A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO INTEGRAL PROF.ª ROXANA PEREIRA BONESSI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO INTEGRAL PROF.ª ROXANA PEREIRA BONESSI"— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO INTEGRAL PROF.ª ROXANA PEREIRA BONESSI
LOCALIZAÇÃO: Rua Enzo Ferrari, s nº. Bairro Colônia Oliveira Machado

2 PATRONA DA ESCOLA: . A Escola tem por patrona a Tenente e Professora por vocação Roxana Pereira Bonessi sendo esta uma homenagem póstuma. A mesma lecionou no Centro Integrado de Ensino Superior – CIESA, formada em ciências contábeis, pós-graduada em administração e auditoria interna e externa, fez mestrado em administração estava cursando o 2º ano de direito e atuava como oficial do Exército Brasileiro.

3 ATO LEGAL: Escola Pública; Atos de Criação e Reconhecimento: Decreto Nº /04 de 12 de abril de 2004. Fundamentada de acordo com a LDB 9394/96 JURISDIÇÃO: Coordenadoria Distrital 02 Zona Sul Coordenadora: Oceania Dutra Coordenadora Adjunta Pedagógica: Aline Almeida Coordenador Adjunta Administrativa: Shirley Costa dos Santos

4 DIREÇÃO: Francisca Cunha Lima Secretaria: Arlete da Silva Travassos PSICÓLOGA: Erleane Ferreira de Oliveira/ CRP 01/10.294 PEDAGOGOS: Solange Evangelista Pimenta Adenilza Lopes Ramos (Apoio Pedagógico)

5 2004 2005 2006 HISTÓRICO DA ESCOLA Inauguração dia 05 de abril
06 Turmas do Ensino Fundamental no turno matutino 280 alunos 2005 Funcionamento nos três turnos 745 alunos 2006 1071 alunos

6 HISTÓRICO DA ESCOLA 2007 Escola de Tempo Integral no diurno com 310 alunos/ 1º Ciclo No noturno com 282 aluno do Ensino Médio. 2008 365 alunos do 1º ao 4º ano do I e II Ciclos. 2009 385 alunos do 1º ao 5º ano do I e II Ciclo.

7 HISTÓRICO DA ESCOLA 2010 394 alunos do 1º ao 5º ano do I e II Ciclos. 2011 423 alunos do 1º ao 5º ano do I e II Ciclos.

8 ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL / ORIGEM
A escola surgiu para atender as necessidades de uma comunidade com uma problemática social de grande relevância, oportunizando não só um ensino de melhor qualidade como também melhoria na qualidade de vida das crianças envolvidas no processo, retirando-as das ruas e oferecendo segurança, alimentação e principalmente ensino de qualidade.

9 DEPENDÊNCIAS FÍSICAS DA ESCOLA
Diretoria 01 Área Externa Secretaria Salas de Aula 11 Sala dos Professores Estacionamento Biblioteca Corredores 02 Sala de Mídias Cozinha Brinquedoteca Sala de Pedagogia e Psicologia Refeitório Banheiros masculinos 05 Lab. de Informática Banheiros femininos Lab. de Ciências Banheiros dos professores Depósito p/ Alimentos Banheiro Administrativo Depósito de materiais Pátio (interno) Área p/ Recreação Total= 43 ambientes

10 QUADRO DE PROFESSORES MATUTINO E VESPERTINO Professores Sala de aula
11 Professor Língua Inglesa 01 Professor de Arte Professor Ed. Física Professor Projeto Leitura Professor Informática Professor Lab.Ciências Professor Biblioteca Professor Brinquedoteca Professor sala de mídias TOTAL DE PROFESSORES 20

11 QUADRO DE SERVIDORES MAT VESP Diretor 01 Secretária Apoio Pedagógico
Pedagogos Merendeiras 02 Auxiliar Serviços Gerais 03 Vigias Auxiliar Administrativo Psicóloga

12 ESTRUTURA CURRICULAR DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
Legislação Base Nacional Comum Área do Conhecimento Componente Curricular I CICLO II CICLO Carga Horária Total 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO S A Lei Federal N.º 9.394/96 RES. N.º 02/98CNE RES. N.º 099/97 CEE/AM Linguagens Língua Portuguesa 10 400 3280 Arte 2 80 880 Ed. Física 4 160 1440 L.Estrangeira Moderna: Inglês, Francês e Espanhol Ciências Naturais e Matemática Matemática 8 320 2880 Ciências 1600 Ciências Humanas e Sociais História Geografia Ensino Religioso 1 40 360 Metodologia do Estudo TOTAL GERAL DA CARGA HORÁRIA 14.880

13 ESTRUTURA CURRICULAR DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
Legenda: S: semanal - A: anual Semanas: 40h Observações: 1. Os Temas Sociais Urgentes (Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo) serão desenvolvidos de forma transversal em todos os Componentes Curriculares do Ensino Fundamental. 2.O Ensino Religioso é facultativo para o aluno e será desenvolvido, conforme o Artigo 1º da Lei 9.475/97 CNE Nº 43 § 9º da Resolução 99/97 - CEE/AM. 3.Os conhecimentos do Currículo que tratam da História e Cultura Afro-Brasileira serão trabalhados nos seguintes componentes curriculares: de História, Artes e Língua Portuguesa (Literatura), conforme a Lei /03. 4.A Educação Fiscal será tratada de forma transversal, permeando todos os componentes do currículo. 5.Os conteúdos de Língua Estrangeira Moderna serão trabalhados apenas em um dos componentes curriculares: Inglês, Francês ou Espanhol - visando atender as peculiaridades locais. 6.As aulas no Laboratório de Informática serão desenvolvidas em todos os componentes curriculares. 7. As Atividades Artísticas dentro do componente curricular de Arte serão definidas pela escola em forma de Projeto, dentre as atividades correspondentes (Arte Visual, Música, Dança, Teatro e etc.). 8. As Atividades Esportivas, Motoras e Atividades de Participação Social desenvolvida no componente curricular de Educação Física serão definidas pela escola em forma de Projeto dentre as atividades correspondentes (Jogos, Ginástica, Xadrez e etc.). 9.O componente Curricular de Metodologia do Estudo será desenvolvido mediante a Orientação Pedagógica e em todas as atividades pedagógicas que permeiam os Componentes Curriculares da Base Nacional Comum. 10. A carga horária do professor é de 40 horas, sendo 05 horas para outras atividades pedagógicas.

14 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
DA ESCOLA MATUTINO 7h ás 11h15m 12h15m às 13h VESPERTINO 13h ás 17h15m 13h ás 14h- Reforço escolar 16h15m- Saída de alunos 17h15m-Saída Professores 7h15m- CAFÉ 11h15m-ALMOÇO DESCANSO

15 Dimensão Pedagógica Ações Planejadas e Realizadas

16 ● Formação Continuada com o Sistema POSITIVO
●Planejamento das aulas utilizando metodologias inovadoras ●Planejamento de forma coletiva e interdisciplinar ●Resultados obtidos: Maior envolvimento dos alunos no processo educacional. ● Formação Continuada com o Sistema POSITIVO Palestras e encontros pedagógicos. Resultados obtidos: Utilização de novas metodologias no processo de ensino aprendizagem . ●Realização de diversos Projetos escolares ● Melhorias no Projeto Político Pedagógico (PPP) ●Resultados obtidos: Maior envolvimento dos alunos no processo educacional. Organização e Legalização dos trabalhos escolares através do PPP ●Atividades Culturais Diversificadas. ●Comemorações de datas cívicas Resultados obtidos: Melhoria no processo Ensino Aprendizagem

17 ●Participação no Projeto da Rede Globo/ Amigos da Escola.
●Certificação do Prêmio de qualidade ISO 9001/2008 ●Orientação Disciplinar ●Resultados obtidos: ●Reconhecimento da qualidade da escola através do recebimento do certificado de escola de qualidade. ISO 9001/2008. ●Bom relacionamento entre alunos e conservação do Patrimônio escolar. ● Reunião de Pais e Mestres com Participação da representante do Sistema Positivo. Resultados obtidos: Maior participação da família na escola. Melhoria no processo Ensino Aprendizagem ●Participação na Amostra de Painel da SEDUC; ● Participação no Projeto Construindo a Nação. ●Resultados obtidos: ● Divulgação dos trabalhos realizados pela escola no decorrer do ano letivo. ●Participação no Projeto da Rede Globo/ Amigos da Escola. Resultados Obtidos: Resultados obtidos: Firmar Parcerias com outras instituições para subsidiar o trabalho escolar como um todo.

18 ●Aplicação de simulados, para o SADEAM e PROVINHA BRASIL.
●Implantação do Conselho Escolar; ● Eleição da nova diretoria da APMC. ●Resultados obtidos: Gerenciamento dos recursos recebidos pelo PDDE , Premio Escola de Valor e recursos próprios da escola. ●Aplicação de simulados, para o SADEAM e PROVINHA BRASIL. Resultados obtidos: Melhoria no Índice de Aproveitamento da escola. ●Participação no Projeto Construindo a Nação. Resultados obtidos: Divulgação dos trabalhos realizados pela escola . Desfile Cívico da Semana da Pátria; ●Resultados obtidos: Prática da cidadania.

19 Dimensão Pedagógica Ações realizadas e não planejadas

20 Associação da escola ao Programa da PEA-UNESCO
RESULTADO Visita ao Teatro Amazonas Despertou o gosto por atividades culturais e interesse em conhecer os patrimônios históricos da cidade. Participação do PQA(Prêmio Qualidade Amazonas) Divulgação dos trabalhos desenvolvidos pela Escola. Participação no Programa da PEA-UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura). Associação da escola ao Programa da PEA-UNESCO

21 Sessão de cinema no Cinemark Stúdio 5. Prevenção contra as drogas
AÇÕES RESULTADO Participação no Projeto cinema-escola (CINEMARK) Sessão de cinema no Cinemark Stúdio 5. Visita á Feira de Livros do Studio 5 Festival Mall. Despertar o gosto pela Leitura e escrita, colaborando com a melhoria no processo educacional. Participação no PROERD/Policia Militar Prevenção contra as drogas Participação do Projeto Meu Velho Amigo em parceria com a Escola Estadual Pedro Silvestre Valorização das pessoas da terceira idade e parceria com outras Instituições de ensino.

22 Ações de Acompanhamento Pedagógico

23 ASSESSORAMENTO AO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
Processo de Avaliação Contínua Cumulativa Conceitual Semestral Recuperação Paralela Desenvolvida através dos Projetos escolares: Reforço escolar Leitura, arte, etc... Conselho de Classe Realizado Bimestralmente Diagnóstico dos alunos e suas dificuldades; Planejamento de novas estratégias para solução dos problemas.

24 ASSESSORAMENTO AO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
Formação Continuada Oficinas de Estudo Cursos de formação e aperfeiçoamento promovidos pela SEDUC, Coordenadoria 2 e Sistema Positivo e Capacitações MB Consultoria. Capacitações organizadas pela escola Planejamento Quinzenal (Troca de Experiências) Encontros Pedagógicas

25 Desenvolvimento de Projetos Projetos desenvolvidos pelos Professores
Objetivo do Projeto Projeto de Leitura: Autores Mirins: Inspiração Poética/Responsável:Profª. Terezinha Printes Desenvolvimento de Projetos Projetos desenvolvidos pelos Professores Elevar o nível de aprendizagem do aluno oportunizando o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita essenciais para a recepção e produção de textos em sala de aula, visando à formação integral do aluno leitor e escritor.

26 Objetivo do Projeto Brinquedoteca Brincando e Aprendendo Ludicamente: Responsável Profª Elen Amaral dos Santos Desenvolver atividades lúdicas, motoras e cognitivas, buscando atitudes de cooperação e solidariedade dentro do contexto escolar e do meio em que vive.

27 Laboratório de Ciências: Pequenos Cientistas. Responsável Profº
Laboratório de Ciências: Pequenos Cientistas. Responsável Profº. Antônio Márcio Objetivo do Projeto Despertar nos alunos do Ensino Fundamental do 1º ao 5º a iniciação cientifica, visando a formação de pequenos cientistas, sensibilizando-os para as questões socioambientais, humanas e culturais.

28 Objetivo do Projeto Projeto Biblioteca: Soletrando Prazerosamente.
Profª responsável: Maria de Fátima Vieira Objetivo do Projeto Desenvolver nos educandos a habilidade e o prazer pela leitura desde as séries iniciais, despertando o interesse em ler livros, revistas, jornais aprimorando a oralidade, entonação e ortografia correta das palavras.

29 Laboratório de Informática:Viajando nas Ondas da Tecnologia
Laboratório de Informática:Viajando nas Ondas da Tecnologia. Profª Responsável: Eliane Almeida Objetivo do Projeto Reconhecer a Informática como uma ferramenta didática, que contribuirá significativamente para construção do conhecimento fomentando a qualidade do ensino/aprendizagem.

30 Extensão TV Escola: DVDTECA
Profª Responsável: Rossicleide Sueli Lima dos Santos Objetivo do Projeto Despertar no aluno o interesse pela leitura e produção textual através de vídeos exibidos na sala da TV ESCOLA, proporcionando o desenvolvimento das habilidades de produção oral e produção escrita dos educandos.

31 Responsável: Psicóloga Erleane Ferreira de Oliveira
Projeto Família e Escola: Compartilhando Saberes para Construção da Cidadania. Responsável: Psicóloga Erleane Ferreira de Oliveira Objetivo do Projeto Proporcionar a interação família e escola, criando laços significativos e troca de experiências que possibilitem um melhor envolvimento da família para aquisição de saberes relevantes ao desempenho da cidadania, como também proporcionar melhorias no processo ensino-aprendizagem.

32 Profª. Responsável: Cleomar Pinheiro
A arte começa na escola. Profª. Responsável: Cleomar Pinheiro Objetivo do Projeto Despertar nos alunos o interesse pelas artes musicais, plásticas e cênicas, utilizando-as como forma de expressar sentimentos além de desenvolver a linguagem oral e escrita.

33 Responsável: Todos os Professores
Reforço Escolar Responsável: Todos os Professores Objetivo do Projeto Proporcionar aos alunos que tem dificuldade de aprendizagem, o reforço positivo dos conteúdos ministrados em sala de aula durante a permanência dos mesmos no contra turno.

34 QUADRO DE INDICE DE SATISFAÇÃO
SERVIÇOS MUITO SATISFEITO SATISFEITO POUCO SATISFEITO INFRA-ESTRUTURA 75% 23% 2% ATENDIMENTO AOS PAIS 80% 20% 0% ALIMENTAÇÃO: CAFÉ/ALMOÇO/MERENDA 82% 18% ENSINO APRENDIZAGEM 81% 19% FARDAMENTO 73% 27% LIMPEZA 68% 31% 1% SEGURANÇA 26%

35 1º ESCOLA PÚBLICA DO BRASIL CERTIFICADA PELA ISO 9001/2008
ESCOLA DE ENSINO INTEGRAL PROFª. ROXANA PEREIRA BONESSI 1º ESCOLA PÚBLICA DO BRASIL CERTIFICADA PELA ISO 9001/2008

36 OBJETIVOS DA QUALIDADE
Contribuir com o desenvolvimento educacional dos educandos; Cumprir os objetivos e metas estabelecidas pela Secretaria de Educação do Estado do Amazonas; Satisfazer as partes interessadas; Estabelecer com o corpo docente uma relação de parceria; Utilizar os recursos disponíveis de forma adequada; Manter a infra-estrutura em boas condições de utilização.

37 POLÍTICA DA QUALIDADE Prestação de serviços para educandos do Ensino Fundamental através do sistema integral, objetivando satisfazer as necessidades educacionais, observando o cognitivo, social e intelectual, buscando continuamente a melhoria do processo de ensino aprendizagem, atendendo os requisitos da NBR ISO 9001 e demais associados aos objetivos institucionais.

38 PARCERIAS DA ESCOLA UBS SPA Atendimento Médico e Odontológico
CETAM ESCOLAS ADJACENTES ACADEMIA AMAZONENSE DE LETRAS Formação Profissional Palestras Ações Pedagógicas Compartilhadas Apoio nos Projeto de Leitura POLICIA MILITAR SEAS IGREJAS (CATÓLICAS E EVANGELICAS) Projeto PROERD Projeto Ame A vida Encontro de Casais Evangelização

39 ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR

40 ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR

41 PRÊMIO ESCOLA DE VALOR IDEB 2009 – 5.3 R$ ,00

42 AGRADECIMENTOS A DEUS POR TODAS AS CONQUISTAS AO GOVERNO DO ESTADO
A SEDUC (SECRETARIO DE EDUCAÇÃO GEDEÃO TIMOTEO AMORIM) A COORDENADORIA DISTRITAL 2 AOS PARCEIROS AOS PAIS AOS PROFESSORES


Carregar ppt "ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO INTEGRAL PROF.ª ROXANA PEREIRA BONESSI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google