A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estruturas de Administração de Projetos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estruturas de Administração de Projetos"— Transcrição da apresentação:

1 Estruturas de Administração de Projetos
Capítulo 6 Estruturas de Administração de Projetos

2 Fatores do fracasso de projetos
Capítulo 6 Estruturas de Administração de Projetos Capa da Obra Fatores do fracasso de projetos Estado Unidos: as estruturas organizacionais apropriadas; Reino Unido:problemas como administração com dedicação parcial de tempo, organização imprópria e falta de direção e controle; Arábia Saudita, fracassos na administração por parte, tanto dos gerentes de projetos como de gerente de obra; Rússia, considera-se que a estrutura e as características do ambiente são de vital importância no desenvolvimento da administração de projeto no país;

3 A estrutura organizacional
Capítulo 6 Estruturas de Administração de Projetos Capa da Obra A estrutura organizacional A hierarquia administrativa, mostra canais de comunicação formal e constitui um guia para funções paralelas e de coordenação; Avanços na organização dos projetos Os padrões de vida, comportamento e expectativas e a produção no comportamento das pessoas nas organizações; A adoção generalizada de princípios de delegação de autoridade ao trabalho (empowerment); A revitalização de estruturas formais mais simples, antes abandonadas.

4 As organizações externas e internas
Capítulo 6 Estruturas de Administração de Projetos Capa da Obra As organizações externas e internas Os níveis da organização de projeto: externo e interno; Tipos de estrutura administrativa A maioria das estruturas de projeto pertence a um (ou uma combinação) dos seguintes grupos: estruturas diferenciadas exclusivas; estruturas híbridas; estruturas matriciais; estruturas modulares; estruturas achatadas.

5 Estruturas gerenciais e funcionais exclusivas
Capítulo 6 Estruturas de Administração de Projetos Capa da Obra Estruturas gerenciais e funcionais exclusivas Estruturas diferenciadas e simples para projetos não complicados dotados de seu próprio pessoal e recursos ; As críticas sobre as estruturas simples de linha e staff; As vantagens essenciais de uma estrutura funcional são a simplicidade, a lógica e a independência; Problemas com economia de escala no uso de serviços e recursos, porque exigem instalações exclusivas;

6 Estruturas híbridas para projetos internos
Capítulo 6 Estruturas de Administração de Projetos Capa da Obra Estruturas híbridas para projetos internos A estrutura “híbrida interna” é freqüentemente utilizada para projetos internos das empresas; Comumente utilizada em projetos internos em que a escala das operações não parece garantir o uso de instalações externas; Os resultados dependem da disponibilidade de serviços e dos níveis e extensão da cooperação entre os gerentes; A eficácia da estrutura “híbrida interna”.

7 Estruturas híbridas para projetos internos
Capítulo 6 Estruturas de Administração de Projetos Capa da Obra Estruturas híbridas para projetos internos Exemplo de estrutura híbrida simples Presidente da empresa Secretário da empresa Gerente do projeto Pessoal Finanças Suprimento Engenharia Desenvolvimento Pessoal do projeto

8 Administração em tempo parcial em estruturas híbridas e matriciais
Capítulo 6 Estruturas de Administração de Projetos Capa da Obra Administração em tempo parcial em estruturas híbridas e matriciais As causas de fracassos entre os projetos menores; Estruturas matriciais em organizações de múltiplos projetos Se apresentam em diversas formas. As duas mais comuns ao trabalho de projeto são: a matriz funcional; a matriz do projeto.

9 Empreiteiros de múltiplos projetos
Capítulo 6 Estruturas de Administração de Projetos Capa da Obra Empreiteiros de múltiplos projetos A organizações em torno de contratos de projetos; Os níveis de know-how especializado, equipamento e qualificação para a execução de grandes empreendimentos em suas áreas de atividades; Vantagens desse tipo de organização; Os especialistas podem ser compartilhados entre diversos projetos, que muitas vezes podem ser empreendidos ao mesmo tempo.

10 Organizações matriciais complexas
Capítulo 6 Estruturas de Administração de Projetos Capa da Obra A matriz de projetos Vantagem sobre a matriz funcional. Organizações matriciais complexas A crescente complexidade dos projetos e os problemas no delineamento das estruturas administrativas; As estruturas matriciais continuam a ser amplamente adotadas, muitas delas ligando estruturas complexas, funcionais, modulares ou de equipes horizontais à esfera do projeto mais amplo

11 Estruturas horizontais para pesquisa e trabalho especializado
Capítulo 6 Estruturas de Administração de Projetos Capa da Obra Estruturas modulares Utilizadas em situações em que é possível desenvolver pequenos grupos com know-how específico para lidar com tarefas especiais, limitadas, envolvidas na consecução de um objetivo mais amplo do projeto, tais como: Estruturas horizontais para pesquisa e trabalho especializado Estruturas pouco definidas desse tipo exigem considerável maturidade e altos níveis de motivação, razoável harmonia e forte dedicação aos objetivos do projeto;

12 Estruturas horizontais para pesquisa e trabalho especializado
Capítulo 6 Estruturas de Administração de Projetos Capa da Obra Estruturas horizontais para pesquisa e trabalho especializado Estrutura horizontal de equipe para um projeto de pesquisa simples Técnico de projetos Especialista em pesquisa Especialista em desenvolvimento Líder de equipe/ Coordenador do projeto Proprietário/patrocinador do projeto

13 Organizações de projetos globais
Capítulo 6 Estruturas de Administração de Projetos Capa da Obra Organizações de projetos globais Limites e condições diferenciadas; A extensão do escopo de produtos ou serviços a uma classe mais ampla de pessoas; A combinação de conhecimento e instalações para a maior eficiência em pesquisa ou produção; O estabelecimento de padrões de saúde ou de segurança.

14 Supervisor administrativo
Capítulo 6 Estruturas de Administração de Projetos Capa da Obra Responsabilizando os gerentes na estrutura Proprietários e patrocinadores de projetos devem ter expectativas claras sobre o desempenho gerencial; Diagrama de responsabilidades dos membros da equipe Responsável por Gerente do projeto Líder de equipe A Líder de equipe B Supervisor administrativo Plano de mestre A C Plano de atividade A Plano de atividade B Plano de recursos Plano financeiro e fluxo de caixa Monitoração e controle A* Contratos Compras locais Contratação de fábrica C* Relatórios diários Relatórios periódicos Análise e revisão de projetos A = Responsável; C = Colaborador; * = responsável por trabalho relacionado à própria atividade

15 Como os gerentes distribuem seu tempo?
Capítulo 6 Estruturas de Administração de Projetos Capa da Obra Como os gerentes distribuem seu tempo? A variação do trabalho e a diversidade dos desafios cotidianos; O que um especialista de projeto pode esperar de seu gerente incluí: instruções regulares sobre o escopo, os objetivos e o andamento, contato com clientes e outros interessados; acordo claro quanto aos resultados (receptíveis) exigidos de cada atividade e “padrões” em relação aos quais os resultados serão avaliados; condições sob as quais seja possível trabalhar com eficiência, sem entraves;

16 Como os gerentes distribuem seu tempo?
Capítulo 6 Estruturas de Administração de Projetos Capa da Obra Como os gerentes distribuem seu tempo? O que um especialista de projeto pode esperar de seu gerente incluí: coordenação e liderança eficaz de equipe; proteção contra interferências burocrática ou política; melhores condições possíveis de trabalho, segurança pessoal e familiar (dentro dos limites razoáveis da localidade, situação e condições vigentes na área do projeto);

17 Como os gerentes distribuem seu tempo?
Capítulo 6 Estruturas de Administração de Projetos Capa da Obra Como os gerentes distribuem seu tempo? O que um especialista de projeto pode esperar de seu gerente incluí: provisão de recursos do projeto segundo as especificações, conforme e quando necessários; apoio pessoal no trabalho e administração do projeto, bem como na administração pessoal; segurança, garantia à saúde e apoio ao bem-estar; administração eficiente de pessoal e da folha de pagamento e fornecimento de uma força de trabalho com as qualificações necessárias.


Carregar ppt "Estruturas de Administração de Projetos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google