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ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR CURSO DE DIREITO Projeto de Pesquisa: Metodologias multidisciplinares de intervenção Sócio-educativa.

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Apresentação em tema: "ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR CURSO DE DIREITO Projeto de Pesquisa: Metodologias multidisciplinares de intervenção Sócio-educativa."— Transcrição da apresentação:

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2 ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR CURSO DE DIREITO Projeto de Pesquisa: Metodologias multidisciplinares de intervenção Sócio-educativa

3 ANTECEDENTES As iniciativas interdisciplinares nasceram em , envolvendo os cursos de Pedagogia e Direito, fundamentadas no interesse comum em desenvolver atividades extracurriculares, de extensão e pesquisa, que envolvessem professores e alunos no esforço de compreensão da realidade e na construção de metodologias de intervenção sócio-educativas voltadas a interação da universidade com a comunidade. É sabido que as iniciativas dessa natureza não se restringem ao projeto proposto pois, são inúmeros os esforços das comunidades acadêmicas em apoiar ações sociais, não só como um papel requerido pelos mandatos institucionais mas, também pela crescente necessidade de tornar o ensino mais próximo da realidade social. Dar um viés diferenciado a um projeto desta natureza foi o primeiro desafio encontrado pelo grupo de pesquisa implantado à época

4 PASSOS INICIAIS DA IMPLANTAÇÃO O projeto de pesquisa sobre metodologias multidisciplinares de intervenção sócio-educativas surgiu da necessidade de estabelecer uma relação transformadora entre universidade e sociedade, pautado numa proposta multidisciplinar que enriquecesse também, o ensino e a pesquisa. A atividade interdisciplinar estabeleceu-se como etapa inicial de desenvolvimento de novas metodologias no âmbito dos Cursos de Direito e Pedagogia com um Subprojeto intitulado FIB NA COMUNIDADE (2005). A partir de 2006 a atividade passou a ser desenvolvida no âmbito do Curso de Direito com implantação gradual e sistemática desde o primeiro semestre do Curso.

5 2OBJETIVOS Socializar o conhecimento acadêmico produzido por professores e alunos nas diferentes áreas temáticas; Enriquecer a formação acadêmica dos alunos, proporcionando um maior contato com as questões sociais contemporâneas, principalmente a realidade sócio-econômica e educacional de comunidades; Incentivar a realização de programas interdisciplinares e multidisciplinares para um diálogo mais fecundo nos diferentes campos do saber; Desenvolver metodologias de intervenção sócio-educativas; Integrar a pesquisa, o ensino e a extensão.

6 METODOLOGIA DO PROJETO O projeto adota a pesquisa-ação como método, valorizando a proposta de experiências teórico-prático-metodológicas promotoras de deslocamentos no estatuto epistemológico, político e subjetivo dos saberes de toda ordem, assim como, na relação dos sujeitos, grupos e instituições com estes saberes. Adotar diferentes formas de organização, gestão e dinâmica de trabalho, acadêmico ou não, com o propósito de articular a produção de saber e a intervenção, o ensino a pesquisa e a extensão, a graduação, a universidade e o mundo do trabalho, o conceito e a experiência. Envolver de professores e alunos na construção do escopo teórico, metodologia, instrumentos de coleta de dados, tabulação e análise dos dados coletados, avaliação de resultados e confecção de produtos destinados à disseminação de informação.

7 JUSTIFICATIVA O projeto surge da necessidade de estabelecer uma relação transformadora entre universidade e sociedade, pautado numa proposta multidisciplinar que enriquecesse também, o ensino e a pesquisa. As dificuldades na interpretação das informações e transposição das teorias às ações de intervenção na realidade apresentam-se como oportunidade de orientação profissional e cidadã, estabelecendo-se processos educativos que resultem em consciência sobre temas candentes ou polêmicos da atualidade. A necessidade de proporcionar à comunidade acadêmica a oportunidade de participar em processos de intervenção na comunidade que resultem em ações sociais transformadoras da realidade.

8 RESULTADOS ESPERADOS Processos de ensino-aprendizagem sobre sistemas complexos implantados; Conhecimento disseminado no âmbito acadêmico; Professores e alunos envolvidos conjuntamente em todas as etapas do processo educativo; Relações intra e interinstitucionais fortalecidas; Instituição e sociedade integradas; Acesso à informação pelas comunidades, instituído; Papel social da Instituição consolidado; Professores atualizados; Discentes preparados ao exercício profissional Pesquisas desenvolvidas; e Produção cientifica elevada.

9 2009_2 : Aplicação das marcas juntas VALORES NORMAS SOCIEDADE TEORIAS PRÁTICAS FATO REALIDADE PLANO CONCEITUAL Teoria do Direito & Interdisciplinaridade

10 Associar as questões da Diversidade com a complexidade é outro desafio importante na construção de metodologias de intervenção que atendam os diferente ângulos da realidade acadêmica e comunitária. A discussão em torno do contexto da diversidade abre uma perspectiva diferenciada nas ações sociais, uma vez que requer um olhar mais abrangente sobre os indivíduos e suas interações. Construção de metodologias de intervenção que contemplem diferentes temas transversais no trato das questões sociais que exigem intervenção e repasse de informações, desenvolvendo nos alunos a capacidade de transformar a realidade, utilizando diferentes saberes. Desenvolvimento da capacidade de interpretação e analise das teorias e doutrinas jurídicas, correlacionado os diferentes ramos do direito, no desenvolvimento de mecanismos de intervenção na realidade que favoreçam a consolidação do Estado de direito. ESCOPO TEÓRICO

11 2009_2 : Aplicação das marcas juntas D2 D4 D1 D3 PROBLEMA ESQUEMA INTERDISCIPLINARIEDADE

12 METODOLOGIA DO INTERDISCILPINAR METODO INDUTIVO / APRENDIZADO MÉTODORESULTADOPUBLICO ALVO INDUTIVOAPRENDIZADOALUNO DEDUTIVOMECANISMOS DE INTERVENCAO ALUNO HIPOTÉTICO DEDUTIVO INSTRUMENTOS DE APLICAÇÃO PROFESSOR E ALUNO PESQUISAÇÃORESOLUÇÃO DO PROBLEMA PROFESSOR, ALUNO E COMUNIDADE AVALIAÇÃODESENVOLVIMENTO SOCIAL SOCIEDADE

13 TEMÁTICAS SEMESTRAIS: FIB NA COMUNIDADE FIB POR DENTRO I – REFERENDO POPULAR SOBRE A LEI DO DESARMAMENTO FIB POR DENTRO II – COPA DO MUNDO: METÁFORA DA INTEGRAÇÃO/COMPETIÇÃO ELEIÇÕES E CIDADANIA MAIORIDADE PENAL DIREITO E FAMILIA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS CONSTITUIÇÃO E DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS E OS NOVOS DIREITOS CONDUTAS FRAUDULENTAS E CORRUPTIVAS

14 PRODUTOS ARTIGOS CIENTÍFICOS FOLDERS CARTILHAS MATERIAL INFORMATIVO DIGITAL RELATÓRIOS SEMINÁRIOS ATIVIDADES INTERATIVAS COM A COMUNIDADE

15 FOLDERS

16 BANNERS

17 2009_2 : Aplicação das marcas juntas BANNERS

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25 2009_2 : Aplicação das marcas juntas BANNERS

26 MENSAGEM A concepção de um projeto desta envergadura pode parecer irrealizável para um único profissional, mas quando o envolvimento da comunidade acadêmica acontece, e os resultados começam aparecer, os benefícios se multiplicam como uma onda que se amplia em busca da transformação. Agradeço aos Diretores, Coordenadores, Professores e alunos que se engajaram nessa aventura cujo objetivo é fazer acontecer o aprendizado e a cidadania. Muito obrigada! Prof. Dra. Rosana de Queiroz Dias (PHD)


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