A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DA EXIBIÇÃO DE DOCUMENTO OU COISA arts. 355/363, do CPC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DA EXIBIÇÃO DE DOCUMENTO OU COISA arts. 355/363, do CPC"— Transcrição da apresentação:

1 DA EXIBIÇÃO DE DOCUMENTO OU COISA arts. 355/363, do CPC
Meios de produção da prova  Ação Autônoma: quando o interesse da parte se restringe ao acesso ao documento ou a coisa, sem que haja a finalidade de utilizá-los como meio de prova em outro processo. 

2 Meios de produção da prova
Ação Cautelar: quando a parte necessite de documentos para instruir processo principal a ser ajuizado ou pendente e estejam presentes os pressupostos da cautelar (fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação) – artigo 844 do CPC 

3 Meios de produção da prova
Incidente Processual- pedido de exibição formulado no curso e nos autos de processo em andamento. Encarado como mero incidente, quando formulado em face das partes no processo originário e como ação propriamente dita quando aduzido em face de terceiro, caso em que o pedido é julgado por sentença.

4 Legitimidade ativa e passiva
Legitimidade ativa: qualquer das partes (autor, réu e intervenientes).  Humberto Theodor Júnior e Wambier admitem a iniciativa do juiz (art c/c o art. 130 do CPC) 

5 Legitimidade ativa e passiva
Legitimidade passiva:   pretenso detentor do documento que pode ser parte ou um terceiro

6 Procedimento da produção da prova
Momento da produção: - Autor (petição inicial). Réu (resposta). Entretanto, pode ser ele formulado por uma das partes quando a referência do documento ou coisa é feita pela outra como prova em momento posterior a fase postulatória. 

7 Procedimento da produção da prova
Requisitos do pedido: o pedido inicial deve fazer a individualização da coisa ou documento, e a finalidade da exibição. O pedido conterá: I – a individualização, tão completa quanto possível, do documento ou da coisa; II – a finalidade da prova, indicando os fatos que se relacionam com o documento ou a coisa; III – as circunstâncias em que se funda o requerente para afirmar que o documento ou a coisa existe e se acha em poder da parte contrária (artigo 356 do CPC). 

8 Procedimento da produção da prova
Resposta do requerido: prazo de 5 dias subseqüentes à sua intimação (art. 357, CPC). 

9 Procedimento da produção da prova
Casos de Recusa: a parte ou terceiro se escusam de exibir, em juízo, o documento ou a coisa: I – se concernente a negócios da própria vida da família; II se a sua apresentação puder violar dever de honra; III – se a publicidade do documento redundar em desonra à parte ou ao terceiro, bem como a seus parentes consangüíneos ou afins até o terceiro grau, ou lhe representar perigo de ação penal; IV – se a exibição acarretar a divulgação de fatos, a cujo respeito, por estado ou profissão, devam guardar segredo; V – se subsistirem outros motivos graves que, segundo o prudente arbítrio do juiz, justifiquem a recusa da exibição. (art. 363 do CPC) 

10 Procedimento da produção da prova
Ilegitimidade da Recusa: O juiz não admitirá a recusa: I – se o requerido tiver obrigação legal de exibir; II – se o requerido aludiu ao documento ou a coisa, no processo, com o intuito de constituir prova; III – se o documento, por seu conteúdo, for comum às partes (artigo 358 do CPC) 

11 Procedimento da produção da prova
Efeitos da decisão: ao decidir o pedido, o juiz admitirá como verdadeiro os fatos que,por meio do documento ou da coisa, a parte pretendia provar: I – se o requerido não efetuar a exibição, nem fizer qualquer declaração no prazo do art. 357 (5 dias); II – se a recusa for havida por ilegítima (art. 359, CPC).

12 Documento ou coisa em poder de terceiro
Posse em poder de terceiro: o juiz mandará citá-lo para responder no prazo de 10 dias (art. 360, CPC).

13 Documento ou coisa em poder de terceiro
Negativa do terceiro na obrigação da exibição: se o terceiro negar a obrigação de exibir, ou a posse do documento ou da coisa, o juiz designará audiência especial, tomando-lhe o depoimento, bem como o das partes e, se necessário, de testemunhas; em seguida proferirá a sentença (art. 361, CPC).

14 Documento ou coisa em poder de terceiro
Recusa do terceiro: se ocorrer a recusa, sem justo motivo, do terceiro em exibir o documento ou coisa, o juiz ordenará que proceda ao respectivo depósito em cartório ou noutro lugar designado, no prazo de 5 dias, impondo ao requerente que o embolse das despesas que tiver;

15 Documento ou coisa em poder de terceiro
Mandado de busca e apreensão: Se o terceiro descumprir a ordem, o juiz expedirá mandado de apreensão, requisitando, se necessário, força policial, tudo sem prejuízo da responsabilidade por crime de desobediência (art. 362, CPC).


Carregar ppt "DA EXIBIÇÃO DE DOCUMENTO OU COISA arts. 355/363, do CPC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google