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CIÊNCIA NAS NUVENS MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS. MERCADO PUBLICÍTÁRIO PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE INVESTIMENTO CIÊNCIA NAS NUVENS MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS.

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1 CIÊNCIA NAS NUVENS MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS

2 MERCADO PUBLICÍTÁRIO PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE INVESTIMENTO CIÊNCIA NAS NUVENS MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS

3 O DIGITAL TRANFORMADOR COMO OS MEIOS DIGITAIS TRANSFORMAM AS PESPECTIVAS DE INVESTIMENTO DO MERCADO PUBLICITÁRIO CIÊNCIA NAS NUVENS – MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS – MERCADO PUBLICITÁRIO

4 ONLINE ADS APESAR DE A ECONOMIA BRASILEIRA NÃO TER TIDO EM 2012 O CRESCIMENTO ESPERADO EM VÁRIOS SETORES DA SOCIEDADE, O MERCADO PUBLICITÁRIO INTERNO CONSEGUIU CRESCER 6%, ALCANÇANDO FATURAMENTO MENSAL DE R$ 44,85 BILHÕES. DE ACORDO COM O PROJETO INTER-MEIOS, DO GRUPO MEIO & MENSAGEM, EM PARCERIA COM PrimeWaterhouseCooprs, EXCLUINDO-SE PERMUTAS, FATURAMENTO COM LINKS PATROCINADOS E OUTROS ITENS, A RECEITA OBTIDA SOMENTE COM A VENDA DE ESPAÇO PUBLICITÁRIO SOMOU R$ 30,1 BILHÕES EM 2012, UM AUMENTO DE 5,98% EM RELAÇÃO A 2011

5 CIÊNCIA NAS NUVENS – MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS – MERCADO PUBLICITÁRIO A WEB NO BRASIL SEGUNDO PAULO SILVESTRE, GERENTE DE PROJETOS DIGITAIS DO GRUPO ESTADO, E QUE ACOMPANHOU A EVOLUÇÃO DA WEB NO BRASIL FAZENDO PARTE DA CRIAÇÃO DO UOL, AINDA EXISTE ALGUM PRECONCEITO CONTRA OS MEIOS DIGITAIS. MAS EMPRESAS COMO O GOOGLE E O FACEBOOK ESTÃO DEMONSTRANDO QUE O ROI DE CAMPANHAS DIGITAIS TENDE A SER MELHOR. “CAMPANHAS DIGITAIS CADA VEZ MAIS SÃO DIRECIONADAS A UM PÚBLICO MUITO ADERENTE AO QUE SE ESTÁ ANUNCIANDO, GRAÇAS ÀS TECNOLOGIAS QUE SIMPLESMENTE NÃO EXISTEM EM QUALQUER OUTRA MÍDIA, QUE PERMITEM CONHECER INDIVIDUALMENTE CADA PESSOA. DESSA FORMA, SE O ANUNCIANTE PRETENDE ATINGIR DIRETO O SEU PÚBLICO-ALVO, TEM QUE SE RENDER AO MEIO DIGITAL. AOS MEIOS TRADICIONAIS, RESTA O BROADCAST, QUE TAMBÉM TEM O SEU VALOR. É QUESTÃO DE DEFINIR COMO A CAMPANHA DEVE SER EXECUTADA”, DIZ.

6 CIÊNCIA NAS NUVENS – MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS – MERCADO PUBLICITÁRIO O FUTURO PORÉM SURGE UM PONTO DE INTERROGAÇÃO NA CABEÇA DE MUITOS PROFISSIONAIS QUANDO TRATAMOS DAS TENDÊNCIAS DE INVESTIMENTO DESTINADOS A ÀREAS SEGMENTADAS DA COMUNICAÇÃO, COMO TELEVISÃO, JORNAIS, REVISTAS E O MEIO DIGITAL.

7 CIÊNCIA NAS NUVENS – MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS – MERCADO PUBLICITÁRIO MERCADO “SABEMOS QUE O VAREJO ONLINE UTILIZA GRANDE PARTE DOS SEUS INVESTIMENTOS NO GOOGLE, MAS NÃO CONSEGUIMOS TER ESSA VISÃO DE QUANTO ISSO SIGNIFI CA. APESAR DISSO, SABEMOS QUE O CENÁRIO BRASILEIRO APRESENTA UMA VELOCIDADE DE MUDANÇA DIFERENTE DOS ESTADOS UNIDOS. EXISTE, SIM, UM GRANDE CRESCIMENTO DIGITAL NO BRASIL, PORÉM EM PROPORÇÕES DIFERENTES DO MERCADO NORTE-AMERICANO. NO BRASIL, A MÍDIA TRADICIONAL AINDA POSSUI O GRANDE SHARE DE MERCADO, SEJA EM TERMOS DE CONSUMO DA POPULAÇÃO OU INVESTIMENTOS PUBLICITÁRIOS, E PERCEBEMOS QUE O MEIO DIGITAL ACABA SENDO UM GRANDE PARCEIRO DAS MÍDIAS TRADICIONAIS E VICE-VERSA”, ANALISA.

8 CIÊNCIA NAS NUVENS – MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS – MERCADO PUBLICITÁRIO OS JORNAIS TIVERAM ALTA DE 0,7% (FORAM R$ 3,4 BILHÕES, COM UMA FATIA DE 11,2% NO TOTAL DE PUBLICIDADE). ENQUANTO ISSO, A INTERNET CRESCEU 4,4% EM 2013 (COM 5% DO TOTAL, FATUROU R$ 1,5 BILHÃO) DADOS PESQUISAS FONTE INTER-MEIOS

9 CIÊNCIA NAS NUVENS – MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS – MERCADO PUBLICITÁRIO A TV ABERTA BRASILEIRA FICOU COM 64,7% DO TOTAL, OU R$ 19,5 BILHÕES, ALTA DE 8,3%. JÁ A TV PAGA SUBIU 12,2%, FATURANDO R$ 1,3 BILHÕES, E O RÁDIO FATUROU R$ 1,2 BILHÕES. DADOS PESQUISAS FONTE INTER-MEIOS

10 IMPRESSO MUDANÇA DE FOCO EM INVESTIMENTOS VEM TORNANDO O AMBIENTE DIGITAL MAIS ATRATIVO E VANTAJOSO CIÊNCIA NAS NUVENS – MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS – MERCADO PUBLICITÁRIO DIGITAL X

11 CIÊNCIA NAS NUVENS – MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS – MERCADO PUBLICITÁRIO TRADICIONAL X MODERNO “A DEMANDA PELO DIGITAL CONTINUA CRESCENDO BASTANTE; POR OUTRO LADO, O PAPEL DO MEIO IMPRESSO, PARA ALGUNS CLIENTES, AINDA É MUITO RELEVANTE. CONSEGUIMOS VER QUE CLIENTES PRIORITARIAMENTE DIGITAIS COMEÇARAM A FAZER MÍDIAS TRADICIONAIS E CLIENTES FOCADOS EM MEIOS TRADICIONAIS COMEÇARAM A EXPLORAR O UNIVERSO DIGITAL”, OBSERVA CAROLINA BUZETTO. APESAR DA FORTE TENDÊNCIA A FAVOR DO MERCADO PUBLICITÁRIO NAS MÍDIAS DIGITAIS, SALLES NETO É CAUTELOSO EM RELAÇÃO À FATIA DESTE NICHO SE SOBREPOR EM UM CURTO ESPAÇO DE TEMPO AO MERCADO IMPRESSO.

12 CIÊNCIA NAS NUVENS – MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS – MERCADO PUBLICITÁRIO FUTURO MÍDIAS TRADICIONAIS É POSSÍVEL QUE AS MÍDIAS IMPRESSAS, COMO JORNAIS E REVISTAS, CONSIGAM SOBREVIVER NO FORMATO TRADICIONAL E AINDA CRESCER, MESMO COM O ORÇAMENTO PUBLICITÁRIO VOLTADO CADA VEZ MAIS PARA O MERCADO DIGITAL? QUAL SERIA, ENTÃO, A ESTRATÉGIA MAIS ADEQUADA? PARA DENNIS ALTERMANN, GERENTE DE INOVAÇÃO NA AGÊNCIA DUPONT PIONEER BRASIL E FUNDADOR DO MIDIATISMO, BLOG REFERÊNCIA DE MARKETING DIGITAL NO PAÍS, A PUBLICIDADE É DIFERENTE EM CADA MEIO, TRAZENDO OBJETIVOS, FERRAMENTAS E PÚBLICOS DIFERENTES. “A TENDÊNCIA MAIS FORTE É A UTILIZAÇÃO DE AMBOS OS CAMINHOS - IMPRESSO E DIGITAL - DE FORMA CADA VEZ MAIS INTEGRADA. O DIGITAL IRÁ GANHAR MAIS USUÁRIOS E AMADURECIMENTO, ENQUANTO O IMPRESSO VAI PROCURAR NOVOS FORMATOS”, PROJETA.

13 CIÊNCIA NAS NUVENS – MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS – MERCADO PUBLICITÁRIO SERÁ O FIM ? SEGUNDO PAULO SILVEIRA, A MÍDIA DITA “TRADICIONAL” NÃO VAI MORRER, PELO MENOS NÃO TÃO CEDO. ELA IRÁ SE ENCOLHER CADA VEZ MAIS ATÉ SE TRANSFORMAR EVENTUALMENTE EM PUBLICAÇÕES DE NICHOS. EM PAÍSES COMO O BRASIL, ONDE A PENETRAÇÃO DE DEVICES DIGITAIS AINDA É LENTA, ESPECIALMENTE FORA DOS GRANDES CENTROS URBANOS, A MÍDIA IMPRESSA CONTINUARÁ FORTE POR MUITOS ANOS AINDA. MAS SABEMOS QUE O DINHEIRO GROSSO NÃO ESTÁ - E NÃO ESTARÁ - NESSES NICHOS E NESSES RINCÕES DO INTERIOR. O QUE SERÁ ENTÃO DOS GRANDES VEÍCULOS DA MÍDIA IMPRESSA?

14 CIÊNCIA NAS NUVENS – MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS – MERCADO PUBLICITÁRIO GANHOS “AS GRANDES CASAS EDITORIAIS JÁ ASSUMIRAM, HÁ MUITOS ANOS, O DISCURSO DE QUE ELES NÃO SÃO PRODUTORES DE IMPRESSOS, E, SIM, DO CONTEÚDO EDITORIAL QUE COLOCAM NO PAPEL. E ISSO É A MAIS ABSOLUTA VERDADE, CORRETÍSSIMO PENSAR ASSIM. IMPRESSÃO É NEGÓCIO DE GRÁFICA. O QUE ELES FAZEM DE MELHOR - E BEM - É JORNALISMO. NO ENTANTO, O PROBLEMA É QUE SEU MODELO DE NEGÓCIOS SE EXAURIU. ENTÃO, JÁ QUE ASSUMIRAM QUE SEU PRODUTO NÃO É MAIS IMPRESSO, ELES PRECISAM PARAR DE QUERER SIMPLESMENTE FAZER UMA TRANSLITERAÇÃO DE SEUS VEÍCULOS IMPRESSOS PARA PLATAFORMAS DIGITAIS. É MUITO DESPERDÍCIO DE RECURSOS. É UMA PENA VER, POR EXEMPLO, O EMBATE ENTRE A ANJ (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS) E TODOS OS SEUS ASSOCIADOS CONTRA O GOOGLE, AFIRMANDO QUE ELE ESTÁ ‘ROUBANDO’ SEUS CONTEÚDOS. OK, CADA LADO TEM SEUS PONTOS DE VISTA, E SÃO VÁLIDOS. MAS ACREDITO QUE A MÍDIA IMPRESSA TEM MAIS A APRENDER COM O GOOGLE QUE A TEMER. E ISSO TAMBÉM VALE PARA O FACEBOOK, E ATÉ A PRODUÇÃO DE CONTEÚDO, ASSIM COMO OS GANHOS PUBLICITÁRIOS”, COMENTA.

15 CIÊNCIA NAS NUVENS – MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS – MERCADO PUBLICITÁRIO NOVIDADES SEGUNDO DENIS ALTERMANN, O SURGIMENTO DOS NOVOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO ENTRE EMISSOR E RECEPTOR CRIARAM NOS ÚLTIMOS ANOS DIVERSOS NOVOS FORMATOS PUBLICITÁRIOS A SEREM EXPLORADOS. ENQUANTO, ALGUMAS DÉCADAS ATRÁS, O RESUMO DO INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO SE FOCAVA EM TELEVISÃO, RÁDIO, JORNAL, OUTDOOR E ALGUMAS OUTRAS MÍDIAS MAIS TRADICIONAIS, HOJE TEMOS INTERNET, AÇÕES DE GUERRILHA, ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS, MERCHANDISING, PROMOÇÃO DE ESPORTES E DIVERSOS OUTROS FORMATOS QUE SÃO DIFERENCIADOS. CONTEXTUALIZANDO ESSA INFORMAÇÃO, PODEMOS REFLETIR SOBRE IMPORTANTES MUDANÇAS QUE O MERCADO ESTÁ ATRAVESSANDO E FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE QUAIS SÃO AS MAIORES TENDÊNCIAS DE INVESTIMENTO EM PUBLICIDADE.

16 CIÊNCIA NAS NUVENS – MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS – MERCADO PUBLICITÁRIO CRESCIMENTO PROMISSOR “DE UMA FORMA AMPLA, ACREDITO QUE OS MEIOS DIGITAIS VÃO CONTINUAR CRESCENDO, NÃO APENAS EM VOLUME, MAS EM MARKET SHARE - APESAR DE ALTOS INVESTIMENTOS, O GASTO EM MÍDIA IMPRESSA OCUPA UMA PORCENTAGEM MUITO MAIOR DO INVESTIMENTO DAS EMPRESAS. MAS TAMBÉM VEREMOS GRANDES MUDANÇAS, POIS OS FORMATOS DIGITAIS EXPIRAM MUITO RÁPIDO E O RECENTE AUMENTO DA PREOCUPAÇÃO COM PRIVACIDADE PODE SER UM PROBLEMA PARA A PUBLICIDADE DIGITAL NOS PRÓXIMOS ANOS. A IMPRESSA, POR OUTRO LADO, CONTINUARÁ FATURANDO MUITO, MAS VERÁ O SEU MARKET SHARE DO BOLO PUBLICITÁRIO DIMINUIR COM O TEMPO”, AFIRMA ALTERMANN.

17 CIÊNCIA NAS NUVENS – MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS – MERCADO PUBLICITÁRIO NOVOS RESULTADOS PROPORCIONALMENTE, OS INVESTIMENTOS DE MÍDIA IMPRESSA TIVERAM UMA QUEDA MAIOR QUE O CRESCIMENTO DO MEIO DIGITAL, SEGUNDO NÚMEROS DO PROJETO INTER-MEIOS. DE ACORDO COM CAROLINA BUZETTO, O REFLEXO DISSO É A MUDANÇA DE FORMATO DE NEGÓCIO DOS MEIOS IMPRESSOS. “MUITOS TÊM DESENVOLVIDO SUAS PLATAFORMAS DIGITAIS PARA AMPLIAR SEU PONTO DE CONTATO COM O CONSUMIDOR, OFERECENDO FORMATOS DIFERENCIADOS, UTILIZANDO O MEIO DIGITAL COMO UM PARCEIRO PARA POTENCIALIZAR OS SEUS NEGÓCIOS”, CONTA

18 CIÊNCIA NAS NUVENS – MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS – MERCADO PUBLICITÁRIO COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL POR ISSO, O CONCEITO DE ‘MEIO DE COMUNICAÇÃO DE MASSA’, QUE VIROU SINÔNIMO DA MÍDIA TRADICIONAL, ESTÁ SE TRANSFORMANDO EM ‘MEIO DE COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL’. OU SEJA, O PRODUTO EDITORIAL PRECISA SER FORMATADO INDIVIDUALMENTE, O QUE É ALGO QUE SÓ PODE EXISTIR NO MEIO DIGITAL. COM A PUBLICIDADE, ACONTECE EXATAMENTE A MESMA COISA. E AS AGÊNCIAS TRADICIONAIS SÓ AGORA COMEÇAM A PERCEBER ISSO, EMPURRADAS POR PLAYERS COMO O GOOGLE E O FACEBOOK. TEM GENTE QUE AINDA ACHA QUE ELES SÃO EMPRESAS DE TECNOLOGIA. E NÃO SÃO. ELES PERCEBERAM O MOVIMENTO SOCIOCULTURAL JÁ DESCRITO E TRANSFORMARAM A PUBLICIDADE, QUE TAMBÉM ERA ALGO PRODUZIDO ‘EM MASSA’, EM PROMOÇÕES HIPERGRANULARIZADAS, PORÉM ENTREGUES AO SEU PÚBLICO ESPECÍFICO. ESSAS EMPRESAS DE MÍDIA SABEM COMO USAR A TECNOLOGIA A SEU FAVOR PARA VIABILIZAR ESSES MILHARES DE MICROANÚNCIOS. É O CONCEITO DA CAUDA LONGA LEVADO ÀS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS”, CONCLUI.

19 CASE DE KAISER INVESTE EM AÇÃO QUE CONTA COM MARCELO TAS INTERAGINDO COM OS INTERNAUTAS NAS REDES SOCIAS CIÊNCIA NAS NUVENS – MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS – MERCADO PUBLICITÁRIO SUCESSO

20 CIÊNCIA NAS NUVENS – MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS – MERCADO PUBLICITÁRIO IMPACTO NA REDE COM O OBJETIVO DE DIVULGAR A KAISER BARRIL, COM FORTE PRESENÇA NAS MÍDIAS SOCIAIS E INTERVENÇÕES DE GRANDE IMPACTO NOS PRINCIPAIS PORTAIS DO BRASIL, A AÇÃO “CORTA ESSA”, CRIADA PELA AGÊNCIA F.BIZ, INTERAGE COM OS CONSUMIDORES TRAZENDO DIVERSOS FILMETES NO SITE DA MARCA, QUE SÃO ESTRELADOS POR MARCELO TAS, E MOSTRAM COMO A PRESSÃO É CAPAZ DE TRANSFORMAR UM ‘VERÃO CHATO’ (TORNEIRINHA) EM UM ‘VERÃO DIVERTIDO’ (PRESSÃO).

21 CIÊNCIA NAS NUVENS – MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS – MERCADO PUBLICITÁRIO INTERATIVIDADE COM A MARCA NOS VÍDEOS, TAS PROPÕE AOS CONSUMIDORES DA MARCA “CORTAR” TUDO AQUILO QUE “DEIXA O VERÃO TORNEIRINHA”, E ILUSTRA AS IDEIAS COM UMA MÁQUINA DE PRESSÃO HIDRÁULICA, QUE VAI CORTAR NA VIDA REAL UMA SÉRIE DE ITENS QUE PODEM SER CONSIDERADOS EMPECILHOS PARA O VERÃO DAS PESSOAS. PARTE DESTES FILMES É PRODUZIDA A PARTIR DE SUGESTÕES DOS PRÓPRIOS INTERNAUTAS, QUE PODEM PARTICIPAR POR MEIO DO SITE DA KAISER, DA FANPAGE DA MARCA, OU USANDO A HASHTAG #CORTAESSA, NO TWITTER. OS PALPITES MAIS INUSITADOS E CRIATIVOS SÃO ESCOLHIDOS PARA ILUSTRAR O FILME.

22 CIÊNCIA NAS NUVENS – MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS – MERCADO PUBLICITÁRIO BUSCA DE ENGAJAMENTO ENQUANTO A MÍDIA DISPLAY FOI PLANEJADA PARA AUMENTAR A CONSCIENTIZAÇÃO DO PRODUTO, O ‘CORTA ESSA’ NASCEU COMO UM GATILHO PARA ESTIMULAR AS CONVERSAÇÕES EM TORNO DO DIFERENCIAL DE PRODUTO E AMPLIAR O ENGAJAMENTO COM A MARCA. UTILIZAMOS NA AÇÃO UMA MÁQUINA INDUSTRIAL QUE CORTA QUALQUER COISA UTILIZANDO APENAS A PRESSÃO DO LÍQUIDO, PRA MOSTRAR AOS CONSUMIDORES QUE PRESSÃO FAZ TODA A DIFERENÇA, RESSALTANDO ASSIM A RELEVÂNCIA DO BARRIL DE KAISER. E, LOGICAMENTE, CONVIDAMOS AS PESSOAS A PARTICIPAR, DAR SUGESTÕES E OPINAR”, EXPLICA KIKA.

23 COMO LIDAR E GERENCIAR CRISES COM O USO DA MARCA NA REDES SOCIAS CIÊNCIA NAS NUVENS – MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS – MERCADO PUBLICITÁRIO CRISES GESTÃO DE

24 CIÊNCIA NAS NUVENS – MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS – MERCADO PUBLICITÁRIO O QUE FAZER? CASOS DE EXTREMA GRAVIDADE SÃO EXPOSTOS NAS REDES SOCIAS E EM QUESTÃO DE MINUTOS GANHAM GRANDE EXPRESSÃO E FORÇA. COMO AS EMPRESAS REAGEM A ESSES FATOS. ASSUMIR O ERRO E PRESTAR ATENDIMENTO AOS CONSUMIDORES É SUFICIENTE? QUE OUTRAS MEDIDAS PODEM SER TOMADAS PARA PROTEGER UMA MARCA DE UMA IMAGEM NEGATIVA E MANTER A FIDELIDADE DO CONSUMIDOR?

25 CIÊNCIA NAS NUVENS – MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS – MERCADO PUBLICITÁRIO ALGUMAS SOLUÇÕES DEPOIS DE TOMADAS AS MEDIDAS ADEQUADAS PARA ADMITIR E SANAR O ERRO PERANTE O CLIENTE, UM POSSÍVEL PASSO A FRENTE SERIA “ABRIR O JOGO” PARA O CONSUMIDOR PODER OBTER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PRODUTO/ SERVIÇO DA MARCA, E, ASSIM, ENTENDER SUAS LIMITAÇÕES E ATRIBUTOS. OUTRA OPÇÃO É CONVIDAR FORMADORES DE OPINIÃO PARA CONHECEREM A FÁBRICA DO PRODUTO EM QUESTÃO E ACOMPANHAREM O PROCESSO DE PRODUÇÃO COM UM ESPECIALISTA.

26 CIÊNCIA NAS NUVENS – MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS – MERCADO PUBLICITÁRIO CASO RUFFLES A RUFFLES USOU UMA DIDÁTICA LEVE, EM FORMA DE INFOGRÁFICO, PARA EXPLICAR O PORQUÊ DO GRANDE VOLUME DE AR CONTIDO NO SACO DE BATATAS. ADICIONALMENTE, É POSSÍVEL UTILIZAR O BOM HUMOR PARA ALIVIAR O CLIMA. UM EXEMPLO JÁ BEM CONHECIDO NA WEB É DO SPOLETTO ONDE UM VÍDEO RESPOSTA FOI DISSEMINADO EM PARCERIA COM O PRÓPRIO HUMORISTA FÁBIO PORCHAT. LIÇÃO: TRANSPARÊNCIA, INFORMAÇÃO E APROXIMAÇÃO ENTRE EMPRESA E USUÁRIOS SÃO OS MELHORES MÉTODOS PARA NEGATIVAS CONTRA A MARCA.

27 CIÊNCIA NAS NUVENS – MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS – MERCADO PUBLICITÁRIO CASO ADES O CASO DO SUCO DE SOJA ADES, DA UNILEVER, É EMBLEMÁTICO SOBRE VÁRIOS ASPECTOS, TANTO DE GESTÃO DE CRISES, QUANTO DE MARKETING. A INDÚSTRIA DE ALIMENTOS, NO MUNDO TODO, É UMA DAS QUE MAIS TEM SOFRIDO COM PROBLEMAS DE CRISES RELACIONADAS COM PRODUTOS. NESSE MOMENTO, ESTÁ EM JOGO TANTO A IMAGEM DA ORGANIZAÇÃO, QUANDO DO PRODUTO, QUE PODE SOFRER UM DESGASTE MUITO GRANDE E SER OBRIGADO A SE REPOSICIONAR OU ATÉ MESMO, EM CASOS EXTREMOS, SER TIRADO DO MERCADO. NO CASO DO ADES, NÃO CLASSIFICO A CRISE COMO MUITO GRAVE. ERA PARA SER UMA CRISE SIMPLES PORQUE O PROBLEMA AFETOU APENAS UM LOTE DO PRODUTO E NÃO TODA A PRODUÇÃO. ENTRETANTO, POR ERROS NA CONDUÇÃO DESSA CRISE A ORGANIZAÇÃO PODE DEIXAR A MARCA DO PRODUTO SER SERIAMENTE ABALADA.

28 CIÊNCIA NAS NUVENS – MATERIAL CIÊNCIA NAS NUVENS – MERCADO PUBLICITÁRIO AGIR RAPIDAMENTE UM DOS PRINCIPAIS ERROS FOI A DEMORA NA NOTIFICAÇÃO DO PROBLEMA, TANTO ÀS AUTORIDADES REGULADORAS, COMO À ANVISA E ÓRGÃOS DE DEFESA DO CONSUMIDOR, QUANTO AOS PRÓPRIOS CONSUMIDORES. UM DIRETOR DA ANVISA ADMITIU, EM ENTREVISTA, QUE FI COU SABENDO DA CONTAMINAÇÃO PELA IMPRENSA. O QUE A ORGANIZAÇÃO NÃO PODE DEIXAR É O CONSUMIDOR PERDER A CONFIANÇA DE QUE O PRODUTO É BOM, SAUDÁVEL E NÃO IRÁ TER PROBLEMAS NA PRODUÇÃO NOVAMENTE. NÃO BASTA TENTAR SALVAR OS DEDOS, EM SITUAÇÕES COMO ESSA. É PRECISO SALVAR A MÃO. E, NO CASO, DO PONTO DE VISTA MERCADOLÓGICO, COMO JÁ FIZERAM OUTRAS GRANDES EMPRESAS EM CRISES SEMELHANTES, É PRECISO AGIR RAPIDAMENTE (O QUE NÃO ACONTECEU), COM A MAIOR TRANSPARÊNCIA E NÃO DEIXAR A OPINIÃO PÚBLICA DOMINAR A COMUNICAÇÃO DA CRISE. QUEM DEVE ASSUMIR A COMUNICAÇÃO É A PRÓPRIA EMPRESA.

29 PRINCIPAIS REFERÊNCIAS UTILIZADAS REVISTA WIDE EDITORA ARTECCOM

30 AGRADECIMENTOS GRATO PELA PRESENÇA PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE ciencianasnuvens.com.br


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