A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESUMO DOS TRABALHOS APRESENTADOS PELA EQUIPE DA S/SSC/CPS/GPM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESUMO DOS TRABALHOS APRESENTADOS PELA EQUIPE DA S/SSC/CPS/GPM"— Transcrição da apresentação:

1 RESUMO DOS TRABALHOS APRESENTADOS PELA EQUIPE DA S/SSC/CPS/GPM
ECOS DA ABRASCO RESUMO DOS TRABALHOS APRESENTADOS PELA EQUIPE DA S/SSC/CPS/GPM

2 O desafio da avaliação permanente dos serviços de contracepção no MRJ
Objetivo descrever o processo do trabalho de avaliação das atividades de contracepção nas Unidades da SMS/RJ; Conhecer as dificuldades de manutenção das atividades educativas nos grupos de contracepção; Sensibilizar as direções sobre a metodologia e a importância do trabalho de contracepção.

3 O desafio da avaliação permanente dos serviços de contracepção no MRJ
Foram realizados um 1o. encontro com coord. de cada unidade e depois um 2o. encontro com as Direções/Coordenações das Unidades e CAPs; As principais dificuldades foram a carência e a rotatividade dos RH, dificuldade de treinamento, falta de local adequado para a prática educativa e a irregularidade do fornecimento dos insumos;

4 O desafio da avaliação permanente dos serviços de contracepção no MRJ
Centralizada novamente na GPM a distribuição dos insumos; Sensibilizadas as direções e as CAPs; Proposta de criação de um núcleo de treinamento na zona oeste; Programado a realização de um seminário sobre contracepção para toda a rede (março 2004).

5 A implantação dos pólos de esterilização cirúrgica no MRJ
A partir da publicação da Lei 9263 de janeiro de 1996 que trata do planejamento familiar surge a necessidade de implementar as ações previstas – laqueadura e vasectomia - no período gestacional; - fora do período gestacional.

6 A implantação dos pólos de esterilização cirúrgica no MRJ
Durante a gestação: Todas as nove maternidades municipais; Maternidades da SES, Maternidade Escola/UFRJ e HUPE. Vasectomia: PAM MGSFo. HMPiedade HUPE HMIpanema

7 A implantação dos pólos de esterilização cirúrgica no MRJ
Video-laparoscopia HMRPS HMPiedade HMAF HERF

8 Nascidos Vivos de Mães HIV+: Eles São Diferentes dos Outros
Nascidos Vivos de Mães HIV+: Eles São Diferentes dos Outros? Um Estudo do Município do Rio de Janeiro. Valéria Saraceni, Marly Cruz, Lilian Lauria, Marcos Dias, Katia Ratto, Betina Durovni Secretaria Municipal de Saúde - Rio de Janeiro

9 Nascidos Vivos de Mães HIV+: Eles São Diferentes dos Outros
Nascidos Vivos de Mães HIV+: Eles São Diferentes dos Outros? Um Estudo do Município do Rio de Janeiro. Objetivos Avaliar as condições sóciodemográficas das gestantes HIV+ e a condição de nascimento de seus bebês, comparando-os a uma amostra do Sistema de Nascidos Vivos (SINASC) do MRJ; Uma vez estabelecidos o peso ao nascer e a idade gestacional das crianças expostas ao HIV, avaliar a possível relação com a idade e nível de instrução maternos, exposição ao ARV intra-útero e via de parto; Avaliar a possível relação do desfecho HIV+ das crianças expostas após os 6 meses de idade com a idade e nível de instrução maternos, BPN, prematuridade, via de parto e utilização de ARV para a prevenção da TV do HIV.

10 Gráfico 2 -Prevalência de HIV por testes rápidos nas maternidades, MRJ, 2001.
Fonte: Banco de dados de gestantes HIV+, MRJ, 1999 – 2001.

11 Nascidos Vivos de Mães HIV+: Eles São Diferentes dos Outros
Nascidos Vivos de Mães HIV+: Eles São Diferentes dos Outros? Um Estudo do Município do Rio de Janeiro. Encontrou-se um excesso de prematuridade e BPN entre os bebês filhos de mães HIV+ no MRJ, Mais do que 10% das grávidas não receberam nenhuma profilaxia, embora cerca de 7% das gestantes do MRJ não recebam cuidado pré-natal anualmente. No MRJ, os testes rápidos revelaram uma prevalência maior de HIV no grupo de mulheres que não tiveram acesso ao pré-natal.

12 Nascidos Vivos de Mães HIV+: Eles São Diferentes dos Outros
Nascidos Vivos de Mães HIV+: Eles São Diferentes dos Outros? Um Estudo do Município do Rio de Janeiro. Conclusão O excesso de prematuridade em nascidos vivos de mães HIV+ no MRJ pode ser explicado por pelo baixo status sócio-econômico, pela exposição fetal aos ARV e pela realização de cesárea eletiva. O BPN esta associada à prematuridade. Ambas as condições são passíveis de prevenção com uma melhoria da atenção pré-natal.


Carregar ppt "RESUMO DOS TRABALHOS APRESENTADOS PELA EQUIPE DA S/SSC/CPS/GPM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google