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Plano de Investimentos na Infra-estrutura de Transporte Corredores e Terminais de ônibus Superintendência de Projetos – DI/SPR Gerência de Projetos de.

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1 Plano de Investimentos na Infra-estrutura de Transporte Corredores e Terminais de ônibus Superintendência de Projetos – DI/SPR Gerência de Projetos de Arquitetura Gerência de Projetos Civis e de Sistemas São Paulo, 27 de maio de 2008

2 CONTEÚDO Plano de Investimentos em Infra-estrutura: Expresso Tiradentes: Terminal Vila Prudente, Trechos 4 e 5 Estações General Lecor/Alberto Lion (Trecho 1 e 2) Expresso Celso Garcia Corredor Berrini Binário de Ligação de Corredores na Região Central de Santo Amaro Requalificação do Corredor Inajar de Souza Terminal Campo Limpo Intervenções Pontuais

3 PLANO DE INVESTIMENTO CORREDOR CELSO GARCIA CORREDOR EXPRESSO TIRADENTES 4 E 5 CORREDOR BERRINI BINÁRIO DE SANTO AMARO TERM.VILA PRUDENTE CORREDOR CACHOEIRINHA TERM. CPO LIMPO

4 Prover suporte operacional ao subsistema estrutural de ônibus do sistema integrado; Atender aos eixos com alta demanda registrada por transporte coletivo; Complementar a rede metropolitana, composta pelos sistemas de transporte metropolitano por ônibus (EMTU) e sobre trilhos (CPTM e Metrô); Ser o precursor da rede sobre trilhos, para atender a curto prazo eixos com planos de longo prazo de implantação de transporte de massa. PLANO DE INVESTIMENTO OBJETIVOS

5 Aumento da velocidade média dos ônibus, com ganhos de tempo de viagem e redução de custos operacionais; Maior conforto para os usuários ; Garantia da acessibilidade aos meios de transporte ; Diminuição de conflitos : pedestres x usuários e veículos particulares x ônibus ; Incentivo às transferências intermodais ; Integração de políticas urbanas : transporte x ordenamento territorial; Incremento de informações aos usuários para apoiar a escolha da melhor opção de transporte. PLANO DE INVESTIMENTO BENEFÍCIOS

6 EXPRESSO TIRADENTES: Esquema Parque da Integração

7 SITUAÇÃO ATUAL TRECHO 1 e 2 Em Operação: - 2 Terminais: Estação Terminal Mercado e Sacomã; e - 4 Estações : Metrô Pedro II, Ana Neri, Club Atlético Ypiranga e Rua do Grito. Em Obras (previsão de operação a partir de set/08): - Estação Alberto Lion – Trecho 1 e Estação General Lecor – Trecho 2 TRECHO 3 - Previsão de Término: Set/2008. Novo Terminal Vila Prudente: Licitação TRECHO Km: Licitação TRECHO 5 - Pré-qualificação EXPRESSO TIRADENTES

8 Av Luis Ignacio de Anhaia Mello Rua Ibitirama Rua Itamumbuca Rua Oliveira Gouveia TERMINAL VILA PRUDENTE EXPRESSO TIRADENTES: Novo Terminal Vila Prudente

9 Localização Av. Luis Ignácio de Anhaia Mello x Rua Ibitirama - Área total: ~16.277,0m² - - Plataformas externas: 2 unid. de 120m - Plataformas internas: 4 unid. de 136m² - Escadas rolantes: 14 unid. - Elevadores: 7 unid. - Passarelas: 2 unid. - Bicicletários: 3 unid. TERMINAL VILA PRUDENTE EXPRESSO TIRADENTES: Novo Terminal Vila Prudente

10 Atender demandas de transporte público de curta e média distância por meio do corredor de ônibus operado em faixas prioritárias, com linhas paradoras e expressas (paradas seletivas) Possibilitar ultrapassagens nas estações de embarque e desembarque. EXPRESSO CELSO GARCIA

11 SITUAÇÃO ATUAL Projeto Funcional finalizado. Projeto Básico, Executivo e Estudos Ambientais em fase de Licitação. EXPRESSO CELSO GARCIA

12 - Extensão do Corredor: O Expresso Celso Garcia, localizado nas Zonas Centro e Leste do Município, irá se desenvolver pelas regiões da Mooca, Penha, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista e Itaim Paulista, totalizando aproximadamente 30 Km de extensão. - Terminais: Se interligará a 4 Terminais em operação, Parque Dom Pedro II, Aricanduva, A. E. Carvalho e São Miguel; além de outros 4 novos Terminais, Penha, Tiquatira, Vila Mara e Itaim Paulista a serem construídos. - Paradas: Ao longo dos 30 Km estão previstas, 45 Paradas. EXPRESSO CELSO GARCIA

13 Av. dos Bandeirantes Terminal Vila Olímpia R. Funchal Av. Eng. Luis C. Berrini Terminal Água Espraiada Av. Jorn. Roberto Marinho Av. Morumbi Av. Dr. Chucri Zaidan Futuro Corredor Diadema-Brooklim Av. Roque Petroni Junior 0,9 km 1,6 km 0,2 km R. Ulisséia 0,3 km Lgo. Los Andes CORREDOR BERRINI

14 CORREDOR BERRINI: Características Faixa Prioritária à Esquerda: extensão aproximada de 2 Km 5 Paradas no Canteiro Central: 3 Paradas desmembradas (4 plataformas) com ultrapassagem 1 Parada desmembrada (4 plataformas) sem ultrapassagem 1 Parada simples (2 plataformas) sem ultrapassagem Distância entre as paradas: 500 m Plataformas elevadas a 28 cm do pavimento com 36x3,2m Tratamento Urbanístico e Paisagístico (acessibilidade)

15 CORREDOR BERRINI: Situação Atual Início do Processo Licitatório para contratação de: Estudo Preliminar Projeto Básico Estudos Ambientais

16 BINÁRIO SANTO AMARO TRAÇADO

17 BINÁRIO SANTO AMARO: Objetivo Terminal Santo Amaro Terminal Santo Amaro Terminal Santo Amaro Promover a Interligação dos Corredores de Ônibus que atendem a região Sul Garantir o bom desempenho operacional através da integração das linhas dos Corredores no Terminal Santo Amaro Extensão: 8 km 3 itinerários prioritários

18 Alterações de mão de direção; Alargamento de vias (desapropriação); Implantação de faixas prioritárias para o ônibus; Implantação de acesso ao Terminal Santo Amaro pela Av. Padre José Maria; Medidas para restrição do tráfego de veículos e melhoria das condições de viagens a pé: alargamento de calçadas e implantação da calçadões; Reposicionamento de paradas e implantação de pontos de parada escalonados; Tratamento paisagístico e urbanístico (acessibilidade). BINÁRIO SANTO AMARO: Intervenções

19 BINÁRIO SANTO AMARO: Situação Atual Finalização do Processo Licitatório para contratação de: Projeto Básico Projeto Executivo Estudos Ambientais

20 CORREDOR INAJAR / RIO BRANCO / CENTRO: requalificação

21 -Adequações das paradas, com a demolição das plataformas de 90cm de altura, Instalação de abrigos, troca de piso e melhoria do sistema de informação ao usuário; -Nova sinalização viária; -Implantação de pavimento rígido ao longo de toda a faixa prioritária e recuperação do pavimento das demais faixas; -Adequações no sistema de micro-drenagem; -Implantação de ultrapassagem nas paradas, sempre que possível; - Melhoria da acessibilidade ao sistema de transporte coletivo, com a recuperação das calçadas e implantação de rebaixos e luminárias nas travessias; CORREDOR INAJAR / RIO BRANCO / CENTRO: Intervenções

22 TERMINAL CAMPO LIMPO

23 TERMINAL CAMPO LIMPO: dados Área do Terreno: m2 Plataforma: 3.969,00 m2 Plataforma 1 – 2,704 m2 Plataforma 2 – m2 Cobertura Metálica: 8.226,00 m2 Centro de Apoio: 600 m2 Sanitários Públicos: 189 m2 Bilheteria (cobertura): 233 m2 Substação com Depósito de Lixo: 63 m2 Bicicletário (cobertura): 172 m2

24 LOCALIZAÇÃO: Estrada do Campo Limpo com Rua Campina Grande. SITUAÇÃO ATUAL: Projeto Finalizado BENEFÍCIOS: O Terminal garantirá maior conforto, segurança e diversidade de destinos para os usuários do sistema de transporte. Integrará linhas intermunicipais com origem em Itapecerica, Taboão e Embu, bem como linhas da região e linhas estruturais com destino ao Sub-centro de Pinheiros, Hospital das Clínicas, região da Paulista e centro da Cidade. Permitirá uma organização de linhas do Corredor Rebouças e poderá ainda constituir-se em importante ponto de referência em conjunto às atividades comerciais, de lazer e prestação de serviços da região. INTEGRAÇÃO: com o Metrô (Linha 4) / CPTM / EMTU. TECNOLOGIA: Adaptada as pessoas com mobilidade reduzida, deficientes físicos e necessidades especiais. VIÁRIO: Melhoria do Viário na Estrada do Campo Limpo, prevendo ajustes geométricos entre a Rua Dr. Joviano Pacheco de Aguirre e a Rua das Arcadas, de forma a garantir a acessibilidade de veículos e pedestres ao Terminal atendendo as exigências da CET. MEIO AMBIENTE: Prevê manutenção de boa parte dos exemplares arbóreos ao longo da Rua Campina Grande, além de compensação ambiental na área em torno do Terminal. TERMINAL CAMPO LIMPO

25 INTERVENÇÕES PONTUAIS

26 DIRETRIZES DE PROJETO: Corredores Faixa Prioritária à esquerda Plataforma de 28 cm Veículos com porta a esquerda e entrada baixa Tratamento urbanístico dos passeios e calçadas Iluminação das faixas de pedestres Bicicletários Drenagem nas vias Pavimento rígido na faixa prioritária Informações aos usuários Sinalização semafórica sincronizada

27 TIPOS DE PARADAS: Corredores Plataformas 36m x 3m Abrigo modular com iluminação e lixeira Painel informativo Piso em ladrilho hidráulico Piso tátil de alerta e direcional Rampas e rebaixos de guias Painéis de Mensagem Variável

28 Fim


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