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Embrapa 40 anos Projeto Especial janeiro de 2013 a junho de 2014.

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1 Embrapa 40 anos Projeto Especial janeiro de 2013 a junho de 2014

2 Embrapa 40 anos: estratégias de comemoração Posicionamento de imagem Embrapa Em oportunidade de comemoração de seus 40 anos, a Embrapa reforçará: seus atributos de inovação, modernidade e capacidade de antecipação (CONCEITUAR); sua contribuição para o cidadão, o setor produtivo rural, o futuro da agropecuária; seus valores de excelência em pesquisa, responsabilidade socioambiental, ética, respeito à biodiversidade e à pluralidade, comprometimento e cooperação.

3 Apresentar a Embrapa como empresa inovadora em seu campo de atuação, comprometida com a sustentabilidade, a superação da fome e da pobreza, o futuro da agropecuária no Brasil e no mundo tropical, o destaque às parcerias e à valorização de C&T. CONCEITO } META COMUM: Fortalecer relacionamentos com os stakeholders (públicos que nos influenciam e que influenciamos) ESTRATÉGIA I } Fortalecimento do processo de produção da Empresa PALAVRA-CHAVE INOVAÇÃO: PROCESSO PARTICIPATIVO COM UNIDADES E PARCEIROS SINERGIA Criatividade, Relevância, Qualidade, Performance, Impacto. Embrapa 40 anos: estratégias de comemoração CenáriosDesafiosOportunidades Resultados&Impactos InteligênciaPesquisaDesenvolvimento Negócios & TT Impactos Comunicação

4 CONCEITO } META COMUM: Fortalecer relacionamentos com os stakeholders (públicos que nos influenciam e que influenciamos) Pesquisa & Desenvolvimento: Inovação Sustentabilidade Futuro da agropecuária no Brasil e no mundo tropical Destaque às parcerias externas em C&T Valorização de C&T Transferência de Tecnologia: Inovação Sustentabilidade Futuro da agropecuária no Brasil e no mundo tropical Destaque às parcerias externas em TT Superação da fome e da pobreza Desenvolvimento Institucional: Inovação Sustentabilidade Futuro da agropecuária no Brasil e no mundo tropical Destaque às parcerias internas e institucionais externas ESTRATÉGIA II } Alinhamento de frentes de ação para cada pilar da Embrapa PALAVRA-CHAVE INOVAÇÃO: PROCESSO PARTICIPATIVO COM UNIDADES SINERGIA Criatividade, Relevância, Qualidade, Performance, Impacto. Embrapa 40 anos: estratégias de comemoração Apresentar a Embrapa como empresa inovadora em seu campo de atuação, comprometida com a sustentabilidade, a superação da fome e da pobreza, o futuro da agropecuária no Brasil e no mundo tropical, o destaque às parcerias e à valorização de C&T.

5 Ser uma empresa inovadora: que gera resultados de impacto para a agricultura e o mercado, contribuindo para o desenvolvimento do País; comprometida com a sustentabilidade: que prioriza a geração de tecnologias que preservam o ambiente e a saúde e garantem a competitividade da agricultura; com a superação da fome e da pobreza: que está alinhada com os principais objetivos sociais do Governo Federal; com o futuro da agropecuária: que mapeia cenários, antecipa as demandas futuras e age preventivamente; no Brasil e no mundo tropical: que atua fortemente em seu País e contribui com outras nações semelhantes ao Brasil; o destaque às parcerias: que valoriza e promove parceiros do passado e do presente e atua para fortalecer parcerias público-privadas; e a valorização de C&T: que contribui com a comunidade científica, seja na formação de pessoas ou na ampliação da base de conhecimentos. Embrapa 40 anos: estratégias de comemoração O conceito dos 40 anos significa:

6 Embrapa 40 anos: estratégias de comemoração Mensagens e Destaques 40 anos Que a empresa reforça o seu compromisso com a sustentabilidade

7 PROJETO ESPECIAL ANO 40 DA EMBRAPA Comemorações entre abril/2013 a abril/2014 PRÉ-PROPOSTA

8 Parâmetros de elaboração do Projeto 1.Oportunidades identificadas na Pesquisa de Imagem ( ) 2.Diretrizes e objetivos organizacionais de gestão

9 Públicos prioritários Agentes de transferência de tecnologia (ATER) Comunidade científica e acadêmica Consumidores urbanos Empregados Estudantes de áreas correlatas à atuação da Embrapa Imprensa Indústria transformadora de alimentos Institutos de pesquisa agropecuária Multiplicadores de sementes e mudas ONGs Organismos de Fomento à Pesquisa Agropecuária Poderes Executivo e Legislativo Produtores rurais e cooperativas

10 Objetivo geral Aproveitar a oportunidade dos 40 anos da Embrapa para estabelecer estratégias e desenvolver ações que contribuam para o posicionamento da Empresa frente aos desafios de Pesquisa & Desenvolvimento, Transferência de Tecnologia e Desenvolvimento Institucional apresentados pela Pesquisa de Imagem de e pelas diretrizes de gestão

11 Objetivos específicos a)promover discussões sobre o futuro da pesquisa agropecuária e florestal e apresentar à sociedade a visão da Embrapa para as próximas duas décadas b)fortalecer o relacionamento da Embrapa com os institutos de pesquisa, particularmente as Organizações de Pesquisa Estaduais (OEPAs), os agentes e as instituições de ATER e demais stakeholders

12 Objetivos específicos c) fomentar a divulgação dos trabalhos científicos realizados em parceria com os institutos de pesquisa, em particular as OEPAs e as instituições parceiras dos Labex e dos projetos da Embrapa no exterior d) contribuir para o conhecimento, pelos públicos prioritários, dos programas de governo voltados para superação da fome e da pobreza

13 Objetivos específicos e)ampliar o conhecimento sobre papel, atuação, inovações e soluções sustentáveis da Empresa hoje e no futuro f)valorizar, registrar, solenizar e divulgar a história profissional dos empregados da Embrapa g)contribuir para a interação e o ganho de experiências entre as gerações de empregados da Embrapa

14 Metodologia 1.pré-proposta elaborada pelo Fórum Interno da Secom, com contribuições de representantes de algumas Unidades Centrais e Descentralizadas, por meio de consultas 2.apresentação aos chefes durante Reunião Gerencial 3.formação do Comitê Gestor. Proposta: representantes regionais de UDs, representantes de UCs dos três pilares e liderança da Chefia da Secom 4.definição de termos pela Secom, com validação externa 5.apreciação da pré-proposta pelo Comitê Gestor e encaminhamento às UDs para contribuição 6.análise/condensação das sugestões pelo Comitê Gestor e apreciação pela DE Etapas para elaboração do Projeto Especial

15 Planos de ação PA 1: Gestão do Projeto PA 2: Ações comemorativas tradicionais PA 3: Comunicação para P&D: novas ações PA 4: Comunicação para TT e Negócios: novas ações PA 5: Comunicação para Desenvolvimento Institucional: novas ações

16 Mobilização de UDs: planejamento ATIVIDADESDATA DE REALIZAÇÃO Fóruns de discussão Formação do Comitê Gestor, com representantes de Ucs e Uds dos três pilares e liderança da chefia da Secom 27 a 30 de novembro de 2012 Apreciação da pré-proposta pelo Comitê Gestor e encaminhamento às UDs para contribuição 3 a 5 de dezembro de 2012 Análise da pré-proposta e mapeamento das ações sob liderança de cada UD: eventos, lançamento de publicações e iniciativas de impacto para realização entre abril de 2013 e abril de 2014 (coordenação do processo: supervisor do NCO) 6 a 14 de dezembro de 2012 Encaminhamento das contribuições à chefia da Secom 14 de dezembro de 2012 Análise/incorporação das sugestões pelo Comitê Gestor e apreciação pela DE 17 a 21 de dezembro de 2012

17 Mobilização de UDs: etapas de execução ATIVIDADESDATA DE REALIZAÇÃO Atividades comemorativas tradicionais Lançamento da agenda das comemorações dos 40 anos Março Lançamento das Comemorações : Exposição na Câmara dos Deputados e Sessão Solene conjunta Câmara dos Deputados e Senado Federal. Tema da exposição: Alimentos da biodiversidade brasileira – a ciência alimentando o mundo – alimento brasileiro, a energia do mundo/Copa de abril Exposição nas Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, com sessões solenes Abril Comemoração interna dos 40 anos, com solenidades em todas as Unidades, de acordo com planejamento da própria UD, e lançamento do Museu da Pessoa da Embrapa (virtual) 23 a 26 de abril Solenidade comemorativa dos 40 anos, com entrega do Prêmio Frederico de Menezes Veiga, Prêmio Embrapa Reportagem, homenagem a grandes parceiros e possível presença da Presidenta da República Após 1º de maio Embrapa Portas Abertas NacionalJunho 8ª edição do Ciência para a Vida, III Simpósio de Inovação e Criatividade e do 1º Encontro Nacional de Pesquisadores Setembro

18 Mobilização das UDs: etapas de execução ATIVIDADESDATA DE REALIZAÇÃO Atividades sobre a atuação internacional da Embrapa Lançamento de vídeos e documentários sobre a atuação internacional da Embrapa, em parceria com a SRI e o DGP Abril a dezembro Produção de material institucional para empregados lotados no exterior, em parceria com a SRI e o DGP Abril a dezembro Encontro Internacional sobre Comunicação e Ciência, evento de caráter científico, com profissionais de comunicação do INRA, CIRAD e outros institutos de pesquisa com os quais a Embrapa mantenha laboratórios (Labex) ou escritórios fora do País, durante o CPV. Setembro

19 ATIVIDADESDATA DE REALIZAÇÃO Atividades voltadas para pensar o futuro e a sustentabilidade Eventos reunindo cientistas e representantes dos diversos segmentos da sociedade para debater o estado da arte e a visão de futuro da pesquisa agropecuária e florestal, consolidando o resultado em um livro branco Maio 2013 a abril de 2014 Fóruns de discussão pública sobre temas portadores de futuro com produção de vídeos sobre esses temas para uso nas mídias sociais (a exemplo da Rio + 20) Maio 2013 a abril de 2014 Seminário sobre Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade na Agricultura, em parceria com o jornal Valor Econômico (já em articulação) Maio a dezembro de 2013 Programa de ações educativas Embrapa 40 anos: o futuro a gente faz agora para os empregados, com a finalidade de estimular o debate, difundir conhecimentos e reconhecer boas práticas em P&D, TT e DI Julho de 2013 a abril de 2014 Mobilização das UDs: etapas de execução

20 ATIVIDADESDATA DE REALIZAÇÃO Atividades voltadas para fortalecer relacionamento com ATER Campanha para realização de pesquisa com o agentes de ATER, com DTT Maio 2013 a abril de 2014 Seminário para discutir e avaliar os primeiros resultados da participação da Embrapa no Plano Brasil sem Miséria no Semiárido (paralelo ao Semiárido Show), em parceria com o MDS Agosto de 2013 Evento de avaliação dos primeiros resultados do Plano ABC nos Estados priorizados pelo MAPA Maio a dezembro de 2013 Evento para apresentar portfólio de tecnologias geradas pela Embrapa que poderiam ajudar na implementação do novo Código Florestal Brasileiro Maio a dezembro de 2013 Mobilização das UDs: etapas de execução

21 ATIVIDADESDATA DE REALIZAÇÃO Evento para divulgar portfólio de tecnologias geradas e avaliar ações desenvolvidas para prevenção e controle do desmatamento na Amazônia ( Operação Arco Verde, Operação Xingu, ABC etc), na região Norte Maio a dezembro de 2013 Atividades voltadas para fortalecer relacionamento com ATER Parceria com MDS para distribuição de sementes dos seis materiais genéticos de alimentos biofortificados no Nordeste, com realização de evento de incentivo ao consumo de alimentos biofortificados nos restaurantes populares (Dia Mundial da Alimentação) Outubro de 2013 Eventos aproximativos com multiplicadores de sementes para discutir como nossas cultivares e variedades poderiam chegar mais efetivamente no mercado, ouvindo os setores da sociedade interessados nos nossos produtos Junho de 2013 a abril de 2014 Mobilização das UDs: etapas de execução

22 Mobilização das UDs: etapas de execução ATIVIDADESDATA DE REALIZAÇÃO Promover programa Embrapa visita...(parceiro) com instituições ligadas à indústria e à agricultura para apresentação da Empresa e de suas tecnologias, com degustação de produtos. A visita deverá ocorrer em evento programado pelo parceiro. Sugere-se: CNI (junto com MDIC), CNA (junto com MAPA) e Contag (junto com MDA Maio a dezembro de 2013 Atividades voltadas para fortalecer relacionamento com Poder Executivo e lideranças do setor produtivo Inserir a Embrapa em reuniões do Conselho de Secretarias de Agricultura (Conseagri) e das Câmaras Setoriais do MAPA, onde estão representações de todas as cadeias produtivas principais do agronegócio Maio a dezembro de 2013 Reformular e institucionalizar o programa Além do Rótulo em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados, informando o consumidor no ponto de venda sobre a origem dos alimentos, modo de produção e institutos de pesquisa envolvidos. Maio a dezembro de 2013

23 Ações de Publicidade Construção de identidade de imagem promocional alusiva aos 40 anos que contemple todas as ações de divulgação da empresa no período No período pré-aniversário, ação "contagem regressiva", além de ambientação da Sede e das UDs com imagens emblemáticas e frases com trechos sobre a história e propostas para o futuro Faltando 40 dias para o aniversário, empregados começam a receber s com fatos curiosos, relatos sobre realizações etc. No dia do aniversário receberão uma comunicação especial, personalizada, parabenizando-os pela sua importância nos resultados da empresa Caderno de Anotações para Gestores Para empregados

24 Ações de Publicidade Projeção em monumentos do país (culturas gigantes crescendo dos monumentos) no dia do aniversário com desdobramento para a ação "cidades cultivadas" onde serão desenvolvidas intervenções urbanas informativas e educativas com resultados da pesquisa agropecuária (praças, centros comerciais, paradas de ônibus, ruas etc) para aumentar a percepção da agropecuária no dia-a-dia da vida urbana Ação "você sabia" a ser desenvolvida ao longo do ano com intervenção audiovisual com cidadãos e explicações científicas sobre fatos da pesquisa Campanha de mídia com interatividade em mídias sociais e direcionamento para o site 40 anos (que contém linha do tempo interativa, 40 anos 40 inovações, vídeos diversos, depoimentos, Embrapa em números, ambiente colaborativo onde empregados, parceiros e pessoas que se relacionam com a Embrapa possam contar suas histórias com a Empresa e colocar os desafios para o futuro). Para público externo

25 Selo Embrapa 40 anos Um selo comemorativo tem como objetivo reforçar imagem e posicionamentos a serem transmitidos aos diversos públicos de relacionamento. Assim, os grafismos usados na construção do selo remetem às linhas da agropecuária brasileira, tratando da essência e do foco primordial do trabalho da Embrapa - a relação do homem com a terra, conferindo movimento, representando uma empresa em constante evolução, seguindo para os seus próximos 40 anos. As premissas para construção do selo Embrapa 40 anos consideraram: Enfatizar o alcance de 40 anos como instituição que atua com seriedade e rigor técnico, com um olhar atento e preocupado com o futuro; Rememorar uma história de solidez e experiência acumulada ao longo dos anos; Reforçar o presente de uma marca que mantém credibilidade e o compromisso com o crescimento contínuo do setor agropecuário; Assumir um compromisso para um futuro de constante necessidade de adaptação, mostrando capacidade de antecipação.

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30 Obrigada! (61)

31 PA 1: Gestão do projeto Objetiva acompanhar, garantir condições para execução do projeto e avaliar todas as etapas do trabalho, sugerindo mudanças para adequação das ações aos objetivos propostos Prevê a criação de um Comitê Gestor, composto por nove membros, sendo três representantes de Unidades Centrais, cinco representantes de Unidades Descentralizadas e a chefia da Secom. Representantes deverão contemplar os três pilares (P&D, TT e DI) e as cinco regiões do País. O Comitê Gestor tem papel essencial durante a execução do projeto: deverá avaliar as ações e seus resultados, monitorar os impactos junto aos públicos e as mudanças de cenário, propondo redirecionamento nas ações dos demais Planos de Ação.

32 PA 2: Ações comemorativas tradicionais Atividades realizadas tradicionalmente nas comemorações dos aniversários da Embrapa alinhadas ao conceito dos 40 anos. Públicos-alvo: empregados, poderes Executivo e Legislativo, entidades representativas do setor agropecuário, organismos e parceiros internacionais, instituições parceiras públicas e privadas, comunidade científica, entidades de ATER, setor produtivo, imprensa e consumidor urbano.

33 PA 2: Ações comemorativas tradicionais Ações principais: Solenidade comemorativa interna e externa, onde cada UD desenvolverá ações para homenagear empregados e parceiros; entrega do Prêmio FMV e lançamento do Prêmio Embrapa de Reportagem; realização de audiências públicas e sessões solenes na Câmara dos Deputados e nas Assembleias Legislativas; produção de material impresso e audiovisual para apoiar os 40 anos.

34 PA 3: Comunicação para P&D: novas ações Ações principais: realização de eventos para discutir o futuro da pesquisa; agropecuária e florestal, com resultados consolidados em um Livro Branco; publicação de edição temática da PAB; promoção do 1º Encontro Nacional de Pesquisadores da Embrapa; Públicos-alvo: comunidade científica nos institutos de pesquisa, aí incluídas as Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (OEPAS), universidades e instituições parceiras da Embrapa no exterior, atuando em conjunto com os Labex e escritórios.

35 PA 3: Comunicação para P&D: novas ações Ações principais: realização de parceria com MCTI para edição do Prêmio Jovem Cientista; realização de fóruns de discussão pública sobre temas portadores de futuro e, a exemplo da Rio + 20, produção de uma série de vídeos sobre esses temas para uso nas mídias sociais; promoção de ações que permitam ampliar e consolidar a comunicação dos portifólios de tecnologias.

36 PA 4: Comunicação para TT e Negócios: novas ações Ações principais: realizar eventos aproximativos com multiplicadores de sementes para discutir como nossas cultivares chegam no mercado; lançar o programa de relacionamento com as entidades de ATER; realizar eventos, em parceria com outros órgãos do Poder Executivo, para avaliar os primeiros resultados da participação da Embrapa no Plano Brasil sem Miséria no Semiárido; e, na região Norte, para divulgar o portfólio de tecnologias geradas e fazer um balanço das ações desenvolvidas pela Embrapa para prevenção e controle do desmatamento na Amazônia (Operação Arco Verde, Operação Xingu, ABC). Públicos-alvo: instituições e agentes de ATER, agricultura familiar / pequeno produtor, multiplicadores de sementes, lideranças do setor agropecuário-florestal e entidades representativas.

37 PA 5: Comunicação para Desenvolvimento Institucional: novas ações Ações principais: lançamento de livros, vídeos e publicações, como a de Números da Embrapa; realização de ações de publicidade com amplo uso de mídias sociais e criação de ambiente colaborativo onde empregados, parceiros e pessoas que se relacionam com a Embrapa possam contar suas histórias com a Empresa e colocar os desafios para o futuro; realização de seminários e outras ações de aproximação com jornalistas e formadores de opinião; Públicos-alvo: imprensa, consumidores urbanos e estudantes de cursos correlatos a atividade-fim da Embrapa, poder Executivo e Legislativo e empregados.

38 PA 5: Comunicação para Desenvolvimento Institucional: novas ações Ações principais: realização de exposição na Câmara dos Deputados e na sede da Embrapa sobre alimentos da biodiversidade brasileira – a ciência alimentando o mundo – alimento brasileiro, a energia do mundo como gancho para a Copa de 2014; promoção de programa de visitas a parceiros com mostra e degustação de produtos da pesquisa agropecuária; inserção da Embrapa nas reuniões das Câmaras Setoriais do MAPA e reuniões do Consagri.


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