A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ECONOMIA CRIATIVA Uma nova imagem internacional do Brasil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ECONOMIA CRIATIVA Uma nova imagem internacional do Brasil."— Transcrição da apresentação:

1 ECONOMIA CRIATIVA Uma nova imagem internacional do Brasil

2 CONCEITO A economia criativa é o ciclo que engloba a criação, produção e distribuição de produtos e serviços que usam o conhecimento, a criatividade e o ativo intelectual como principais recursos produtivos. Compreende os ciclos de criação, produção, distribuição/ difusão e consumo/ fruição de bens e serviços caracterizados pela prevalência de sua dimensão simbólica. SEGMENTOS CRIATIVOS Os segmentos criativos correspondem às atividades econômicas que têm como processo principal um ato criativo gerador de valor simbólico, elemento central da formação do preço, e que resulta em produção de riqueza cultural. (Fonte: MINC) ECONOMIA CRIATIVA

3 SETORES CULTURAIS Segmentos Criativos Propaganda, arquitetura, mercados de arte e antiguidades, artesanato, design, filme e vídeo, softwares interativos de lazer, música, artes performáticas, publicações, software e serviços de computação, televisão e rádio.

4 ECONOMIA CRIATIVA Criações Funcionais Serviços Criativos Serviços Criativos Artes Visuais Publicações e Mídias Impressas Produção de Conteúdos Audiovisual Artes Performáticas Manifestações Populares Segmentos Criativos Expressões Culturais Indústrias Culturais SEGMENTOS CRIATIVOS

5 EXPRESSÕES CULTURAIS Artes Visuais Artes Performáticas - Pintura - Escultura ABACT - Fotografia - Música BM&A - Teatro - Dança - Circo - Ópera etc. Manifestações Populares Manifestações Populares - Celebrações - Festejos - Artesanato ABEXA SEGMENTOS CRIATIVOS – PARCEIROS APEX-BRASIL

6 INDÚSTRIAS CULTURAIS Audiovisual Publicações e Mídias Impressas - Cinema SIAESP - Vídeo - TV ABPITV - Rádio - Livros CBL - Revistas - Jornais etc. Produção de conteúdos p/ a indústria de informática e redes - Redes sociais - Games eletrônicos SOFTEX - Softwares p/ produção de conteúdos,etc. SEGMENTOS CRIATIVOS – PARCEIROS APEXBRASIL

7 CRIAÇÕES FUNCIONAIS - Moda ABEST - Jóias IBGM - Gráfico ABEDESIGN - Móveis SINDMAM* - Interiores ASBEA - Brinquedos etc. - Design - Arquitetura ASBEA - Publicidade APRO - Realização cultural etc. SEGMENTOS CRIATIVOS – PARCEIROS APEX-BRASIL

8 ECONOMIA CRIATIVA SegmentoAno 2008 Arquitetura*4,08% Canais de TV1,07% Produção musical0,37% Publicação de Livros0,14% Artes Visuais0,09% Música (CD)0,07% Festivais (Artistas)0,05% Produção de Filmes0,04% Instrumentais e equipamentos musicais0,04% Videogames0,01% Mídia Gravada0,00% Participação das exportações brasileiras na economia criativa mundial - em relação ao mundo (2008 - UNCTAD):

9 ECONOMIA CRIATIVA ECONOMIA CRIATIVA BRASIL: NÚMEROS APEXBRASIL TOTAL SETORES CRIATIVOS09 Expressões Culturais03 Indústrias Culturais03 Criações Funcionais03 Setores Criativos: (09) audiovisual - cinema, conteúdo independente para TV -, artes visuais contemporâneas, editoras, música independente, instrumentos musicais, artesanato, design (moda – roupa e calçados -, gráfico, jóias, móveis, interiores), arquitetura, T.I. (games e softwares para produção de conteúdo). Expressões Culturais: (03) música independente, artesanato e artes visuais. Indústrias Culturais: (03) audiovisual (cinema, conteúdo independente para TV e serviços de propaganda e publicidade), editoras, tecnologia da informação (games e softwares para produção de conteúdo). Criações Funcionais: (03) instrumentos musicais, design (moda, gráfico, interiores), arquitetura, serviços de publicidade propaganda.


Carregar ppt "ECONOMIA CRIATIVA Uma nova imagem internacional do Brasil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google