A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AOS ROMANOS Escrita no inverno de 57-58 d.C.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AOS ROMANOS Escrita no inverno de 57-58 d.C."— Transcrição da apresentação:

1 AOS ROMANOS Escrita no inverno de d.C

2 ROMANOS O NOVO TESTAMENTO CARTAS PAULINAS - 13 I Coríntios
II Coríntios Gálatas Efésios Filipenses Colossenses I e II Tessalonicenses I e II Timóteo Tito Filemom

3 Palavra-Chave: “A JUSTIÇA DE DEUS”
Versículo-Chave: "visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé" (1.17).

4 AUTORIA A autoria de Paulo da carta aos Romanos é universalmente aceita: Declarada em sua costumeira saudação (cf. 1:1) Fatos históricos: ir a Roma (1:15, 15:24) em caminho para a Espanha, A coleta feita em favor das igrejas empobrecidas de Jerusalém (15: 26-33),

5 Epístola ou Carta No Mundo antigo (greco-romano) escrever carta era uma prática comum: servia para - Fazer pedidos a um superior ou dar ordens a um subordinado; ou manter relacionamentos! 21 livros do NT são “Cartas”. Os ricos mandavam suas cartas por escravos, os pobres pelos amigos e o império pelos agentes; - Era comum usar um amanuense para escrevê-las; O Conteúdo das cartas: a) Uma palavra de abertura b) O corpo da carta c) Uma conclusão pessoal

6 AUTORIA A autoria de Paulo da carta aos Romanos é universalmente aceita: Referências próprias: tais como a de ser apóstolo entre os gentios (cf. 15: 16; Ef 3:7,8; Cl 1:27; Gal 1:16). Suas referências a pessoas de conhecimento comum, tais como Febe, Priscila e Áquila e Timóteo, que se tornam elo importante entre o escritor e os destinatários. Paulo ditou a carta e Tércio escreveu – 16:22

7 A DATA E OCASIÃO Estima-se que este texto tenha sido escrito no inverno de d.C., estando Paulo em Corinto, na casa de seu amigo Gaio, ao final de sua terceira viagem missionária aos territórios que margeiam o Mar Egeu e às vésperas de partir para Jerusalém, levando a oferta para os crentes pobres (15:22-27).

8 A DATA E OCASIÃO O portador é uma senhora chamada Febe, de Cencréia, subúrbio de Corinto, que estava de saída para Roma (16: 1-2). Como não havia serviço postal particular no Império Romano da época, as cartas eram enviadas por viajantes de confiança.

9 DESTINATÁRIOS Entendendo que concluíra seu trabalho evangelístico na região da Galácia, da Macedônia, da Acaia e da Ásia, com a fundação e estabelecimento de muitas igrejas; e entregues essas a seus pastores e líderes, Paulo planeja ampliar seu horizonte de evangelização. Queria campos novos para evangelizar para Cristo. Não querendo “edificar sobre fundamento alheio” (Rm 15:20), decidiu ir à Espanha, a mais antiga colônia romana do Ocidente.

10 DESTINATÁRIOS Mas a ida à Espanha também lhe daria a oportunidade de realizar um antigo sonho. - Como cidadão romano, por direito de nascença (At. 22:28) ele ainda não conhecia Roma. Seria, então unir o útil ao agradável, passar por Roma, em seu caminho para a Espanha.

11 DESTINATÁRIOS Seu objetivo era preparar os cristãos de Roma para sua chegada. Esta igreja formara-se, provavelmente, dos romanos que haviam estado em Jerusalém no dia de Pentecostes (At. 2:10). Nesse período de 28 anos a igreja cresceu, com cristãos provindos de vários lugares, sendo alguns deles amigos e discípulos de Paulo.

12 DESTINATÁRIOS A carta serve, como uma “carta de apresentação”, na qual o Apóstolo expõe, de forma sistemática sua compreensão do evangelho de Cristo, do qual se chamava apóstolo. Ele não chegará a Roma senão três anos depois de sua famosa carta.

13 ESBOÇO DO LIVRO Como pode o homem ser justificado diante de Deus?
Só no Evangelho! Romanos é a “Cátedra da doutrina cristã” Resumo: A Justificação dos pecadores; A santificação dos justificados; E a Glorificação dos santificados (pela fé e pelo poder de Deus)

14 ESBOÇO DO LIVRO Esboço amplo da Carta: Condenação de todos – 1 a 3:20
Justificação pela fé em Cristo – 3:21 a 5:21 Santificação e nova vida dos salvos – 6 a 8 Dispensação (o Israel de Deus) - 9 a 11 Exortação (seção prática) – 12 a 16

15 Mensagem da carta A epístola responde a três perguntas fundamentais:
1 – como o homem pode se tornar justo para com Deus? - A resposta está nos capítulos 1 a 8;  2 - qual a participação de Israel nessa história? - A resposta está nos capítulos 9 a 11; 3 - quais as manifestações práticas da vida cristã, no dia a dia? - A resposta está nos capítulos 12 a 16.

16 Testemunhos da história
Inérpretes da Bíblia consideram esta carta uma “obra prima” João Crisóstomo – Pregador e Pai da igreja do séc.V – pedia que Romanos fosse lida em voz alta uma vez por semana Agostinho e Lutero – Se converteram lendo Romanos e entendendo a justiça de Deus pela fé no Evangelho João Calvino – Romanos... abriu a porta de todos os tesouros do céu

17 A Mensagem de Romanos Doutrinário: (dois quadros) Aqui o Evangelho é explicado: Trata da iniciativa de Deus em relação à redenção humana (“aquele que pela fé é justificado”): - Onde desenvolve os temas da justiça de Deus em condenar o pecador, da indesculpabilidade humana, da justificação do pecador e da aceitabilidade do homem diante de Deus, através da fé.

18 A Mensagem de Romanos 2. Prático: (2º. Quadro) (“viverá”),
fala da vida prometida aos justificados por Deus, incluindo aí as expectativas de Deus quanto à resposta humana à sua iniciativa de amor.

19 Lições do livro 1ª. Lição - (1.18,28-32) - CUIDADO! – “Portanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram...” Quando desprezamos o conhecimento de Deus, Ele nos entrega a uma disposição mental reprovável. Passamos a pensar que o errado é o certo! Há uma indisposição para com os princípios da Palavra. Acha-se um absurdo observá-la. CUIDADO! Se você não está disposto a obedecer a Deus, Ele poderá permitir que você ouça aquilo que você quer ouvir e não o que você precisa!

20 Lições do livro 2ª. Lição ( ) – “O Nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa” como é fácil incorrermos neste pecado: Ensinamos o que é certo, porém não vivemos de acordo com o que pregamos. - E os incrédulos blasfemam o nome de Cristo, que anunciamos, por causa da nossa incoerência.

21 Lições do livro 3ª. Lição ( ) - “Abraão, esperando contra a esperança, creu...” - Gostaria que este fosse o testemunho que ficasse da minha própria vida - o de alguém que esperou contra a esperança, não duvidando da promessa, mas estando plenamente convicto. - Que sejamos da fé, como foi Abraão o patriarca dos crentes!

22 4ª. Lição Lições do livro (5.8) - “Deus prova o seu Amor por nós”
como é genuíno o amor de Deus! Nós, geralmente, esperamos que as pessoas que nos magoaram dêem "sinais de melhora" antes que passemos a amá-las. O Senhor não viu sinal algum de "melhora" em nós. Ele simplesmente nos amou, enquanto estávamos em nossa miséria! (Leia Ez ).

23 Lições do livro 5ª. Lição (8.33) “Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica!” - Esta é a nossa grande arma contra o acusador, Satanás, que tenta tirar de nós a alegria e a segurança da nossa salvação pessoal!

24 Conclusão OS TEMAS DA CARTA Romanos A Universalidade do pecado
A Lei de Deus Julgamento Destino humano Fé salvadora Obras Graça Justificação Santificação O Plano da Salvação A Obra de Cristo e a obra do Espírito Romanos

25 Conclusão OS TEMAS DA CARTA Romanos
A Obra de Cristo e a obra do Espírito A esperança Cristã A natureza e vida da igreja O lugar dos Judeus e gentios nos propósitos de Deus A Igreja no Mundo A mensagem que a Igreja prega ao mundo Os deveres da cidadania cristã Os princípios de retidão e moralidade pessoal Romanos

26 O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ


Carregar ppt "AOS ROMANOS Escrita no inverno de 57-58 d.C."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google