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Wanderley Borges e Geisa Lauriano. REORGANIZAÇÃO ASSISTENCIAL E GERENCIAL(2002/2006) Pacientes Internados Familiares Servidores Pacientes Externos Comunidade.

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1 Wanderley Borges e Geisa Lauriano

2 REORGANIZAÇÃO ASSISTENCIAL E GERENCIAL(2002/2006) Pacientes Internados Familiares Servidores Pacientes Externos Comunidade Comunidade ACOLHIMENTO NORMATIZAÇÃO AVENTAIS ARMÁRIOS VOLUNTARIADO SHANTALA Biblioteca Revistoteca GT VIOLÊNCIA REUNIÕES COM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR PROJETO COMENDO FORA NUCLEO DE INTERNAÇÃO E ALTA PESQUISA DE OPINIÃO OLÁ,COMO VAI? GT REINTERNADOS PARCERIAS KIBON PROJETO BRINCANDO COM PALITOS PESQUISA VIOLÊNCIA ISCAL ONG QUERO LER RESSURGIR ESTREITAMENTO LAÇOS REORGANIZAÇÃO VÍNCULO NEUROLOGIA REDE PORTA DE ENTRADA AMIGOS DO SALLES ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR PACIENTE OBESO POLO DE ASMA POLO DE ANEMIA FALCIFORME CRECHES (PARCERIA) INSTITUCIONAL COMUNITÁRIAS REDE INSTITUCIONAL SERVIÇO SOCIAL SAUDE MENTAL OLÁ COMO VAI? ORGANIZAÇÃO DA PORTA DE ENTRADA MOTIVACIONAL PROGRAMA 5S PAINÉIS/INFOS ORIGAMI COMEMORAÇÕES CASA DO BEM FUNCIONAL ELEVAÇÃO ESCOLARIDADE TREINAMENTO CURSOS COMISSÃO DE BIOSSEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR Palestras Motivacionais Parceria NUSAT (PCMSO) Mapas de Risco ORGANIZACIONAL BOAS PRÁTICAS PLANILHAS GESTÃO À VISTA FLUXOGRAMAS PESSOAIS

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4 A idéia desta comissão surgiu de conversas informais entre a Divisão Médica e representantes de diversas categorias profissionais Primeiros contatos com o NUSAT ( Núcleo de Saúde do Trabalhador); Lançamento oficial da Comissão de Biossegurança e Saúde do Trabalhador; - Evento da Nutrição - Avaliação de Obesidade, Hipertensão e Dislipidemias; - Realização de palestras e oficinas; Lançamento do Programa Cuidando de Quem Cuida e início da coleta dos exames laboratoriais e clínicos dos funcionários para compor o exame periódico e campanhas de atualização de vacinação; - Início do mapeamento dos riscos 2005 – Continuação do mapeamento dos Riscos e discussão dos riscos entre os trabalhadores ( Enfermarias A e B; Esterilização; Sala de procedimentos; Sala de vacinação e Documentação médica ); - Busca de soluções para melhorar os riscos encontrados; Relatório final das atividades do Programa de Saúde do Trabalhador; - Continuação da realização de ações voltadas para a melhoria das condições de trabalho; Apesar das intercorrências, com a participação dos funcionários, conseguimos ser a primeira Unidade da Secretaria Municipal de Saúde a coletar, de modo dinâmico, o registro das atividades de diferentes categorias profissionais dentro de um setor, mapear os riscos, melhorar algumas condições de trabalho e a realizar o exame periódico dos funcionários.

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6 Mapa de Risco: O Mapa de Risco é um gráfico de elaboração simples em que símbolos coloridos indicam os riscos à saúde e à vida existentes no local de trabalho. A partir de sua confecção, os trabalhadores podem juntos discutir a melhor maneira de cobrar das empresas as melhorias necessárias. A partir de uma planta baixa de cada local são levantados todos os tipos de riscos, classificando-os por grau de perigo: pequeno, médio e grande. Estes tipos são agrupados em cinco grupos classificados pelas cores vermelho, verde, marrom, amarelo e azul. Cada grupo corresponde a um tipo de agente: químico, físico, biológico, ergonômico e mecânico.

7 Tabela descritiva dos riscos

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12 Local para realização de punção venosa

13 Confecção de armário para guarda dos pertences dos acompanhantes

14 Murais Informativos e Educativos

15 Semana da Nutrição

16 Instalação de painel eletrônico na entrada do ambulatório

17 Utilização de cartazes informativos

18 Atividades de recreação durante a espera

19 Instalação de ramais telefônicos nos consultórios

20 Instalação de Sistema de Microfonia no setor de matrícula

21 Criação de fluxogramas intersetoriais

22 Algumas vezes as soluções oficiais são lentas demais. O caminho então foi buscar soluções espontâneas e criativas que diminuíram principalmente o estresse dos funcionários, diminuindo muito os riscos ergonômicos encontrados. O conhecimento científico e técnico foi um instrumento valioso na prevenção dos riscos e na avaliação das condições de trabalho, causas determinantes de danos à saúde dos trabalhadores. A busca de parcerias foi essencial para a realização das mudanças. Essas mudanças realizadas propiciaram melhorias nas condições de trabalho dos funcionários e conseqüentemente o aumento do nível de satisfação dos mesmos. E somente funcionários humanizados são capazes de prestar um atendimento adequado e humanizado à clientela assistida. Humanizar a assistência é também cuidar de quem cuida.


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