A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eliemar Campostrini Fisiologia Vegetal UENF/CCTA - A água é o melhor e mais abundante solvente conhecido (apresenta elevada constante dielétrica) É o meio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eliemar Campostrini Fisiologia Vegetal UENF/CCTA - A água é o melhor e mais abundante solvente conhecido (apresenta elevada constante dielétrica) É o meio."— Transcrição da apresentação:

1 Eliemar Campostrini Fisiologia Vegetal UENF/CCTA - A água é o melhor e mais abundante solvente conhecido (apresenta elevada constante dielétrica) É o meio onde ocorre o movimento das moléculas. Dentro e entre as células A água forma um ambiente onde a reação bioquímica da célula ocorre Participa em várias reações químicas: envolvendo hidrólise e desidratação Ex.:

2 Eliemar Campostrini Fisiologia Vegetal UENF/CCTA As plantas perdem e absorvem água constantemente: Esta molécula é um molécula temporária na planta Num dia quente, seco e claro (céu limpo) uma folha troca 100% desta molécula em 1 hora!! A água é o meio para movimentação de nutrientes na planta A água é um ótimo isolante térmico: Radiador de carro!! apresenta uma elevada capacidade térmica (elevado calor específico!!) (energia necessária para variar a temperatura de 1K, 1kg de água a uma pressão constante) Redutor da temperatura da folha Transpiração: é a perda de água na superfície das folhas Apresenta um elevado calor latente de vaporização (44,0 kj/mol, a 25ºC) É uma molécula transparente! Facilita o acesso da energia luminosa aos fotossistemas!!

3 Eliemar Campostrini Fisiologia Vegetal UENF/CCTA


Carregar ppt "Eliemar Campostrini Fisiologia Vegetal UENF/CCTA - A água é o melhor e mais abundante solvente conhecido (apresenta elevada constante dielétrica) É o meio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google