A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fernando Pessoa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fernando Pessoa."— Transcrição da apresentação:

1 Fernando Pessoa

2 Biografia Escritor português, nasceu a 13 de Junho, numa casa do Largo de São Carlos, em Lisboa. Aos cinco anos morreu-lhe o pai. Devido ao segundo casamento da mãe, em 1896, com o cônsul português em Durban, na África do Sul, viveu nesse país entre 1895 e 1905, aí seguindo, no Liceu de Durban, os estudos secundários.

3 Biografia Frequentou, por um período breve ( ), o Curso Superior de Letras. Dedicou-se, a partir de 1908, à tradução de correspondência estrangeira de várias casas comerciais, à escrita e ao estudo de filosofia (grega e alemã).

4 Biografia Em 1920, Fernando Pessoa iniciou uma relação sentimental com Ophélia Queiroz testemunhada pelas Cartas de Amor de Pessoa.

5 Biografia Levando uma vida relativamente apagada, envolveu-se nas discussões literárias e até políticas da época. Colaborou na revista A Águia, da Renascença Portuguesa, com artigos de crítica literária sobre a nova poesia portuguesa. Data de 1913 a publicação de «Impressões do Crepúsculo» e de 1914 o aparecimento dos seus três principais heterónimos, segundo indicação do próprio Fernando Pessoa.

6 Bibliografia Em 1915, com Mário de Sá-Carneiro Luís de Montalvor e outros poetas e artistas plásticos com os quais formou o grupo «Orpheu», lançou a revista Orpheu, marco do modernismo português, onde publicou, no primeiro número, Opiário e Ode Triunfal, de Campos, e O Marinheiro, de Pessoa ortónimo, e, no segundo, Chuva Oblíqua, de Fernando Pessoa ortónimo, e a Ode Marítima, de Campos. Publicou, ainda em vida, Antinous (1918), 35 Sonnets (1918), e três séries de English Poems Em 1934, concorreu com Mensagem a um prémio da Secretaria de Propaganda Nacional.

7 Bibliografia Colaborou ainda nas revistas Exílio (1916), Portugal Futurista (1917), Contemporânea ( , de que foi co-director e onde publicou O Banqueiro Anarquista e o poema Mar Português, Athena ( , igualmente como co-director e onde foram publicadas algumas odes de Ricardo Reis e excertos de poemas de Alberto Caeiro) e Presença. A sua obra, que permaneceu maioritariamente inédita, foi difundida e valorizada pelo grupo da Presença. A partir de 1943, Luís de Montalvor deu início à edição das obras completas de Fernando Pessoa, abrangendo os textos em poesia dos heterónimos e de Pessoa ortónimo.

8 Os heterónimos de Fernando Pessoa
São eles: 1. Álvaro de Campos: Era um engenheiro português de educação inglesa. Influenciado pelo simbolismo e futurismo, apresentava um certo niilismo nas suas obras.  2. Ricardo Reis: Era um médico que escrevia as suas obras com simetria e harmonia. O bucolismo estava presente na sua poesia. Era um defensor da monarquia e demonstrava grande interesse pela cultura latina.

9 Os heterónimos de Fernando Pessoa
3. Alberto Caeiro: Com uma formação educacional simples (apenas o primário), fazia poesias de forma simples, directa e concreta. Suas obras estão reunidas em “Poemas Completos de Alberto Caeiro”.

10 “Mensagem” A principal obra de "Pessoa ortónimo" é Mensagem, uma colectânea de poemas sobre os grandes personagens históricos portugueses. O livro foi, também, o único a ser publicado enquanto foi vivo. Na obra, Fernando Pessoa expressou por outras palavras a necessidade de provocar, de lutar contra as adversidades, de não ter medo de ir contra a corrente e de defender o que se acha justo e perfeito.

11 I. O INFANTE Deus quer, o homem sonha, a obra nasce
I. O INFANTE Deus quer, o homem sonha, a obra nasce. Deus quis que a terra fosse toda uma, Que o mar unisse, já não separasse. Sagroute, e foste desvendando a espuma, E a orla branca foi de ilha em continente, Clareou, correndo, até ao fim do mundo, E viu-se a terra inteira, de repente, Surgir, redonda, do azul profundo. Quem te sagrou criou-te português. Do mar e nós em ti nos deu sinal. Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez. Senhor, falta cumprir-se Portugal!

12 X. MAR PORTUGUÊS Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, ó mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Quem quer passar além do Bojador Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu.


Carregar ppt "Fernando Pessoa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google