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A MULHER ATLETA: SUAS MULTIFACETAS O MUNDO ESTÁ EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO.

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Apresentação em tema: "A MULHER ATLETA: SUAS MULTIFACETAS O MUNDO ESTÁ EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 A MULHER ATLETA: SUAS MULTIFACETAS O MUNDO ESTÁ EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO

2 E A MULHER ACOMPANHA ESSAS MUDANÇAS Rice Michelle Bachelet Ellen Gracie

3 A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NAS PROVAS DA CORPORE 2003/2004 Distância Homem Mulher Distância Homem Mulher < 10K 74% 26% K 86% 14% MARATONA 91% 9% A PROVA TRIBUNA DE SANTOS (10k) TEM A MAIOR PROPORÇÃO FEMININA = 38%

4 O ESPORTE LEVA A MULHER REPENSAR A SUA VIDA: AUTO - ESTIMA CONFIANÇADETERMINAÇÃO FOCAR OBJETIVOS COMPROMETIMENTO AUTO - CONHECIMENTO

5 O QUE O ESPORTE PROPORCIONA PARA A MULHER ATLETA Melhora o condicionamento físico Aumento da força de contração do músculo cardíaco (sístole) Aumento do volume de sangue ejetado / minuto Aumento da capacidade ventilatoria

6 Mudança na composição corporal: –Aumento da massa magra –Diminuição da gordura corporal –Diminuição da flacidez –Diminuição da celulite –Aumento do retorno venoso –Prevenção de varizes

7 ALEM DISSO O ESPORTE PODE PROPORCIONAR: Redução do sobrepeso IMC 25/29 Ajuda no tratamento da obesidade IMC >30 Diabetes Mellitus : aumenta a sensibilidade à insulina Hipertensão Arterial: aumenta complacência dos vasos periféricos Dislipidemias: Redução do colesterol total e LCL, aumento HDL Prevenção de Doenças Coronarianas

8 E DO PONTO DE VISTA EMOCIONAL? Prevenção / Atenuação Sintomas –Depressão –Distimia Sociabilização Aumento do circulo de amizades Auto-conhecimento Perceber limites / desejo de superação Melhora da imagem e auto-estima Liberação de substâncias neuro- transmissoras: –Endorfinas –Serotoninas –Leptina –Hormônio PYY (Intestinal)

9 É VERDADE QUE A MULHER ATLETA PODE ENGORDAR COM O AUMENTO DA IDADE? Estudos científicos: –Diminuição do metabolismo Basal –3ª década para 7ª década de vida 2% 10 anos Estudo Universidade Maryland: Mulheres atletas de 18 a 69 anos sem diferença na massa magra Exercício Físico Massa Magra Massa Magra Taxa Metabólica Termogenese

10 O EXERCICIO PREVINE A OSTEOPOROSE? Mulheres Sedentárias: 15 a 38% tem osteoporose na menopausa Mulheres Atletas: apenas de 5 a 8% Exercício proporciona –Menor isolamento social (depressão) –Facilita a entrada de cálcio dentro da massa óssea (osteoneogenese) Exercício + Sol Matinal : –Maior produção de Vitamina D

11 QUAL O MELHOR CAMINHO NO TRATAMENTO DA OSTEOPOROSE? São 3 regras: –Reposição Hormonal –Exercícios –Suplementação com Cálcio Exercícios: –Aeróbicos –Resistidos – Musculação –Presença do Sol ( Até as 10Hs) Esse conjunto pode gerar aumento de 40% de densidade Óssea. Químico Fitoterápico

12 QUAL O PAPEL DO EXERCICIO NA PREVENÇÃO DO CANCER DE MAMA? Menopausa: Menores níveis Hormonais Estrogênio Exercício: –Menor gordura corporal –Redistribuição em tronco superior –Previne a incidência do Câncer de Mama.

13 EXISTE UMA CORRELAÇÃO ENTRE DOENÇAS CARDIACAS E SEDENTARISMO? Sedentárias: 30 a 39% anormalidade Ativas: apenas 10% Morte Prematura / Súbita 5/1 Exercício Proporciona: –M–M–M–Melhoria Contractilidade do Miocárdio –M–M–M–Melhora o débito cardíaco –M–M–M–Melhora Circulação do Músculo e aumento do retorno venoso –P–P–P–Promove revascularização (Novos capilares) Sim. E muito! Estudo Sueco: Mulheres entre 38/62 anos durante 10 anos.

14 O EXERCICIO É REGIDO POR PRINCIPIOS QUE DITAM O TREINAMENTO DE CADA UM PARA CADA META INDIVIDUAL Mulheres atletas: –Recreação –Performance –Profissional – Resultados Princípios do Treinamento –Sobrecarga –Super-compensação –Especificidade –Organização Preparação – –Treino – –Alimentação – –Repouso / Descanso Saúde Bem-Estar

15 QUAL A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO? Manter estoques de energia em níveis ótimos: Contração muscular GlicogênioProteínasGordura -Muscular -Hepático -Transporte -Fonte Alternativa -Fonte Energética -Produção Hormonal / Calor

16 QUANDO A ALIMENTAÇÃO É INADEQUADA? Diminuição de Rendimento Deficiência imunológica Dores Musculares / Câimbras Adinamia Ganho de Peso –Balanço Energético Positivo -Sono Ruim -Carência de Ferro

17 O QUE É UMA ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL? Carboidratos 55 a 65% –Ex: Pão, massas, arroz, batata, tubérculos, frutas, etc. Proteínas 15 a 20% –Ex: Carne( vermelha, peixes, aves), leites e derivados, soja, lentilha, feijão, ovos. Gorduras < 30% –Preferência insaturadas: Origem Vegetal/ Peixes

18 Fonte: Peixes, sementes, castanha, nozes, azeite de oliva. Fibras: Media 20 a 30 gramas / dia –Controle de Glicemia –Motilidade Intestinal Fonte: –Cereais, frutas, verduras, folhas, pão integral, etc.

19 É VERDADE QUE A CORRIDA POR TER IMPACTO PODE AUMENTAR A FLACIDEZ DOS SEIOS E DO BUMBUM? Flacidez está ligada: –Predisposição Genética –Oscilação de peso ao longo da vida –Amamentação –Ação do tempo Pelo contrário na corrida os músculos glúteos são muitos exigidos: aumentam tônus muscular e não a flacidez da pele. NÃO!

20 QUAIS SÃO OUTRAS ATIVIDADES QUE A MULHER ATLETA PODE FAZER COMO ALTERNATIVA À CORRIDA? Ginástica Indoor SpinningNataçãoHidroginásticaJogos: –Tênis, Vôlei, Basquete Durante a gravidez / amamentação Ação Hormonal: Maior risco de lesões Evitar exercícios de alto impacto.

21 QUAIS OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA TPM? Maior circulação sanguínea : Exercício Maior circulação sanguínea : Exercício Otimiza transporte nutrientes / oxigênio Menor ansiedade Menor compulsão alimentar Menor retenção Hídrica: Edema Exercícios mais recomendados: –Caminhada –Trote –Ioga –Alongamento Massas Doces

22 PORQUE EXISTE AMENORRÉIA EM MULHERES ATLETAS? Exercícios muitos prolongados (Maratonas,Ultra, Iron): Diminuem % gordura corporal Diminue Produção Hormonal Amenorréia + Osteoporose Falta de motivação Perda de rendimento Cansaço constante Baixo estoque Ferritina / Hemoglobina -Estrogênio -Progesterona

23 NATASCHA BADMANN, Suíça, 39 anos.

24 Os sentimentos e as emoções não podem ser compradas, eles podem ser apenas sentidos por quem faz um IRON. 6x Campeã Mundial IRONMANN HAWAII 9x Campeã IRON AFRICA DO SUL

25 Primeiro surge um pensamento. Se ele for forte, torna-se uma ação. Se esta ação for praticada com disciplina, entusiasmo e dedicação, torna-se um hábito. E os nossos hábitos nos conduzem ao nosso destino

26 Dr. Henrique César Lopes Endocrinologista Tel: (19) (19)


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