A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá"— Transcrição da apresentação:

1 Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
do que é meu e vo-lo anunciará.

2 DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE 26 de maio de 2013

3 Aprofundando os textos
bíblicos: Provérbios 8,22- 31 Salmo 8 Romanos 5,1-5 João 16,12-15

4 O evangelho acentua que o mistério do amor de Deus Pai é revelado pelo Filho e permanece atuante através do Espírito. Jesus, antes de sua páscoa, orienta os discípulos a pautarem a vida com seus ensinamentos. As palavras e as ações realizadas pelo Mestre serão compreendidas plenamente após sua ressurreição, mediante o Espírito da Verdade que guiará em toda a verdade (16,13).

5 O Espírito proporciona conhecer as Escrituras, o plano de amor do Pai realizado na obra redentora do Filho. A ação eficaz do Espírito Santo resulta da comunhão perfeita entre o Pai e o Filho: Eu e o Pai somos um (10,30). Tudo o que o Pai tem pertence a Jesus, pois foi revelado através de sua vida e missão.

6 em mim fará as obras que eu faço,
Como Jesus, glorificou o Pai pela obra salvífica (5,19-21), o Espírito glorificará Jesus, porque receberá do que é dele para anunciá-lo aos discípulos que realizarão grandes obras em seu nome: Quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas (14,12).

7 A 1ª leitura salienta que a sabedoria divina está presente em todas as coisas criadas e se alegra em estar com os filhos dos homens.

8 O salmo é um hino de louvor ao Criador pelas suas obras, sendo aplicado a Cristo coroado de honra e glória por causa de nossa salvação (Hb 2,5-9).

9 A 2ª leitura ressalta que o amor de Deus manifestado na vida, morte
e ressurreição de Cristo e derramado em nossos corações pelo Espírito Santo possibilita viver na esperança, que não decepciona.

10 Para refletir Jesus convida-nos a testemunhar a verdade pelo Espírito que nos é concedido pelos sacramentos da Iniciação Cristã. Só pelas forças humanas não seríamos capazes de transmitir o mistério de amor e de salvação ao mundo. “Quando ele vier, o Espírito da verdade guiar-vos-á para a verdade plena” (Cf. V 13). Não é que o Espírito traga novas revelações, mas vai conduzindo-nos no interior da revelação de Jesus.

11 Se Deus nos envia seu Espírito é para que, como Cristo o fez, testemunhemos o amor a todos os homens, a todas as criaturas, sem preconceitos, nem exclusões. As três pessoas divinas são manifestamente citadas do texto, entre elas a perfeita comunicação e perfeito entendimento.

12 Essa realidade divina, em toda a sua beleza e profundidade, é comunicada por Jesus aos seus discípulos. O Pai deu tudo ao Filho; assim também o Filho dá a conhecer tudo o que recebeu do Pai aos seus irmãos.

13 - No que a Santíssima Trindade inspira a convivência comunitária?
- Por que somos batizados e reconhecemos somente como válido, aqueles que são batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo? - No que a Santíssima Trindade inspira a convivência comunitária?

14 Atualizando Somos impelidos a “crer num só Deus
que é Amor (cf. 1Jo 4,8): o Pai que enviou seu Filho para a nossa salvação; Jesus Cristo, que redimiu o mundo no mistério da sua morte e ressurreição; o Espírito Santo, que guia a Igreja através dos séculos enquanto aguarda o regresso glorioso do Senhor” (Porta da Fé).

15 A palavra de Deus na celebração Reunimo-nos para celebrar o louvor ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo. Participando do mistério trinitário comprometemo-nos a construir a unidade em todo o nosso viver.

16 TEXTOS EXTRAIDOS DA: SITE
REVISTA DE LITURGIA Ir. Veronice Fernandes Ir. Helena Ghiggi SITE

17 MARINEVES MARINA


Carregar ppt "Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google