A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CEREST/ES Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CEREST/ES Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador"— Transcrição da apresentação:

1 CEREST/ES Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador

2 O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador/ES - CEREST/ES – teve sua efetiva implantação em 26/02/1996. Sua criação foi respaldada na constituição de 1988( saúde figura pela 1ª vez como direito social) , na Lei Orgânica da Saúde de 1990, onde se previa a criação dos CRST, para assegurar as ações em saúde do trabalhador.

3 Possui o OBJETIVO: modificar o perfil de morbi-mortalidade do trabalhador no âmbito estadual, dentro de um enfoque epidemiológico, com ações que repercutem na qualidade de vida dos trabalhadores.

4 Para alcançar esses objetivos as ações do CEREST/ES é organizado em três vertentes:
1- Assistencial: realiza consulta coletiva, dentro do enfoque de humanização do SUS, atendimento ambulatorial individual para definição de nexo de causalidade e tratamento.

5 Fisioterapia Acupuntura Fonoterapia Audiometria, grupos qualidade de vida, grupos de relaxamento , psicoterapia terapia Ocupacional

6 2 - Vigilância Inspeções e vistorias em ambientes de trabalho para construção de causalidade e apoio aos processos do Ministério Publico do Trabalho, justiça do trabalho, Previdência Social e às pesquisas desenvolvidas no CEREST/ES, Implementação do sistema de informação via a criação do Observatório em Saúde do Trabalhador e a implantação do SINAN Elaboração e execução de projetos específicos que permitam identificar problemas e proposição de alternativas;

7 3- Educação Grupos Qualidade de Vida para usuários do cerest , objetivando a compreensão do processo de trabalho e sua relação com a saúde. seminários, capacitações e/ou aperfeiçoamento de profissionais de saúde da rede pública,sindicatos,etc. especialização para profissionais que atuam na área; desenvolvimento de atividades em parceria com outras instituições ,como: instituições de ensino de graduação, Fundacentro, Ministério Público , escolas de nível fundamental e médio, sindicatos, etc.

8

9 CENTRO ESTADUAL DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR - CEREST-ES
CRE Metropolitano - 2ºandar Rod.Br 262 Km zero - Ed. Cristiano Tavares Collins - Centro de Op.Ferroviária - 2ºandar Jardim América - Cariacica - ES - CEP Tel.: Agendamento (27) Administração(27) Fax (27) Home page:


Carregar ppt "CEREST/ES Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google