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1 REDE DE ATENÇÃO À URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO Atividade – V.

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1 1 REDE DE ATENÇÃO À URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO Atividade – V

2 2 Clique Um dia na vida de um desorganizado!!!! DESORGANIZAÇÃODESORGANIZAÇÃO

3 3 Nós planejamos nossas atividades diárias? Temos agenda? Deixamos muita coisa para depois? Temos muito retrabalho? Como melhorar isso? GESTÃO POR PROCESSOS

4 4 Conjunto de atividades inter-relacionadas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas). Conjunto de atividades inter-relacionadas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas). PROCESSOSPROCESSOS Essa transformação deve agregar valor na percepção dos CLIENTES (internos e externos) do processo e exige um certo conjunto de recursos. Essa transformação deve agregar valor na percepção dos CLIENTES (internos e externos) do processo e exige um certo conjunto de recursos. TRANSFORMAÇÃO Entradas Saídas Clientes Tarefas que agregam valor

5 5 Pode ser definido como um conjunto de atividades de trabalho inter-relacionado que se caracteriza por requerer certos insumos e tarefas particulares, implicando em um valor agregado com vistas a obter resultados. PROCESSOSPROCESSOS

6 6 Consulta mediante protocolo Saídas TRANSFORMAÇÃO Tarefas que agregam valor PROCESSOS – CONSULTA MÉDICA Recebimento da paciente; Encaminhamentos Agendamento próxima consulta 5 Atualização do cadastro Cidadã atendida com qualidade. Equipe de saúde Entradas

7 7 Verificação da carteira de vacinação Saídas TRANSFORMAÇÃO Tarefas que agregam valor PROCESSOS – VACINA Recebimento da paciente; Aplicação da vacina Orientações e aprazamento 5 Atualização do cadastro Cidadão atendida com qualidade. Equipe de saúde Entradas

8 8 Os recursos podem incluir: pessoal, finanças, instalações, equipamentos, métodos e técnicas. Os recursos podem incluir: pessoal, finanças, instalações, equipamentos, métodos e técnicas. PROCESSOSPROCESSOS

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10 10 PROCESSOSPROCESSOS O processo poderá exigir que a seqüência de etapas seja documentada por meio de especificações ou requisitos, de procedimentos e de instruções de trabalho, bem como que as etapas de medição e controle sejam adequadamente definidas. O processo poderá exigir que a seqüência de etapas seja documentada por meio de especificações ou requisitos, de procedimentos e de instruções de trabalho, bem como que as etapas de medição e controle sejam adequadamente definidas.

11 11 PROCESSOS Os processos, através dos programas e serviços, necessitam de avaliação e controle quanto a sua efetividade, eficácia, eficiência, produção, produtividade, qualidade e à prevenção e redução da morbimortalidade, além da imagem (satisfação) que apresentam aos usuários.

12 12 PROCESSO E A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

13 13 Visão Funcional Visão Por Processo Em geral, organizações estruturadas por função apresentam dificuldades para ver os vários processos que são desenvolvidos para atender às necessidades dos CLIENTES. GESTÃO POR PROCESSOS

14 14 GESTÃO POR PROCESSOS

15 15 A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DOS PROCESSOS A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DOS PROCESSOS São vários os motivos, mas podemos destacar: Reduzir a variabilidade Reduzir custos / desperdícios Determinar as responsabilidades e autoridades Aumentar a previsibilidade e confiabilidade nos resultados Aumentar o grau de satisfação dos clientes Reduzir a ocorrência de riscos evitáveis

16 16 Na Espanha confundiram.... DIREITO E ESQUERDO Guillermo L., um paciente diabético de 51 anos, ao despertar da anestesia, depois de submeter-se a uma cirurgia para retirada de carcinoma no pé direito (tumor maligno), descobriu espantado que lhe haviam amputado o pé esquerdo. O chocante da situação é que posteriormente tiveram de amputar-lhe o pé direito! A assustadora história da medicina Ediouro,2002 RISCOS EVITÁVEIS

17 17 0,1% de erro pode significar: 99,9% de acertos é um bom RESULTADO? 20 mil prescrições erradas de remédio/ano 15 mil quedas acidentais de RN em hospitais/ano 500 cirurgias incorretas/semana 2 mil correspondências perdidas/hora E por falar em resultados....

18 18 Fundamentos da Gestão por Processo Processos: Estratégicos Apoio Finalisticos Padronizar: Tarefas Criticas Capacitação: Com base na tarefa

19 19 Promover Saneamento Básico GERENCIAMENTO POR PROCESSOS OS PROCESSOS PODEM SER CLASSIFICADOS EM: Estratégico Estratégico Finalístico Finalístico De apoio De apoio

20 20 Promover Saneamento Básico PROCESSOS ESTRATÉGICOS: São aqueles que definem o negócio da organização e direcionam os processos finalísticos. São aqueles que definem o negócio da organização e direcionam os processos finalísticos. Exemplo: Gestão de Pessoas, Plano Diretor / Estratégico, Controle Orçamentário, etc. Concentrado Nível Central – Secretaria Concentrado Nível Central – Secretaria GERENCIAMENTO POR PROCESSOS

21 21 Promover Saneamento Básico PROCESSOS FINALÍSTICOS: São aqueles que geram os produtos ou serviços finais da organização, isto é, aqueles produtos e serviços que são entregues e atendem as necessidades e expectativas das partes interessadas. Estes processos contribuem diretamente para a criação de valor para os clientes e para a sociedade (SES MG, 2008) São aqueles que geram os produtos ou serviços finais da organização, isto é, aqueles produtos e serviços que são entregues e atendem as necessidades e expectativas das partes interessadas. Estes processos contribuem diretamente para a criação de valor para os clientes e para a sociedade (SES MG, 2008) Exemplo: Consulta, Visita domiciliar, Vacinas, Internação clínica, Atendimento em Urgência, etc. Exemplo: Consulta, Visita domiciliar, Vacinas, Internação clínica, Atendimento em Urgência, etc. GERENCIAMENTO POR PROCESSOS

22 22 Promover Saneamento Básico PROCESSOS DE APOIO: São aqueles que dão suporte direto aos processos finalísticos. Fornecem ou criam as condições necessárias para que a organização possa gerar seus produtos ou serviços que vão atender às necessidades e expectativas de seus clientes e da sociedade, agregando valor para estes (SES MG, 2008) São aqueles que dão suporte direto aos processos finalísticos. Fornecem ou criam as condições necessárias para que a organização possa gerar seus produtos ou serviços que vão atender às necessidades e expectativas de seus clientes e da sociedade, agregando valor para estes (SES MG, 2008) Exemplos: Higienização, Serviço de Manutenção, Laboratório, Esterilização, SAME etc. Exemplos: Higienização, Serviço de Manutenção, Laboratório, Esterilização, SAME etc. GERENCIAMENTO POR PROCESSOS

23 23 PROCESSOS DE APOIO PROCESSOS ESTRATÉGICOS PROCESSOS FINALÍSTICOS Fornecedor Externo Cliente Externo O processo finalístico é o foco principal. Destaca-se com isso a importância dos profissionais que estão na linha de atendimento. GERENCIAMENTO POR PROCESSOS

24 24 A visão macro do gerenciamento dos processos Requisitos / Necessidades CONTRATO Requisitos / Necessidades CONTRATO INDICADORES Padrões

25 25 Promover Saneamento Básico VISA RESPONDER AS SEGUINTES PERGUNTAS: O que fazer? O que fazer? Como fazer ? Como fazer ? Q uem faz? Q uem faz? Quando faz? Quando faz? Quanto faz? Quanto faz? Com que recurso? Com que recurso? Com qual resultado? Com qual resultado? Como medir o resultado? Como medir o resultado? GERENCIAMENTO POR PROCESSOS

26 26 Vamos fazer um exercício? Peguem uma folha. Façam um circulo. Dentro deste façam 2 outros. Façam uma reta na vertical e outra na horizontal. Pronto!

27 27 MELHORIA DO DESEMPENHO

28 28 MELHORIA DO DESEMPENHO

29 29 Documentar o processo... Ter um padrão é importante?

30 30 Clique A recepção com o Porteiro Zé !!!! CAPACITAÇÃOCAPACITAÇÃO

31 31 DEFINIÇÃO DOS PAPÉIS A definição dos papéis é importante para evitar principalmente.... Acúmulo de tarefas Retrabalho

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33 33 A grande revolução nos sistemas de saúde só será possível quando o cerne da discussão for o valor gerado para o usuário Michael Porter Repensando a Saúde - Estratégias para Melhorar a Qualidade e Reduzir os Custos, 2007.

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