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Tópico: Estágios no curso de Agronomia da UENF

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Apresentação em tema: "Tópico: Estágios no curso de Agronomia da UENF"— Transcrição da apresentação:

1 Tópico: Estágios no curso de Agronomia da UENF
Coordenador do Curso Prof. Silvaldo Felipe da Silveira (LEF) Coordenador do Estágio da Agronomia Prof. Ricardo Garcia (LEAG) SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL UENF Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias - CCTA P1, sala 203, telefone , E.mail

2 O perfil do Agrônomo O Engenheiro Agrônomo é o profissional que reúne as condições técnico-científico-humanísticas para executar todas as tarefas inerentes à produção de alimentos para o homem e os animais domésticos, intervindo desde a definição das condições de plantio até a chegada do produto industrializado ao consumidor Este profissional, cuja profissão está regulamentada pela Lei de 24/12/1966, pode atuar nos setores públicos e privados, nas atividades de planejamento, ensino, pesquisa, extensão e produção.

3 Áreas de Atuação Profissional
Manejo e exploração de culturas de cereais, olerícolas, frutíferas, ornamentais, oleaginosas, estimulantes, forrageiras e plantas medicinais; Melhoramento genético vegetal e animal; Produção de sementes e mudas; Construções rurais; Irrigação e drenagem; Mecanização e implementos agrícolas; Fotointerpretação para fins agrícolas; Paisagismo; Recursos florestais; Manejo de plantas daninhas, doenças e pragas de plantas; Manejo, classificação e conservação do solo, de bacias hidrográficas e de recursos naturais renováveis; Controle de poluição na agricultura; Tecnologia de transformação e conservação de produtos de origem vegetal e animal; Nutrição e alimentação animal; Economia e crédito rural; Planejamento e administração de propriedades agrícolas e Extensão rural

4 Carreiras ou Campos de Atuação

5 Carreiras ou Campos de Atuação

6 Mercado de trabalho no Brasil – promissor e advêm do crescimento/desenvolvimento da Agricultura e do Agronegócio -BRASIL 851 milhões ha e 65 milhões são ocupados com agricultura e 90 milhões de área agricultável excedente disponível (20% da área ainda disponível no planeta) Aumento na produção de grãos se deve principalmente ao melhor rendimento (100% nos últimos 15 anos) O agronegócio brasileiro abrange 5 milhões de propriedades rurais, 60 mil agroindústrias, 300 mil estabelecimentos comerciais Brasil é lider em cana, laranja e café e o 3o. maior produtor de frutas, tendo ainda grande possibilidade de expansão, pela disponibilidade de solo, clima e água O agronegócio representa 30% do PIB, 37% dos empregos e 42% das exportações BRASIL destaca-se dentre os principais países produtores e também dentre os maiores consumidores de feijão, soja, café, carne, banana, mamão, mandioca, madeira de eucalipto etc...

7 CONCORRÊNCIA PROFISSIONAL e IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE NA FORMAÇÃO
Brasil possui 135 cursos de Agronomia, sendo: 14 N + 17NE + 41 SE + 33 S + 30 CO Estima-se que formam-se no Brasil cerca de 1000 novos agrônomos/ano 110 mil postos de trabalho para profissionais de ciências agrárias, dentre agrônomos, médicos veterinários, zootecnistas e técnicos em agropecuária Complexidade das atividades profissionais: 20 climas, 30 tipos de solos, 200 ou mais espécies cultivadas de importância econômica (sem contar cultivares), 730 ou mais pragas (fungos, insetos, plantas daninhas, vírus, bactérias, nematóides, ácaros etc...), acima de 1000 produtos de controle fitossanitário registrados, envolvendo 400 ingredientes ativos (fungicidas, bactericidas, inseticidas etc...) -Áreas estratégicas do mercado atual: agricultura energética, biotecnologia, agronegócio e serviços tercearizados, agricultura de precisão, processamento de alimentos, gestão de produção, mecanização, logística e mercado, informação e outras ... Principais características profissionais exigidas: qualidades pessoais, comunicação e e expressão, economia e gestão, sistemas de informação, tecnologias de produção Qualidades pessoais e competências: ética, responsabilidade, comunicação, relacionamento e espírito de equipe, objetividade, liderança, empreendedorismo, visão global e conhecimento técnico

8 } PAPEL DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NA FORMAÇÃO DO AGRÔNOMO
Currículo escolar que proporcione conhecimento básico sólido, incluindo aspectos: ECONÔMICOS SOCIAIS TRÊS PRINCÍPIOS DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAIS Ênfase em atividades práticas Valorização e estímulo a execução de estágios e treinamentos profissionalizantes Valorização, estímulo e promoção da ação participativa dos estudantes, por meio de: Experimentos e iniciação científica Participação e apresentações em congressos e eventos científicos Atividades de Extensão Universitária Atividades de ensino na própria IES ou associadas a Extensão outras .... }

9 Características gerais do curso
1. Regime: Tempo integral, diurno 2. Profissional diplomado: Engenheiro Agrônomo 3. Ano de início do curso na UENF: Agosto de 1993 4. Ingresso: vestibular com 50 vagas anuais 5. Carga horária mínima com disciplinas obrigatórias: horas 6. Carga horária mínima com disciplinas optativas: 250 horas 7. Estágio supervisionado obrigatório: 160 horas 8. Carga horária total mínima: horas 9. Número mínimo de disciplinas obrigatórias: 60 10. Número mínimo de disciplinas optativas: 3 11. Número mínimo de disciplinas: 63 12. Prazo mínimo para integralização curricular: 9 semestres 13. Termo médio para integralização curricular: 10 semestres 14. Prazo máximo para integralização curricular: 17 semestres 15. Limite mínimo de carga horária requerível por semestre: 270 horas 16. Limite máximo de carga horária requerível por semestre: 510 horas 17. Número mínimo de créditos: 204

10 Bolsas e Estágios = Oportunidades !
Bolsa Jovens Talentos Bolsa de Apoio Acadêmico Bolsa de Extensão (Cra mínimo = 6) Bolsa de Iniciação Científica (Cra mínimo = 7) Bolsa de Monitoria (Nota 7 e CRa2 = 7) Estágio Curricular Obrigatório (Supervisionado!) PROCAMPO Consultoria Agropecuária - diretoria

11 CONVÊNIOS NO BRASIL: > 30 empresas e instituições de ensino e pesquisa
Outros convênios e programas de INTERCÂMBIO em fase de estudos ou implantação: ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE LEITE – APROL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU DE RESIDÊNCIA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS JUNTO A UENF E EMATER – RJ PROGRAMA DE COOPERAÇÃO INTERUNIVERSITÁRIA E PESQUISA CIENTÍFICA ENTRE ESPANHA E IBEROAMÉRICA (PCI-IBEROAMÉRICA/AECID). PELA FUNDACIÓ CÁTEDRA IBEROAMERICANA PROGRAMA DE COOPERAÇÃO INTERUNIVERSITÁRIA E PESQUISA CIENTÍFICA ENTRE FRANÇA E BRASIL – PROGRAMA CAPES BAFRAGRI CAPES SISTEMA DE ACREDITAÇÃO REGIONAL DE CURSOS UNIVERSITÁRIOS DO MERCOSUL (ArcuSul) e outros... Atualmente, alunos das ciências agrárias da UENF podem concorrer ao programa de Intercâmbio IEP-UFV, em cooperação, para estágios remunerados no exterior

12 UFV – International Exchange Program (UFV-IEP)
(Estágio Remunerado no Exterior)

13 UFV - IEP UFV-IEP

14 Áreas de Estágio Agropecuária Exclusivamente
Gado de leite: grande número de vagas Gado de corte: grande número de vagas Suínos: grande número de vagas ***** Equídeos: grande número de vagas ***** Olericultura Enologia: Jul-Ago (Celar or Lab.), 4 meses Fruticultura Plantas ornamentais Floricultura: Jan/2007 Paisagismo: Fev/2007 Citros: Packing house Viveiros

15 Requisitos Informações: www.reconline.com.br/usa Solteiro 19 a 30 anos
Habilidade de se comunicar em inglês (entrevista) Possuir experiência - certificados na área do estágio Alunos da UFV: todas as áreas. Alunos de outras universidades: somente das agrárias. Carteira de motorista internacional ( Formulário: caneta preta Fotos: passaporte ou 5 x 5 cm Xerox passaporte 2 Cartas de recomendação Autobiografia: descrever as atividades relacionadas ao estágio desenvolvidas mesmo na UFV Taxa UFV paga na Funarbe - R$100,00 / R$150,00 Ilustrar com fotos profissionais...

16 Laboratórios do CCTA Engenharia Agrícola Fitotecnia
Melhoramento Genético Vegetal Entomologia e Fitopatologia Solos Tecnologia de Alimentos Zootecnia e Nutrição Animal

17 PRODUÇÃO VEGETAL – CAPES 5
GENÉTICA E MELHORAMENTO DE PLANTAS – CAPES 4, por enquanto!

18 PARTE DA TURMA DO PROVÃO 2000
CONCEITO A

19 Aula prática da disciplina de Olericultura - 2002

20 AULA PRÁTICA EM VINHEDO NO ES
Disciplina de Fitopatologia JUL 2005

21 Aula de Produção de Mudas – Disciplina de
Fruticultura 2002 (foto Profa. Cláudia)

22 INCAPER – LINHARES, ES

23 FAZENDA EXPERIMENTAL VN IMIGRANTES
JUL 2007


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