A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JOGO DE EMPRESAS DECISION UM INSTRUMENTO NA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM FAP – Faculdade do Pará

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JOGO DE EMPRESAS DECISION UM INSTRUMENTO NA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM FAP – Faculdade do Pará"— Transcrição da apresentação:

1 JOGO DE EMPRESAS DECISION UM INSTRUMENTO NA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM FAP – Faculdade do Pará

2 Jogo de Empresas Decision Objetivos O Jogo de Empresas Decision tem como objetivo propiciar aos alunos do Curso de Administração um ambiente empresarial hipotético construído a partir do estudo de viabilidade econômica decorrente da implantação de um empreendimento, em uma localidade real. O cenário de atuação é configurado pelas técnicas de simulação da realidade, propício para o aprendizado ou aprimoramento das habilidades, competências e potencialidades do aluno-jogador em relação a uma atividade empresarial.

3 Jogo de Empresas Decision Cenário Virtual do Jogo O foco acadêmico do Jogo é a industria do turismo, motivos: -Propicia o trabalho em todas as áreas de uma empresa pelo Administrador; - Permite o desdobramento do cenário (Hotel, Restaurante, Ag. Viagens); - Atende às áreas de conhecimento da gestão (marketing, pessoal, finanças, logística, etc.)

4 Ambiente de Aplicação Modelo: Projeto Integrador Período: 4º. Semestre - Estratégias de Negócios (Hotel, Restaurante, Ag Viagem) 6º. Semestre – Gestão Logística (Restaurante – La Carte, Self-service, Cozinha Industrial) Disciplinas: Jogos de Empresas (4º período.) Tópicos Emergentes em Logística (6º período.)

5 Base Conceitual do Jogo Decision RELACIONAMENTO ENTRE A ORGANIZAÇÃO E SEU AMBIENTE MACROAMBIENTE OU AMBIENTE GERAL Varáveis Econômicas, Políticas, Sociais, Legais, Demográficas, Ecológicas Tecnológicas, Culturais, MICROAMBIENTE OU AMBIENTE OPERACIONAL - TAREFA Comunidade, Concorrentes, Consumidores, Fornecedores, Distribuidores, Governo, Sindicatos, Associações de Classe, Veículo de Comunicação. ORGANIZAÇÃO AMBIENTE INTERNO Gestores, Estrutura, Clima, Cultura, Recursos Humanos, Financeiros e Tecnológicos Nível Estratégico Decisões Estratégicas Planejamento Estratégico Nível Tático Decisões Táticas Planejamento Tático Nível Operacional Decisões Operacionais Planejamento Operacional PERCEPÇÃO DOS GESTORES Ameaças, Oportunidades, Restrições, Coações, Contingências, Pontos Fortes e Pontos Fracos, Recursos Disponíveis, Capacidades e Habilidades PROCESSO DECISÓRIO DOS GESTORES Adaptação da Organização ao Ambiente Consecução dos objetivos organizacionais Análise do Ambiente Análise Organizacional Análise Competitiva Fonte: TEIXEIRA, Regina Cleide

6 Composição Estrutural das Jogadas RelatórioJogadas 1o. e 2o. Relatórios 1a. Rodada Potencialidades de mercado Construção Pensamento Organizacional 3o. Relatório 2a. Rodada Planejamento de Implantação 4o. Relatório 3a. Rodada Planejamento do Empreendimento para evento na Indústria do Turismo 5o. Relatório 4o. Rodada Ações Operacionais Marketing Infraestrutura Produtos/Serviços Gestão de Pessoas 6o. e 7o.Relatório 5a. e 6a. Rodadas Flutuações do Mercado Dinâmica da Concorrência Nova Análise de Swot Processo decisório

7 Base Conceitual para a Postura Competitiva do Empreendimento POSTURAS ESTRAT É GICAS OFENSIVA OU PROSPECTIVA Planejamento, controles descentralizados Ampla an á lise ambiental Procuram novos segmentos de produtos/mercados Sacrificam a eficiência de suas opera ç ões DEFENSIVA Estreito dom í nio de produto/mercado Não se preocupa com mudan ç as de dom í nio Planejam intensivamente Controle centralizado Limitada an á lise ambiental Eficiência nas opera ç ões Enfoque em custos ANAL Í TICA Adota caracter í sticas defensivas e ofensivas dependendo da conjuntura ambiental REATIVA Falta de percep ç ão ou sensibilidade Ausência de an á lise ambiental Postura estrat é gica ineficaz e introvertida Fonte: MILES, Raymond E. & SNOW, Charles C. Organizational Strategy and Process, 1978.

8 Base Computacional do Software Desenvolvimento - ASP.NET; - Banco de Dados MS-Access; Execução -Ambiente WEB, no endereço: -Contas de personalizadas para os professores,no formato: Registro - Domínio registrado em nome do grupo de professores; - Permissão de acesso feita através de senhas.

9 Estrutura Modular do Software

10 Homepage do Jogo

11 Cadastro de Empresas

12 1ª. Rodada

13 2ª. Rodada

14 3ª. Rodada

15

16 4ª. Rodada

17 Classificação das Empresas

18 Aplicação do Jogo O jogo de Empresas Decision teve o módulo referente à Estratégia de Negócios aplicado consecutivamente em dois semestres ( e ), com um total de 48 equipes somando um total de 384 participantes. A versão idealizada para o módulo Gestão Logística até o presente momento teve apenas uma aplicação no decorrer do 1º semestre de 2009 e contou com a participação de 13 equipes totalizando 104 participantes.


Carregar ppt "JOGO DE EMPRESAS DECISION UM INSTRUMENTO NA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM FAP – Faculdade do Pará"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google