunos da educação infantil da rede pública"— Transcrição da apresentação:

1 Intervenção psicomotora em alunos da educação infantil da rede pública

2 O estudo está sendo realizado por estudantes e professores de Educação Física e Fisioterapia, todas as sextas feiras nas instalações da Creche Escola Municipal Professora Marília de Teves Moreno, localizada na cidade de Cabo Frio/RJ.

3 OBJETIVO: Estimular o desenvolvimento dos aspectos motor, afetivo, cognitivo e social, contribuindo de forma positiva no desempenho escolar e na vida diária desses alunos.

4 Para o início da intervenção, 12 (doze) alunos com idade entre 4 e 5 anos foram avaliados através de um protocolo específico (Perfil de Desenvolvimento Motor – Vitor da Fonseca – 1984).

5 Os dados obtidos foram tratados de forma descritiva através da apresentação da frequência e da relatividade (%) em três categorias: Não adquirida hesitante integrada

6 Perfil de Desenvolvimento Motor – Vitor da Fonseca - 1984
Bateria de avaliação: Perfil de Desenvolvimento Motor – Vitor da Fonseca

7 Áreas 1ª Obs. 2ª Obs. 3ª Obs. 4ª Obs. 5ª Obs.
PROTOCOLO – PERFIL DE DESENVOLVIMENTO (VITOR DA FONSECA 1984) Avaliação Evolutiva Áreas 1ª Obs. 2ª Obs. 3ª Obs. 4ª Obs. 5ª Obs. Coordenação Motora Viso – motricidade Percepção Visual Memória Visual Percepção Auditiva Memória Auditiva Chave: Escala 1 – Raramente (fracas). Muitas dificuldades 1 – aquisição não adquirida. 2 – Ocasionalmente (hesitante). Algumas dificuldades 2 – aquisição hesitante 3 – Freqüentemente (fortes). Nenhuma Dificuldade 3 – aquisição integrada. MA = Memória Auditiva PA = Percepção Auditiva MV = Memória Visual PV = Percepção Visual VM = Viso-motricidade MA Segue  e executa 3 ordens ou direções CM = Coordenação Motora 6.1 PA  Localiza a fonte do som Identifica sons comuns 5.1 5.2  MV Recorda figuras de animais Nomeia objetos por memória Recorda uma seqüência de 3 cores 4.1  4.2  4.3  PV  Combina e classifica objetos pela cor Combina e classifica objetos pela forma Combina e classifica objetos pelo tamanho  Combina tamanhos e formas no papel 3.1 3.2  3.3  3.4 VM Segue a trajetória com os olhos Enfiar pérolas Copia um círculo Copia uma cruz Copia um quadrado 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 CM Repta Anda Corre Salta Anda ao pé coxinho Mantêm-se sobre um pé 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6

8 Os resultados revelam que os fatores:
percepção visual viso–motricidade memória visual apresentaram maiores escores nas classificações hesitante e não adquirida

9 Os déficits acima relacionados podem ser associados à dificuldade de aprendizagem dos avaliados, uma vez que estes fatores são relevantes quando abordados na aprendizagem escolar.

10 Espera-se que com a aplicação de atividades psicomotoras direcionadas possa haver contribuições para um melhor rendimento escolar do aluno bem como contribuir para melhoria das AVDs (atividades diárias) .

11 Vale ressaltar que o projeto objetiva a integração dos fatores psicomotores que interferem na educação e desenvolvimento infantil Possibilita a obtenção de dados que auxiliam na prática profissional Permite a integração de diversos cursos como psicologia, pedagogia, educação física, fonaudiologia e fisioterapia.

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21 Agradecimentos: Ms. Ana Maria Inocêncio Caroline Fernandes Ribeiro Renata Fogaça Negri Direção da escola, professores, responsáveis e alunos da Creche Escola Municipal Professora Marília de Teves Moreno

22 Autor: escritor não identificado
“A palavra é que nomeia o mundo, então o mundo é do tamanho da palavra que eu tenho” Autor: escritor não identificado


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