A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA UM CAMINHO A SER PERCORRIDO OBJETIVANDO A INCLUSÃO SOCIAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA UM CAMINHO A SER PERCORRIDO OBJETIVANDO A INCLUSÃO SOCIAL."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA UM CAMINHO A SER PERCORRIDO OBJETIVANDO A INCLUSÃO SOCIAL

2 Estratégias de Aula para Inclusão da Pessoa com Deficiência: da recepção do aluno deficiente à escolha de atividades/turmas Profª Ms. Jacqueline Dourado Penafort

3 Preconceitos e Estigmas O deficiente: Tem necessidade de: Trabalho - Cultura - Lazer - Esportes e pode vencer. Reflexão: Se vence, é uma exceção que confirma a regra? É concebível que Deficiência, alegria, alto desempenho prazer, sucesso e felicidade estejam juntos numa mesma pessoa? direitosgeneralizações

4 O QUE VOCÊ ENTENDE POR: DEFICIÊNCIA; EXCLUSÃO E INCLUSÃO; ESCOLA E SEU PAPEL SOCIAL

5 Vamos contar uma história Mariah e Jonas, um casal batalhador, na faixa etária dos 30 anos, já estão casados há 5 anos e resolveram ter um filho; Estão bem de saúde, com as contas em dia e não demoram muito para engravidar; Conforme a gravidez vai ficando evidente, já começam a realizar as mudanças que queriam para receber bem o filho que está chegando;

6 Quantos sonhos? Quantas expectativas? Quantos desejos estão aguardando a espera do filho que eles já deram o nome de Paulo Paulo nasce lindo, forte, corado, só que ele teve uma má formação das pernas e pés E agora? O que vamos fazer? O que vai ser dele? De quem é a culpa?

7 Tem opção de escolha? Tristeza Seu futuro será bom? Seu futuro será bom? ???????????? Tem defeito? Precisa sempre de ajuda? Será segregado? Como as pessoas vão lidar com ele? E se a gente morrer quem vai cuidar dele? Revolta E o que planejei pra ele? Ele é Doente? Culpa Insegurança

8 Espera aí!!!!!!!! Eu nasci dentro de uma família Eu sou deficiente e daí? Não me excluam!!!

9 OMS/ONU - 10% IBGE 14 % 20 milhões x 3 Importância social, política e econômica Deficiência no Brasil Qual é o primeiro segmento da sociedade que recebe o deficiente?

10 HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DAS NOMENCLATURAS: ExcepcionalDeficiente Portador de deficiência Portador de necessidades especiais Pessoa com deficiência Direitos – informações, apoio e tempo Maiores educadores Do choque inicial à participação plena no processo Luto, fuga, negação, busca => compreende a realidade => participa A Família

11 A Escola Como lida a Escola com as diferenças? Como lida a Escola com as diferenças? Igualdade de oportunidades é um fato? Igualdade de oportunidades é um fato? Toda escola é sempre um espaço de inclusão? Toda escola é sempre um espaço de inclusão? Não à exclusão está presente como linha mestra dos relacionamentos? Não à exclusão está presente como linha mestra dos relacionamentos? Comunidade (Sociedade) está envolvida no processo escolar? Comunidade (Sociedade) está envolvida no processo escolar?

12 Serviços de saúde pública DEFICIÊNCIA - MAIOR DAS DIFERENÇAS Desconhecimento – falta de informações As barreiras físicas e atitudinais A generalização - ação de estender os resultados da observação de alguns casos ao conjunto dos casos possíveis criando uma proporção de caráter geral. Direito – conjunto de princípios e normas da vida em sociedade que buscam expressar e também alcançar um ideal de justiça, traçando as fronteiras do ilegal e do obrigatório, ou seja, aquilo que é facultado a um individuo ou a um grupo de indivíduos por força de leis ou dos costumes. A Integração entre as ações da Escola e da área da Saúde é o caminho para minimizar o choque.

13 INCLUSÃO SOCIAL

14 ENCARAR A QUESTÃO É UMA DECISÃO INDIVIDUAL, MAS, COM CERTEZA IMPLICA EM CORAGEM E DISPOSIÇÃO DE TOMAR PARTE DISSO!

15 O Ensino inclusivo apóia-se em 3 pilares: 1.Rede de apoio – apoio através das conexões formais e informais. 2.Consulta cooperativa e – várias especialidades planejando, e trabalho em equipe implementando juntas programas para diferentes alunos 3.Aprendizagem cooperativa – agrupamentos heterogêneos - tutela de pares - vários interesses e formas para desenvolver atividades - instrução multinível Precisamos praticar para que isso se torne realidade efetivamente em todos os níveis.

16

17 A Educação Inclusiva vem se mostrando como uma nova tendência educacional e social, introduzindo transformações nas aplicações feitas pela Educação, principalmente na área Adaptada.

18 Educação Física Adaptada - Utilização dos princípios e bases da Educação Física aplicados às pessoas com deficiência. Como? BUSCAR- Uso das adaptações necessárias - Desenvolver holisticamente e - Dar condições do aluno usufruir das opções da prática Exemplo na Educação

19 Sujeito às influências das tendências educacionais, sociais, políticas que atuam diretamente no universo da Educação e do Esporte. Foco da Educação Física Adaptada Sempre no atendimento ao aluno. Indivíduo

20 Inserção de provas adaptadas nos Jogos Regionais e Abertos do Estado de São Paulo Essa oportunidade, proporcionada pelo poder público, tem fomentado e difundido o trabalho de atividade física, lazer e iniciação esportiva com a PPD, estimulando as demais dimensões do esporte e gerando novas formas de se encarar o deficiente. Percebemos que o esporte adaptado de rendimento atua como LOCOMOTIVA no desenvolvimento da relação Sociedade / PPD / Esporte. Exemplo: PPD Esporte Sociedade

21 Contato inicial - recepção do aluno e sua família. Solicitar algumas informações: - documentação; - o que é oferecido; - quais regras Processo de avaliação do aluno (começa na recepção, segue na entrevista e encaminhamento para avaliação na atividade) Avaliação inicial - pode ser uma aula na possível turma do aluno SUGESTÃO

22 Deve-se observar: nível de habilidade motora e social; limites; quadro geral; como estabelece relação; grau de comunicação; grau de independência; grau de atenção e resposta É importante ainda realizar a avaliação continuada, ou seja, acompanhar o desenvolvimento do aluno e ir adequando o trabalho sempre que necessário e possível PLANEJAMENTO; SUPORTE; ORIENTAÇÃO; ACOMPANHAMENTO; REAVALIAÇÃO; AJUSTE JÁ INCORPORADO REDIMENSIONAR

23 Equipe integrada - entre si - local de trabalho e comunidade Manter contato - colegas de trabalho, - os alunos e seus familiares, - áreas afins Reunião mensal de equipe - discutir - analisar - estudar A troca (de dados, idéias, informações, etc) será a base da qualidade do serviço DESAFIO

24 Ideal Núcleo de suporte - uma equipe multidisciplinar ao trabalho Justificativa Trabalhar um grupo de profissionais com o deficiente e sua família; as questões são amplas e têm raízes profundas. Trabalhar a comunidade escolar como um todo. Adaptação – ao local, às condições, aos recursos, Requer Fazer parcerias, investimentos e doações locais Envolvimento

25 Podemos desenvolver alicerces do nosso trabalho, para que a qualidade se instale, o deficiente usufrua e a Sociedade se transforme em melhor para TODOS! Lembrem-se!!! Nós estamos construindo essa ação

26 1- Nome completo: _____________________________________________ 2- Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino 3- Data de Nascimento: ____/____/____ 4- Endereço:___________________________________________________ 5- Bairro:________________________CEP:__________________________ 6- Telefone para contato: Resid.:________________Cel.:_______________ Recado:_________________Nome/relação:___________________________ 7- Nome da mãe:_______________________________________________ 8- Nome do pai:________________________________________________ Dados pessoais

27 Área da deficiência e Patologia:___ __________________________ Usa medicação? ( ) Sim ( ) Não Quais e para quê?__________________________ ______________________________________________________________________ Documentação apresentada:( ) Laudo Médico (original e cópia) Falta o que:_____________( ) Atestado médico data do exame:___/___/___ ______________________( ) 2 fotos ( atual do aluno e responsável, se for o caso ) ______________________( ) Comprovante de residência (atual) ______________________( ) outros: Características clínicas do aluno

28 Altura:_____________ Peso:___________ Idade:_________ Tamanho de camisa: P( ) Se locomove sozinho? ( ) Sim ( ) NãoM ( ) G ( ) GG ( ) Precisa de algum apoio? ( ) Sim ( ) Não Qual?_____________________________ Alguém o ajuda? ( ) Sim ( ) Não Como?___________________________________ Como se relaciona com: Familiares _____________________________________________________________ Amigos _______________________________________________________________ Estranhos _____________________________________________________________ Animais domésticos _____________________________________________________ Tarefas _______________________________________________________________ Obrigações ____________________________________________________________ Características pessoais do aluno

29 Qual a atividade indicada e /ou pretendida? ________________________________ Por que? _____________________________________________________________ ____________ (Natação: Já participou? quanto tempo?)____________________________________ ______________________________________________________________________ O que a família espera desse trabalho? ______________________________________ ______________________________________________________________________ O que o aluno quer do trabalho? ____________________________________________ ______________________________________________________________________ Informações sobre a expectativa do aluno e sua família sobre o trabalho oferecido

30 Pensem nisso – os deficientes: Sofrem o preconceito da Sociedade, Muitos dos nossos alunos mal conhecem a si próprios (potencial), Algumas famílias os rejeitam, Perspectivas de praticamente tudo, para eles, estão começando a ser ampliadas.

31 Caso queira ajudar de verdade Faça o seu trabalho de forma séria, bem humorada e carinhosa Acredite no seu trabalho, Sempre procure melhorar a qualidade E nunca faça por menos, tenha sempre um objetivo maior.


Carregar ppt "EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA UM CAMINHO A SER PERCORRIDO OBJETIVANDO A INCLUSÃO SOCIAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google