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Análise de Macro Ambiente

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Apresentação em tema: "Análise de Macro Ambiente"— Transcrição da apresentação:

1 Análise de Macro Ambiente
TCC´s Publicidade e Propaganda FJA Bella Pelle / Zank Hotel / Leiro Construções

2 Leiro Construções ANDRÉA PINHEIRO VELLOSO MARCUS MEYER LEIRO THÁRITA COSTA MELO A proposta é implementar um departamento de comunicação interna na empresa Leiro Construções e Incorporações Ltda. O objetivo é buscar a maneira mais eficaz de resolver os problemas de comunicação interna que acontecem na empresa.

3 Fatores Econômicos Pesquisa realiza pelo IBGE (2005), sobre a indústria da construção, mostra quanto esse setor favorece a economia do país. A pesquisa revela que de 2003 para 2004 as obras e/ou serviços prestados pelas construtoras do país obtiveram um crescimento nominal de 24,8%, isso corresponde a um aumento real de 12,2%. Com isso, o valor das construções aumentou de R$ 75,3 bilhões para R$ 94,05 bilhões. E quase a metade desse valor, R$ 40,80 bilhões, foi destinada a obras públicas. Essa mesma pesquisa registrou uma queda no número de construtoras no país. Em 2003 existiam 119 mil e em 2004 passou a ter 109 mil. Porém, mesmo com essa queda, o número de pessoas empregadas aumentou, a diferença de 2003 para 2004 foi de 6,3%. A média salarial continuou a mesma, de 3 salários mínimos, gerando uma receita de R$ 15,3 bilhões no ano.

4 Fatores Econômicos A receita proveniente de obras e serviços no exterior alcançou 2,2 bilhões. E a sua distribuição regional não alterou de um ano para o outro. Devido a isso, o Sudeste continua sendo a região que possui mais da metade do valor construído e de empregos gerados para essa área: manteve-se estável no valor das construções (55,9 para 55,5) e aumentou de 50,9% para 51,2% o número de pessoas empregadas. O Nordeste quase não sofreu alterações no quesito emprego, onde variou de 19,9% para 19,8% e no valor construído houve um aumento de 15,4% para 15,6%. O PIB da construção civil cresceu 5,7% em relação ao ano de 2003, enquanto a economia do país apenas 4,9%, nesse mesmo período. Segundo dados do IPEA, IBGE e FGV, em setembro de 2005 os números da Construção Civil no Brasil são: O PIB do setor em 2005 foi de R$ 126,2 bilhões; Em 2005, o setor cresceu 1,3% e participou com 7,3% do PIB nacional; Para 2006, a previsão do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) é que a construção cresça 6%; Entre , a construção civil cresceu a uma taxa média de 0,9% ao ano;

5 Fatores Econômicos Em 2004, a produtividade do setor (valor adicionado / pessoal ocupado) foi de R$ , contra R$ da economia brasileira; Cerca de 63% do valor adicionado pela construção civil na economia está no setor informal, que paga carga tributária de 15,6%; O segmento formal contribui com 737% do VAB (Valor adicionado bruto) do setor, mas paga carga tributária de 45,69%; A construção civil como um todo, paga 26,64% do seu VAB em tributos; Existem empresas de Construção Civil no país, responsáveis pela ocupação formal de trabalhadores; Quase 94% são micro e pequenas empresas, que empregam até 29 trabalhadores; Cerca de 73% destas empresas estão nos segmentos de edificações e obras de engenharia civil; Em 2003, o setor ocupou diretamente trabalhadores em todo o país (5,6% da População Ocupada Total); A informalidade da mão-de-obra na construção é da ordem de 61%; A construção civil informal é da ordem de 61% e a informalidade na atividade empresarial é de 63%; As transações formais do setor são equivalentes a R$ 37,141 bilhões (2,5% do VAB brasileiro). Abaixo alguns números sobre os associados da Ademi, principais players do mercado de Construção Civil da Bahia: Cerca de 110 empresas; Movimentação anual média de R$ 400 milhões; 3,5 mil imóveis novos comercializados/ano; Incremento anual médio de 10% nas vendas; Crescimento médio de 9,18%/ano em número de lançamentos; Média de novas unidades lançadas/ano.

6 Fatores Ambientais O assunto conservação do meio ambiente vem ganhando espaço não somente na mídia, como também nas partes diretamente interessadas (empreendedor, órgão ambiental licenciador e população). A questão da conservação ambiental é abordada nos aspectos da legislação, que começou no Brasil de modo mais efetivo com a Política Nacional do Meio Ambiente e a Avaliação do Impacto Ambiental. Não é obrigatório que as construtoras ou qualquer empresa de outro ramo tenha um Departamento Ambiental, porém algumas empresas, principalmente as de grande porte, possuem profissionais com esta capacitação em seus quadros fixos. No caso da construção de empreendimentos que possam causar muitos danos ao meio ambiente, para conseguir a concessão das licenças ambientais, os órgãos ambientais recomendam a apresentação de relatórios com dados de monitoramento de parâmetros ambientais e de supervisão ambiental acerca dos procedimentos adotados na minimização dos impactos previstos e observados.

7 Fatores Tecnológicos A tecnologia tem afetado os rumos da construção civil, segundo o engenheiro Cláudio V. Mitidieri Filho em um bate-papo programado no site do Instituto de Pesquisa Tecnológica, sobre a avaliação técnica de novos produtos e sistemas para a construção de edifícios, fala sobre estes mecanismos utilizados hoje na construção e as suas vantagens. Muito se tem falado em construção industrializada ao longo dos últimos 20 ou 25 anos, porém pode-se dizer que a construção civil de edifícios tem vivido uma grande industrialização nos últimos 7 anos. Os pré-fabricados de concreto têm ganhado espaço em vedações de fachadas, além de estruturas, como painéis de concreto comum ou painéis base cimento em chapas esbeltas. Para paredes internas têm surgido opções em chapas de gesso acartonado, com estruturação metálica, com várias opções de concepção de paredes. As placas de gesso acartonado substituem alvenarias e argamassas de revestimento em uma única operação, permitindo a fácil instalação dos dutos de água, energia e dados. O sistema consiste, basicamente, em uma estrutura interna que suporta painel de gesso, formando paredes mais ou menos espessas que podem, inclusive, ser curvas. Com isso, aplicam-se a divisórias ou acabamentos internos, em diferentes ambientes. Estas placas são leves, com isso reduzem de 10% a 15% as fundações e estruturas, diminui a mão-de-obra, devido ao processo ser mais rápido e a quantidade de sobras e entulhos ser menor, o que evita o desperdício de materiais. Além disso, o sistema possibilita a modificação de layout, dando flexibilidade ao projeto e, em alguns casos, proporciona o aumento de área útil, uma vez que as paredes podem ser mais finas. Existem vários tipos de chapas: normal, resistentes à umidade e ao fogo. As placas resistentes à umidade são tratadas com produtos hidrofugantes, como o silicone. Já as resistentes ao fogo possuem aditivos para retardar a liberação de água da chapa, evitando o colapso da peça. Espessuras, larguras e resistências podem ser ajustadas de acordo com o projeto. Pode-se aumentar o número de placas, elevando a resistência mecânica e ao fogo e melhorando o isolamento acústico.

8 Fatores Sociais O quadro habitacional da população brasileira está diretamente relacionado as condições de emprego, salários e segurança. Por ter altos custos e falta de financiamentos, a habitação nas normas legais para a população mais pobre é inacessível. Segundo o Ministério das Cidades (2006), no ano de 2005 existiam cerca de 7,2 milhões de pessoas sem moradia. Pesquisa realizada pelo IBGE (2000), revela que no Brasil existem 6 milhões de domicílios vazios e 92% do déficit habitacional brasileiro concentra-se na parcela da população brasileira cuja renda familiar é inferior a cinco salários mínimos. As famílias que recebem até três salários representam 80% do déficit total. Esses 80% vivem em situação de vulnerabilidade social nas cidades e como os salários desses trabalhadores não cobrem os custos de sua sobrevivência, as famílias são obrigadas a procurar espaços em regiões da cidade que não têm infra-estrutura adequada para que o cidadão leve sua vida com dignidade. Isso impacta de diversos modos nas cidades onde eles vivem. Em junho de 2005 foi aprovado o projeto de lei que prevê a criação do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS), do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) e de seu Conselho Gestor, que tem como objetivo a implementação de políticas habitacionais voltadas para a população de baixa renda.

9 Fatores Políticos/Legais
Dentre os órgãos que regem a construção civil, o CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) é o mais importante, pois este tem como exigência a habilitação de profissionais para a realização de obras e serviços, ele valoriza os profissionais ligados a área da construção, agindo assim em defesa da população. O principal instrumento utilizado pelo CREA é a ART (Anotação de Responsabilidade Técnicas). Este é um documento que identifica os responsáveis pela construção, pois cada profissional de uma determinada obra irá possuir uma ART, a depender da responsabilidade de cada um na obra. A ART serve para aqueles que executam e para os que contratam os serviços, ela serve como um instrumento que tem como função a identificação da autoria e das regras contratuais, permitindo com isso a formação do Acervo Profissional Técnico. A área de construção precisa também da liberação do CRA (Centro de Recursos Ambientais). Este, desde que foi criado, se responsabiliza em analisar as obras para que estas não causem danos indevidos ao meio ambiente. Antes, as construtoras precisavam da liberação do IBAMA, porém esta tarefa foi transferida para o CRA. A construtora também deve estar em acordo com as regulamentações da COELBA (Companhia Hidrelétrica do Estado da Bahia) e da EMBASA (Empresa Baiana de Água e Saneamento SA), seguindo assim as regras para que possa obter a liberação da rede elétrica e da água e esgoto, pois só com a liberação que o empreendimento consegue o ABIT-SE. Esta é uma liberação que a Prefeitura dá a um empreendimento, confirmando que este está em condições de moradia, caso o contrário os novos moradores não podem começar a morar.

10 Fatores Políticos/Legais
Existem também duas Leis que regulamentam a questão da conservação ambiental, sendo elas a Lei 6938/81 e a Deliberação Consema 001/86. A primeira estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente, onde tem como objetivos a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propicia a vida. A segunda atrelou a avaliação de impacto ambiental ao processo de licenciamento ambiental, fazendo com que todo o empreendimento com potencial para causar significativo impacto ambiental seja submetido à apreciação por meio de EIA/Rima (Estudo de Impacto Ambiental / Relatório do Impacto Ambiental). Estas Leis e Regulamentos fazem com que as construtoras façam obras cada vez mais seguras e também passem a ter mais responsabilidade ambiental.

11 Zank Hotel Boutique ANDRÉ SILVEIRA SANTOS CECÍLIA ZANCHET GUILHERME ROSA GAZAR BARBALHO RENATA ARAÚJO GURGEL DE OLIVEIRA Direcionar o lançamento do Zank Hotel Boutique no mercado de Salvador para as operadoras de turismo

12 Fatores Econômicos O turismo tem grande importância na economia brasileira, pois gera grande receita para o país. Existem fatores econômicos que refletem diretamente na mudança desse fluxo de turistas, por exemplo, a balança comercial e o mercado de valores, que ditam os preços e os pacotes promocionais ofertados pelas grandes empresas do turismo. Essas ofertas oscilam de acordo com a situação do mercado; a crise da Varig, por exemplo, refletiu em todo o turismo brasileiro, passageiros do Brasil e de vários outros países tiveram seus vôos cancelados, não podendo embarcar para seus respectivos destinos. Em contra partida, surgiram oportunidades para outras empresas de pequeno e médio porte, e pra multinacionais ganharem espaço no mercado nacional, algumas ainda um tanto tímidas como a Webjet e Ocean air, que aos poucos firmam seus nomes no mercado como a solução para esses passageiros em potencial. Em julho de 2006, demitiu funcionários, a companhia disse que do total de pessoas alocadas no Brasil, apenas foram mantidas e que o corte faz parte da "adequação do quadro funcional da empresa às reais necessidades de operações do momento. (FOLHA ONLINE, 2006). Outro fator econômico que interfere na rotatividade dos turistas é a queda do dólar que tem influência direta no turismo brasileiro, pois gera maior fluxo de viagens para o exterior e diminui o turismo interno. O turista internacional também perde o interesse em vir para o Brasil, pois o cambio não o favorece, o seu poder de compra fica reduzido, portanto ele passa a buscar destinos onde sua moeda está mais forte.

13 Fatores Econômicos Cotação do dólar setembro de 2006:
Moedas Dólar Comercial 18/09 20: Dólar Paralelo 18/09 20: Dólar Turismo 18/09 20: Euro 18/09 00: Figura 18: Cotação do dólar, setembro de 2006 Fonte: (CEDROFINANCES, 2006). Figura 19: Cambio Comercial a preços de janeiro de 2003 Fonte: Cedrofinances 2006 A cotação media histórica é de 2,61 R$/US$ e coincide com os anos em que a balança de bens e serviços reais esteve equilibrada. A cotações acima de 4,00 R$/US$, como a registrada em outubro de 2002, só aconteceram quatro vezes em mais de 50 anos. A primeira vez, setembro de 1958, quando o presidente JK foi levado a romper com o FMI, na segunda foi antes da declaração da moratória em 1986 e a terceira precedeu ao confisco de depósitos e aplicações do Plano Collor. A quarta foi no final do Governo FHC. (CEDROFINANCES, 2006). Segundo a Cedro Finances 2006, poucas vezes a cotação do dólar, em moeda atual, esteve abaixo de 2,00 R$/US$. Só duas vezes ela esteve abaixo desse valor por um período de alguns anos. A primeira foi no início do período representado no gráfico, enquanto ainda se liquidavam os créditos de Guerra e, a segunda, no primeiro mandato de FHC onde foi praticado um câmbio médio de 1,86 R$/US$ em moedas atuais. Como ficou demonstrado era um câmbio artificial que gerou boa parte da difícil situação atual. Segundo a Conotel 2006, a tendência é do dólar se estabilizar em R$ 2, 00, o que poderá vir a diminuir um pouco o fluxo de turistas na Bahia.

14 Fatores Ambientais / Ecológicos
O destino dos turistas é influenciado por muitos fatores ambientais, tais como: o tempo, as estações do ano, as reservas ecológicas, a adaptação urbana para a topografia irregular. O litoral baiano tem mais de km de praia, com vilas de pescadores e reservas de mata atlântica. O fator natural é grande atrativo para esses turistas de todo o mundo, milhares de pessoas vêm a Salvador para tomar sol nas belas praias, mas não somente para isso, a geografia irregular, o elevador Lacerda, que proporciona o deslocamento para as cidades alta e baixa. São fatores ambientais que influenciam no comportamento da população. A baia de Todos os Santos é um fator ambiental de grande importância para o turismo e para a economia da região, proporcionando a Salvador uma beleza única, cercada por ilhas paradisíacas, e ao mesmo tempo insere a capital baiana nas rotas marítimas comerciais e turísticas. Sua preservação e manutenção são essenciais para atrair esses turistas aos nossos destinos. A poluição e o mau uso da natureza podem resultar em danos maiores e muitas vezes irreversíveis, prejudicando o turismo e também os nativos, como já foi visto em outras partes do mundo.

15 Fatores Geográficos Devido à estrutura aeroportuária, Salvador concentra um grande número de vôos nacionais e internacionais servindo de porta de entrada para os turistas que buscam na Bahia as características pitorescas de um litoral de mais de km de praias com vilas de pescadores e reservas de mata atlântica, além da cultura local, rica em seu folclore, crenças e influência da cultura afro Conforme as pesquisas da Bahiatursa 2006, São Paulo emite o maior número de viajantes para o resto do Brasil e o destino desse público é principalmente o litoral nordestino; outro dado importante é que o estrangeiro gasta mais em sua hospedagem, alimentação e passeios, comparado ao turista nacional. Alguns desses dados fornecidos pela Bahiatursa ilustram o perfil do turismo brasileiro e baiano:

16 Fatores Geográficos Gasto médio do turista na Bahia:
Nacional: R$ 538, 68 por estadia. Internacional: R$ 1357,29 por estadia Principais mercados emissores nacionais 2004: Bahia: 28% São Paulo: 18% Rio de Janeiro: 10% Sergipe: 9% Pernambuco: 7% Brasília: 4% Manaus: 4% Outros somados: 20% Principais mercados emissores internacionais 2004: Itália: 18,2% Portugal: 14,9% Espanha: 13,6% EUA: 10,4% Argentina: 8,30% França: 4,8% Outros somados: 29,8% Através desses dados correspondentes à Bahia do ano de 2004, pode-se constatar que os turistas, em sua maioria, são provenientes do próprio estado, ficando São Paulo como o segundo maior emissor nacional e Itália como o maior emissor internacional.

17 Fatores Sócio-culturais
Um dos principais atrativos da cidade é a festa de carnaval que acontece entre o mês de fevereiro e março, é realizado em três circuitos oficiais (Dodô, Osmar e Batatinha), com a presença de mais de 200 entidades, divididas entre blocos de trio, afros, indígenas, infantis, alternativos, afoxés, e trios independentes. A festa acontece também no Pelourinho - com a apresentação de diversas bandas e grupos - e em bairros da cidade, onde são montados palcos para apresentações musicais. Salvador recebe, em média, 800 mil visitantes vindos de municípios localizados a menos de 150 quilômetros de distância, de diversos estados brasileiros e de vários países do mundo. Nesta semana, restaurantes, hotéis e lojas geram uma receita equivalente a dois meses de trabalho. O evento começa na noite de quarta-feira (circuito Dodô, antigo Barra/Ondina) e só termina no final da manhã de quarta-feira de Cinzas, com o encontro de trios elétricos na Praça Castro Alves e os famosos arrastões iniciados por Carlinhos Brown na Barra. Apesar da atratividade do seu clima de hospitalidade, das belas praias, da natureza, da história e da rica gastronomia, a cidade deixa a desejar no serviço devido à falta de preparo das empresas e da baixa qualificação da mão-de-obra. Nos últimos anos essa região, que deu origem ao Brasil, tem sofrido com a imagem de libertinagem, vendida com a exploração do turismo sexual e também com a grande diferença social. Para mudar isso tem sido desenvolvido um trabalho sério, de parcerias, entre os municípios da região, a sociedade civil e o Sebrae, aliado aos investimentos na área do ecoturismo, do turismo de negócios, do turismo histórico e da gastronomia.

18 Fatores Políticos/Legais
Alguns órgãos governamentais regem o turismo e são responsáveis pelos incentivos, legislação, classificação dos meios de hospedagem, direitos e deveres nas relações de consumo, segurança alimentar e a responsabilidade do prestador de serviço turístico em face da exploração sexual da criança e do adolescente. São eles: ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Embratur, Bahiatursa, Conventions & Visitors Bureau, Emtursa, Qualitur, Instituto de Hospitalidade, Ministério do Turismo, SUCOM (Superintendência de controle e ordenamento do uso do solo do município), Seplan (Secretaria do planejamento do Estado), CRA (Centro de Recursos Ambientais), entre outros. O mercado turístico está cada vez mais exigente, e por isso alguns desses órgãos criaram selos e certificados para qualificar os prestadores de serviços, com informações sobre as obrigações necessárias para regularizar as empresas junto ao Ministério do Turismo, por exemplo, o Qualitur (selo da Bahiatursa) e o certificado do I.H.

19 Fatores Políticos/Legais
O Programa Qualitur é para quem se propõe a crescer, por isso a Regional da Bahia do Ministério do Turismo e a Bahiatursa estão unificados na busca por melhorias nos serviços prestados.   Obter informações necessárias para legalizar a empresa é o primeiro passo rumo à qualidade. A Lei 6.505/77 foi criada para consolidar toda a legislação turística, pois trata dos mais diversos serviços prestados na cadeia produtiva do turismo, estabelecendo as condições para o funcionamento e fiscalização.   Quanto à legislação da SUCOM, é determinada por zoneamento do município de Salvador, onde se dispõe sobre o licenciamento para construção, estacionamento, modificação de projeto; autoriza a implantação de empreendimentos através do alvará de licença e o habite-se; faz a modificação do projeto original e do descabimento de requerimento de novo alvará; exige que os projetos tenham área permeável, entre várias outras leis. O número de pavimentos permitido no zoneamento do Rio Vermelho, conforme a decisão do novo plano diretor de 2005, é de 3 andares, respeitando o gabarito fixado para a respectiva localidade, uma vez que, consoante a própria Lei 3.377/84 elucida: Não será computado como pavimento, para limite do gabarito de altura, aquele correspondente à cobertura da edificação desde que integrante das unidades existentes no pavimento imediatamente inferior; A área do pavimento de cobertura de que trata o item anterior terá pé direito Máximo de 2,60 m e não excederá a 25% da área do pavimento tipo.

20 Fatores Tecnológicos Algumas ferramentas facilitam o acesso para o consumidor final. A internet possibilita o cliente procurar um meio de hospedagem, conhecer os destinos, e as dependências do hotel, até mesmo fazer orçamentos e reservas nos hotéis. A implantação do sistema Wi-Fi é uma atual ferramenta prática e de grande utilidade. Uma tecnologia de última geração que permite que computadores pessoais, notebooks e palmtops acessem a Internet em alta velocidade, sem a necessidade de cabos. A sua vantagem consiste na maior mobilidade dentro do próprio espaço físico, sem oscilação na conexão ou na qualidade do serviço. Possibilita o acesso a rede dentro de qualquer dependência do hotel, como por exemplo, no deck da piscina ou na cama dos dormitórios. Isso gera o melhor aproveitamento do tempo, permite usufruir a qualquer momento dos benefícios que a internet proporciona. A utilização de chaves eletrônicas, que são cartões digitais que além de permitir ao hóspede acesso ao quarto, controla todo o sistema elétrico do mesmo. Por exemplo, ao trancar o quarto externamente, todos os aparelhos que estiverem ligados, serão automaticamente desligados, possibilitando um conforto maior ao hóspede e maior economia ao hotel. O sistema também deixa registrado os horários de entrada e saída dos clientes, permitindo que os empregados possam arrumar os quartos sem interferir na privacidade dos hóspedes.

21 Bella Pelle DIEGO PASTORI KELLY CRISTINA LUCIA PORTO POLIANA ANDRADE Verificar se as ferramentas de promoção são ações eficazes quando associadas a uma boa estratégia de lançamento de produtos com marca própria.

22 Fatores Econômicos A cidade de Salvador tem atividades econômicas ligadas ao comércio, prestação de serviços, ao turismo e indústria de transformação. O aspecto turístico de Salvador é um forte gerador de lucro e empregos para a cidade, já que esta é constantemente visitada por diversos turistas, sejam eles estrangeiros ou nacionais. Muitos deles visitam a Baía de Todos os Santos, local que detêm forte potencial de investimentos no quesito ligado ao turismo náutico. Por dispor de uma política de investimentos local, o ramo industrial consolida a região metropolitana como centro de produção que se acentuou para a indústria automotiva. O Centro Industrial de Aratu (CIA) e o Pólo Petroquímico de Camaçari também se destacam por oferecer uma boa infra-estrutura de transportes (marítimo, rodoviário e aéreo), bons serviços de energia elétrica, telecomunicações etc. Ao realizar, em 2004, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), a Prefeitura Municipal de Salvador constatou a continuidade no crescimento da economia local, e que esta deveria crescer, naquele ano, mais que as economias estadual e nacional. O PDDU tomou o ano de 1996 como base, e listou uma estimativa de crescimento da economia baiana em 58%, e do produto municipal em aproximadamente 65%. O mercado de cosméticos faz parte dessa estimativa, com forte potencial de desenvolvimento para a economia baiana (BAHIAINVEST).

23 Fatores Econômicos Segundo o Governo do Estado, em documento intitulado “Cenário e Perspectivas das Micro, Pequenas e Médias Empresas – Segmento de Cosmética e Higiene Pessoal” (2001), o centro industrial de cosméticos baiano dispõe de 60 empresas (20 sindicalizadas, 20 não-sindicalizadas, na região metropolitana de Salvador e 20 localizadas no interior, além de cerca de 100 fabricantes informais). O governo apóia o desenvolvimento do setor que gera empregos diretos e indiretos, principalmente aqueles ligados à comercialização dos produtos, que atraem outros empreendimentos para a região, o que representa um aquecimento na economia. As maiores beneficiadas com a indústria de cosméticos são as mulheres, aumentando assim sua renda pessoal e/ou familiar. O crescimento dessa economia representa uma maior capacidade de consumo por parte das pessoas, que passam a ser consideradas consumidores potenciais dos cosméticos, pois, elas estão cada vez mais preocupadas com a aparência, tanto no âmbito profissional quanto pessoal, ficando cada vez mais propensas a consumirem os produtos que possibilitem um resultado jovial, saudável e satisfatório. A repórter Ana Tereza Clemente, em entrevista com a antropóloga Mirian Goldenberg, aborda e comprova tais argumentos, através de um estudo quantitativo feito com pessoas, no qual destaca que ”as pessoas investem tempo, dinheiro, afeto e energia para conquistar o corpo perfeito” (FOLHA ON LINE, 2005). Enfim, em relação aos diversos setores da economia baiana, no geral esta se encontra em crescimento e apresenta forte potencial de investimentos, proporcionando boas perspectivas para ações futuras.

24 Fatores Demográficos O censo demográfico do ano 2000, realizado pelo IBGE na cidade de Salvador, revelou que a população se dividia em 53% de mulheres e 47% de homens, de um total de habitantes. Destes, viviam nos centros urbanos e apenas na zona rural (PMS.BA). No ano de 2003, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) constatou que a população do Estado totalizava habitantes, dos quais, residiam em Salvador. Segundo dados do BahiaInvest, estima-se que o ritmo do crescimento da população baiana entre os anos de 2005 e 2020 (cf. tabela abaixo) deverá sofrer um retardamento, sobretudo pela redução do número de filhos por mulher. Essas mudanças acontecem não só pelos baixos índices de fecundidade, mas também por causa do envelhecimento populacional (SITE BAHIAINVEST). Projeção de População e Indicadores Demográficos Fonte: IBGE (2000) / SEI (2003).

25 Fatores Demográficos De acordo com informações dos censos demográficos, a taxa de fecundidade na Bahia (que em 1970 era de 7,2 filhos/mulher), declinou em 1991 para 3,6 filhos/mulher, e, em 2000, caiu para 2,5 filhos/mulher. A expectativa de vida sofreu um acréscimo de 11,4 anos, ao sair dos 59,7 anos, em 1980, e saltar para 71,2 anos em O estado da Bahia é o único das regiões Norte e Nordeste a apresentar índice de longevidade mais próximo da média nacional, que é de 71,7 anos. Segundo dados do censo demográfico, constatou-se que em breve haverá um menor número de crianças quando comparado ao número da população hoje em idade ativa. Em contrapartida, haverá um maior número de mulheres idosas. Na Bahia, em 2004, os homens viviam cerca de 6,5 anos menos que as mulheres, com uma expectativa de vida de 68 anos, em relação aos 74,5 anos para o sexo feminino (SITE ABIHPEC). Na Bahia, esse conjunto de mudanças sócio-demográficas possui um caráter de alta relevância, sobretudo para o setor de cosméticos, já que segundo José Ribeiro Soares Guimarães, economista da SEI, nota-se um significativo crescimento da população idosa, fato que viabiliza excelentes oportunidades para os negócios direcionados às pessoas com mais de 60 anos. O processo de envelhecimento da população, reflexo da maior longevidade, traz em si o aspecto da maior preocupação com a aparência e um desejo de perpetuar uma juventude idealizada, atrelada ao uso dos mais diversos cosméticos (SITE ABIHPEC). Hoje, há um maior consumo de cosméticos por parte das mulheres, maioria da população, as quais se preocupam cada vez mais cedo com a aparência. Essas mulheres têm apresentado ainda uma maior longevidade, o que representa um aumento significativo na demanda por esses tipos de produtos.

26 Fatores Tecnológicos A tecnologia influencia diariamente os mais diversos setores sociais e o setor de cosméticos e higiene pessoal não fica imune a essa realidade. As empresas que atuam nesse ramo têm constantemente buscado um diferencial competitivo para atuar nesse crescente e lucrativo mercado. Novidades em cosméticos chegam às lojas, trazendo inovações para seus consumidores, que são atraídos pelos designs luxuosos das embalagens exclusivas, raras fragrâncias, dentre outros aspectos. Os produtos ficam cada vez mais sofisticados, devido às inovações, como a incorporação de novas essências, novos insumos em suas composições, novos princípios ativos e substâncias até então desconhecidas. As novas tecnologias possibilitam às empresas manipular ingredientes, tornando-os mais naturais, suaves e, sobretudo, mais eficazes, a fim de atender às expectativas dos seus usuários. Em conjunto com as empresas de cosméticos, há ainda a atuação dos laboratórios de bioquímica e da indústria farmacêutica. A indústria brasileira de cosméticos dispõe de uma vasta flora, sobretudo a amazônica, para estudar e utilizar sua capacidade técnico-produtiva como ferramenta motora, criando essências especiais e exclusivas. As aplicações da tecnologia nesse setor possibilitam ousados lançamentos de produtos e adquirem um caráter competitivo entre as empresas, que lidam com o fato de o mercado apresentar as estratégias imitadoras aplicadas por outras empresas, em meio à divulgação e consolidação dos novos produtos no mercado, buscando também um espaço para atuar.

27 Fatores Socioculturais
A cultura do estado da Bahia apresenta um perfil com uma vasta miscigenação cultural, o que possibilita ao setor de cosméticos segmentar sua produção para grupos específicos. Segundo a empresária Geovênia Carneiro, proprietária da Beauty Seven Distribuidora de Cosméticos, a região Nordeste é responsável pelo consumo de 40% dos produtos para cabelos no Brasil. Há, na cultura brasileira, o constante culto ao corpo, com a valorização da boa aparência, fazendo com que as pessoas busquem alcançar a beleza através das mais diferentes formas. As dietas se tornaram parte do cotidiano dos homens e mulheres que buscam uma combinação perfeita dos alimentos, para poderem exibir corpos bem definidos. Além disso, as academias que oferecem múltiplas atividades são cada vez mais procuradas por aqueles dispostos a experimentar novidades que prometam aumentar ou manter um determinado padrão de beleza. Quando as atividades físicas e as dietas não surtem efeito, ou quando a busca por resultados é imediata, as cirurgias plásticas são as opções escolhidas por aqueles que vivem numa sociedade em que o culto ao corpo prevalece em meio a outros fatores sociais. As cirurgias se tornaram procedimentos médicos comuns e abrangem correções por todo o corpo, no intuito de satisfazer os ideais das mulheres e homens vaidosos brasileiros. Os cosméticos e os centros estéticos aparecem como alternativas menos evasivas para materializar a beleza e atender a diversidade de culturas e biótipos existentes no país. No mercado, os cosméticos se apresentam em vastas linhas que visam suprir as diferenças e peculiaridades de cada indivíduo.

28 Fatores Políticos/legais
República Federativa do Brasil Geral Resumo da Autoridade Legal Como garantia de controle de qualidade, segurança e proteção à saúde das pessoas, o Ministério da Saúde têm um controle da fabricação e da importação de todos os produtos de cosméticos no Brasil. Através da Resolução No. 79, de 28 de agosto de 2000, os cosméticos são regulamentados para determinar as normas de registros, tais como etiquetas e embalagem, assim como listas das substâncias proibidas e restritas, lista de categoria do produto, conservantes e filtros UV aprovados, acompanhado do formulário de registro dos produtos.


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