A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação de Competência: paradigma de realinhamento das práticas pedagógicas com as demandas de mercado. Prof. Carlos Araripe – Estácio Radial/Ibiúna-SP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação de Competência: paradigma de realinhamento das práticas pedagógicas com as demandas de mercado. Prof. Carlos Araripe – Estácio Radial/Ibiúna-SP."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação de Competência: paradigma de realinhamento das práticas pedagógicas com as demandas de mercado. Prof. Carlos Araripe – Estácio Radial/Ibiúna-SP

2 A era do CHA Café com Leite CHA

3 Interesse:.Observar a lacuna existente entre os pressupostos pedagógicos das DCNs no que concerne ao ensino de competências e as práticas observadas na operacionalização dos cursos superiores no Brasil.

4 Objetivo; Apresentar a prática da Avaliação de Competências – AC, implantada nas unidades da Estácio Radial, em particular no Núcleo Oeste de São Paulo.

5 Razão de ser da AC :.Os PPCs e respectivos planos de ensino dos cursos de gestão e Administração da Estácio SP, focam o ensino no desenvolvimento de competências..A existência de uma AC pressupõe o trabalho de contextos interdisciplinares focados em situações complexas do cotidiano profissional..O ENADE é elaborado para aferir competências..Portanto, não há sentido trabalhar competências e avaliar conteúdos

6 Aplicação:.A AC é preparada pelo corpo docente ao longo do semestre; são elaboradas problematizações que fazem referência às competências trabalhadas num dado módulo; a capacidade de resolver os problemas propostos indica o nível de domínio das competências pelos estudantes;.A aplicação se dá na última semana do semestre em prova única, a ser feita no limite de 3 horas.

7 Estrutura de notas da Estácio Radial: AD1 + AD2 + PI + AC = NF ?

8 Dificuldades:.A cultura avaliativa, pois nem todos os docentes dominaram a técnica de trabalhar a unidade curricular com base em competências ;. A adaptação do estudante que é avaliado nas disciplinas por conteúdo e uma vez por semestre se vê diante de uma avaliação de competências..

9 Considerações Finais. Estamos buscando conscientizar os docentes da importância, não apenas da AC, mas do processo de ensino com base em competências, de forma que os resultados transcendam o discurso do PPC e dos planos de ensino..

10 Prof. Carlos Alberto Araripe


Carregar ppt "Avaliação de Competência: paradigma de realinhamento das práticas pedagógicas com as demandas de mercado. Prof. Carlos Araripe – Estácio Radial/Ibiúna-SP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google