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Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013 Agosto 2013 Processo e Método de Avaliação MPS.BR Treinamento da Equipe para a Avaliação Final.

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1 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013 Agosto 2013 Processo e Método de Avaliação MPS.BR Treinamento da Equipe para a Avaliação Final

2 Processo de Avaliação MPS Contratar a avaliação Pesquisar Instituições Avaliadoras Estabelecer contrato Preparar a realização da avaliação Viabilizar a avaliação Planejar a avaliação Preparar a avaliação Realizar a avaliação inicial Conduzir avaliação inicial Completar a preparação da avaliação Realizar a avaliação final Conduzir a avaliação final Avaliar a execução do processo de avaliação Documentar os resultados da avaliação Relatar resultados Registrar resultados 2Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

3 Processo de Avaliação MPS Contratar a avaliação Pesquisar Instituições Avaliadoras Estabelecer contrato Preparar a realização da avaliação Viabilizar a avaliação Planejar a avaliação Preparar a avaliação Realizar a avaliação inicial Conduzir avaliação inicial Completar a preparação da avaliação Realizar a avaliação final Conduzir a avaliação final Avaliar a execução do processo de avaliação Documentar os resultados da avaliação Relatar resultados Registrar resultados 3Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

4 4 TAREFA 1.Realizar reunião de abertura 2.Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação 3.Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) 4.Treinar equipe para a avaliação final 5.Verificar evidências 6.Realizar entrevistas 7.Registrar afirmações na Planilha de Indicadores 8.Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto/trabalho 9.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional 10.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional 11.Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo em reunião de consenso 12.Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional 13.Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria 14.Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) 15.Atribuir nível MR-MPS 16.Organizar ambiente de trabalho da avaliação 17.Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador 18.Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Subprocesso: Realizar a avaliação final Conduzir a Avaliação Final Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

5 Responsabilidades das mini-equipes durante a avaliação final – Verificar os resultados a partir dos indicadores (ajustes realizados) – Caracterizar a implementação em cada projeto/trabalho nos processos sob sua responsabilidade – Propor caracterização para resultados do processo, resultados dos atributos do processo e atributos do processo nos processos sob sua responsabilidade – Identificar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria nos processos sob sua responsabilidade Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

6 6 Responsabilidades conjuntas durante a avaliação final Rever o trabalho das mini-equipes Realizar as entrevistas Caracterizar os resultados dos processos, resultados de atributos do processo e atributos do processo Aprovar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria Decidir o Nível MR-MPS Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

7 7 TAREFA 1.Realizar reunião de abertura 2.Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação 3.Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) 4.Treinar equipe para a avaliação final 5.Verificar evidências 6.Realizar entrevistas 7.Registrar afirmações na Planilha de Indicadores 8.Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto/trabalho 9.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional 10.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional 11.Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo em reunião de consenso 12.Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional 13.Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria 14.Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) 15.Atribuir nível MR-MPS 16.Organizar ambiente de trabalho da avaliação 17.Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador 18.Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Subprocesso: Realizar a avaliação final Conduzir a Avaliação Final Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

8 8 TAREFA 1.Realizar reunião de abertura 2.Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação 3.Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) 4.Treinar equipe para a avaliação final 5.Verificar evidências 6.Realizar entrevistas 7.Registrar afirmações na Planilha de Indicadores 8.Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto/trabalho 9.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional 10.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional 11.Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo em reunião de consenso 12.Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional 13.Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria 14.Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) 15.Atribuir nível MR-MPS 16.Organizar ambiente de trabalho da avaliação 17.Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador 18.Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Subprocesso: Realizar a avaliação final Conduzir a Avaliação Final Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

9 Verificar evidências Cada mini-equipe, nos processos sob sua responsabilidade: – Examina a planilha de indicadores em conjunto com o Relatório de Ajustes para a Avaliação Final – Verifica a presença e adequação dos indicadores que comprovam a implementação dos resultados esperados para cada resultado esperado de processo e de atributo do processo Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

10 10 TAREFA 1.Realizar reunião de abertura 2.Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação 3.Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) 4.Treinar equipe para a avaliação final 5.Verificar evidências 6.Realizar entrevistas 7.Registrar afirmações na Planilha de Indicadores 8.Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto/trabalho 9.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional 10.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional 11.Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo em reunião de consenso 12.Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional 13.Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria 14.Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) 15.Atribuir nível MR-MPS 16.Organizar ambiente de trabalho da avaliação 17.Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador 18.Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Subprocesso: Realizar a avaliação final Conduzir a Avaliação Final Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

11 Realizar entrevistas São realizadas na avaliação final para se obter as afirmações Mostram o grau em que os colaboradores da organização entendem e usam os processos Pode ser realizada em paralelo com a verificação de evidências 11 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

12 Confidencialidade das entrevistas Se guarda rigorosa confidencialidade das entrevistas Pelos membros da equipe de avaliação e pelos entrevistados durante e depois da avaliação 12 Nenhuma informação será atribuída a uma pessoa individualmente Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

13 Entrevistas e solicitação de documentos A Equipe de Avaliação pode solicitar mais documentação quando: – Um entrevistado menciona um documento que não está disponível à equipe de avaliação – A equipe nota a falta de uma evidência direta que é necessária à avaliação 13 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

14 Notas de Entrevistas Toda a equipe deve tomar notas das afirmações coletadas Nos processos sob sua responsabilidade as mini- equipes devem ser especialmente cuidadosas. – Notas são destruídas ao final da avaliação 14 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

15 15 Entrevista: Distribuição dos Lugares 15 Entrevistado Membro da Equipe de Avaliação Avaliador Líder L L M M M M E E E E E E L M M M E Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

16 16 Entrevistas: Exemplo de Distribuição do Tempo 10 minutosAbertura da Entrevista e Apresentações O Avaliador Líder explica o objetivo da avaliação MPS, explica as regras de confidencialidade, pergunta se assistiram a Reunião de Abertura e apresenta a equipe de avaliação Cada entrevistado se apresenta dizendo seu nome e seu papel na organização 30 minutosPerguntas sobre os processos O Avaliador Líder e a equipe de Avaliação fazem perguntas 10 minutosPerguntas finais Por exemplo: Tem alguma coisa mais que gostaria de nos dizer ? 10 minutosEncerramento O Avaliador Líder encerra a entrevista lembrando o horário de apresentação dos resultados preliminares e a vigência permanente do acordo de confidencialidade 60 minutosTotal 16 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

17 17 Entrevistas: Perguntas No início da entrevista começar por questões genéricas e depois fazer perguntas mais específicas. Por exemplo: Você poderia nos explicar o seu trabalho? Como você realiza o planejamento de seus projetos? Como são tratadas as mudanças nos requisitos? Como é feito o monitoramento dos projetos? Como você foi treinado para realizar o seu trabalho? No final da entrevista volta-se a fazer perguntas genéricas sobre o ambiente da empresa e a cultura organizacional. Por exemplo: Há quanto tempo está na empresa? O que você mais gosta nesta empresa? Se pudesse mudar algo, o que mudaria? 17 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

18 As perguntas não devem poder ser respondidas com SIM ou NÃO As perguntas não podem vir com a resposta incluída Cuidado com a reação corporal à resposta do entrevistado Entrevistas: Perguntas 18 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

19 19 TAREFA 1.Realizar reunião de abertura 2.Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação 3.Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) 4.Treinar equipe para a avaliação final 5.Verificar evidências 6.Realizar entrevistas 7.Registrar afirmações na Planilha de Indicadores 8.Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto/trabalho 9.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional 10.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional 11.Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo em reunião de consenso 12.Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional 13.Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria 14.Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) 15.Atribuir nível MR-MPS 16.Organizar ambiente de trabalho da avaliação 17.Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador 18.Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Subprocesso: Realizar a avaliação final Conduzir a Avaliação Final Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

20 Registrar afirmações na planilha de indicadores Quando termina uma entrevista cada mini-equipe deve: – Rever suas notas e fazer observações na planilha – Controlar o andamento de sua parte na avaliação – Controlar a cobertura das afirmações – Rever e atualizar a lista de perguntas para as entrevistas que faltam – Registrar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria IMPORTANTE: Nomes são apagados no final da avaliação e as notas das entrevistas destruídas para preservar a confidencialidade 20 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

21 Cobertura das afirmações Devem haver afirmações que comprovem os indicadores diretos Cobertura de afirmações para cada processo – Para cada resultado esperado deve haver pelo menos uma afirmação – Todos os projetos/trabalhos (mesmo os não concluídos devem ter afirmações para os resultados) – Em um projeto/trabalho concluído deve-se ter afirmações para aproximadamente 50% dos resultados 21 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

22 22 Planilha com registros das afirmações Gerência de Projetos Resultado esperado / evidências Fonte da evidência ORG Projeto 1Projeto 2Projeto 3Projeto 4Projeto 5 O propósito do processo Gerência de Projetos é estabelecer e manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidades do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho do projeto. O propósito deste processo evolui à medida que a organização cresce em maturidade. Assim, a partir do nível E, alguns resultados evoluem e outros são incorporados, de forma que a gerência de projetos passe a ser realizada com base no processo definido para o projeto e nos planos integrados. No nível B, a gerência de projetos passa a ter um enfoque quantitativo, refletindo a alta maturidade que se espera da organização. Novamente, alguns resultados evoluem e outros são incorporados. GPR 1. O escopo do trabalho para o projeto é definido. As evidências apresentadas para este resultado permitem assegurar que o escopo do projeto foi definido? AD: Documento de Visão XXX Afirm: Pedro, João e Maria (gerentes dos projetos 1,2 e 3) (T,L,P,N,NA) Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

23 23 TAREFA 1.Realizar reunião de abertura 2.Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação 3.Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) 4.Treinar equipe para a avaliação final 5.Verificar evidências 6.Realizar entrevistas 7.Registrar afirmações na Planilha de Indicadores 8.Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto/trabalho 9.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional 10.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional 11.Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo em reunião de consenso 12.Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional 13.Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria 14.Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) 15.Atribuir nível MR-MPS 16.Organizar ambiente de trabalho da avaliação 17.Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador 18.Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Subprocesso: Realizar a avaliação final Conduzir a Avaliação Final Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

24 Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto/trabalho Estamos prontos para caracterizar os resultados quando: – Temos para cada implementação associada a um resultado: Uma evidência direta e Uma afirmação – A mini-equipe responsável por verificar o processo tem consenso de que a evidência objetiva é adequada para determinar a caracterização 24 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

25 Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto/trabalho Atribuir T, L, P, N, F ou NA a cada projeto/trabalho em cada resultado esperado do processo e de atributo do processo. Para cada resultado em cada projeto/trabalho devem haver indicadores diretos. Este indicador direto deve ser comprovado por afirmações Responsável: Mini-equipes 25 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

26 Escala para caracterizar o grau de implementação de um resultado esperado do processo e de um resultado esperado de atributo do processo Grau de implementaçãoCaracterização Totalmente implementado (T) -O indicador direto está presente e é julgado adequado -Existe pelo menos uma afirmação confirmando a implementação -Não foi notado nenhum ponto fraco substancial na avaliação inicial ou na avaliação final Largamente implementado (L) -O indicador direto está presente e é julgado adequado -Existe pelo menos uma afirmação confirmando a implementação -Foi notado um ou mais pontos fracos substanciais na avaliação inicial ou na avaliação final Parcialmente implementado (P) -O indicador direto não está presente ou é julgado inadequado -Artefatos/afirmações sugerem que alguns aspectos do resultado esperado estão implementados -Foi notado um ou mais pontos fracos substanciais Não implementado (N) -Qualquer situação diferente das acima Não avaliado (NA) -O projeto/trabalho não está na fase de desenvolvimento que permite atender ao resultado ou não faz parte do escopo do projeto/trabalho atender ao resultado. Fora do escopo (F) -O resultado esperado está fora do escopo da avaliação, conforme documentado no plano da avaliação. Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

27 27 Planilha após verificação dos ajustes com registros das afirmações Gerência de Projetos Resultado esperado / evidências Fonte da evidência ORG Projeto 1Projeto 2Projeto 3Projeto 4Projeto 5 O propósito do processo Gerência de Projetos é estabelecer e manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidades do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho do projeto. O propósito deste processo evolui à medida que a organização cresce em maturidade. Assim, a partir do nível E, alguns resultados evoluem e outros são incorporados, de forma que a gerência de projetos passe a ser realizada com base no processo definido para o projeto e nos planos integrados. No nível B, a gerência de projetos passa a ter um enfoque quantitativo, refletindo a alta maturidade que se espera da organização. Novamente, alguns resultados evoluem e outros são incorporados. GPR 1. O escopo do trabalho para o projeto é definido. As evidências apresentadas para este resultado permitem assegurar que o escopo do projeto foi definido? AD: Documento de Visão XXX Afirm: Pedro, João e Maria (gerentes dos projetos 1,2 e 3) (T,L,P,N,NA) Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

28 28 Planilha com caracterização por projeto Gerência de Projetos Resultado esperado / evidências Fonte da evidência ORG Projeto 1Projeto 2Projeto 3Projeto 4Projeto 5 O propósito do processo Gerência de Projetos é estabelecer e manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidades do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho do projeto. O propósito deste processo evolui à medida que a organização cresce em maturidade. Assim, a partir do nível E, alguns resultados evoluem e outros são incorporados, de forma que a gerência de projetos passe a ser realizada com base no processo definido para o projeto e nos planos integrados. No nível B, a gerência de projetos passa a ter um enfoque quantitativo, refletindo a alta maturidade que se espera da organização. Novamente, alguns resultados evoluem e outros são incorporados. GPR 1. O escopo do trabalho para o projeto é definido. As evidências apresentadas para este resultado permitem assegurar que o escopo do projeto foi definido? AD: Documento de Visão XXX Afirm: Pedro, João e Maria (gerentes dos projetos 1,2 e 3) (T,L,P,N,NA) TPT Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

29 29 TAREFA 1.Realizar reunião de abertura 2.Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação 3.Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) 4.Treinar equipe para a avaliação final 5.Verificar evidências 6.Realizar entrevistas 7.Registrar afirmações na Planilha de Indicadores 8.Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto/trabalho 9.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional 10.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional 11.Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo em reunião de consenso 12.Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional 13.Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria 14.Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) 15.Atribuir nível MR-MPS 16.Organizar ambiente de trabalho da avaliação 17.Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador 18.Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Subprocesso: Realizar a avaliação final Conduzir a Avaliação Final Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

30 Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional 30 Agregar os resultados obtidos na tarefa anterior para caracterizar (de forma inicial) o grau de implantação de cada resultado esperado do processo e de atributo do processo na unidade organizacional – A mini-equipe agrega os resultados atribuindo um grau que caracterize a implantação de cada: resultado esperado do processo na unidade organizacional atributo do processo na unidade organizacional Responsável: Mini-equipe Este grau será proposto pela mini-equipe à toda a equipe de avaliação na reunião de consenso Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

31 31 Regras para caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional 31 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013 Caracterização nos projetos avaliados Caracterização agregada para a UO Observações Todos X (isto é, todos T, ou todos L, ou todos P, ou todos N) XSe todos os projetos/trabalhos têm a mesma caracterização, esta é a caracterização da UO Todos os projetos/trabalhos terminados X (isto é, todos T, ou todos L, ou todos P ou todos N) e os incompletos NA (Não Avaliado) XSe pelo estágio de desenvolvimento dos projetos/trabalhos incompletos o resultado não puder ser evidenciado (NA), a caracterização da UO é X Todos T ou LLSe os projetos/trabalhos forem caracterizados para um resultado esperado como L ou T, caracteriza-se a UO como L para este resultado esperado Todos T ou L e os incompletos NA (Não Avaliado) LSe pelo estágio de desenvolvimento dos projetos/trabalhos incompletos o resultado não puder ser evidenciado, a caracterização da UO é L Existem P, mas não existem N (Pode existir NA - Não Avaliado ) L ou PA decisão é da equipe de avaliação Existe NN, P ou LA decisão é da equipe de avaliação Resultado Esperado F (Fora do Escopo) FO resultado esperado foi declarado fora do escopo da avaliação no plano da avaliação

32 Considerações para a Caracterização Obedecer as regras Considerar a gravidade das fraquezas em seu conjunto Considerar a razão individual de cada grau Peso relativo das instâncias com pontos fracos Não se pode caracterizar um resultado como T se alguma instância (projeto) é diferente de T O resultado nunca pode ser maior do que a maior das caracterizações 32 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

33 33 Considerações relacionadas à caracterização de resultados aos quais foi atribuído um REQUERIDO na avaliação inicial 33 A critério da equipe de avaliação e considerando a sua importância, um resultado com Requerido na avaliação inicial pode vir a ser caracterizado como T (totalmente implementado). Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

34 34 Planilha com caracterização por projeto Gerência de Projetos Resultado esperado / evidências Fonte da evidência ORG Projeto 1Projeto 2Projeto 3Projeto 4 Total O propósito do processo Gerência de Projetos é estabelecer e manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidades do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho do projeto. O propósito deste processo evolui à medida que a organização cresce em maturidade. Assim, a partir do nível E, alguns resultados evoluem e outros são incorporados, de forma que a gerência de projetos passe a ser realizada com base no processo definido para o projeto e nos planos integrados. No nível B, a gerência de projetos passa a ter um enfoque quantitativo, refletindo a alta maturidade que se espera da organização. Novamente, alguns resultados evoluem e outros são incorporados. GPR 1. O escopo do trabalho para o projeto é definido. As evidências apresentadas para este resultado permitem assegurar que o escopo do projeto foi definido? AD: Documento de Visão XXX Afirm: Pedro, João e Maria (gerentes dos projetos 1,2 e 3) (T,L,P,N,NA) TPT Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

35 35 Planilha com caracterização por resultado Gerência de Projetos Resultado esperado / evidências Fonte da evidência ORG Projeto 1Projeto 2Projeto 3Projeto 4 Total O propósito do processo Gerência de Projetos é estabelecer e manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidades do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho do projeto. O propósito deste processo evolui à medida que a organização cresce em maturidade. Assim, a partir do nível E, alguns resultados evoluem e outros são incorporados, de forma que a gerência de projetos passe a ser realizada com base no processo definido para o projeto e nos planos integrados. No nível B, a gerência de projetos passa a ter um enfoque quantitativo, refletindo a alta maturidade que se espera da organização. Novamente, alguns resultados evoluem e outros são incorporados. GPR 1. O escopo do trabalho para o projeto é definido. As evidências apresentadas para este resultado permitem assegurar que o escopo do projeto foi definido? AD: Documento de Visão XXX Afirm: Pedro, João e Maria (gerentes dos projetos 1,2 e 3) (T,L,P,N,NA) TPT L Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013 Todo resultado L, P ou N deve ter associado um ponto fraco que justifique a caracterização

36 36 TAREFA 1.Realizar reunião de abertura 2.Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação 3.Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) 4.Treinar equipe para a avaliação final 5.Verificar evidências 6.Realizar entrevistas 7.Registrar afirmações na Planilha de Indicadores 8.Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto/trabalho 9.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional 10.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional 11.Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo em reunião de consenso 12.Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional 13.Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria 14.Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) 15.Atribuir nível MR-MPS 16.Organizar ambiente de trabalho da avaliação 17.Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador 18.Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Subprocesso: Realizar a avaliação final Conduzir a Avaliação Final Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

37 Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional A mini-equipe faz uma caracterização inicial de cada atributo do processo nos processos sob sua responsabilidade ( atribui um grau) 37 Este grau será proposto pela mini-equipe à toda a equipe de avaliação na reunião de consenso Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

38 38 Regras para caracterizar o grau de implantação dos atributos de processo na unidade organizacional 38 Grau de implementaçãoCaracterizaçãoPorcentagem de Implementação dos resultados relacionados Totalmente implementado (T) Existe evidência de um enfoque completo e sistemático para o atributo no processo avaliado e de sua plena implementação, Não existem pontos fracos relevantes para este atributo no processo avaliado >85% a 100% Largamente implementado (L) Existe evidência de um enfoque sistemático e de um grau significativo de implementação do atributo no processo avaliado. Existem pontos fracos para este atributo no processo avaliado >50% a 85% Parcialmente implementado (P) Existe alguma evidência de um enfoque para o atributo e de alguma implementação do atributo no processo avaliado. Alguns aspectos de implementação não são possíveis de predizer. >15% a 50% Não implementado (N) Existe pouca ou nenhuma evidência de implementação do atributo no processo avaliado 0 a 15% Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013 Esta porcentagem deve ser vista de forma global no que se refere ao grau de implantação do atributo de processo e é, ao mesmo tempo, uma avaliação qualitativa e quantitativa

39 39 Considerações relacionadas à caracterização de Atributo de Processo A porcentagem de orientação para caracterização de um atributo de processo deve ser vista de forma global no que se refere ao grau de implementação do atributo de processo e é, ao mesmo tempo, uma avaliação qualitativa e quantitativa. Em casos onde o qualitativo tiver predominância sobre o quantitativo, o avaliador líder deve enviar uma justificativa detalhada da caracterização realizada para o auditor, a qual será incorporada à documentação da avaliação enviada à SOFTEX 39 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

40 AP 1.1 AP 2.1 AP 2.2 AP 3.1 AP 3.2 RAP 9. (Até o nível F). Os resultados do processo são revistos com a gerência de alto nível para fornecer visibilidade sobre a sua situação na organização. T ou L ? Exemplo: Caracterização de AP 2.1 no Nível G RAP 1RAP 5TRAP 9LRAP 13 RAP 2TRAP 6TRAP 10TRAP 14 RAP 3TRAP 7TRAP 11 RAP 4TRAP 8TRAP 12 40

41 41 AP 1.1 AP 2.1T AP 2.2 AP 3.1 AP 3.2 Exemplo: Caracterização de AP 2.1 no Nível G 41 RAP 1RAP 5TRAP 9LRAP 13 RAP 2TRAP 6TRAP 10TRAP 14 RAP 3TRAP 7TRAP 11 RAP 4TRAP 8TRAP 12 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

42 Regras para caracterizar o grau de implantação dos atributos de processo na unidade organizacional Grau de implementaçãoCaracterizaçãoPorcentagem de Implementação dos resultados relacionados Totalmente implementado (T) Existe evidência de um enfoque completo e sistemático para o atributo no processo avaliado e de sua plena implementação, Não existem pontos fracos relevantes para este atributo no processo avaliado >85% a 100% Largamente implementado (L) Existe evidência de um enfoque sistemático e de um grau significativo de implementação do atributo no processo avaliado. Existem pontos fracos para este atributo no processo avaliado >50% a 85% Parcialmente implementado (P) Existe alguma evidência de um enfoque para o atributo e de alguma implementação do atributo no processo avaliado. Alguns aspectos de implementação não são possíveis de predizer. >15% a 50% Não implementado (N) Existe pouca ou nenhuma evidência de implementação do atributo no processo avaliado 0 a 15% Esta porcentagem deve ser vista de forma global no que se refere ao grau de implantação do atributo de processo e é, ao mesmo tempo, uma avaliação qualitativa e quantitativa 42

43 43 AP 1.1 AP 2.1T AP 2.2 AP 3.1 AP 3.2 Exemplo: Caracterização de AP 2.1 no Nível G 43 RAP 1RAP 5TRAP 9LRAP 13 RAP 2TRAP 6TRAP 10TRAP 14 RAP 3TRAP 7TRAP 11 RAP 4TRAP 8TRAP 12 O grau T em AP 1.1 significa um alcance de mais do que 85% do conjunto dos resultados esperados do processo, sem fraquezas significativas ou sem atribuição de “Não Implementado” (N). Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

44 44 TAREFA 1.Realizar reunião de abertura 2.Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação 3.Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) 4.Treinar equipe para a avaliação final 5.Verificar evidências 6.Realizar entrevistas 7.Registrar afirmações na Planilha de Indicadores 8.Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto/trabalho 9.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional 10.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional 11.Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo em reunião de consenso 12.Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional 13.Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria 14.Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) 15.Atribuir nível MR-MPS 16.Organizar ambiente de trabalho da avaliação 17.Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador 18.Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Subprocesso: Realizar a avaliação final Conduzir a Avaliação Final Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

45 Todo resultado L, P ou N deve ter associado um ponto fraco que justifique a caracterização Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo e de cada atributo do processo na unidade organizacional Em reunião de toda a equipe cada mini-equipe apresenta sua proposta de caracterização A equipe de avaliação, por consenso, atribui um grau que caracterize a implantação de cada resultado esperado de processo, de cada resultado esperado de atributo do processo e de cada atributo do processo para a unidade organizacional Responsável: Equipe de avaliação 45 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

46 Consenso É imprescindível que as decisões importantes da equipe de avaliação sejam por consenso Consenso: – Chegar a uma proposta suficientemente aceitável para todos os membros da equipe – É buscar o Win/Win para todos os membros da equipe – Não é voto unânime – Não é voto majoritário – Não é uma proposta que deixa todos igualmente satisfeitos – Não é só encerrar quando se chega a 100% de acordo 46 Conduzir a equipe ao consenso é responsabilidade do Avaliador Líder Conduzir a equipe ao consenso é responsabilidade do Avaliador Líder Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

47 47 Voto do Polegar Polegar apontando para cima – Significa: “Apoio esta decisão e é a de minha preferência” Polegar apontando para o lado – Significa: “Esta decisão não é a de minha preferência mas posso aceitá-la e apoiá-la fora da equipe” Polegar apontando para baixo – Significa: “Não posso apoiar esta decisão” 47 Se houver um único polegar apontando para baixo a decisão não é tomada e busca-se o consenso até todos considerarem a decisão aceitável Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

48 48 TAREFA 1.Realizar reunião de abertura 2.Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação 3.Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) 4.Treinar equipe para a avaliação final 5.Verificar evidências 6.Realizar entrevistas 7.Registrar afirmações na Planilha de Indicadores 8.Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto/trabalho 9.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional 10.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional 11.Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo em reunião de consenso 12.Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional 13.Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria 14.Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) 15.Atribuir nível MR-MPS 16.Organizar ambiente de trabalho da avaliação 17.Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador 18.Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Subprocesso: Realizar a avaliação final Conduzir a Avaliação Final Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

49 Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional Tendo-se a caracterização por resultado, a equipe de avaliação caracteriza o processo para a organização como: – SATISFEITO ou – NÃO SATISFEITO Responsável: Equipe de avaliação 49 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

50 Caracterização do grau de implementação dos processos na unidade organizacional SATISFEITO Todos os resultados esperados para o processo são T ou L Tem-se resultados para os atributos do processo conforme a Tabela Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013 Nível MR-MPSAtributos do processoCaracterização GAP 1.1T AP 2.1L ou T FAP 1.1T AP 2.1 e AP 2.2L ou T EAP 1.1, AP 2.1, AP 2.2T AP 3.1 e AP 3.2L ou T DAP 1.1, AP 2.1, AP 2.2T AP 3.1 e AP 3.2L ou T CAP 1.1, AP 2.1, AP 2.2T AP 3.1 e AP 3.2L ou T BAP 1.1, AP 2.1, AP 2.2, AP 3.1 e AP 3.2T AP 4.1 e AP 4.2L ou T AAP 1.1, AP 2.1, AP 2.2, AP 3.1, AP 3.2, AP 4.1 e AP 4.2T AP 5.1 e AP 5.2L ou T

51 Caracterização do grau de implementação dos processos na unidade organizacional SATISFEITO Todos os resultados esperados para o processo são T ou L Tem-se resultados para os atributos do processo conforme a Tabela Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013 Nível MR-MPSAtributos do processoCaracterização GAP 1.1T AP 2.1L ou T FAP 1.1T AP 2.1 e AP 2.2L ou T EAP 1.1, AP 2.1, AP 2.2T AP 3.1 e AP 3.2L ou T DAP 1.1, AP 2.1, AP 2.2T AP 3.1 e AP 3.2L ou T CAP 1.1, AP 2.1, AP 2.2T AP 3.1 e AP 3.2L ou T BAP 1.1, AP 2.1, AP 2.2, AP 3.1 e AP 3.2T AP 4.1 e AP 4.2L ou T AAP 1.1, AP 2.1, AP 2.2, AP 3.1, AP 3.2, AP 4.1 e AP 4.2T AP 5.1 e AP 5.2L ou T Os atributos de processo 4.1, 4.2, 5.1 e 5.2 são caracterizados conforme pertinente e de acordo com a seleção de processos feita pela unidade organizacional. A não caracterização destes atributos do processo para todos os processos, não impede que seja atribuído à unidade organizacional o nível B ou o nível A.

52 52 Caracterização do grau de implementação dos processos na unidade organizacional 52 NÃO-SATISFEITO Em qualquer situação diferente das anteriores Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

53 53 TAREFA 1.Realizar reunião de abertura 2.Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação 3.Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) 4.Treinar equipe para a avaliação final 5.Verificar evidências 6.Realizar entrevistas 7.Registrar afirmações na Planilha de Indicadores 8.Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto/trabalho 9.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional 10.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional 11.Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo em reunião de consenso 12.Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional 13.Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria 14.Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) 15.Atribuir nível MR-MPS 16.Organizar ambiente de trabalho da avaliação 17.Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador 18.Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Subprocesso: Realizar a avaliação final Conduzir a Avaliação Final Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

54 Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria Pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria são apresentados aos entrevistados antes de finalizar esta etapa da avaliação – Planejar o número de reuniões (chefes e subordinados não podem estar na mesma reunião) – O Avaliador Líder ou um avaliador adjunto apresenta (Slides) dos Pontos Fortes, Pontos Fracos e Oportunidades de Melhoria por: Processo Gerais do Modelo Globais que são relacionados à unidade organizacional 54 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013 É direto e não apresenta desculpas Estimula o feedback dos participantes Se existe desacordo não se compromete a mudar, mas sim a analisar cuidadosamente a opinião Lembra o Acordo de Confidencialidade É direto e não apresenta desculpas Estimula o feedback dos participantes Se existe desacordo não se compromete a mudar, mas sim a analisar cuidadosamente a opinião Lembra o Acordo de Confidencialidade

55 Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria Os membros da equipe de avaliação tomam notas do feedback para depois da apresentação discutir os comentários e chegar a consenso sobre os pontos fortes, os pontos fracos e as oportunidades de melhoria 55 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

56 56 TAREFA 1.Realizar reunião de abertura 2.Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação 3.Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) 4.Treinar equipe para a avaliação final 5.Verificar evidências 6.Realizar entrevistas 7.Registrar afirmações na Planilha de Indicadores 8.Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto/trabalho 9.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional 10.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional 11.Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo em reunião de consenso 12.Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional 13.Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria 14.Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) 15.Atribuir nível MR-MPS 16.Organizar ambiente de trabalho da avaliação 17.Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador 18.Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Subprocesso: Realizar a avaliação final Conduzir a Avaliação Final Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

57 Observação: A Organização pode ter solicitado um nível MPS e lhe ser atribuído um nível inferior Observação: A Organização pode ter solicitado um nível MPS e lhe ser atribuído um nível inferior Atribuir nível MPS.BR Atribuir o Nível MPS onde todos os processos pertinentes ao Nível tenham sido caracterizados como SATISFEITO Responsável: Equipe de avaliação 57 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

58 58 TAREFA 1.Realizar reunião de abertura 2.Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação 3.Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) 4.Treinar equipe para a avaliação final 5.Verificar evidências 6.Realizar entrevistas 7.Registrar afirmações na Planilha de Indicadores 8.Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto/trabalho 9.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional 10.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional 11.Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo em reunião de consenso 12.Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional 13.Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria 14.Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) 15.Atribuir nível MR-MPS 16.Organizar ambiente de trabalho da avaliação 17.Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador 18.Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Subprocesso: Realizar a avaliação final Conduzir a Avaliação Final Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

59 Organizar ambiente de trabalho da avaliação Após o encerramento da avaliação, a equipe de avaliação deve: – Eliminar a documentação gerada que possam comprometer o Acordo de Confidencialidade anotações em papéis e planilhas arquivos intermediários gerados – Gerar uma versão da apresentação dos resultados da avaliação e da planilha de avaliação resultante (sem indicativos de quem forneceu as evidências) e entregar para o coordenador local. – O avaliador líder deve copiar a planilha de avaliação final e as apresentações realizadas e arquivar estes documentos 59 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

60 60 TAREFA 1.Realizar reunião de abertura 2.Assinar comprometimento com o Plano de Avaliação 3.Completar assinaturas no Acordo de Confidencialidade (se pertinente) 4.Treinar equipe para a avaliação final 5.Verificar evidências 6.Realizar entrevistas 7.Registrar afirmações na Planilha de Indicadores 8.Caracterizar o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo em cada projeto/trabalho 9.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada resultado esperado do processo e de cada resultado esperado de atributo do processo na unidade organizacional 10.Caracterizar, inicialmente, o grau de implementação de cada atributo do processo na unidade organizacional 11.Caracterizar o grau de implementação, na unidade organizacional, de cada resultado esperado do processo, de cada resultado esperado de atributo do processo em reunião de consenso 12.Caracterizar o grau de implementação dos processos na unidade organizacional 13.Apresentar pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria 14.Rever a caracterização e finalizar a redação dos pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria (se pertinente) 15.Atribuir nível MR-MPS 16.Organizar ambiente de trabalho da avaliação 17.Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador 18.Comunicar o resultado da avaliação aos colaboradores da unidade organizacional Subprocesso: Realizar a avaliação final Conduzir a Avaliação Final Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

61 Comunicar o resultado da avaliação ao patrocinador Os resultados da avaliação são comunicados ao patrocinador pelo avaliador líder Nesta reunião: – Pode haver participação de toda a equipe de avaliação, a critério do avaliador líder – Podem haver outros participantes da unidade organizacional a critério do patrocinador – Deve ser uma reunião onde o avaliador líder: descreva os resultados, comente os pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria, e mostre os próximos passos para a melhoria dos processos Responsável: Avaliador Líder 61 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

62 Processo de Avaliação MPS Contratar a avaliação Pesquisar Instituições Avaliadoras Estabelecer contrato Preparar a realização da avaliação Viabilizar a avaliação Planejar a avaliação Preparar a avaliação Realizar a avaliação inicial Conduzir avaliação inicial Completar a preparação da avaliação Realizar a avaliação final Conduzir a avaliação final Avaliar a execução do processo de avaliação Documentar os resultados da avaliação Relatar resultados Registrar resultados 62Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

63 Subprocesso: Realizar a avaliação final Avaliar a execução do processo de avaliação Avaliar a execução da avaliação pela equipe de avaliação Avaliar a execução da avaliação pelo patrocinador Avaliar a execução da avaliação pelo coordenador da IA (se pertinente) Avaliar a execução da avaliação pelo coordenador da IOGE (se pertinente) Avaliar a execução da avaliação pela II (se pertinente) Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013 Colocar as avaliações da equipe e do patrocinador em um envelope lacrado e assinado pelo patrocinador

64 Processo de Avaliação MPS Contratar a avaliação Pesquisar Instituições Avaliadoras Estabelecer contrato Preparar a realização da avaliação Viabilizar a avaliação Planejar a avaliação Preparar a avaliação Realizar a avaliação inicial Conduzir avaliação inicial Completar a preparação da avaliação Realizar a avaliação final Conduzir a avaliação final Avaliar a execução do processo de avaliação Documentar os resultados da avaliação Relatar resultados Registrar resultados 64Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

65 Subprocesso: Documentar os resultados da avaliação Relatar Resultados Preparar o Relatório Final de Avaliação e o Resultado da Avaliação Enviar ao auditor a documentação da avaliação final Arquivar a documentação da avaliação final Auditar a avaliação final Realizar ajustes na documentação da avaliação final Enviar Relatório da Avaliação ao patrocinador Enviar Comunicação do Resultado da Avaliação à SOFTEX Enviar documentação da avaliação à SOFTEX 65Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

66 Subprocesso: Documentar os resultados da avaliação Relatar Resultados Preparar o Relatório Final de Avaliação e o Resultado da Avaliação Enviar ao auditor a documentação da avaliação final Arquivar a documentação da avaliação final Auditar a avaliação final Realizar ajustes na documentação da avaliação final Enviar Relatório da Avaliação ao patrocinador Enviar Comunicação do Resultado da Avaliação à SOFTEX Enviar documentação da avaliação à SOFTEX 66Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

67 Auditar a avaliação final O auditor designado pela ETM emite parecer que pode ser: – APROVADO: a documentação está completa, correta e não há dúvidas com relação ao resultado da avaliação final – NÃO APROVADO: há dúvidas com relação ao resultado da avaliação final 67 Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

68 Subprocesso: Documentar os resultados da avaliação Relatar Resultados Preparar o Relatório Final de Avaliação e o Resultado da Avaliação Enviar ao auditor a documentação da avaliação final Arquivar a documentação da avaliação final Auditar a avaliação final Realizar ajustes na documentação da avaliação final Enviar Relatório da Avaliação ao patrocinador Enviar Comunicação do Resultado da Avaliação à SOFTEX Enviar documentação da avaliação à SOFTEX 68Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

69 Subprocesso: Documentar os resultados da avaliação Registrar resultados Inserir unidade organizacional no banco de dados Softex Divulgar no site SOFTEX Armazenar a documentação da avaliação na SOFTEX Enviar o Acordo de Confidencialidade para a UO com a declaração SOFTEX de avaliação de processos de software (placa de aço) Enviar o Acordo de Confidencialidade para a IA Treinamento da Equipe para a Avaliação Final – Setembro 2013

70 70 Alguma dúvida ?


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