A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAÚDE DO TRABALHADOR CEREST/ES Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAÚDE DO TRABALHADOR CEREST/ES Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador."— Transcrição da apresentação:

1 SAÚDE DO TRABALHADOR CEREST/ES Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador

2 O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador/ES - CEREST/ES – teve sua efetiva implantação em 26/02/1996. O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador/ES - CEREST/ES – teve sua efetiva implantação em 26/02/1996. Sua criação foi respaldada na constituição de 1988( saúde figura pela 1ª vez como direito social), na Lei Orgânica da Saúde de 1990, onde se previa a criação dos CRST, para assegurar as ações em saúde do trabalhador. Sua criação foi respaldada na constituição de 1988( saúde figura pela 1ª vez como direito social), na Lei Orgânica da Saúde de 1990, onde se previa a criação dos CRST, para assegurar as ações em saúde do trabalhador.

3 Possui o OBJETIVO: Possui o OBJETIVO: modificar o perfil de morbi- mortalidade do trabalhador no âmbito estadual, dentro de um enfoque epidemiológico, com ações que repercutem na qualidade de vida dos trabalhadores. modificar o perfil de morbi- mortalidade do trabalhador no âmbito estadual, dentro de um enfoque epidemiológico, com ações que repercutem na qualidade de vida dos trabalhadores.

4 Para alcançar esses objetivos as ações do CEREST/ES é organizado em três vertentes: Para alcançar esses objetivos as ações do CEREST/ES é organizado em três vertentes: 1- Assistencial: realiza consulta coletiva, dentro do enfoque de humanização do SUS, realiza consulta coletiva, dentro do enfoque de humanização do SUS, atendimento ambulatorial individual para definição de nexo de causalidade e tratamento. atendimento ambulatorial individual para definição de nexo de causalidade e tratamento.

5 Fisioterapia Fisioterapia Acupuntura Acupuntura Fonoterapia Fonoterapia Audiometria, Audiometria, grupos qualidade de vida, grupos qualidade de vida, grupos de relaxamento, grupos de relaxamento, psicoterapia psicoterapia terapia Ocupacional terapia Ocupacional

6 2 - Vigilância Inspeções e vistorias em ambientes de trabalho para construção de causalidade e apoio aos processos do Ministério Publico do Trabalho, justiça do trabalho, Previdência Social e às pesquisas desenvolvidas no CEREST/ES, Inspeções e vistorias em ambientes de trabalho para construção de causalidade e apoio aos processos do Ministério Publico do Trabalho, justiça do trabalho, Previdência Social e às pesquisas desenvolvidas no CEREST/ES, Implementação do sistema de informação via a criação do Observatório em Saúde do Trabalhador e a implantação do SINAN Implementação do sistema de informação via a criação do Observatório em Saúde do Trabalhador e a implantação do SINAN Elaboração e execução de projetos específicos que permitam identificar problemas e proposição de alternativas; Elaboração e execução de projetos específicos que permitam identificar problemas e proposição de alternativas;

7 3- Educação Grupos Qualidade de Vida para usuários do cerest, objetivando a compreensão do processo de trabalho e sua relação com a saúde. Grupos Qualidade de Vida para usuários do cerest, objetivando a compreensão do processo de trabalho e sua relação com a saúde. seminários, seminários, capacitações e/ou aperfeiçoamento de profissionais de saúde da rede pública,sindicatos,etc. capacitações e/ou aperfeiçoamento de profissionais de saúde da rede pública,sindicatos,etc. especialização para profissionais que atuam na área; especialização para profissionais que atuam na área; desenvolvimento de atividades em parceria com outras instituições,como: desenvolvimento de atividades em parceria com outras instituições,como: instituições de ensino de graduação, Fundacentro, Ministério Público, escolas de nível fundamental e médio, sindicatos, etc. instituições de ensino de graduação, Fundacentro, Ministério Público, escolas de nível fundamental e médio, sindicatos, etc.

8

9 CENTRO ESTADUAL DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR - CEREST-ES CENTRO ESTADUAL DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR - CEREST-ES CRE Metropolitano - 2ºandar Rod.Br 262 Km zero - Ed. Cristiano Tavares Collins - Centro de Op.Ferroviária - 2ºandar Jardim América - Cariacica - ES - CEP CRE Metropolitano - 2ºandar Rod.Br 262 Km zero - Ed. Cristiano Tavares Collins - Centro de Op.Ferroviária - 2ºandar Jardim América - Cariacica - ES - CEP Tel.: Agendamento (27) Administração(27) Fax (27) Home page: Tel.: Agendamento (27) Administração(27) Fax (27) Home page:


Carregar ppt "SAÚDE DO TRABALHADOR CEREST/ES Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google