A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação de Competência: paradigma de realinhamento das práticas pedagógicas com as demandas de mercado. Prof. Carlos Araripe – Estácio Radial/Ibiúna-SP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação de Competência: paradigma de realinhamento das práticas pedagógicas com as demandas de mercado. Prof. Carlos Araripe – Estácio Radial/Ibiúna-SP."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação de Competência: paradigma de realinhamento das práticas pedagógicas com as demandas de mercado Prof. Carlos Araripe – Estácio Radial/Ibiúna-SP

2 A era do CHA CHA Café com Leite

3 Interesse: .Observar a lacuna existente entre os pressupostos pedagógicos das DCN’s no que concerne ao ensino de competências e as práticas observadas na operacionalização dos cursos superiores no Brasil.

4 Objetivo; Apresentar a prática da Avaliação de Competências – AC, implantada nas unidades da Estácio Radial, em particular no Núcleo Oeste de São Paulo.

5 Razão de ser da AC : .Os PPCs e respectivos planos de ensino dos cursos de gestão e Administração da Estácio SP, focam o ensino no desenvolvimento de competências. .A existência de uma AC pressupõe o trabalho de contextos interdisciplinares focados em situações complexas do cotidiano profissional. .O ENADE é elaborado para aferir competências. .Portanto, não há sentido trabalhar competências e avaliar conteúdos

6 Aplicação: .A AC é preparada pelo corpo docente ao longo do semestre; são elaboradas problematizações que fazem referência às competências trabalhadas num dado módulo; a capacidade de resolver os problemas propostos indica o nível de domínio das competências pelos estudantes; .A aplicação se dá na última semana do semestre em prova única, a ser feita no limite de 3 horas.

7 Estrutura de notas da Estácio Radial:
AD1 + AD2 + PI + AC = NF ?

8 Dificuldades: .A cultura avaliativa, pois nem todos os docentes dominaram a técnica de trabalhar a unidade curricular com base em competências; .A adaptação do estudante que é avaliado nas disciplinas por conteúdo e uma vez por semestre se vê diante de uma avaliação de competências. .

9 Considerações Finais . Estamos buscando conscientizar os docentes da importância, não apenas da AC, mas do processo de ensino com base em competências, de forma que os resultados transcendam o discurso do PPC e dos planos de ensino. .

10 Prof. Carlos Alberto Araripe
.


Carregar ppt "Avaliação de Competência: paradigma de realinhamento das práticas pedagógicas com as demandas de mercado. Prof. Carlos Araripe – Estácio Radial/Ibiúna-SP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google