A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

28-11-2002 Case Ericsson 1 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti 3o. Seminário Nacional HABILIDADES E.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "28-11-2002 Case Ericsson 1 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti 3o. Seminário Nacional HABILIDADES E."— Transcrição da apresentação:

1 Case Ericsson 1 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti 3o. Seminário Nacional HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Gestão de competências com base na estratégia do negócio Case Ericsson Apresentação:Juliano Benatti – consultor e diretor executivo da All Shift Local:Hotel Blue Tree Morumbi – São Paulo -SP Data:28 de novembro de 2002

2 Case Ericsson 2 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Como tudo começou...

3 Case Ericsson 3 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Capacitar os colaboradores Nova Tecnologia Nova forma de fazer negócios

4 Case Ericsson 4 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Programa de Capacitação dos Colaboradores Como ?

5 Case Ericsson 5 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Estratégia utilizada...

6 Case Ericsson 6 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Formação de um grupo de especialistas; Formação de um grupo de especialistas; Criação de um programa com identificação própria; Criação de um programa com identificação própria; Forte processo de endomarketing; Forte processo de endomarketing; Desenvolvimento de metodologias, processos e ferramentas; Desenvolvimento de metodologias, processos e ferramentas; Estabelecimento de metas de aquisição de competências; Estabelecimento de metas de aquisição de competências; Comprometimento da alta direção. Comprometimento da alta direção.

7 Case Ericsson 7 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Como funcionou na prática...

8 Case Ericsson 8 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Diagnóstico do mercado brasileiro em 2000 e 2001 Convergência tecnológica: Voz, dados e imagem em uma única rede; Redes multimídia. Introdução de novas tecnologias: Datacom, GSM e CDMA; Novas tecnologias para suportar a migração dos sistemas móveis existentes (2G) para a geração 2,5 (2,5G) e 3a. geração (3G); Novo lógica dos negócios: Privatização; Novas operadoras.

9 Case Ericsson 9 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Identificação das competências necessárias para a empresa se reposicionar e crescer em 2000 e 2001 Competências: Tecnológicas; De negócio; Comportamentais. Reposicionamento: A empresa deveria estar preparada para prover soluções completas tanto para as operadoras já estabelecidas quanto p/ as entrantes que desejassem utilizar as tecnologias GSM e CDMA e sua evolução para as redes 2,5G e 3G.

10 Case Ericsson 10 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Definição da missão e identificação do público alvo Missão: Contribuir para o sucesso dos negócios da empresa, através do desenvolvimento de seus empregados nas competências críticas e estratégicas alinhadas às tendências do mercado e estratégias corporativas. Público alvo Foco nos colaboradores das áreas de Vendas & Marketing, Técnica e de Serviços.

11 Case Ericsson 11 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Metodologia e Processo Áreas de Vendas & Marketing Pessoal Técnico Área de Serviços Público alvo Competência Estratégica & Gestão do Conhecimento Desenvolvimento do conteúdo Entrega dos Produtos Educacionais Necessidades Tecnologia Comunicação Controles & Qualidade Programa Competence Shift Facilitadores Parceiros Universidades Centro de Educação Tecnológico Recursos Internos

12 Case Ericsson 12 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Competência Estratégica & Gestão do Conhecimento... Exemplo de um plano de desenvolvimento de competência

13 Case Ericsson 13 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Plano de Desenvolvimento de Competência: Visão estratégica: Identificar as oportunidades de negócio com as áreas de Vendas & Marketing, com base nos seus Planos de Negócio. Foco: Serviços; Produtos para redes multi-serviço; Migração das tecnologias. Desenvolvimento das competências: Identificar as competências críticas e estratégicas (Plano de Metas de Competência): Plano de competência para serviços; Plano de competência para produtos e tecnologia; Plano de competência para vendas e negócios.

14 Case Ericsson 14 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Vice-presidência RMS Competências críticas e estratégicas para

15 Case Ericsson 15 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Currículo para a Vice-presidência RMS para 2001 Competências ProfissionaisCompetências de NegócioCompetências Humanas

16 Case Ericsson 16 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Competência Estratégica & Gestão do Conhecimento... Práticas de compartilhamento do conhecimento

17 Case Ericsson 17 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Compartilhando o conhecimento através de: Melhores práticas; Chats; Grupos de aprendizado: Disseminação de conhecimento especializado; Certificações com reconhecimento internacional. Seminários para Facilitadores: Troca das experiências acumuladas em cada área; Iniciativas para aquisição de competências de negócio: Seminários de negócio; Insights de negócio; Painéis de negócio.

18 Case Ericsson 18 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Desenvolvimento de conteúdo... Exemplo de um programa de capacitação no negócio

19 Case Ericsson 19 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Programa de Capacitação no Negócio: É um programa com foco no negócio do cliente. Especificamente desenhado para as áreas que geram negócios para a empresa, é ágil e flexível, permitindo a troca constante de conhecimento dos empregados envolvidos no dia a dia dos negócios da empresa. Sua principal vantagem é permitir a discussão e a disseminação das estratégias de negócio e permitir a elaboração de planos de ação objetivos. O programa é suportado por três diferentes tipos de eventos: Seminário de negócio (aplicação horizontal - pares); Insight de negócio (aplicação vertical – hierarquia); Painel de negócio (aplicação mista – pares subordinados e palestrantes externos).

20 Case Ericsson 20 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Exemplo de um painel de negócios

21 Case Ericsson 21 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Programa de Facilitadores …

22 Case Ericsson 22 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Objetivo do programa de Facilitadores Formação de um grupo de colaboradores, onde seus membros conhecem o negócio da empresa e possuem visão estratégica das áreas onde atuam e representam; Cada facilitador age com um braço avançado da área gestora da competência, aumentando sua capilaridade e contribuindo para melhorar sua performance.

23 Case Ericsson 23 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Formação do grupo de Facilitadores Definição das habilidades e características pessoais requeridas; Definição de papéis e responsabilidades; Processo de seleção e treinamento; Processo de reciclagem e reconhecimento.

24 Case Ericsson 24 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Tecnologia Exemplo: CSS-Competence Shift System - ferramentas para suporte administrativo e de aprendizado

25 Case Ericsson 25 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Gestão de Competências Gestão de Metas Gestão de Treinamento Gestão de Facilitadores Gestão de Experts Gestão do Conhecimento Gestão de Eventos de Negócios Ferramentas para suporte administrativo

26 Case Ericsson 26 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Gestão do Aprendizado Ambiente Virtual Laboratório Virtual Simuladores em 3G Tutor Virtual Ferramentas para aprendizado Web courses Quiz games

27 Case Ericsson 27 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Comunicação... Exemplo de produtos de Endomarketing

28 Case Ericsson 28 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Logotipo do programa

29 Case Ericsson 29 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Campanha de incentivo Produtos de comunicação

30 Case Ericsson 30 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Web Site Produtos de comunicação (cont.)

31 Case Ericsson 31 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Parceiros... Exemplos de parcerias estabelecidas

32 Case Ericsson 32 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Parcerias internas e externas com: Recursos internos especialistas em sua áreas de competência - técnica ou de negócio; Centro de Educação Tecnológico da Ericsson; Universidades locais: USP – Universidade de São Paulo; UNICAMP – Universidade de Campinas; INATEL – Instituto Nacional de Telecomunicações; UFC – Universidade Federal do Ceará.

33 Case Ericsson 33 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Metas...

34 Case Ericsson 34 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Metas Definição de metas de aquisição de competência em conjunto com a alta direção da empresa; Monitoramento permanente com reporte mensal dos resultados alcançados; Preocupação com a qualidade dos eventos (conteúdo, instrutor, instalações, recursos educacionais, participação do aluno, retenção do conhecimento); Realinhamento permanente com a realidade do mercado.

35 Case Ericsson 35 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Custos...

36 Case Ericsson 36 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Custos Definição de orçamento anual; Monitoramento permanente com reporte mensal das despesas e investimentos; Realinhamento permanente com a realidade da empresa.

37 Case Ericsson 37 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Resultados...

38 Case Ericsson 38 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Alunos hora Mais de 3 mil presenças em 2000, significando que cada colaborador, em média, participou de pelo menos 1 evento no ano; Mesmo nível de participação em 2001.

39 Case Ericsson 39 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Eventos realizados Quase 500 eventos presenciais realizados em 2000, e mais de 650 em 2001; Estes eventos se classificaram entre palestras (de 1 a 2 horas), seminários (meio dia até uma semana), workshops (1 a 2 dias), eventos de negócio, e cursos técnicos (de 1 dia a 4 semanas).

40 Case Ericsson 40 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Custos incorridos Despesas entre R$ 2 e 3 milhões para 2000 e 2001, de acordo com os orçamentos aprovados, significando um investimento médio mensal por empregado de R$ 50,00; Este valor incluiu a melhoria das ferramentas, a administração geral do sistema e a logística dos eventos; Não incluía o desenvolvimento de conteúdo para eventos específicos.

41 Case Ericsson 41 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Resumo: Dez fatores que realmente contribuíram para o sucesso do programa

42 Case Ericsson 42 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti 1.Equipe multidisciplinar e de alta performance; 2.Equipe orientada para resultado; 3.Foco no negócio e nas áreas Core da empresa; 4.Qualidade dos eventos educacionais; 5.Forte processo de endomarketing; 6.Programa de Facilitadores; 7.Ferramentas amigáveis; 8.Permanente monitoramento (follow up) e atualização dos eventos educacionais; 9.Inovação permanente; 10.Comprometimento da alta direção da empresa.

43 Case Ericsson 43 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti Obrigado a todos pela presença. Maiores informações através do IBAP fones:(11) ou


Carregar ppt "28-11-2002 Case Ericsson 1 Direitos reservados. Reprodução somente com autorização do autor Autor: Juliano Benatti 3o. Seminário Nacional HABILIDADES E."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google